Satsuma Gishiden - Volume 3

Satsuma Gishiden - Volume 3




Resenhas - Satsuma Gishiden


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Ogaiht 02/06/2021

A Obra Definitiva das Histórias de Samurai 3
Temos aqui a conclusão da obra-prima de Hirata. O mais interessante desta obra é que não há um protagonista, pois como o próprio título diz (Crônicas dos Leais Guerreiros de Satsuma), cada capítulo aborda personagens diferentes, mostrando os dramas desses samurais que aceitaram abrir mão de sua honra como bushi e trabalharam nas obras de contenção de inundações a mais de 1000km de sua terra natal. Alguns manterão seu senso de dever e cumprirão a missão da forma mais digna e resignada possível, outros irão se perder e deixar sentimentos como orgulho, rancor e cobiça dominarem-nos. Esta é, sem dúvida, uma obra obrigatória para aqueles que gostam de histórias de samurais. É um enfoque diferente, intrigante e pouco usual de uma narrativa samurai bem típico da obra deste mestre mangaká.
comentários(0)comente



Bastos 19/09/2021

O fim da trilogia
Os desenhos continuam maravilhosos, porém achei as histórias desse terceiro volume um pouco inferior em comparação com as dos outros volumes.

Não curti muito o final também, a história simplesmente acaba do nada.
comentários(0)comente



Giordano.Sereno 02/01/2021

Bom fechamento para a trilogia
Não sou muito fã de histórias de samurais. Mas adorei conhecer a história dos leais guerreiros de Satsuma. Se não fosse por essa obra, esses bravos ( e imperfeitos) cairiam no esquecimento. Achei curioso também que no final, Fusa, uma prostituta, fosse a grande heroína. Confesso que me emocionei com a história de Fusa.
comentários(0)comente



Cristiano.Cruz 21/06/2022

Reconstrução histórica
Hiroshi Hirata continua seu relato sobras as obras de contenção das enchentes e as tramoias do governo de Tokugawa contra os povo de Satsuma se tornam o cerne deste último volume. E não só de funcionários corruptos advindos de Tokugawa vive a construção das barreiras. Kimura - protagonista do capítulo 25 - representa essa pequena parcela idônea que realmente acredita no trabalho de contenção das represas e não somente no declínio e fim dos clãs de Satsuma.
O que mais me fascina no trabalho de Hirata é a sua pesquisa histórica que, aliada a seu traço realista - e muitas vezes cômico -, dão sustentabilidade a trama e tornam a leitura tão prazerosa. O capítulo extra - contido entre o 26 e 27 -, intitulado "A historio paralela", é um interlúdio primoroso desse estudo histórico.
E Hirata conclui seu ato final dos guerreiros de Satsuma com um arco especialíssimo, em que - compensada as agruras dispensadas as mulheres -, com a personagem Fusa, consegue demonstrar que a força e obstinação era ainda maior neste gênero, apesar da agruras e injustiças a que eram acometidas.
comentários(0)comente



FP Neto 13/05/2022

Decepcionado...
Este é o pior dos três volumes (o melhor, de longe, é o 1º volume). Ele continua uma história que acabou no 2º volume, contando side stories desinteressantes, cheios de diálogos repetitivos e enfadonhos...

Quanto à trilogia Satsuma Gishiden em si, as histórias acabam abruptamente, te empurrando um monte de moralidades pedantes, e um monte de informações do contexto japonês que te deixam mais perdido do que informado... Caso você queria conhecer a história japonesa, a trilogia Satsuma Gishiden será um prato cheio, mas, caso procure entretenimento, recomendo procurar outro título de mangá... Além disso, os desenhos de Hirata parecem todos iguais, você não consegue reconhecer personagem nenhum (a não ser que falem o nome... e olhe lá ), pois todos são desenhados "iguais"... É uma leitura bastante cansativa e desnecessária, recomendo só a leitura do volume 1, tendo em vista que, quando os samurais de Satsuma vão trabalhar na contensão das enchentes, as histórias são bastante desinteressantes e que não tratam em si de contensão nenhuma. O autor também não fechou o final de vários personagens que apareceram ao longo da trilogia e que mereciam pelo menos uma menção honrosa.
comentários(0)comente



Greice 08/04/2021

O volume mais tenso da trilogia
Esse volume certamente possui as histórias mais pesadas da trilogia. A sensação de brutalidade, desamparo e derrota permeia cada página. Se no volume dois vemos os guerreiros de Satsuma redescobrindo a verdadeira honra, neste vemos sua decadência moral levada ao extremo pelas artimanhas do governo central. Felizmente, os últimos capítulos apresentam uma personagem cujas atitudes são capazes de transformar esses duros guerreiros. A arte continua maravilhosa, mas as várias cenas brutais e explícitas são difíceis de tolerar. Vemos nessa história do século 18 uma amostra do que ocorreu com as escravas sexuais da segunda guerra mundial. Esse tratamento hediondo de mulheres parece estar arraigado na tradição japonesa.
comentários(0)comente



LucasLucena 27/03/2022

Não comece com Satsuma
Meu primeiro contato com o Hirata, desenhos sensacionais, ótimo aprofundamento na cultura samurai, mas confesso que queria mais dos personagens, entendo a proposta, mas não consegui me conectar nesta série.

Para quem está descobrindo mais sobre o mestre Hirata, não indicaria está série para iniciar.

PS.: Tive certa dificuldade em diferenciar os personagens, muito parecidos visualmente.
comentários(0)comente



Igor.Banin 09/11/2021

Bom
Parte mais fraca da obras, porém om bons capítulos no meio sobre honra e persistência com um final abrupto.
comentários(0)comente



Marcos 12/04/2022

Que obra esplêndida!
Eu provavelmente vou reler no futuro e não me arrependo nem um pouco de ter gasto por volta de 150 reais nos três livros, é uma obra que vale ainda mais.
Essa terceira parte é mais pesada, trata de assuntos difíceis de digerir e ainda por cima de humilhação que eu não suportaria, imagino então o que se passava na cabeça de bushis orgulhosos como os samurais de Satsuma.
A corrupção do governo e a prostituição eram esperados, ocorrem em todas as grandes obras (já ouvi histórias do tipo sobre a usina de Belomonte - e isso é no Brasil atual antes que alguém ache que ocorreu em um passado distante de um país distante). A grandiosidade dessa obra vem principalmente por tratar desses assuntos complexos com a honestidade necessária. A prostituição e a corrupção são horríveis e corrompem a própria humanidade dentro de cada pessoa envolvida. O que deu esperança ao final dessa 400 páginas de choque de realidade é um brilho de humanidade e abnegação. Talvez seja isso que esteja faltando em nosso tempo...
comentários(0)comente



João 28/06/2022

Enfim encerra-se a trilogia dos Leais Guerreiros de Satsuma. Uma história que merece ser contada.

Esse terceiro volume segue o formato dos dois primeiros, contando histórias fechadas dentro da grande história dos bushis de Satsuma. Tem histórias excelentes, principalmente a última e a arte incrível de Hiroshi Hirata, que sempre vale a pena ser apreciada (se possível, vale a pena ler na edição física).

A Pipoca e Nanquim é sempre impecável em suas edições e nessa não poderia ser diferente. A capa é linda, a borda alinhada com todas as edições do Hirata e papel usado para a impressão das artes da melhor qualidade.

Foi uma experiência fantástica acompanhar toda essa jornada apresentada no mangá e com certeza irei reler. Recomendo bastante aos fãs de samurais, história do Japão e mangá.
comentários(0)comente



ProfVithorPraça6 17/03/2021

Fechando com chave de ouro

Frase retirada do livro ''A história dos Satsuma não é a de indivíduos usando a sabedoria para alcançar o sucesso.. nem uma novela sobre a prática da arte marcial por alguém que quer atingir o auge... muito menos a saga de um povo que se rebela contra o ultraje e a humilhação. Só o que há é a miséria de homens que suportaram a dor e sofrimento infligidos pelo governo de Edo... e que terminaram optando pela própria morte no fim.''
Os dois volumes anteriores não perdem a qualidade, esse não é diferente mas acho ele um pouco superior aos outros pelos contos que deixam o leitor de boca aberta. Para mim o capítulo 34 é o meu favorito me surpreendeu bastante depois de tudo que eles passaram. Uma ótima leitura pra quem não comprou não precisa nem ter dúvidas. É uma obra de arte
comentários(0)comente



forbidden404 08/04/2021

O mangá se torna mais um amontoado de pequenos causos que os guerreiros de Satsuma passam, mas servem para contextualizar a situação deles durante as obras. Hiroshi Hirata é um mestre, e essa trilogia é magnífica, tanto informativa quanto contemplativa.
comentários(0)comente



CLOTILDE DA LUZ 13/04/2021

Belo retrato dos samurais
Li os 3 livros do mangaká Hiroshi Hirata e entendi porque ele é cultuado no Japão.
Acompanhei a saga dos leais guerreiros de Satsuma como se estivesse vivendo naquela época.
Enquanto lê, sente várias coisas ao mesmo tempo como raiva, admiração, nojo, "pena", decepção.
Aconselho a leitura a quem tem tolerância pois os desenhos são realistas e dolorosos, mas também são norteadores de uma história tão rica.
comentários(0)comente



Henry 23/12/2021

É bom, mas...
Finalmente, acabei a trilogia do mestre Hirata e posso dizer, em poucas palavras, que é bom, mas não me cativou.

Reafirmo o que disse nas resenhas dos volumes anteriores: É uma aula excepcional sobre um período interessante e pouco estudado sobre política e cultura no Japão Feudal.

No entanto, as histórias foram me enjoando, se assim posso dizer. Os desenhos permanecem incríveis, mas o ritmo e a mesmice me fizeram querer terminar logo.

É uma trilogia ruim? DE JEITO NENHUM. Mas talvez não seja pra mim. Eu acredito que funcionaria melhor se fosse sintetizada.

No mais, recomendo a quem goste do tema.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR