A Virtude do Nacionalismo

A Virtude do Nacionalismo Yoram Hazony

Resenhas - A Virtude Do Nacionalismo

Vinícius 09/03/2021

Nacionalismo Desde o Princípio
Desde os tempos relatados na Bíblia em: Gênesis, Deuteronômio e passagens dos Reis o mundo viveu períodos de intensas lutas por povos com anseios imperialistas e com o passar dos tempos clãs, tribos, impérios e países perceberam o quão pouco salutar esses regimes poderia se tornar com o passar dos anos. Hoje ainda a idéia de um governo global continua em voga, mas grupos que pregam ainda uma cultura nacionalista se contrapoem a esses anseios. Esse nacionalismo deve ser encarado de forma positiva, não deixando de manter as relações comerciais, políticas e diplomáticas entre as nações. Livro viável para quem quer se interar do assunto tendo como capítulo de conclusão o mais importante.

Pedro 02/01/2021

Mudou meu ponto de vista
Mudou a forma que eu entendia o nacionalismo, deixou de me assustar ou de se ligar com teorias como a dó Nazismo.

Igor.Pontes 20/02/2021

Defende bem, mas cuidado.
Os argumentos são bons, e a defesa é boa, mas foca apenas nisso, o que é um perigo. Não escreve como um historiador, apesar de falar sobre a história, e há momentos em que ele poderia aprofundar, mas não o faz. Não toca em alguns temas polêmicos, como o êxodo de diversas populações que perderam seus territórios (atualmente), apesar de fazer um levantamento histórico sobre no passado. Apesar dos pesares, apenas defende o seu ponto de vista sobre um Estado-Nacional com um liberalismo que não busque transformar um Estado em imperialismo, apesar da dificuldade que o próprio autor reconhece desses conceitos juntos.