Sulwe Lupita Nyong’o

Resenhas - Sulwe

Li 23/02/2024

Amor
Um livro infantil tão rico , que nos ensina a enxergar a beleza mais profunda . A beleza de dentro ....autoestima. Amar quem somos.
Iasminzitaa 23/02/2024minha estante
Aahhh eu quero ler

Robtavares 23/02/2024minha estante
Que lindo! Me deu vontade ler

Michele 14/02/2022

Apaixonante
A história é linda e tocante especialmente se você já se sentiu diferente por causa da cor da pele. Como uma mulher parda eu amei o jeito delicado e poético que a Lupita aborda a diferença de tom de pele dentro da própria família.
E os desenhos da Vashit dão vida, movimento e mágica a história

Gessyka.Loyola 25/02/2024

SULWE a menina que é uma ?
Achei tão lindo, de uma sensibilidade. Emocionante ver como uma menina se descobre diferente e quer se transformar, sem entender porque é tão diferente dos demais. Lindo, leiam.???

mirella galdino 22/02/2020

Delicado :)
Esse livro é de uma beleza ímpar, não só o capricho das ilustrações, a qualidade do papel, da capa, mas sobretudo a mensagem que é de uma sinceridade e sensibilidade profundas. É uma história que deve cativar a qualquer pessoa, mas especialmente a quem foi ou tem uma criança negra em casa e sabe exatamente o peso e a verdade de cada palavra relatada por Sulwe em sua angústia de querer pertencer ao mundo, em ser acolhida pelas pessoas.

Ladi 01/07/2022

Livro lindo e inspirador, escrito com uma sensibilidade tocante. Recomendado para todas as idades. Essencial para quebrar preconceitos raciais.
Thifany36 01/07/2022minha estante

Ivy.1 16/02/2023

Sulwe
Livro lindo e tocante, com ilustrações magníficas, ótimo para trabalhar com crianças sobre auto-aceitação e conscientizar sobre o racismo e suas consequências.

"A mamãe perguntou:
? Qual é o seu nome?
? Sulwe ? ela murmurou.
? Qual é o significado do seu nome?
? Estrela ? Sulwe sussurrou.
? O brilho não está na sua pele, meu amor. Você é o brilho."

"Então a estrela explicou:
? Olha, precisamos das duas: do brilho mais intenso da luz do dia, da cor mais profunda da escuridão da noite e de todos os tons entre elas. Juntas, elas fazem com que o mundo seja o que conhecemos: luz e escuridão; força e beleza."

Bárbara 05/03/2022

Que história delicada, lição muito bonita e real, bem ilustrada e simples de entender. Vou dar de presente para o meu sobrinho.

As ilustrações são lindas de mais, edição perfeita
Chel 05/03/2022minha estante
Prazer, seu sobrinho. Haha

Ellen Cristina 21/10/2021

Li esse livro no intervalo da escola, é quase chorei no meio de todo mundo, não por ser uma pessoa, negra mais por saber, que isso realmente, acontece existe crianças com a sulwe é que histórias com essas podem mudar toda a vida de uma criança

Jil 17/12/2021

Bem dinâmico para mães que tem filhos negros retinto.
Aí achei super lindo a forma que Lupita abordou a beleza do negro retinto. Essa mine historinha serve para todas as mães e pais lerem para seus filhos sejam brancos, pardos ou negros. É sempre bom mostrar que há beleza em todos os tons de pele. E me imaginei lendo pra minha filhinha, mostrando com a natureza como ela é linda e forte. Li no ebook, mas quando tiver filho ou filha vai está em sua estante. E não posso deixar de falar nas imagens que são lindas.

Lucyclenia 08/06/2023

"...há tanta beleza nesse mundo e dentro de você que os outros ainda não conseguiram perceber. Não espere que os outros lhe digam o que é belo. Saiba que você é bonito(a) porque escolheu ser assim. Saiba que você sempre foi e sempre poderá ser. Valorize sua beleza e deixe que ela ilumine os caminhos em tudo o que fizer na vida."

Roseane 01/03/2020

Sulwe
Sulwe é uma menina preta retinta no meio de pessoas negras com outros tons de pele. Ainda não discutimos o colorimos no Brasil com a seriedade que a pauta merece. Mas sem citar autores, sem usar teóricos para contextualizar de fato todos sabemos que quando mais escuro o tom de pele mais esse corpo é vulnerabilizado a violências de todo tipo. Entre nós negros também. Quem nunca teve seu braço colocado em paralelo a outro para saber qual o mais escuro? Quando se é o primo mais preto (a) é o mais levado, “olha a corzinha” é o que ouvimos. Crescemos ouvindo a prima negra de pele clara com o cabelo que cresce e da pra fazer Maria Chiquinha, olhos cor de mel ouvindo os melhores elogios. E nós de pele bem preta somos ou a má ou a boazinha trabalhadeira. A construção de nossa beleza demora e as vezes chega tarde demais pois os traumas já machucaram tanto que tem feridas que nunca cicatrizam.

A culpa é dos negros? NÃO. A culpa é do racismo.

No caso do Brasil temos nomes bem pontuais como Gilberto Freyre, Nina Rodrigues, Monteiro Lobato como pessoas que apoiavam a eugenia e o clareamento da raça como forma de “melhoria”.

A solidão da mulher negra retinta vai muito além de relações afetivas românticas. A construção de amizade, a aceitação da família, a formação de vínculos na escola e no trabalho, a maternidade de um filho com pele mais clara. Tudo isso tem atravessamento diferente quando se tem a pele preta.
O livro veio a dar voz a uma dor que fica engasgada na garganta das meninas pretas. Deu voz pra mim. Eu fui uma menina de pele preta e vivi muita coisa que não tinha com quem compartilhar, ou quando tentava era taxado de “bobeira”.

Hoje no Brasil com os ganhos sociais através da luta dos movimentos negro, está havendo uma retomada da identidade negra.
Mas infelizmente nós que nunca gozamos nem por um segundo de algum tipo de passividade onde pudéssemos transitar racialmente em outros espaços estamos sendo taxados de loucos, militudos opressores por querer falar do nosso lugar e de nossa dor enquanto retintos. Há quem diga que o termo retinto e pardo devam deixar de existir porque todo mundo é preto. Mas quem tem a tinta preta na pele sabe que não é bem assim.
Sulwe tenta clarear sua pele com borracha, maquiagem, alimentos. Banhos de leite, pregador no nariz, toalha pra imitar cabelo... quantas estratégias são utilizadas até hoje são utilizados.

A indústria de clareamento de pele é bilionária pelo mundo. África e Ásia são os campeões no tratamento e a fortuna fica para os brancos.

Lupita foi muito feliz em seu livro, quem me dera eu tivesse um livro pra me falar sobre a minha beleza, e pra falar que me entende quando me sentia sozinha. É bom quando falam do que é preciso ser dito. O tal “não liga não” só nos sufoca.

O importante do livro é que ele não fala que a criança se sente diferente, mostra que há tratamento diferente pra quem tem a pele mais preta tem a mãe pra de apoio. A família sendo base de tudo.
Lupita quando entrevistada pela Oprah para falar do livro chora ao lembra de sua experiência e o que a motivou escrever esse livro.
Só tenho a agradecer a essa Deusa por falar o que tem que ser dito.
O livro conta a história de uma menina preta que tem pele mais escura que seus pais e irmãos negros e é tratado diferente na sociedade. É uma criança que tem dificuldade de interação social e não consegue reconhecer a própria beleza e pede a Deus para que sua pele fique mais clara.

A ilustração do livrou foi feito por uma mulher negra então não tem cabelos de arame, olhos esbugalhados, pés desproporcionais ao copo e nem cores que não correspondam com a cor da pele, a tradução foi feita por uma mulher negra, o respeito ao que a Lupita quis passar foi mantido na linguagem usada pela tradutora.

Quando uma mulher negra escreve sobre a mulher negra e quando uma mulher negra faz ilustração da mulher negra o meu coração chega a perder o ritmo, quando uma mulher negra traduz uma mulher negra.

Comprem para todas as crianças.

Vanessa Dias 22/08/2020

Lindo e necessário!
Belíssimo livro, a força da representatividade revelada de uma forma simples e emocionante. Li para a minha filha e ela amou!

vasilisamorozko 15/11/2020

Eleito O Livro Mais Adorável Do Ano
''Bem, você é linda aos meus olhos. Mas não pode depender da sua aparência, para que se sinta bonita, meu amor. A real beleza vem da sua mente e do seu coração. Começa pela forma como você vê a si mesma, não como os outros veem você.''

#027- Eu falei em algum lugar que deveria parar a de usar a palavra adorável a torto e a direito mas esse livro é totalmente adorável! Tão bonitinho e maravilhoso e eu terminei com o coração quentinho querendo que ele fosse distribuído em todas as escolas do mundo. Leiam, leiam leiam, para vocês, para seus filhos, sobrinhos pra quem for porque é um livro adorável que vale muito apena!

Jess 26/02/2020

Sulwe nasceu com a pele da cor da meia noite. Na sua família e entre os colegas de escola, ninguém tinha um tom de pele parecido com o seu; isso a fazia se esconder e ficava magoada com os apelidos que os coleguinhas davam .

Sulwe sonhava ser mais clara. Ela questionava os céus porque nasceu assim. Ela queria fazer amigos, se sentir bonita de verdade .

Mesmo sua mãe dizendo que o brilho estava nela e que era uma criança linda, Sulwe não conseguia se sentir assim. Até que uma jornada mágica a faz encontrar seu próprio brilho e a faz entender que a beleza começa dentro e é refletida no exterior .

A jornada de uma criança que se vê diferente e precisa aprender a ver sua beleza, que sua cor é bela e o mundo é o seu lugar .

A história de Sulwe é ilustrada de uma forma bonita e mágica, mas muitas Sulwe existem e sofrem pelo racismo. A própria autora escreve na nota final que enfrentou coisas ruins por conta da cor de sua pele e só se viu bela quando cresceu . ”Há tanta beleza nesse mundo e dentro de você que os outros ainda não conseguiram perceber. Não espere que os outros lhe digam o que é belo. Saiba que você é bonito(a) porque escolheu ser assim. Saiba que você sempre foi e sempre poderá ser. Valorize sua beleza e deixe que ela ilumine os caminhos em tudo o que fizer na vida.” .

Sulwe é uma história em quadrinhos voltada para o público infantil, mas pode e deve ser lida por todos .

Uma edição em capa dura e ilustrações esplêndidas (caraca, zero defeitos nessa edição, MA RA VI LHO SA), meu desejo é que esse livro esteja em destaque em todas livrarias para que seja inspiração para várias Sulwe.

site: www.instagram.com/saymybook

Larissa Tabosa 22/09/2020

Maravilhoso!
A história é linda demais e a lustração torna o que era bom ainda melhor.
Livro lindo, de uma sensibilidade tocante.
Leiam!