O Segredo das Larvas

O Segredo das Larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

clarocarol 13/12/2020

Esse livro foi uma surpresa muito boa! A temática dele e como o racismo é abordado aqui é surpreendente. Foi a primeira fantasia brasileira que li e recomendo a todos que leiam. Quando achei que o plot tinha ficado meio óbvio recebi um belo tapa na cara! Mal posso esperar pela continuação.

Iza 13/12/2020

Libélula
"O segredo das larvas" é um livro dolorosamente verdadeiro. Ele escancara as dores vivenciadas pelas mulheres negras de uma forma muito forte, mas faz isso nos dando esperança de que sim: podemos lutar e seguiremos lutando. Freya não é a protagonista perfeita -longe disso- justamente porque ela é humana. Humana demais. Foi uma leitura que me arrebatou e me deixou imersa na sua jornada. Estou ansiosa pela continuação.

Ana 07/12/2020

A heroína com o rosto que a gente precisava
Melhor livro nacional que eu li esse ano.
Eu comecei a ler despretenciosamente e quando percebi estava comendo enquanto lia o livro.
A história é muito envolvente, o livro é muito bem escrito, os personagens são bem construídos.
Eu como pessoa branca nunca vou conseguir falar o tamanho da importância desse livro.
Como fã de ficção científica é uma das melhores obras que eu li esse ano e infelizmente uma história muito próxima da nossa realidade. É o Brasil depois do BREU um apagão que basicamente destrói tudo que a gente conhece como nação. E é assustador ler isso tão próximo do apagão que aconteceu no Amapá em 2020.
A história não foi finalizada ainda, e nesse primeiro livro o autor foca na personagem principal, mas todos os demais são muito bem construídos mas ainda deve vir mais informações sobre eles nos próximos livros.

O que o Stêfano fez aqui foi histórico para a literatura brasileira.

Silmara Cunha 07/12/2020

Pontos positivos e negativos.
No início dessa jornada distópica, com semelhanças horríveis com os tempos atuais, eu estava alucinada para saber onde tudo ia parar. O autor escreve bem e é fácil te prende à trama, muito mais pelo cenário apresentado do que pelos personagens, e infelizmente do meio para o fim a leitura acabou se arrastando pra mim, justamente por não me conectar com os personagens, especialmente a protagonista. As opiniões e decisões dela são muito voláteis e acabaram não me convencendo o bastante. No entanto a construção dessa sociedade foi ótima e a forma como nos faz relacionar com a realidade atual é um tapa na cara.

Carol Lievore 01/12/2020

Incrível
Eu tava com saudade de ler distopia, uma que me prendesse sabe.
O Segredo das Larvas fez isso. De autoria do Stêfano Volpi, autor brasileiro, o livro te cativa desde a primeira página. A história envolve, os personagens te prendem e o desenrolar dos acontecimentos é surpreendente.
Indico todo mundo a ler e apreciar essa obra nacional. ?

nmstoppa 20/11/2020

Esse livro é incrível!!!! Sério, aprendi a amar distopias com Jogos Vorazes, e amei ver como temos um escritor brasileiro escrevendo distopia de maneira tão incrível, emocionante, e importante!!!!! A história é incrível, assim como sua escrita e desenvolvimento, e espero um dia ele ser vendido de maneira física, quero muito ele em minha estante!!!!! E ah, não vejo a hora de sair o resto, porque sério, que livro maravilhoso e ele merece ser exaltado!!!!!

karine 20/11/2020

Logo de início eu fui atraída pela premissa do livro, que se trata de uma distopia com história bem original. A escrita também me atraiu muito, as descrições impecáveis, o que me deixou apaixonada pelo vocabulário do livro (consequentemente, do autor). Sempre fico muito animada ao ler livros de autores nacionais e esse foi uma animação em dobro, por se tratar de um livro distópico. Gostei muito da história, da escrita. achei um pouco difícil de me conectar com a Freya, sinto que faltou um pouco de camadas na personagem, mas que, por se tratar de uma trilogia, ainda podem ser mostradas nos próximos livros e é no que confio. O livro aborda muitos problemas sociais, como o racismo e questões de classes sociais, o que foi abordado com magnitude. Definitivamente recomendo e estou ansiosa para ler a sequência e mais do autor, que mostra possuir muito talento.
Alguns destaques que fiz:
"Se os mais pobres crescem sem oportunidades de acesso às zonas onde há melhores escolas, como é que se espera que eles ascendam? [...] Como é que você pode se rebelar contra um sistema que pode apagar todos os seus direitos, zerando tudo o que você tem, ao apertar um botão?"
"Este é o segredo das larvas: você nunca sabe no que elas poderão se tornar. Vermes de lixo. Moscas asquerosas. Libélulas coloridas. Borboletas livres. Garotas enlouquecidas. Você nunca sabe."

lemona 08/11/2020

Pra quem gosta de distopias
Olha, eu amo ler sobre distopias. Amo de verdadeee, então eu sou um pouco suspeita pra falar de um livro sobre distopia no Brasil! Apesar de algumas comparações com jogos vorazes, e algumas falhas de narrativa que eu fiquei um pouco perdida, eu achei bem legal! Me deixou com aquela sensação de preciso do segundo livro agoraaa. Vale a pena pra quem gosta desse tipo de livro.

Kam 04/11/2020

perfeição!
Que livro, meus amigos. Que livro! A narrativa é maravilhosa, os personagens também, muitos deles irritam, mas faz parte. A história é muito boa, sem contar que algumas chega bem perto a nossa realidade. O que é uma pena! Recomendo!!

Glynda Ferreira 26/10/2020

Temática Importantíssima
Eu AMEI a leitura, achei super fluída. O tema é extremamente relevante para a nossa sociedade e estou ansiosa pela continuação.

Dani | @leitorahemcrise 24/10/2020

Distopia nacional que disseca e expõe todos os preconceitos e problemas da nossa sociedade
AVISOS: Antes de ler esta resenha ou a obra, esteja ciente que ambos contém diversos gatilhos de exploração sexual, escravização, racismo, estupro, violência extrema, automutilação, violência contra a mulher, LGBTQfobia.

"Se os mais pobres crescem sem oportunidades de acesso às zonas onde há melhores escolas, como é que se espera que eles ascendam?"

Metrópole. Colônias. Segregação. Pretos trabalhando para brancos ricos.

O Segredo das Larvas é uma distopia nacional que conta a história de um Brasil do futuro, após um grande incidente chamado Breu, em que um apagão de muitos dias quebrou a economia mundial e obrigou o país a se reorganizar.

É nesse cenário que Volp disseca e expõe a nossa realidade brasileira com maestria, através de uma sociedade pautada pela segregação, em especial a racial. Em sua construção de mundo muito bem feita, o Brasil divide-se em Colônias - reservadas para pessoas de pele preta - e Metrópole - a esperança de um lugar melhor habitado por maioria de pessoas brancas.

Todos os anos, um programa escolhe garotas negras jovens para passar a maior parte de suas vidas na Metrópole, prometendo uma vida melhor para elas e para suas famílias que permanecem nas Colônias sendo auxiliadas. Parece incrível na teoria, mas na prática essas jovens embarcam em um programa de apagamento de suas identidades e de suas peles para se tornarem nada além de acessórios e escravizadas pelos homens brancos. E Freya, nossa protagonista, sabe disso melhor do que ninguém.

Tendo a mãe como a única mulher que retornou para uma Colônia com vida após passar um tempo na Metrópole, ela é conhecida por todos como Filha da Marcada e cresceu treinada para fugir caso seja convocada para o programa que quase matou sua mãe. No entanto, é quando ela fica de frente para uma tragédia que Freya tem que decidir: ela irá lutar contra o sistema opressor em que vive ou continuará a se esconder?

Volp aborda temas importantíssimos nesse livro e com total domínio de diversos assuntos como opressão e racismo, o falho sistema de meritocracia, a sexualização de pessoas pretas, entre outros. Com isso, ele coloca todos os leitores para refletir sobre preconceitos que moldam a nossa sociedade e se perpetuam, especialmente dentro de nossa política, lembrando extremamente às últimas eleições e a onda fascista que atravessa, novamente, o mundo e o Brasil em 2020.

O ritmo do livro nos seduz e quase nos obriga a continuar lendo, sem conseguir parar, porém do meio para o final isso diminui, o que me pegou um pouco. Além disso, a protagonista não conseguiu me cativar e me convencer de suas atitudes, talvez por conta da rapidez dos acontecimentos e de muitas cenas que poderiam ter sido prolongadas. Os relacionamentos amorosos que tiveram também não foram vistos por mim como necessários ou convincentes. E, em alguns momentos, a abordagem LGBT e da mulher soaram um pouco desnecessárias, porém decidi encarar como elementos da própria sociedade opressora criada pelo autor.

Entretanto, NADA disso me fez duvidar de que PRECISO ler a continuação desse livro. Ver essa roupagem e essa literatura distópica nacional me deu esperança como escritora e deu ao Volp uma nova fã por aqui! Mal posso esperar para o segundo livro. Que mais autores pretes ganhem o destaque de Stêfano Volp e brilhem

site: www.instagram.com/autoradanielabraga

Luiz 24/10/2020

É uma história bem parecida com coisas que já lemos antes, mas que se destaca pelo plano de fundo e pela discussão que se propõe a fazer. Me tocou como poucas outras distopias poderiam fazer. Ansioso pela continuação da trilogia já ^^

Adri 18/10/2020

Uma distopia super atual.
Trata-se de uma distopia, escrita pelo autor brasileiro Stêfano Volp. A história é narrada por Freya, uma garota de pele negra que vive em uma colônia chamada Absinto, local onde vivem diversas famílias negras em situação de extrema pobreza sob um regime totalitário, opressor e cruel. Esse sistema é liderado por um presidente branco que vive na zona mais rica e importante da Métropole, onde apenas a elite branca vive bem. As pessoas das colônias pobres trabalham como escravas em troca de pouquíssimo dinheiro e de tempos em tempos as moças negras são selecionadas para passar o resto da vida nas zonas etilizadas. Muitos acreditam que o programa será o caminho para uma vida melhor, mas Freya acredita que sua identidade será roubada pelo Estado e terá que servir homens brancos da pior maneira possível. Portanto, ela fará de tudo para romper com esse sistema.

O livro é repleto de cenas fortes, narra abusos, misoginia, racismo e opressão nos fazendo refletir o quanto estes temas estão tão presentes na nossa sociedade atualmente. Recomendo de mais a leitura!

Ps: tem continuação 🤩
Lhyz 18/10/2020minha estante
Nossa!! Fiquei com vontade!

tine 17/10/2020

Pesado
Fico pensando o quão provável isso tudo pode acontecer, e fico abismado.