Até o último fantasma Henry James

Resenhas - Até o Último Fantasma

Peter.Molina 25/03/2024

Fantasmas
Esse pequeno livro nos traz 5 contos de horror de Henry James. Os 3 primeiros são interessantes, seja pelas aparições misteriosas, seja pelo desfecho inesperado de um deles. Não infundem medo, porém prendem a atenção. Contudo ,os 2 últimos são contos narrados de uma forma diferente, quase um fluxo de consciência, em que se torna complicado acompanhar o autor,tornando a narrativa confusa e arrastada. Dessa forma, praticamente a metade do livro fica um pouco hermética e difícil.

Claire Scorzi 11/07/2011

Fantasias de um Mestre da Sutileza
Henry James explorando o universo fantástico. Aqui, fantasmas e ambientes oníricos são tratados com a sutileza e a elusão habituais do autor.

Em "Os amigos dos amigos", a história de um amor que permanece no plano do ideal - um homem e uma mulher que jamais se encontram, só ouvem falar um do outro por terceiros - temos uma das mais curiosas tramas românticas que vai gerando perguntas mal acabamos sua leitura (é possível amar alguém que não se conhece? será este afinal o único 'amor' perfeito, aquele que não se concretiza? E, e...?). O conto também é uma amostra da forma enviesada como James decide mostrar algumas coisas; no caso, a paixão, mostrada obliquamente de modo a não comprometer o estilo contido do escritor.

Em "O bom e velho lugar" mostra outro tema no gênero, o do artista cuja fama o está exaurindo; ele atingiu o sucesso, mas, e então? Poderá o artista sobreviver a ele? (tragicomico, na verdade). O aspecto de fantasia advém da 'solução' apresentada por James.

Já "A Bela Esquina" explora várias possibilidades: ecos (possíveis) de "O Médico e o Monstro", de pesadelo e sonho, numa prosa densa, pesada, que carrega na descrição narrativa enquanto vai preparando - sugestões, quase sustos, demoras, esperas, terrores que mal podem ser articulados; o conto desafia até hoje especialistas, que opinam de um extremo a outro sobre o que teria visto o protagonista- e o que teria acontecido realmente a ele.

leiturasdaursula 09/07/2023

Sutil e intrigante, mas nada surpreendente
Curti, foi meu primeiro contato com o autor. Alguns contos são mais interessantes que outros e o meu favorito foi "Os amigos dos amigos"

Henrique Fendrich 01/09/2019

As três estrelas são pelos três primeiros contos, dos quais realmente gostei, sobretudo "Os amigos dos amigos".

Os dois últimos contos ("O grande e bom lugar" e "A bela esquina") estão muito acima da minha capacidade intelectual, pois não entendi absolutamente nada. Senti-me um perfeito analfabeto diante de textos escritos no meu próprio idioma. Não é autor para o meu bico.

Anderson 24/06/2023

Já conhecia de Henry James "A volta do parafuso" ou "A outra volta do parafuso" (as duas traduções não se aproximam do sentido que deveriam ter), que li duas vezes. Portanto, já sabia de sua prolixia sinuosa, uma maneira de ser sutil na hora de jogar o horror na cara dos leitores. O que é uma qualidade do texto, pode, ao mesmo tempo, torná-lo cansativo e confuso.

JuKirchhof 21/07/2023

A arte de nada dizer
Valendo-me da resenha de outro usuário (Henrique34), copio as palavras dele para falar sobre minha experiência:

Os contos de Henry James estão "muito acima da minha capacidade intelectual, pois não entendi absolutamente nada. Senti-me um perfeito analfabeto diante de textos escritos no meu próprio idioma. Não é autor para o meu bico."

Claro que pude absorver a ideia geral dos contos, mas foram páginas e páginas de suplício. Parágrafos com aglomerado de palavras que nada dizem. Eu já havia abandonado A Outra Volta do Parafuso, achei que valia um novo olhar no texto do autor, mas realmente não funcionou pra mim.

Nina Senra 26/09/2023

Legal até você não entender mais nada...
"Todavia, embora tão fundamente desalentado, foi capaz de um impulso revelador - pelo menos no seu atual estado - de uma extraordinária determinação: voltar sobre os próprios passos até o local onde enregelara com a extinção do último latejo de dúvida quanto a haver na casa outra presença além da sua."
Teve que voltar e ler a frase de novo pra ter certeza que entendeu tudo? Isso é bem comum em "Até o Último Fantasma", coletânea de cinco contos do autor americano Henry James. Os textos foram escritos entre 1891 e 1908 e são bem, beeemm classudos, com palavras difíceis e frases que parecem uma verdadeira construção para exprimir os sentimentos e confusões dos personagens.
Tive um pouco de dificuldade com os dois últimos contos, com uma narrativa mais abstrata, estilo com o qual tenho muita dificuldade (é aquela vibe "e os olhos dele se abriram para o infinito, mas o infinito tinha tons dourados e ele se viu encarando sua própria humanidade enquanto uma lua com formato de árvore surgia no horizonte e sei lá o que...", saca?). Tanto foi assim, que sinto não ter entendido muita coisa dos dois últimos contos...
Porém, os três primeiros contos são uma maravilha; meu favorito foi "Os Amigos dos Amigos", que narra os desencontros de duas pessoas que veem fantasmas. Destaco também "A Coisa Realmente Certa", em que um fantasma tenta participar (ou não) da escrita da própria biografia.
Henry James construiu histórias que exigem a atenção do leitor para captar toda sua profundidade. Além disso, são narrativas interessantes que têm aquele estilo inglês (ele era americano, mas, você vai entender quando ler!) de zelar pela boa aparência mesmo com a ameaça de uma casa mal assombrada!

Marcelo 31/10/2023

Boa leitura
São 5 contos e como toda coletânea alguns são melhores e outros nem tanto. Gostei de três contos e dois não me agradaram muito. No geral é uma boa leitura.

bobbie 31/01/2024

Clássico é outra história.
Passo por esses livros da moda, os livros atuais de sucesso, ou mesmo clássicos de suspense/mistério policial, que eu amo, consagrados, e a sensação é sempre diferente de pegar um autor canônico para ler, por mais que eu ame os livros mais "populares". Pegar os contos fantásticos contidos nesta coletânea para ler foi um prazer. Henry James é um primor, ainda que sua temática recorrente (do Velho versus Novo mundo, em decorrência de sua nacionalidade americana em constante contraste com suas longas estadas na Europa) pontue repetidas vezes o seu trabalho. Aliás, que mal há nisso? Nesta coletânea, meu preferido foi A coisa realmente certa.

Pati 10/11/2023

Até o último fantasma
Henry James, conhecido pela escrita sobrenatural, autor de ?A volta do parafuso? e clássicos da literatura inglesa, mostra aqui cinco contos com elementos fantásticos.

A seleção de contos é criteriosa, também traduzida e apresentada por José Paulo Paes, prioriza o protagonista adulto- e muitas vezes idoso- às voltas com o inexplicável.

No desenvolvimento dos contos, o leitor é levado a questionar a própria sanidade, e também a acreditar no que muitas vezes é visto como imaginação ou assombração.

Com certeza, uma seleção incrível para os amantes de literatura fantástica.

Thaís de Souza 27/11/2023

Até o último fantasma
Me entusiasmei para essa leitura, pois já tinha lido A volta do parafuso e tinha achado interessante, mas nem todos os contos possuem o mesmo tom. Alguns são monótonos e cheios de expressões e narrações de cenários e pensamentos que não agregam muito a estória e deixam a leitura maçante, outros contos são melhores e de desenvolvimento mais fluido. No geral uma leitura rápida e boa para quem gosta de histórias de fantasmas, mas nada muito exagerado e gráfico.

Pdrmcd 14/03/2024

Um ótimo clássico, mas precisa ter paciência
Quando a gente pensa em ler contos fantásticos, já vem em nossa cabeça algo que seja muito parecido com os filmes de terror que estamos acostumados.

Neste livro, apesar de serem cinco contos com histórias de fantasma, não estamos falando de um autor que é igual King, por exemplo. Ou mesmo Poe. James consegue criar os fantasmas de uma forma mais sútil, intrínseca na história e que fazem você refletir sobre muitas questões sociais e sobre a sua vida.

Os primeiros contos são mais legais. Os dois últimos são mais complicados de entender, especialmente devido a linguagem utilizada. Mas se você gosta de contos e quer ler uma fantasia diferente do clichê, esse livro é pra você!

Everton.Paulo 14/04/2024

Histórias de fantasmas, mas nem tanto
Quem não gosta de uma história de fantasmas?
Nessa compilação, são apresentados os melhores contos de Henry James, autor de A volta do parafuso (A outra volta do parafuso é o mesmo livro) nessa vertente. Não espere sustos imediatos. Tudo na obra de James é sugerido. É preciso estar imerso na história e ter a experiência dos personagens. Alguns contos são mais óbvios nesse sentido. Como o fantasma que perturba sua noiva viva. Inclusive esse foi meu conto favorito pelo tom irônico e cômico.
Leiam pelo conteúdo em si e não exatamente para ficar de cabelos em pé.

Sophia 22/05/2024

Fantasmas literais e outros nem tanto
Os contos são diversificados e interessantes, alguns mais que os outros. Henry James tem um domínio espetacular da forma e estética, mas algumas narrativas acabam se perdendo um pouco em meio sua construção.