Democracia e Luta de Classes

Democracia e Luta de Classes Vladimir Lenin

Resenhas - Democracia e luta de classes

joaoggur 04/04/2022

Democracia? democrática?
Nesses escritos, Lenin suprime todo o seu conhecimento por democracia e luta de classes em um livro de tom ácido e até um pouco jocoso, que lembra de forma clara o clássico A Sagrada Família, da dupla Marx e Engels.

Lenin não tem medo de veementemente defender a sua revolução e teorias. Isso só se prova pois, em grande parte do livro, passa-se refutando jornais e pensadores dos quais caluniavam (ou não, convenhamos) sobre o comunismo marxista. Karl Kautsy, o fundador do social democratismo, tem um lugar especial: muito de seus escritos foram descritos e minuciosamente refutados (admito que em partes concordo com Lenin e em outras com Kautsy).

Mas o que realmente achei interessante foram os dizeres sobre o que o próprio título do livro defende: democracia. Lenin diferencia à democracia burguesa da democracia proletária, onde defende que os sociais democratas e liberais, ao defenderem ?em nome da democracia?, estão na verdade defendendo algo injusto, pois no final defendem os grandes burgueses e reprimem o vasto proletário. Devo admitir que nessa hora não concordo com ambas as partes: Lenin não está mentindo ao dizer que liberais estão defendendo uma falsa democracia, mas o autor (ao defender a democracia do proletariado) na verdade está defendendo uma autocracia: cria-se uma ditadura do proletariado, e no final apenas se prova que ambas as partes não visam por democracia, e sim poder ilimitado a aquelas ideologias que defendem.

Independente da minha opinião sobre, Democracia e Luta De Classes tem um inestimável valor histórico. E além disso aqui temos mais puro conteúdo de Lenin, que nos contextualiza ao pensamento Leninista.

?Falar em democracia pura, democracia em geral, igualdade, liberdade, universalidade, quando os operários e trabalhadores estão famintos, maltrapilhos, arruinados e esgotados, não apenas pela escravidão dos mercenários capitalistas, mas por quatro anos de uma guerra de rapina, enquanto os capitalistas e os exploradores continuam a dominar as ?propriedades? roubadas e o aparato ?pronto? do poder de Estado, significa zombar dos trabalhadores e dos explorados. Isso simboliza um ataque aos fundamentos do marxismo, que ensinou aos operários: vocês devem usar a democracia burguesa como um progresso enorme em comparação ao feudalismo, mas nem por um instante se esqueçam do caráter burguês dessa ?democracia?, não esqueçam que o Estado, tanto sob a mais democrática república burguesa quanto sob a monarquia, não passa de uma máquina para a opressão de uma classe pela outra.?

Amanda.Pierozzi 07/06/2021

É evidente que a democracia não é para todos
Uma democracia só é real se for para todos ou pelo menos q seja uma que abrace causar do proletariado. Brasileiro vive um inferno. Eu só lembrei de quão longe está esse país de pensar no próximo politicamente.

Marcelo 11/08/2023

Mais um excelente volume da coleção Arsenal Lenin. Este livro contém textos escritos pelo autor entre 1905 e 1919. Lenin rechaça de maneira bastante incisiva a democracia burguesa ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com a revolução.
Mais um livro excelente e obrigatório para que se interessa pelo tema da revolução russa.

thami 04/09/2022

"Distanciadas dos anseios do povo, elas exercitam uma democracia de fachada, que garante autêntica liberdade apenas aos ricos, deixando à maioria da população o ônus de pesadas restrições sociais, económicas, políticas e culturais, mal encobertas pela fraseologia oca do liberté, égalité, fraternité."

Helvark 23/03/2024

introdução ao funcionamento da ditadura proletária Russa
Camaradas, queria começar falando dos pontos negativos da leitura, não do conteúdo em si, que é ótimo e muito bem articulado, mas do entendimento geral do material. Primeiro que as notas de rodapé me deixaram mais confuso do que realmente ajudar, não achei a informação de muitas relevantes, ao meu ver elas serviriam para explicar o nome russo de tal coisa, mas muitas vezes você encontra mais Russo nelas, o que não faz sentido. Segundo ponto, tem relação com a questão dos nomes Russos, sei que são necessárias mas dificultam o entendimento e a continuidade do fluxo da leitura e como as notas de rodapé não ajudaram muito acabou que atrapalhou bastante.

Ademais, falando um pouco do conteúdo da obra, é uma livro que te situa muito bem na ditadura proletária dos sovietes, digo que se você não tem uma base de como funciona a Rússia pós revolução e antecedente à revolução fica muito complicado de assimilar as coisas e absorver toda riqueza dos textos aqui presentes, minha compreensão de ditadura proletária Russa não era das melhores, e sinto que se eu tivesse uma base mais sólida teria sido bem mais confortável de ler o textos.

Diante disso, Lênin passa boa parte da obra dissecando e refutando uma brochura do renegado Kautsky, essa brochura oculta traços do funcionamento soviete e deturpa a revolução proletária de modo completamente absurdo e descarado, Kautsky, se apoia em citações de Marx, confunde e tira toda a essencial das citações, as transformando em frases de um simples liberal, Kautsky, que fica nítido em sua brochura que se vendeu ao servilismo burguês, Lênin em seu texto esmaga de modo cirúrgico, refutando todas as ideias de ?democracia pura? de Kautsky, que não são nada além de falsas palavras bonitas que escondem um caráter liberal descarado que Kautsky maquia durante sua brochura, ocultando do proletariado alemão o caráter fundamental da ditadura proletária soviete.

Em seus texto Lenin consegue introduzir de forma bem didática vários conceitos que foram implantados e que estavam em planejamento para serem implantados na Rússia proletária, o autor disseca o funcionamento da burguesia na Rússia, a forma como o proletário e o campesinato se uniram para formar as grandes massas proletárias, trazendo os conceitos de expropriação de terras, e milícias proletárias, que funcionam basicamente como uma guarda nacional.

O principal ponto discutido por Lenin na coletânea desses textos é a forma que a ditadura e democracia andam lado a lado. Veja, não existe democracia sem ditadura, se existe Democracia para burguesia existirá ditadura para o proletariado, o Estado é nada mais que um aparato burguês de opressão da classe trabalhadora, sempre que os operários reinvindicarem seus direitos, a burguesia usara do Estado como aparato de opressão e esmagar a força proletária, os burgueses precisam se apoiar na ideia de liberdade, o sufrágio universal, paridade de direitos, livre comércio, porque eles depende charlotagem e mentiras, eles dependem da alienação do trabalhador de sua própria força, a força das massas. Entenda que, não existe condição de paridade entre classes, pois a classe opressora nunca abdicaria de seus privilégios sobre a classe oprimida, vivemos em uma ditadura velada, com as falsas mentiras de liberdade ( liberdade essa que se aplica apenas a classe burguesa), não existe liberdade se há necessidade material, o único que tem poder de exercer tal liberdade é o burguês. Nós socialistas não precisamos nos apoiar em falsas mentiras de paridade de direitos e liberdade, entendemos que precisamos cortar as amarras do Estado de caráter burguês, quebrar a máquina do Estado e reconstruir o aparato do Estado com caráter proletário como transição para o socialismo, entendemos que para que a revolução perdura é necessário o uso da força, opressão e violência, e isso só será possível com a socialização das massas proletárias, e jamais nos apoiaremos em mentiras, porque o sistema socialista não precisa acorrentar, cegar ou deixar a margem seus cidadãos, é uma política do povo e para o povo.
Ma Vieira 11/04/2024minha estante
estou pra ler esse a décadas (de preferência com uma caneta na mão) mas sua resenha tá melhor que a escrita dele, e digo mais ?? explicitou tudo que sentir e me tirou dúvidas

Helvark 11/04/2024minha estante
FOFA AMO VC

Ma Vieira 11/04/2024minha estante
TE AMO MAIS, MEU INFLUENCIADOR

Christiane.Leite 02/05/2023

Lenin discute a relação entre democracia e luta de classes, argumentando que a democracia burguesa não pode ser verdadeiramente livre, igualitária e justa enquanto houver opressão econômica e social sobre a classe trabalhadora. O livro é complexo, mas apresenta um argumento poderoso para quem busca entender melhor as raízes da desigualdade e da exploração na sociedade capitalista. Embora possa ser desafiador em alguns pontos, Democracia e Luta de Classes é uma leitura essencial para todos os interessados em teoria política e história do movimento operário.

gablues 19/01/2023

calvo como sempre mto cirurgico com uma escrita mt de boa de entender

em algumas passagens eu casquei um pouco com os adjetivos usados pra falar do kautsky

Romeu Felix 22/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Democracia e Luta de Classes" é o terceiro volume da coleção "Arsenal Lênin" e traz uma coletânea de textos de Lenin sobre a questão da democracia e da luta de classes no contexto da Revolução Russa. A edição é organizada por Slavoj Žižek e conta com tradução de Mario Duayer e prefácio de Isabel Loureiro.

A obra é dividida em duas partes: a primeira é composta por textos escritos por Lenin em 1917, quando a Revolução Russa estava em curso. São eles: "O Estado e a Revolução", "As Tarefas Imediatas do Poder Soviético", "A Convenção Pan-Russa de Sindicatos", "Relatório sobre a Revolução Russa ao Comitê Central do Partido Social-Democrata Alemão" e "Sobre as Teses de Abril".

A segunda parte do livro apresenta textos escritos por Lenin em 1918, já durante o processo de construção do socialismo na Rússia. São eles: "A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky", "A Ditadura do Proletariado", "Ainda Sobre a Ditadura do Proletariado", "Os Trabalhadores na Política", "A Terceira Internacional e Seus Lugares-tenentes" e "As Tarefas Imediatas do Poder Soviético".

Em seus textos, Lenin discute a relação entre a democracia e a luta de classes, apontando que a democracia burguesa é uma forma de dominação da classe capitalista sobre a classe trabalhadora. Para ele, a democracia proletária, baseada na participação direta do povo na tomada de decisões políticas, é a forma mais avançada de democracia.

Além disso, Lenin defende a necessidade da ditadura do proletariado como forma de consolidar a Revolução e garantir a construção do socialismo. Ele também aborda a questão do internacionalismo, defendendo a necessidade de um movimento revolucionário internacional para a construção de uma nova sociedade.

Em suma, "Democracia e Luta de Classes" apresenta uma coletânea de textos fundamentais para entender o pensamento de Lenin sobre a questão da democracia e da luta de classes, contribuindo para o debate sobre o socialismo e a revolução.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

JAlia372 07/02/2024

Lênin é atemporal
Quando eu comprei esse livro, não tinha a minima noção de por onde começar meus estudos de cunho marxista (acho que posso descrever assim) mas sempre escutei que ler Lenin era essencial, e é mesmo. Demorei um bom tempo pra terminar de ler esse pois a parte sobre o Kautsky era muito cansativa, mas percebi que foi um dos capítulos que mais me esclareceu dúvidas, então não posso reclamar. Esse é um outro ponto interessante, assim como em "Crítica do Programa de Gotha" (Marx) ele me esclareceu diversas coisas, mesmo não sendo exatamente esse o foco. Nesse livro Lenin explica questões como "funciona" a Ditadura do Proletariado e a Democracia Burguesa, além de ser um completo tapa na cara ele explicando como a burguesia "age"/"pensa".

Com uma escrita muito mais leve e prática do que outros autores marxistas, essa foi uma ótima leitura

(E apesar de que fiquei com medo após descobrir que esse é o 3° livro da coleção arsenal Lenin, e que eu não deveria ter começado por ele, acho que foi muito bom ter feito assim, porque esse livro tirou dúvidas que eu tinha).

vicklendo 01/03/2024

Habla
Esse livro é basicamente a reunião dos escritos de Lênin lacrando outros teóricos, políticos e estudiosos ? no que diz respeito, é claro, à Democracia e as classes ? , no intuito de defender a Revolução Russa e a essência socialista dela. Acho que esse 3° livro do arsenal Lênin foi a que mais deixou claro toda a repulsa do autor pelos reformistas, ou melhor, "oportunistas".