Apropriação cultural

Resenhas - Apropriação cultural

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rosangela Max 04/11/2021

Instrutivo.
Os livros desta coleção tem um tom acadêmico e, se esse tom não for dosado, dificulta o entendimento do leitor. Dos livros que li, esse é o que tem a escrita mais acessível.
Confesso que, em alguns momentos, me vi resistindo aos pontos colocados pelo autor, mas este não é o meu lugar de fala.
Reconheço a minha ignorância. E a maior forma de combater a ignorância é com Informação. Com isso, acho que o propósito do livro foi atingido.
Provocar e nos fazer questionar as nossas próprias opiniões sobre o tema.
Recomendo a leitura.
Renato375 04/11/2021minha estante
Ótima resenha!

Rosangela Max 05/11/2021minha estante
O
Obrigada. ??

Allec 05/11/2021minha estante
Tô querendo ler os livros da dijamila ribeiro, vc já leu?

Rosangela Max 05/11/2021minha estante
Sim. Ela é maravilhosa!

JurúMontalvao 21/11/2021minha estante

Flá 19/06/2022

O tema é muito mais profundo do que eu imaginava
Esta obra é uma excelente introdução ao tema. Ficou claro que a apropriação cultural não deve ser reduzida ao que se pode ou não fazer e usar e suas questões não se resolvem apenas com bom senso. É preciso ter consciência do seu lugar de fala para não ter um discurso vazio e uma visão parcial, e isso envolve conhecer sobre história, racismo, violência, mecanismos de opressão dos grupos dominantes, estratégias do mercado capitalista... e isso tudo é possível encontrar nas páginas deste livro.
Como é possível identificar ao longo da leitura, devido a sua complexidade a apropriação cultural não é fácil de entender e nem de explicar, mas o Doutor em Ciência Sociais Rodney Willian Eugênio fez um trabalho maravilhoso ao discorrer sobre o temática.
Foi minha primeira experiência com o tema e esta leitura foi muito útil e esclarecedora.
Por ser babalorixá do Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá, o autor trás vários elementos das religiões de matriz africana, fazendo com que se tenha um pouco de compreensão também nesta área.
Livro mais do que recomendado, me fez querer aprofundar o conhecimento sobre o tema.
bruriccio 22/06/2022minha estante
Já está na minha lista de próximos!

Suli 02/04/2021

Leitura mais que necessária!
Este livro devia estar na estante de cada brasileiro pois ele é muito, muito necessário! Apropriação cultural é um assunto tão profundo e complexo que não pode ser resumido em "o que se pode ou não usar". A ideia de apropriação cultural vai muito além disso e está totalmente relacionada ao racismo estrutural.
" A apropriação cultural não diz respeito ao que pode ou não ser usado. Não é sobre branco não poder usar turbante, cantar samba ou jogar capoeira. A questão da apropriação cultural é sobre uma estrutura de poder."

Leiturasdalopex 30/01/2022

Mais que necessário
"Chegar a um conceito de apropriação cultural sem definir o que é cultura seria impossível."
Essa coleção inteira se faz necessária para TODOS NÓS.
Tudo o que precisamos ENTENDER, APRENDER E PENSAR sobre apropriação cultural está nesse livro. Possui sim, uma linguagem acadêmica, mas não é impossível de ler, não, claro que não. Eu só espero que vocês dêem a chance da leitura deste livro, o Rodney tem uma linguagem tão bem delineada e direta que chega a ser gritante, um soco imenso em todos nós. Entendam: apropriação cultural tira mais que elementos culturais de nós, acaba retirando pedaços da gente.

Marília 21/02/2022

Um conceito (fácil)
Um livro tão gostoso de ler, um conceito tão fácil de ser entendido. Talvez seja o meu preferido até agora, da coleção.

Basta ter respeito pela cultura negra. Não só a negra, mas todas as outras, porque cultura é resistência.

Recomendo pra quem ainda tem dúvidas sobre apropriação cultural.
Johnny da Silva Carvalho 22/02/2022minha estante
Feminismos Plurais é vida!

Barbara 11/03/2022

Sensacionalmente necessário!
Livro perfeito pra entender o conceito de apropriação cultural! O autor traz a questão histórica e estrutural de como o racismo e o capitalismo são as ideologias vigentes na sociedade que servem ao apagamento de identidades. Fiquei maravilhada com tanto aprendizado!

Samira_santos 12/01/2023

WILLIAM, R.
É um livro extremamente necessário e muito didático, sim, didático. O autor destrincha de maneira muito clara e pertinente os aspectos da apropriação cultural. As explicações são repetidas, refeitas e reforçadas ao ponto de ser impossível que o leitor não extraia algo desta leitura.

LisboaPB 10/02/2024

É um livro essencial para se entender seu conceito. Apesar disto, há algumas perspectivas quanto ao capitalismo que não me convencem já quem perpetua o racismo em todos os meios sociais são as próprias pessoas.

gilson.r.santos 19/05/2020

Ótimo livro
Muito bom aprender um pouco e refletir

Jel 04/04/2021

Apropriação cultural
Um livro que abrange o assunto e não fala sobre o que deve e o que não deve usar .

Amanda 04/04/2021

Adorei demais!!
Comprem, vale muito a pena! Livro de leitura rápida e acessível que muda nossa percepção sobre o nosso entorno.
O autor explica muito bem a temática. Ele conceitua, justifica e dá diversos exemplos da ocorrência de apropriação cultural... Particularmente, eu tinha muitas perguntas sobre o tema e não entendia muita coisa e o livro jogou bastante luz na minha ignorância...
Muito do que é retratado como folclore nacional não é. O tal "folclore nacional" tem por base a forma como os povos indígenas e negro lidam com a sua fé e se relacionam com o sobrenatural; retrata e desqualifica aquilo que é símbolo de resistência e perseguição...
A gente precisa rever a forma de ensinar/ver miscigenação e folclore, uma vez que os fundamentos que dão sustento a essas idéias estão equivocados...

Alyssa.Araujo 14/07/2021

"...apropriação cultural só existe como violência..."
Deveria ser leitura obrigatória.
Rodney William coloca de maneira muito didática todas as questões e responde a todas as dúvidas que geralmente se tem quando falamos em apropriação cultural.
Em tempos que esses termos são tão pouco entendidos e usados para invalidar a fala das pessoas pretas, esse livro é extremamente necessário.

Erick 12/01/2021

Atualidades
O livro é bastante atual e debate, de maneira clara e de fácil entendimento, todas as implicações do racismo e como este é expresso de diversas maneiras, dentre essas expressões encontra-se a Apropriação Cultural.
Como o autor traz, a Apropriação Cultural é um fenômeno estrutural que difere do conceito/fenômeno de aculturação. Se você for igual a mim, ignorante por N motivos, sugiro que durante a leitura você mergulhe a fundo em todas as referências de artista trazidas pelo autor.

Bru 18/07/2020

Aprendizado
A apropriação cultural em curtas palavras é nada mais do que utilizar de uma cultura com o único intuito de lucrar, a tratando de maneira vazia e sem sentido. A cultura é a identidade de um povo, alem de um símbolo de resistência, que lutou por ela. Utilizar-se dessa cultura de maneira vazia, é um crime.
Além do mais, a apropriação cultural está interamente ligada ao racismo, vez que utilizar de uma cultura, por exemplo, sem lhe dar o devido valor, está demonstrando claramente uma classe dominadora sobre uma minoria.

William 23/07/2021

Recomendadíssimo.
O livro me esclareceu várias dúvidas sobre a questão da apropriação cultural com um texto muito rico em argumentos. A autor consegue explicar, ao longo do texto, de uma forma bem clara, a diferença entre trocas culturais e a apropriação cultural. É um livro que recomendo a todos a lerem e a refletir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5