Folhas do Mal Raquel Cantarelli

Resenhas - Folhas do Mal

Crônicas Fantásticas 21/10/2020

Por Ana Oliveira

Título: Folhas do Mal | Autor: Raquel Cantarelli | Editora: Lura | Gênero: Literatura Brasileira – Terror | Páginas: 148 | Ano de publicação: 2019 | Nota: 3,0/5,0

Folhas do Mal é um compêndio de contos de terror da autora Raquel Cantarelli, que se inspira em autores clássicos como Lovecraft e Poe. Temos cenas soturnas ambientadas na Serra do Roncador, no centro do Brasil, e cenas em outro mundo, Étherys. Além disso, de um conto a outro, a autora vai nos revelando mentes sombrias e, por vezes, doentias que trazem o terror a nível de cotidiano. Nunca se sabe o que o vizinho está fazendo dentro de suas paredes…

O Brasil como cenário de terror
Neste compêndio, 19 histórias versam sobre aventuras aterrorizantes em diversos ambientes e pelos mais variados personagens. Acima de tudo, quero ressaltar os contos onde o Brasil é o cenário. Em primeiro lugar, começando com “Sementes do Mal”. Os protagonistas buscam por uma aventura que não deviam, no centro do Brasil, na Serra do Roncador. Esse texto nos faz procurar mais sobre o lugar e acabar por descobrir que muitas histórias esquisitas acontecem por lá. Será que Raquel escreve só o que imagina, ou algo parecido aconteceu com ela?

Tentáculos, temos tentáculos!
Bebendo um pouco de Lovecraft, temos contos que nos falam de um ser tentacular cheio de odor pútrido e horror. Ambientado num cenário bem nacional, concluímos que os cultistas estão em todos os lugares, até mesmo aqui no Brasil. Existem referências também a Edgar Allan Poe, como por exemplo o convite à magia da necromancia.

Um Sítio do Pica Pau Amarelo Sombrio
Se você, leitor, curte a obra de Monteiro Lobato, talvez se assuste um pouco ao vê-lo tão obscuro e silencioso, cheio de mistério que ninguém ousa desvendar. Além disso, somos presenteados com dois contos sinistros que se localizam no famoso Sítio do Pica Pau Amarelo. Em um deles, a mensagem é de esperança mesmo diante da névoa do pavor. O segundo não é recomendado para aqueles que têm medo da Cuca.

Contos para os fortes de estômago
Se o seu estômago é fraco e você tem problemas com cenas de terror e violência, recomendo ir com calma ao ler o livro. Certamente algumas cenas são bem pesadas e podem causar certa aversão quando se lê a noite. Em suma, os contos são tranquilos de ler mesmo para aqueles que não tem o costume de consumir esse gênero literário.

Folhas do Mal talvez seja apenas um aperitivo para quem, diferente de mim, curte ler terror e está acostumado com outros autores modernos do tema. Se você deseja ter contato com o gênero de modo leve e despretensioso, este tomo pode ser de grande valia para abrir as portas e apresentar um mundo onde a luz não entra. Raquel tem uma escrita fácil e gostosa de ler, tornando tudo cadenciado com um ritmo próprio que não nos cansa a leitura.

Como a cereja do bolo, temos um poema da autora ao fim do livro e um conto que faz referência ao mundo fantástico criado por ela, — Étherys — que ela explora no livro “Gabrielle Acquamor e os Ladrões de Sonhos”.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2020/10/20/folhas-do-mal/

Ley 09/08/2020

Denso e macabro
*Este livro contém conteúdo violento. Não recomendado para menores de 16 anos.

Ler um livro de contos é ter uma variedade de histórias curtas e diferentes em suas mãos. Gosto de contos justamente por isso. Contos de terror possuem a mesma variedade e ainda conta com vários assuntos sobrenaturais de arrepiar.

Folhas do Mal é um livro de contos em que há uma certa quantidade de histórias que me fizeram parar para respirar fundo em alguns momentos, antes de embarcar em mais contos. A leitura tem um conteúdo pesado. São assuntos distintos e o terror também varia.

Há descrições bem violentas, assim como atos causados por seres humanos. Algumas descrições me deixaram realmente nauseadas, porém o intuito do livro é justamente este. Não adianta ler um livro de terror e sair ileso. O conteúdo geralmente é assim mesmo, contendo descrições diversas, principalmente quando o ser humano passa a ser desumano.

A escrita é rápida, os contos possuem poucos diálogos, e a descrição dos personagens ao narrar determinadas cenas, me lembrou bastante Poe. Não que a escrita seja densa, é que há uma descrição prolongada e uma antecipação diante de algo horrível que está muito próximo.

O livro é curto, assim como os contos. Pela quantidade de páginas em cada conto, não achei repetitivo a premissa de cada um e gostei da maioria. Lembrando que alguns são absurdamente macabros, e foram esses que me surpreenderam mais.

A diagramação do livro é semelhante a obras envelhecidas, como grimórios. Isto é ainda melhor, pois dá um tom mais sobrenatural aos contos. Foi uma leitura bem diferente da qual estou acostumada, e gostei da experiência.

A autora possui outros livros, não de terror, e sim de fantasia, chamados: Gabrielle Acquamor e os Ladrões de Sonhos; O Herói Aprendiz. Já li ambos e gostei bastante. Também é uma boa dica para quem curte livros de fantasia infanto-juvenis.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/05/resenha-folhas-do-mal.html

Ana Júlia Flôres 21/11/2020

Folhas do Mal- @estrela_leitura
'Folhas do Mal' é um livro de terror, com contos peculiares e assustadores!
A escrita da autora é estimulante, cada conto é excêntrico, cheio de suspense e mistérios. O livro é aterrorizante, alguns contos são tranquilos, enquanto outros dão medo!

Foi meu primeiro contato com o gênero e eu fiquei chocada com a criatividade da autora, com o enredo, a escrita e os personagens.
É um livro muito bom para os fãs de terror, recomendo!

livrodoth 03/10/2021

Folhas do Mal
? É um livro com uma seleção de contos da autora que homenageia os seus autores favoritos do gênero, nestas páginas ela dedicou-se com muito carinho e cuidado para que os adolescentes do gênero tivesse nas mãos contos que façam viajar. Um livro curto, com uma escrita rápida e os contos com poucos diálogos.

? Há uma certa quantidade de histórias que me fizeram parar para respirar fundo em alguns momentos, antes de continuar.

? Chamo atenção para dois contos que teve aparições do lado sombrio do Sítio do Picapau Amarelo, que realmente estava assustador.

? A leitura tem um conteúdo pesado. Algumas descrições me deixaram arrepiado, é uma mistura de medo e curiosidade, porém o intuito do livro é justamente este.

? Enfim, não posso mais dar muitos spoilers, mas é um livro prós corajosos eu diria, gostei bastante e recomendo para todos que amam o gênero terror.

Rai - Livros da Ilha 17/08/2020

Folhas do Mal
Folhas do Mal não é como os livros normais que tem uma história e um desenrolar da mesma, é uma seleção de 19 contos curtos bem escritos de terror que a autora homenageia seus autores favoritos do gênero, como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e tantos outros.

Nunca tinha lido algum livro do gênero, nunca tive a oportunidade e me surpreendi ao ler e é simplesmente incrível, com uma leitura fluida, boa de se entender.

A maioria dos contos traz a serra do Roncador como cenário principal. Já outros contos traz o sítio do Pica Pau Amarelo como você nunca imaginou, o suspense, cenas macabras, feitos ante humanos faz a sua imaginação fluir de uma forma perversa e inimaginável.

@livrodores 21/08/2021

Folhas do Mal
Que delicia é poder se aventurar nessa obra repleta de horror e terror, aqui a autora trás uma seleção de contos perturbadores, inspirada em autores como Lovecraft e Poe, ao utilizar temas pesados trás loucura, monstros, assassinos, sangue e mortes!

Eu já me apaixonei completamente pela capa e mais ainda pelas artes e beleza das páginas, onde cada uma é detalhada e todo novo conto contém uma ilustração dedicada a ele!

Os contos em sua maioria são profundamente perturbadores perpassando assuntos como alucinação, aparições, crenças, zoofilia, deuses, vingança... cada um tem um toque especial e carrega consigo uma maneira única de assustar!

A autora soube muito bem descrever e causar espanto em cada conto, aproveitando ideias diferentes e até mesmo utilizando locais reais para eles, o que se destaca com o final, que me deixou super intrigada e empolgada com proximidade da realidade!

Bi Faria 11/03/2020

Capa perfeita! E foi uma leitura de arrepiar, com contos bem macabros, de tirar o fôlego!
A autora nos apresenta 19 contos, entre loucos, o obscuro, a morte, o demônio, a Serra do Roncador, o inimaginável, a vingança, os bestiais, o medo, entre tantos outros seres do mal.
Ao ler, você se sente em cada local obscuro ou da mente humana, e do que cada ser humano é capaz de fazer.
O conto 'Os Bestiais' me deixou em choque com o comportamento humano.
O 'Olhos Verdes' me deixou sem fôlego, 'Cartas do além' foi uma vingança audaciosa. 'Livrofágico' muito interessante e aterrorizante.
Pois "nessa estrada do mal e do medo, por vezes é o próprio diabo que nos guia, e porque não dizer, apaga a nossa alma dilacerada de realidades mais sombria do que as construídas com tinta e papel." Se você se aventurar em "Folhas do Mal", se prepare, você irá desvendar "linha após linha, gotas ou esguichos de sangue que escorreram pelas paredes, enquanto roubamos o escuro da noite e as névoas que confundem os dias, e assim os trazemos para dentro dessas páginas. Tudo para seu deleite." .

A autora com uma escrita muito fluída, nos apresenta contos bem fortes que nos fazem querer ler e descobrir toda obscuridade de
uma só vez. "Aquele som funesto e etéreo desapareceu, em seu lugar, vez ou outra sentíamos um tremor no chão, como se um pequeno terremoto tentasse trazer de volta das profundezas da terra os mortos ali enterrados." "A morte e o som cada vez mais horripilantes daquelas gargalhadas guturais e doentias eram nossas únicas certezas." "Tudo era real, mas parecia atemporal e totalmente mesclado ao meu mais novo companheiro de aventura: o medo." "O mal corria solto novamente em minhas veias e eu estava feliz e radiante com isso."

@aliterizando 21/05/2020

Um ótimo livro
Folhas do Mal é um livros de contos de terror, que contém 19 contos e o cenário principal de todos é o Brasil. Nesta obra, Raquel Cantarelli ressuscita os maiores pesadelos dos protagonistas e cria mistérios envolventes em torno de fatos macabros criados pela autora, mas que chocam ao mostrarem que são tão possíveis ao mundo real quanto à imaginação.
Este é o segundo livro de contos que leio, e um dos pouquíssimos de terror, mas que, no entanto, me encantou desde o primeiro contato, uma vez que a narrativa te prende e você respira ofegante enquanto trava uma batalha contra o mal (ou junto dele) em companhia dos personagens que sofrem os horrores descritos nas páginas (ou praticam eles).
E por falar em páginas, o design do livro é simplesmente maestral, um dos mais belos que já vi, capricho em cada minucioso detalhe. Folhas do Mal é um livro para quem gosta de uma leitura rápida e que faz o coração acelerar, uma boa escrita e uma dose de medo e mistério.

Keh 30/08/2020

Esse livro é para quem não tem estômago fraco, eu amei ele por isso, a autora nas notas dela se colocou como se realmente entendesse a nossa mente (a mente de quem ama terror). E eu tenho certeza que ela nos entende, quem? Os amantes de terror é claro.
Se você quer começar a ler o gênero do terror, recomendo que você leia esse livro maravilhoso, não se preocupe, sentir medo é normal, ter uma mente diferente das outras também é normal.
E a autora consegue juntar os seus contos de uma maneira horrivelmente maravilhosa, esse livro entrou para a minha lista de favoritos do ano, e sem dúvida vai entrar para a lista de favoritos da vida.
Não recomento o livro para pessoas com menos de 16 anos e estômago fraco, pois ele tem cenas muito fortes.
A leitura de tão fluida que foi, eu consegui terminar o livro em 18 horas, ele simplesmente é perfeito!!! Minha avaliação com toda certeza vai ser alta pois a escritora caprichou, já estou louca para ler o livro ?Gabrielle Acquamor e os ladrões de sonhos? o outro livro que a autora me enviou. Boto muita fé nele, se a autora arrasou nesse livro, imagino que o outro seja maravilhoso.
Muito obrigada @raquelcantarelliautora
pelo carinho em me enviar os seus livros.
Avaliação: ???????

@resenhandodark 30/01/2020

@resenhandodark
💀Folhas do Mal é o livro que todo amante do terror sempre sonhou. Uma seleção especial de contos da autora Raquel Cantarelli que homenageia os seus autores favoritos do gênero, como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e tantos outros. Uma homenagem àqueles que dedicaram a vida à arte de pensar o impensável. Nestas páginas, Raquel Cantarelli dedicou-se com muito cuidado e carinho para que os adoradores do gênero do terror tivessem em mãos contos que os façam viajar aos recantos mais alucinados da mente humana, mesclando loucura e realidade, tinta e sangue, escuridão e luz, na atmosfera tão bem-criada por seus autores favoritos do gênero.
💀Como à própria sinopse diz, aos contos são inspirado aos mestre, como não li Edgar não consegui identificar tantas características, porém conseguir ver bastante de Lovecraft, só que de uma forma mais leve e fácil de ler.
💀Aos contos são super curtos e leves, que pode agradar ambas as partes, que gostam de terror ou tem medo mas quer ler, pois além de ter alguns temas que possa ser pesado a autora não aprofundou tanto nos temas, o que deixou à leitura suportável;
💀Alguns contos como “A Hora mais Escura” ou “A Mulher sem Rosto”, que em pouquíssimas páginas ela consegue conquistar e ao mesmo tempo ser angustiante e curioso.. Além disso ela trouxe contos inspirados na histórias do Monteiro Lobato, com a “Invocação da Cuca”
borboletas.literarias 31/01/2020minha estante
Quero, onde encontro?

Um ~ Leitor 04/04/2020

Terror até no sítio do pica-pau amarelo!
Contos maravilhosos e extraordinários. Cada leitura me deixou mais curiosa que a obra. Contos macabros e outros, um pouco, só um pouco mesmo, mais leve. Vale muito a pena a leitora!

Alanna Nyelle 25/05/2020

FOLHAS DO MAL | RAQUEL CANTARELLI | LURA EDITORIAL
"Folhas do Mal" reúne dezenove contos de terror da autora nacional Raquel Cantarelli. Os contos de que mais gostei foram "Caixão Fechado" e "A Hora Mais Escura".

O primeiro fala de uma misteriosa criança que estava sendo enterrada. As instruções eram de não abrirem de maneira alguma o caixão, porém a curiosidade dos coveiros falou mais alto e tiveram que lidar com a imagem da criança por dias. A menina era, na verdade, a filha que um dos coveiros havia mandado abortar e que não a tinha conhecido.

O outro trata também de almas penadas. A personagem foi passar uns dias em um antigo chalé de família e nele encontrou um homem, que assim que ela chegou desapareceu. Uma semana depois ele reapareceu com uma caça e parecia não notar a presença da moça. Ela percebia que ele era bastante familiar, mas só entendeu o que aconteceu naquele chalé quando voltou para sua casa e sua avó lhe mostrou fotos antigas: aquele era o espírito de seu avô, fazendo o que sempre fez no passado.

Para quem gosta de histórias mais pesadas, tem muitos contos assim também. Além disso, a autora introduziu personagens do nosso folclore, deixando o livro mais rico. Todo o aspecto gráfico do livro também está muito bem feito.
Fluminense 25/05/2020minha estante
Boa noite Alanna ! Como faço para ter esse livro (formato pdf) no meu celular gratuitamente !

Vanessa.Papalardo 14/09/2020

Folhas do Mal- Raquel Cantarelli
Já pensou em sair de sua zona de conforto? Ler algum tipo de livro ou gênero em que você não está acostumado a ler? Conhecer novos autores, novas experiências e novas histórias?
Aventurei-me em contos de terror escrito por Raquel Cantarelli, uma escritora nacional.
O livro se chama Folhas do Mal, e possui vários contos de terror, dos mais variados tipos. Foi meu primeiro contato com histórias de terror, e já fazia algum tempo que não lia contos.
Resultado? Incrível. Claro que algum ou outro conto fica aquele medinho básico, ainda mais eu que nunca tive contato com histórias deste gênero, porém, a escrita da autora te instiga a ler cada vírgula.
Além disso, contos são ideais para sair de ressacas literárias, ler algo mais rápido, conhecer novos gêneros, autores e universos.

Rafaela (@exlibris_sc) 23/10/2019

Vários espantos aterradores neste livro nacional!
Que começo arrepiante para o mês do terror! “Folhas do Mal” traz ao leitor dezenove contos marcados pelo suspense e o que há de mais macabro no cerne humano e além, nos vales da sombra da morte que beira o abismo que leva ao inferno na Serra do Roncador. Sem dúvida, Raquel expõe sua alma, seus anseios, medos, fraquezas e todo o seu lado sombrio que agora pode ser conhecido e revisitado quantas vezes o leitor desejar.

A leitura foi rápida e alguns contos me reviravam a alma, outros o estômago e alguns se fizeram tão intensos e marcantes que se tornaram meus favoritos do livro; dentre eles preciso exaltar “O Trem da Morte” que me lembrou um conto igualmente horripilante e misterioso de Conan Doyle, “O Último Conto” que nos entrega de bandeja o coração de Cantarelli e “A Morte” com sua atmosfera em versos e tão assustadora quanto “O Corvo” do mestre Poe.

Com referências aos mestres do terror, além de Poe e [desconhecido para muitos] Conan Doyle já citados encontramos também Lovecraft, onde uma das vertentes adotadas por Raquel nos mostra sua versão do Cthulhu, esse compilado de contos é uma ode a um dos gêneros mais reproduzidos, amados e levianos de todos os tempos. Certamente, se gostar de sentir o coração acelerar e os pelos da nuca eriçando, este é o livro que você deseja mesmo sem saber caro leitor. A parte da escrita cuidadosa e dos contos, personagens, ambientações bem construídos pela autora, a edição é belíssima; tanto que a imagem da capa [e por um lado só recordo da tatuagem dos Comensais da Morte] até parece saltar da brochura, que muito bem poderia ser encadernada, e a diagramação é de tirar o fôlego, levando o leitor a sentir toda a atmosfera sombria, mística e horripilante das histórias antes sequer de começar a lê-las – isso devido a beleza e cuidado da Lura ao casar o estético com a profundidade psicótica de vários contos, sem falar nas imagens de entrada dos contos.

Espetacular, caro leitor. Este é um livro digno de Halloween e eu fico imensamente feliz por ter o privilégio de lê-lo neste mês. E quanto a você? Vai se acovardar ou vai adentrar no vale dos sussurros agonizantes que levam ao poço abandonado da casa dos extermínios?

site: https://www.instagram.com/p/B3LLb5Fjdpl/?utm_source=ig_web_copy_link