Axiom

Axiom's End Lindsay Ellis

Resenhas - Axiom's End

Rafael 27/01/2021

Uma visita aos anos 2000 com presença do clima de desconfiança dos rumos que tomavam as agências de inteligência americanas nos anos que se seguiram ao atentado ao World Trade Center em 11/09 com a perca cada vez maior de liberdades civis em prol de um estado de vigilância e que todo o cenário geopolítico até os dias de hoje. Assim como o filme A Chegada, o livro explora é brinca com as possibilidades de comunicação entre duas espécies que desenvolveram-se seguindo lógicas completamente distintas porém sem se aprofundar tanto nas teorias de linguística.

batepapowall 07/02/2021

Como treinar seu Alien
Fiquei surpreso por ler um livro que se passa nos anos 2000. Estou tão acostumado a consumir mídias que se passam nos anos 70, 80 e 90, que nunca me passou pela cabeça ler uma história que se passa em uma década que eu vivi e que hoje é considerada nostálgica. Fiquei surpreso também ao encarar uma perspectiva tão interessante ao já velho conceito de invasão Alien.

Paulo Halliwell 05/08/2023

Quando a trilha sonora do primeiro contato é Fergie!
‘Axiom’s end’ é o livro de estreia de Lindsay Ellis (@namebrandlindsay), youtuber americana focada em análises de filmes e literatura.
E se o governo americano estivesse escondendo que tivemos contatos com seres de outro planeta? E se esse segredo fosse vazado para a mídia em 2007, no meio da administração Bush? E se um desses seres estivesse usando uma jovem para tentar se comunicar conosco?
Cora achava que tudo que seu pai estava vazando para a imprensa não passava de fake news, até que se encontra com um ser extraterreno que decide utilizá-la para se comunicar com os seres humanos e conseguir o que quer. Será que ela pode confiar nele?
É um livro muito empolgante, com uma protagonista involuntária e uma pergunta muito interessante: como a sociedade vai reagir ao saber que, de fato, não estamos sozinhos no universo?
Cora é muito divertida, mesmo nas situações de perigo em que se encontra, e seu relacionamento com a entidade é hilário e profundo. Minha única crítica ao livro está nesses momentos que acompanhamos as conversas e divagações entre Cora e a entidade, que deixam a narrativa um pouco lenta, pois são discussões muito filosóficas e pesadas, mas necessárias para entendermos as motivações da entidade e as atitudes de Cora.
Também há cenas de ação, mas não são o foco da narrativa, é mais A Chegada do que Independence Day. Importante destacar que, apesar da comparação com A Chegada, a questão da comunicação não tem a mesma importância, mas sim as discussões filosóficas e as implicações que essa presença causaria na nossa linha do tempo.
O livro é recomendado para quem tem nível de inglês avançado, pois tem muitos termos técnicos e em latim, que deixam a leitura um pouco difícil. Mas é uma ótima pedida para fãs de ficção científica, alienígenas e cultura pop dos anos 2000. Espero muito que alguma editora decida trazer ao Brasil em breve.
#axiomsend #lindsayellis #bookstagram #scify #aliens #firstcontact

site: https://www.instagram.com/sailorpaulino/