O Senhor dos Anéis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Talita.Lobo 04/08/2021

O favorito
Fazem 20 anos que li pela primeira vez Senhor dos Anéis. De primeira a narrativa já me encantou e se tornou o meu livro favorito de toda a vida. Reler hoje é ratificar tudo aquilo que fantasiei na adolescência.

O universo que Tolkien construiu é maravilhoso. Para mim, o livro não fala apenas de poder, de determinação e de amizade. Acho que o livro fala de equilíbrio. Nenhuma das personagens é o ?ideal? de perfeição. Todos possuem suas fraquezas, seus defeitos, suas inconsistências. Mas todos demonstram qualidades forjadas, força de vontade de ser melhor. O livro desmantela uma ideia maniqueísta de bem e mal, força e fraqueza.

Para além disso, o livro mexe com o imaginário fantástico. A construção das características e dos detalhes dos ?povos? é rico, faz a mente funcionar, faz a imaginação voar.

Não menos importante é a genialidade de Tolkien nos ?detalhes?. Os mapas, o índice remissivo, os apêndices, os idiomas, as árvores genealógicas. Tanta informação. Tudo tão engendrado. É difícil acreditar que uma só pessoa pensou em tudo isso.

Acho que ainda preciso de muitas releituras pra aproveitar tudo que poderia.

Ainda assim, tenho a impressão de que vai ser pra sempre o favorito.

Paola 19/01/2022

? Sam viu uma estrela branca piscando por alguns instantes. Sua beleza lhe atingiu o coração, olhando para cima desde a terra abandonada, e a esperança retornou a ele. Pois como um raio, nítido e frio, perpassou-lhe o pensamento de que no fim a Sombra era somente uma coisa pequena e passageira: havia luz e elevada beleza para sempre além do seu alcance.?
Pollyana Camilo 19/01/2022minha estante
Esse livro...

João 19/01/2022minha estante
Valoroso e honrado Sam

Fenrir 18/04/2021

Sensacional e completo
Sensacional esta obra prima! Se você gosta do filme, leia o livro! E completo , o filme deixa algumas duvidas e pontas soltas ... esse livro responde tudo!

Gigi 22/12/2021

Meu favorito ever
A ambientação, o enredo, as descrições perfeitamente detalhadas...
É uma fantasia com lições importantíssimas, sobre amizade, respeito, dever, sobre fazer aquilo que é necessário, sobre persistir.
Bruno 22/12/2021minha estante
Perfeito ????

Francisco240 05/11/2020

"Minha primeira fantasia foi fantástica"
Me sinto muito alegre por terminar minha primeira fantasia, no entanto não foi fácil de escorrer quase 1700 páginas que me fizeram e viver diversos sentimentos de mim infância, lembranças ardentes da adolescência e o doce saber de estar acompanhado por bons e caros e muito preciosos amigos.
Em minha humilde opinião O Senhor dos Anéis é um livro sobre amizade, o que leva o leitor a conhecer diversas facetas que o autor apresenta de si mesmo em Sua obra.
sem sombra de dúvida, pude ver a mesclagem de diversos sentimentos e a melhor história e esse foi um dos pontos fortes do livro em minha humilde opinião. Um ótimo livro Um clássico em minha opinião e super recomendo a leitura do mesmo.
Ana 19/02/2021minha estante
Meu tipo dd leitura preferida , fantasia . Se ainda não tiver lido recomendo ler a série, crianças peculiares

Francisco240 19/02/2021minha estante
Não sei porquê, mas me dei com fantasia, li a série toda bem rápido, mas não foi a melhor coisa que li na vida. Não sei explicar ao certo!

Lua 14/08/2021

Épico
Uma incrível aventura pela Terra Média, onde todas as raças se unem em prol do bem maior.
Vemos grandes laços de respeito e amizade sendo construidos ao longo da jornada.

Natália 13/09/2023

O fim de uma Era...
O Senhor dos Anéis é uma obra que expande o universo de Tolkien, o fim da terceira e início da quarta era, poderia dizer que finaliza esse universo.

Ele faz tal ato de forma primorosa e essa releitura me ajudou a perceber quão gostosa é a escrita de Tolkien (para mim), já que é uma escrita extremamente detalhada.

Aqui temos a viagem do herói, ou diria, dos heróis, percorremos todo um percurso pela Terra Média, passando por monumentos, construções, ambientes e seres que pertencem ao passado desse mundo e histórias que esses carregam... para chegar a grandes obras dos homens e Hobbits.

É uma leitura que, como qualquer fantasia deveria ser, tem um grande imaginário, mexe com o leitor e te prende.

Obs: escrevo isso com base na minha experiência.

Rafael Garu 09/02/2022

A magia da literatura esta neste livro !
mesmo sendo um pouco arrastado no começo vale super a pena, essa aventura é a coisa mais linda e épica que eu já vi em palavras, terminar ele deixa o coração deleitado e partido por dar adeus a essas criaturas e esse mundo incrível.
Loren Fernandes 09/02/2022minha estante
Eu quero ler este ano porque já está na minha estante há muito tempo, mas vou enrolar até o último momento, ainda está faltando ânimo pra começar essa leitura.

Kasly 16/01/2023

Graças ao meu pai, pude conhecer essa maravilha, esse mundo maravilhoso. Fiquei cativada por cada personagem, por cada descrição de ambiente. Esse livro é foda.

KesiaSeles 19/08/2020

Cinco estrelas e favorito!!!
Tolkien era genial, e eu estou maravilhada, ele não criou um mundo, criou um universo, com povos próprios (mesmo que alguns você já tenha visto em outras histórias, acredite, aqui eles são diferentes), idiomas próprios, mapas próprios... eu não peguei tudo, é uma obra grandiosa demais pra ser plenamente compreendida com uma única leitura, mas me diverti, me emocionei e aprendi muito com cada página e com cada membro da sociedade! Acho impossível escolher um personagem preferido, mas amo Merry incondicionalmente, Éowyn é simplesmente maravilhosa, e Aragorn tem um desenvolvimento incrivelmente real... pra finalizar cito Lewis, que é a melhor pessoa pra resenhar essa obra ?Ao lermos, encontrarmo-nos compartilhando seu fardo; quando terminamos, voltamos para nossa própria vida, não descontraídos, mas fortificados.?

Príncipe Exilado 17/05/2021

Uma triologia fantástica
Um triologia de tirar o fôlego do início ao fim, batalhas bem escrita, várias raças e linguagens, reinos e costumes. Uma fantasia que merece ser eternizada.

Sophia.Black 21/11/2022

? ?????? ??? ??????
Eu gostei MUITO dos livros, de verdade, são incríveis. Mas, apesar de ter gostado, eu achei meio cansativo e lento, porque demora para as coisas se desenrolarem de verdade, e com o caminhar da leitura, você só quer que ela acabe logo.
Passei raiva com o Merry e o Pippin até mais ou menos o começo do último livro, porque me estressava eles quererem se intrometer em absolutamente TUDO como se a jornada fosse uma viagem de férias e não uma expedição suicida. Mas, tirando os dois Hobbits, e obviamente o Boromir (mesmo ele tendo salvado a sociedade do anel no fim, eu não consigo gostar dele), eu gostei de todos que participaram da sociedade do anel.
Denethor é um grandíssimo 🤬 #$%!& , assim como o filho dele, o único que presta naquela família é o Faramir, O ÚNICO!!!
A Galadriel é maravilhosa, mas achei o marido dela meio sem sal. Amei o romance entre o Aragorn e a Arwen, jurooo, eles são muito fofos juntos.
Enfim, eu podia falar de muitos personagens e ia ter assunto até 2036, mas vou encerrar aqui, dizendo que o universo do Tolkien é incrível, um pouco cansativo sim, porém incrível.

Isabella658 31/12/2022

Perfeito, tão imersivo que esqueço que tô lendo
(RELEITURA)
Senhor dos anéis é a minha 2º fantasia favorita, ficando atrás só de o hobbit. Essa, na verdade, foi uma releitura depois de anos desde que li a primeira vez, por volta de 2013. Percebi que tem muitos livros que reli depois de crescida, como Percy Jackson (pj) e Harry Potter (hp), que eu amava quando pré adolescente, mas não senhor dos anéis.
Relutei tanto pra isso porque não tinha uma ótima visão da leitura. Como li com uns 12/13 anos, tinha uma imagem de ser uma leitura difícil. De fato, não dá pra comparar com infanto juvenil como pj e hp, só que não foi tão difícil assim.

Teve muuuitos momentos que me perdia dentro da história, no sentido de ler e esquecer que tava lendo porque acho a escrita do Tolkien totalmente imersiva. Eu lia e quando percebia que tava lendo já tinha passado horas. Não acho cansativo, nem difícil de ler só porque o português é mais culto. É um pouco complicado ter tantos nomes, eu admito, mas pra quem já leu fantasias com universos próprios e complexos não tem muita diferença. Os mapas que têm nos livros e até algumas árvores genealógicas ajudam demais, recomendo muuuito ler olhando pelo menos o mapa.

O Frodo é meio chatinho sim, mas eu rio demais com o pessimismo dele e o contraste que faz com o Sam e todo o ânimo e esperança que ele traz, amo demais meu Samwise. Os outros personagens são tão melhores no livro também, Faramir que o diga, choro com o que fizeram dele nos filmes. Legolas e Gimli nem preciso falar, MELHOR DUPLA LITERÁRIA E CINEMATOGRÁFICA SEMPRE. Com um anão na história não tem erro, ele e Legolas juntos são garantia de boas risadas. Não tem o mesmo nível de humor que o hobbit, mas ainda me diverti muito lendo. E me emocionei mais ainda. História linda e cheia de reflexões. Cheia de reviravoltas também, até o final, que me prendeu mais ainda na leitura.

Eu amo demais esse universo, amo demais a escrita do Tolkien e vai ser sempre minha fantasia favorita. Recomendo pra todo mundo que me pede indicação de fantasia, só peço também pra começar com o hobbit que é mais curto e divertidinho de ler kk
Thay262 27/02/2023minha estante
Resenha maravilhosa ??????
Identifico-me com quase tudo oque você fala. Sam é meu queridinho de SdA?? Óbvio que sim! (Só tá atrás do meu amor por Bilbo Bolseiro, porque desde que li O Hobbit me apaixonei por ele e eu sou do tipo que me apaixono mais por personagens que pelo enredo kkkkk). Tolkien é bom demais, o universo é tão imersivo (mesmo que fique descritivo as vezes, é oque torna ainda mais fantástico) realmente quando li na adolescência não gostei tanto, mas depois de uma releitura adulta as coisas fluem muito mais, não é como HP, SdA é pra um público mais "jovem-adulto".
Só discordo de Legolas e Gimli serem a melhor dupla literária (pra mim é Sherlock e Watson, kkkkk).
Mas realmente, tens razão: Tolkien é o melhor das fantasias, tipo, o suprassumo das histórias ficcional fantásticas. Não tem NADA igual. Pra quem tem idade pra apreciar e ama fantasia, vai ser amor a primeira vista ler toda coleção de Tolkien ????????

Yudi L. Fialho 23/04/2022

Eu de verdade não tenho exatas palavras...
Não vou ficar aqui falando sobre a história, porque quero de verdade que você leia esse livro...
É algo simplesmente fora do normal o que ele me causou. Livro NENHUM me emocionou TANTO como Senhor dos Aneis. Acho que o mesmo vai ficar por anos sendo o meu livro mais do que favorito no topo de todos os gêneros.
Tudo nessa historia, nesse universo, nas culturas, nas linguas, nos povos... tudo... simplesmente tudo nesse livro é lindo e até mesmo majestoso...

Os surtos que eu tive conversando com minha amiga Halley (que acabara de inicar O Hobbit, por isso não dei spoiler) foram desesperadores. Que quem pegar fora de contexto com certeza vai achar que eu estava passando mal. Eu chorava, gritava... era algo sinistro...

O final acabou comigo de uma forma que não posso descrever, pois como eu já disse, livro nenhum me causara isso antes. Simplesmente divino...
(Fora o apendice C, que dita a arvore genealogica da terra dos hobbits... chorei mais do que chorei minha vida inteira.)

Enfim... É isso...
Não tenho mais nada a dizer fora:
"Um anel para todos governar, vadi@s"

1 | 2 | 3 | 4 | 5