A Memória de Babel

A Memória de Babel Christelle Dabos

Resenhas - Bloodchild e outras histórias

tábata 21/09/2020

Feliz Badalada
Dizer que estou apaixonada pela história de Ophelie e Thorn seria simplista demais. A cada página, cada capítulo, me sinto entrar ainda mais nesse universo. Tanto que até sonhei com as personagens essa noite!
Sempre fico receosa ao ler continuações de livros que gosto, pois uma boa parte é igual pastel de queijo: só tem vento, não tem recheio. Mas pode confiar que essa tem recheio sim. Confesso que tive que fazer um esforço para me lembrar de algumas coisas do livro anterior, quase peguei pra reler, mas consegui me encontrar conforme a leitura seguiu.
Aliás, algumas grande perguntas são respondidas nesse livro, em compensação, surgem mais um tanto. Mal posso esperar para o próximo!
Feliz Badalada!
Katy 21/09/2020minha estante
Concordo totalmente, esse livro é espetacular, tão bom quanto os outros dois! Eu já estou ansiosa pelo quarto livro!

Jaquepe 17/01/2024minha estante
Feliz Badalada!!!!!

Melani.Cristina 19/04/2022

Essa série de livros entrou tanto na minha cabeça que eu sonhei com a história depois de finalizar esse livro, embora eu ache o segundo livro o melhor a saga se desenrola muito bem e muito envolvente é o tipo de livro impossível de parar!

dalencarbabi 24/02/2022

?Não quero nada pela metade. E nem quero ser seu amigo.?
E foi nessa hora, queridos skoobers, que eu perdi absolutamente tudo. Foram mais de mil e duzentas páginas até chegar no final desse livro, que me serviu migalhas muito satisfatórias de Ophélie e Thorn, valeu à pena esperar.

Eu reclamei? Sim! Quase morri? Também! Mas não dá para reagir de maneira diferente a escrita da Christelle, ela te deixa à beira do precipício, sem rumo, você olha pros lados e não vê saída, tenta conectar pistas, mas nada faz muito sentido, até que a solução vem de onde menos se esperava, surpreendendo todos.

Isso é o mais fascinante, a dinâmica do texto, que prende você e te conecta, te faz sentir tudo que a personagem principal sente.

Depois de dois livros bem movimentados, torci que nesse Ophélie se mostrasse mais madura, com resoluções melhores do mundo ao seu redor e suas alianças, mas na verdade? ela ainda era a mesma. O mais FODA foi que eu acompanhei o exato momento em que ela se transformou numa mulher diferente.

Foi incrível, envolvente, foi perfeito! Meu coração bateu forte, chegou a garganta inúmeras vezes, eu fiz uma amiga nova aqui no Skoob só por causa desse livro, e apesar de viver numa relação de amor e ódio com a Christelle, de ter enchido a DM dela com mensagens em inglês e francês clamando por misericórdia, é impossível não amar essa série e cada pedacinho dela.

O fã da passa-espelhos tem que aceitar que está fadado a viver de migalhas do casal principal (PQP que casalzão viu?!) e celebrar enquanto pode. Todo mundo devia ler esse livro, de verdade.

Vale cada segundo, cada centavo!
Hadassa.Carvalho 24/02/2022minha estante
Falou tudo e mais um pouco, mana

livia1270 06/02/2022

Escrita brilhante, foi o que salvou
Ok, primeira resenha em muito tempo, porque me sinto obrigada depois de ler esse livro. Como dei 5 ? para os dois primeiros da série, esperava MUITO mais desse aqui, principalmente por todo o potencial que ele tinha, e só recebi migalhas da trama tão envolvente que antes tinha me conquistado. A jornada da Ophélie foi extremamente cansativa de ler, massante, porque o que torna a personagem interessante de se ter como dona do ponto de vista da história são os outros personagens antes apresentados, muito mais dinâmicos e carismáticos. Esse livro merecia 100 páginas a mais contendo o ponto de vista do Archibald, crucial pra tornar o livro um possível 5? como os outros. Achei fraco em comparação, poderia ter explorado mais aspectos e personagens.

Queria Estar Lendo 12/10/2021

Resenha: A Memória de Babel
A Memória de Babel é o terceiro volume da série Passa-espelhos, da autora Christelle Dabos. Publicado aqui pela Editora Morro Branco, esse livro somou os surtos dos volumes anteriores e me capotou completamente do começo ao fim.

Esta resenha vai conter alguns spoilers dos livros anteriores.

Ophélie está isolada há quase três anos desde os acontecimentos bombásticos que a levaram de volta para casa. Thorn desapareceu e não há sinal dele, as Decanas estão de olho em cada passo que ela dá e não há nada que Ophélie possa fazer para mudar esse cenário, o que a mantém nessa rotina enfadonha e tensa.

Até que Archibald surge com uma oportunidade que Ophélie aceita logo de cara; enquanto ele segue seu caminho, ela decide ir até Babel, seguindo uma pista misteriosa que pode indicar o paradeiro de Thorn. A Arca de Babel é tão chamativa e bela quanto é traiçoeira e perigosa e, sozinha lá, Ophélie vai precisar de muita força e perseverança para manter seus planos intactos e garantir que nem Deus nem o mundo saibam do seu paradeiro.

A Memória de Babel já começa com o baque que é essa passagem de tempo gigantesca para construir o desespero que é o decorrer de todo o livro. A partir do momento em que Ophélie se isola de todos os outros, nós nos isolamos com ela; sozinha nessa nova Arca, sem ideia do que fazer além de uma pista estranha envolvendo o Memorial de Babel, Ophélie vai precisar usar toda a sua força e astúcia para sobreviver a mais uma provação.

Com Deus em seu cangote e mais perguntas do que respostas, aqui a gente vê Ophélie no ápice do seu desenvolvimento de personagem. Ela está muito mais firme, certa e decidida. Em Desaparecidos em Luz da Lua, Ophélie ainda tinha em quem se agarrar quando precisava de ajuda; aqui, mesmo os novos amigos não inspiram total confiança.

"Ophélie não sabia que perspectiva era mais assustadora: o mundo governado por Deus ou o mundo governado por homens que se faziam de Deus."

Por isso, ela assume um novo nome e identidade e se torna uma sombra de si mesma. Ainda é a leitora e a animista, mas a passa-espelhos permanece em seu segredo. E como passar espelhos envolve conhecer e entender a si mesma, aqui vemos uma nova faceta da nossa protagonista; uma marcada pelas inúmeras situações frustrantes, desesperadoras e desafiantes que viveu até então.

E eu ouso dizer que Babel é o pior delas, porque ô lugarzinho miserável.

Todo dedicado aos estudos e à perfeição, é também uma Arca centrada em censura e uma firmeza quase ditatorial. Seus espíritos-familiares não oferecem grandes coisas, uma vez que quem realmente controla o lugar é uma instituição da qual Ophélie quer distância.

Não bastasse tudo isso, mas Ophélie também tem que lidar com estranhos assassinatos que começam a acontecer em Babel - estranhos e terríveis, porque as pessoas parecem morrer de susto e "acidentalmente"; e todas essas pessoas estiveram próximas a ela em algum momento, o que pode estar colocando nossa protagonista como um dos próximos alvos.

Sem saber em quem confiar, e sendo ameaçada por todos os lados, tudo que resta a Ophélie é resistir. E ela sabe fazer isso como ninguém.

A vibe que Babel passa, perigosa e misteriosa, combina com o livro. Estamos em busca de respostas, de Thorn, de entender o que diabo está acontecendo nesse universo e por que ele parece cada vez mais próximo de um colapso. E, devagar, as respostas aparecem.

E reviravoltas também. Lá para o fim do livro, eu me encontrei gritando um O QUÊ? para uma das revelações e nem sei onde foi parar minha consciência, tamanho surto. A Christelle Dabos conseguiu desenvolver um plot twist muito bom, com as pistas existindo por todo o livro, disfarçadas discretamente entre os diálogos e leituras e visões.

"- Quando paramos de ser humanos e nos tornamos objetos?"

Personagens como Berenilde, a tia Roseline, Archibald, Raposa e outros coadjuvantes familiares dos volumes anteriores estão relegados a poucas aparições justamente pela sensação de exílio e solidão que esse livro quis trabalhar. Ainda assim, quando aparecem, trazem momentos importantes para o desenrolar da trama principal, com a presença de uma nova personagem, Victorie, sendo essencial para tudo.

Novos coadjuvantes, como Ambroise e Elizabeth e até mesmo os espíritos-familiares, Hélene e Pólux, servem para momentos interessantíssimos e uma grandiosa expansão de conhecimento em relação a essa nova arca.

Thorn, por sua vez, outro grande mistério. Onde está, por que sumiu por três anos e nunca deu uma pista sequer do paradeiro, está bem, vivo, sob custódia? Quais são as respostas e por que são tão difíceis de alcançar? Ao mesmo tempo em que a frustração e o nervosismo cresce na gente por esse silêncio, a autora prepara o terreno para tudo que vai se desenrolar quando - e se - chegarmos às revelações.

Eu queria muito falar sobre ele, mas acho que uma das melhores surpresas da história existe justamente pelo mistério envolvendo Thorn, então fica aqui meu surto silencioso por tudo que aconteceu neste livro.

A Memória de Babel se tornou o meu favorito dessa trilogia, com um ótimo equilíbrio entre suspense e tensão. Tem um ritmo equilibrado, expande ainda mais esse universo querido e fantástico e bizarro e entrega um final de cair o queixo.

Eu estou me preparando psicologicamente para A Tempestade de Ecos porque sinto que o tombo emocional vem aí, mas, de novo, fica minha dica e meu apelo para você, que ama fantasia ou quer se aventurar por esse gênero, para conhecer a série Passa-espelhos.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/10/resenha-memoria-de-babel-christelle.html
Ariel 22/01/2022minha estante
Comecei a ler agora a pouco e já tô extremamente frustrada, mas a resenha me acalmou um pouco e agora me sinto mais preparada pra vibe dessa continuação. Meu coração que lute

Nati 22/12/2021

O terceiro livro da Série da Passa-Espelhos foi um daqueles livros que podem facilmente ser classificado como livro de transição. É muito claro nesse livro que Ophélie cresceu, que ela não é mais uma garotinha com medo de seu destino que vai para o lugar que a mandam ir faz o que as pessoas esperam dela. Ela decide e faz o que acha melhor, mas tem também que aguentar sozinho o peso das suas decisões.

Depois do final do livro anterior, a primeira parte desse livro é bem anticlimática. Não vamos ter respostas e parece que a autora não está nos conduzindo para encontrar o que estamos desesperados para saber. Além de que, estamos morrendo de saudade dos personagens que aprendemos a amar e queríamos, pelo menos, mais deles. Contudo, a autora nos atira no meio de novos personagens, um novo mundo para absorver e uma trama com mistérios que aumentam as perguntas sem oferecer nenhuma resposta.

Entretanto, como sempre Christelle Dabos é primorosa e vai trazer uma reviravolta no meio da trama, que só aumentará a vontade de chegar ao final para ela fechar com chave de ouro esse livro e deixar a todos desesperados pelo próximo livro. Não dá para dizer muito sem falar algum spoiller, mas o livro está impecável com uma Ophélie mais madura sem perder as características da personagem, Thorn sendo Thorn, mas diferente ao mesmo tampo, novos personagens muito ricos e os antigos com mais camadas reveladas.
Eu simplesmente amo essa série.

Tati lima 12/12/2021

O MELHOR ATÉ AGORA
*essa resenha não contém spoiler nem desse livro nem dos anteriores*

Gente?? Que livro foi esse? Isso foi simplesmente impecável, meu Deus do céu, to até agora sem palavras para tudo que li.

Vi muita gente falando que o 2 livro dessa série era o melhor, mas eu vou ter que discordar, esse 3 foi completamente surreal de bom (embora até o momento a série só tenha melhorado a cada livro), eu levei uns 10 tapas enquanto lia e uma voadora no final, tinha momentos que eu precisa respirar e ficar olhando pro nada por alguns vários segundos para conseguir me recuperar de todas as informações.

Sou completamente apaixonada por todo esse universo que a autora criou e vivo rendida pelos personagens, é chocante como esse mulher consegue criar pessoas tão tridimensionais e cada uma com seu jeito e peculiaridades, é perfeito!

Vou dizer aqui que eu nunca sofri tanto por um casal, meu Deus, é só sofrimento. E a propósito, amei como o mundo foi mais explorado aqui, já que morria de curiosidade para ver mais dele.

Se você tem dúvidas sobre começar essa série, por favor, comece logo, juro, você não irá se arrepender.

Tel 13/07/2022

Grandes reviravoltas e plots lhe aguardam ao você ler Os noivos do Inverno, contudo, o seu terceiro livro é realmente surpreendente, a história se tornou algo que você não esperava.

Os personagens são carismáticos, mas ao mesmo tempo mistérios, causando uma carta dúvida se eles são 100% confiáveis

Os mistérios, as tramas e a história em si é tão bem construída que eu fico surpresa de como a autora conseguiu interligar pequenos detalhes, que no final, são grandes esquemas

É uma obra cheia de emoções que farão você revirar noites, pois você está desesperado por respostas.
@_Mizinhaa 17/07/2022minha estante
Sabe me dizer em que capítulo o Thorn volta a aparecer? Kkkkkkkkk tudo bem ser spoiler

Tel 17/07/2022minha estante
O Thorn vai aparecer no capítulo ( A bússola ), mas as coisas ficam realmente interessante, se você me entende, no capítulo ( As palavras )

@_Mizinhaa 17/07/2022minha estante
Aí sim, muito obrigadaaaa.. agora tô mais impulsionada pra continuar pq tá bem lento esse início kkkk

thornlarue 11/01/2021

meu q final foi esse surto atrás de surto o próximo livro promete demais

Andy76 10/12/2021

A cada livro eu me apaixono mais pela história!
Cara, que livro espetacular. Nem sei o que dizer ao certo sem dar um spoiler sem querer, mas o livro é MUITO bom. Você descobre coisas aqui que fazem as peças começarem a se encaixar melhor, ao mesmo tempo em que você fica ?como assim??!?. Assim como nos outros o romance não é o foco, só que conhecer outros lugares e outras pessoas, com cenas ainda mais intensas e um final que te deixa com um ar de ?pelo amor de Deus, eu NECESSITO? ler o próximo é maravilhoso. E ver o crescimento da ophelie a cada capítulo é ainda melhor.
Larissa Wicked 10/12/2021minha estante
Acabei de ler o último e só posso dizer que foi impactante! Rs

Andy76 10/12/2021minha estante
Eu não vejo a hora de começar ele! Mas ao mesmo tempo que quero começar logo e ver no que deu tudo isso, não quero me despedir dessa história AAAAAH.

Gabi 17/10/2023

Eu amo essa saga
Eu não tenho palavras para descrever o quanto eu amo essa saga, cada livro que leu dessa autora me faz querer entrar no mundo e viver por lá. Eu amei muito o relacionamento da Ophelie e Thron? eu amo tanto ele e sinto vontade de chorar. Eu vou ler logo o próximo embora algumas pessoas disseram que é ruim (eu tô com medo disso, não quer que minha saga preferida dele estragada)
Fantasminha0 17/10/2023minha estante
Minha saga de fantasia favorita ??

Gabi 17/10/2023minha estante
A minha também

Daiane 03/12/2022

Estou totalmente presa nesse universo.
Fiquei revoltando durante a leitura tantas vezes que minha vontade era de entrar na história pra estapear a cara de certo personagem. Só falto passar mal com qualquer mínima reação que Thorn demostra a Ophélie, chega a dar taquicardia. Esses dois mexeram de mais comigo nesse livro, essas migalhas de romance...
Até agora esse volume foi o melhor, as viagens pelas arcas está deixando a trama muito mais atraente e empolgante.