A garota das laranjas

A garota das laranjas Jostein Gaarder

Resenhas - A Garota das Laranjas

Fran Kotipelto 27/11/2010

"há muito estou fora do tempo."

"O que você escolheria, Georg, se um poder superior lhe desse a possibilidade de escolher? A gente pode imaginar, quem sabe, uma fada cósmica nesta grande e enigmática aventura. Você teria optado por uma vida nesta Terra, breve ou longa, dentro de cem mil ou cem milhões de anos?". [...] "Ou teria se recusado a participar deste jogo por não poder aceitar as regras?".

Passamos grande parte de nossas vidas preocupados com colégio,faculdade,trabalho,relacionamentos,pensamos no futuro,no passado,e no presente,sentimos medo de uma gama de variáveis,e por fim nos encontramos com a senhora das cores,a "Morte",tão intimamente ligada ao ser humano,tão bem apresentada em "A Menina Que Roubava Livros",e como muitos preferem filosofar,"a única certeza que temos".

Em "A Garota das Laranjas",Gaarder não trata a morte de forma triste e melancólica,fazendo assim com que possamos entender que quando pensamos em quem já se foi, é como se essas pessoas pudessem viver eternamente dentro de nós mesmos, fazendo com que passemos a dar mais valor a vida, buscando um objetivo para nossas ações, para que "possamos ser lembrados e assim vivermos para sempre",segundo as palavras não só de Gaarder,mas de outro escritor magnífico,Carlos Ruiz Zafón.

Suscitando pensamentos incomuns e enfatizando a importância de desbravar o mundo sempre em busca de algo,seja conhecimento,diversão,vida ou amor,Jostein Gaarder demonstra mais uma vez sua grande habilidade de tornar assuntos complexos tão acessíveis ao leitor,nos fazendo enxergar tudo ao nosso redor de uma maneira mais poética e realista,paradoxo? talvez,mas essa é uma questão que cada um tem de solucionar por si só!
nerdiculo 27/11/2010minha estante
Sua chata, me deixou curioso. Agora quero ler. :(

Paula Romano 27/11/2010minha estante
Ótima resenha! Fiquei com muita vontade de ler!
Eu sempre acho que as coisas são faceis de se fazer, quem complica são as pessoas. Realmente acho que vou gostar muito desse livro! Obrigado por indicar!
Beijinhos!

Paula

anna furtado. 27/11/2010minha estante
Nossa, ficou muito bom! Quero ler *-*

Larissa2518 27/11/2010minha estante
Adorei a resenha, você soube captar a minha atenção!
Estou bem curiosa.
;*
Que esté seja a primeira de muitas!
Boa leitura!

Jow 30/12/2010minha estante
Nada mais a fazer, apenas aplaudir de pé!
Resenha magnífica. Ainda mais quando consegue comprimir os pensamentos de dois gênios: Zafón e Zuzak.
Parabens.

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Aplausos!

Shuichi 06/02/2011minha estante
Menina você consegui me deixar curioso em???vou ter q adicionar na minha estante esse livro
^^

Fernandinha 02/05/2013minha estante
Wow ' Que ótima resenha ! É exatamente o que o livro passa. Gostei muito e nos faz refletir bastante! :)

Clara 06/09/2021

A Garota das Laranjas - resenha ?
Li o livro por causa da escola, mas confesso que não achei tão ruim. No começo ( e no fim também, um pouquinho ), a história parece beeem parada, as coisas acontecem mas se tem a impressão de que não acontecesse nada ( deu pra entender? Não sei KKK ). Fiquei entediada, com vontade de parar de ler várias vezes por esse motivo, mas continuei. E o final me surpreendeu. Não pela história, mas pela lição de moral que ela traz. Acho que vale a pena ler o livro só por essa reflexão.

Bidi 01/07/2021

Um lindo Presente
Esse é um daqueles livros que a gente acaba de ler e agradeço ao autor por tê-ló escrito.
A leitura é leve, envolvente, instigante; enquanto o conteúdo é lindo, inteligente, emocionante?
Obrigada, Jostein Gaarder!

Andreia Santana 02/07/2011

Carta de amor em forma de romance
A Garota das Laranjas é uma belíssima carta de amor contada em forma de romance. Uma declaração de afeto incondicional de um pai morto para seu filho adolescente, de um homem para uma mulher e de um ser humano em seus últimos dias para a vida. O livrinho de Jostein Gaarder (autor de O mundo de Sofia) o que tem de pequeno (136 páginas apenas) tem de impactante. A singeleza da história, sua ternura e doçura comovem. E apesar do tom melancólico, considero-o muito otimista.

Jostein Gaarder está menos didático nessa obra, mas a pegada filosófica de seus livros se mantém, só que aqui é bem mais humanista e instintiva do que pragmática. Seu estilo de escrita é em tom confessional, de conversa, e as cartas sempre surgem como metáfora e como elo entre as personagens. Alberto, o filósofo de O Mundo de Sofia se comunica com sua pupila por cartas.

O fato do autor sempre contar suas histórias sob o ponto de vista de crianças ou adolescentes só reforça a teoria de que para ele, com o passar dos anos, na medida em que envelhecemos, perdemos a capacidade de nos encantar com o mundo. Uma vez perdido esse encanto, esvai-se também nossa capacidade de admiração e questionamento.

E é para evitar que o filho se torne mais um na multidão, que um pai com uma doença terminal decide deixar-lhe uma longa carta, contando-lhe de uma grande paixão vivida na juventude e mostrando de que forma o amor o salvou de uma existência medíocre.

O jovem, que começa a viver as emoções do primeiro amor, absorve essas lições de um pai já perdido no tempo e no espaço e amadurece no decorrer da história. Enfrentar os próprios medos, persistir nos desejos que valem a pena ser perseguidos, encarar o desafio diário de estar vivo com leveza e uma certa gratidão, estas são algumas das belas lições passadas ao protagonista e, por tabela, aos leitores.

Diante de tanta riqueza de ideias e sentimentos, descobrir quem é a misteriosa garota das laranjas do título é o de menos. O que vale mesmo nessa viagem curta, porém intensa (como a própria vida) é a profundidade das reflexões que o autor propõe a partir de uma simples história de amor com ingredientes de um conto de fadas.

Se for reparar bem, na vida real aqui fora das páginas dos livros, também há centenas de pequenas histórias que parecem saídas do mundo dos sonhos. O que Jostein Gaarder propõe é atenção para não deixá-las escapar!
Fefa 08/05/2012minha estante
Gostei muito da percepção que você teve do livro e em geral das histórias do Gaarder. A Garota das Laranjas será minha próxima leitura! =]

Mandoka 04/02/2013minha estante
Descrição maravilhosa do livro!! Eu também mergulhei com ele em suas reflexões.

newton16 15/05/2014minha estante
Jostein Gaarder é um autor que me impressionou desde o primeiro livro lido. Aprecio demais sua temática. Este livro em especial ainda não li, mas, depois de sua resenha, vou me apressar.

Hanne 10/01/2022

Esse é o tipo de livro que que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida.
Eu fiquei tão presa nesse livro que eu não conseguia largar dele, ele me fez refletir tanto que eu fechava o livro só para ficar refletindo e depois voltar a ler.
Essa é uma leitura daquelas que é impossível sair dela sendo a mesma pessoa.
Eu amei muito!

Lorena 26/01/2021

o tipo de livro que você não tem noção que precisava ler, até o ler.
eu nunca mais vou esquecer os momentos que passei lendo esse livro, realmente me consumiu. o autor tem desse poder em sua escrita. é o segundo livro que eu leio dele e realmente não é atoa que o cara é filósofo. eu nunca mais serei a mesma. ainda estou e acho que sempre estarei rendida por este livro.

Thais 02/02/2021

?Quem não vive agora, não vive nunca?
?Tudo quanto existe é apenas passageiro, tudo chega ao fim. Mas geralmente, a última coisa que a gente segura é uma mão.?
Um livro simples, mas com muitas reflexões, tem uma pegada bem filosófica.
Eu só achei que deu uma enrolada pra chegar no ponto principal, mas fora isso é uma leitura muito agradável e bastante enriquecedora.

Camila de Oliveira 10/02/2022

Li o livro em um dia, ele é simplesmente maravilhoso!
Eu já tinha lido o meu livro favorito do ano, mas esse passou a dividir o primeiro lugar com o outro.
Fiquei emocionada demais com o desenrolar da carta, os detalhes, e todo o amor que o pai demonstra por tudo que viveu. Acho que esse é o segredo do lado bom da vida, nos entregarmos e vivermos todas as coisas simples de forma grandiosa.
O que mais gostei foi como o autor retrata a morte sem muita tristeza e melancolia. De forma realista e racional deu paz ao seu filho, os tornou mais próximos mesmo depois de tantos anos.
Refleti muito aqui depois de ler. Vocês responderiam o quê para a pergunta da carta?

Karol 11/08/2020

A Garota das Laranjas
Não tenho palavras! É um livro maravilhoso e que te prende de uma forma inacreditável e te faz realmente querer ler e saber cada detalhe da história! A forma como ele conta da história de amor de uma pessoa e você consegue sentir a sensação que o autor passa de que essa pessoa realmente amou imensamente! Josten Gaarder realmente sabe nos tocar com sua escrita. Devorei esse livro com todo meu coração e em muitos momentos parei pra sorrir assim como também parei pra chorar. É um livro lindo demais e é impossível explicar a sensação de lê-lo. A única coisa que posso dizer é que não se arrependerão! É uma leitura rápida e que te marca pra eternidade. Com certeza lerei de novo em breve.

?A vida é uma loteria gigantesca, na qual só os números vencedores são visíveis. Você que está lendo este livro é um número vencedor. Sorte sua!?

Bruna 19/05/2021

A garota das laranjas ?
?O cosmo é muito velho, talvez tenha 15 bilhões de anos. E, apesar disso, ninguém conseguiu descobrir como ele surgiu. Nós vivemos dentro de um grande conto de fadas, do qual ninguém faz realmente ideia?

Fefa 24/05/2012

"O tempo, Georg. O que é o tempo?"
"Não me venha dizer que a natureza não é um milagre. Não diga que o mundo não é um conto de fadas. Quem não percebeu isso talvez só chegue a compreendê-lo quando a história já estiver chegando ao fim."

Costumamos percorrer trilhas e trilhas de vida, terras e mais terras de mundo e em algumas ocasiões nem temos a certeza de estarmos caminhando com nossos pés ou estarmos nos deixando conduzir. A convicção que devemos assumir é a de que cada escolha nos leva a algum lugar. Nossa oportunidade no mundo é única porque ele está em constante transformação e nós também mudamos junto, portanto, já não somos os mesmos nos segundos seguintes. É mais ou menos como um jogo, ou você segue as regras ou paga as conseqüências.

Soa clichê e talvez transborde do contexto dizer que “só conseguimos dar valor a algo quando perdemos”, nesse caso, vou moldar a frase para que se ajuste melhor à situação: “só conseguimos enxergar o mundo quando estamos prestes a perdê-lo”. E pensando bem, talvez isso não se resuma a um mau hábito de nascença, talvez a questão seja mais simples – na maior parte do tempo, não estamos preparados para compreender certas verdades. Por isso, é ele mesmo, o tempo, quem se encarrega de nos expandir a perspectiva na hora certa.

Temos uma infinidade de acontecimentos se anunciando a cada minuto, bilhões de eventos acontecendo simultaneamente e ainda somos capazes de só chegar um passo além de nós mesmos. Não somos meros números aleatórios. Pessoas são também pedaços de memórias perdidos no tempo de sua existência e começo a suspeitar que a história de cada um tenha início muito antes do nascimento, pois tudo no universo está conectado de uma forma ou de outra, nós entendendo ou não.

Se o processo de criação do mundo se estendeu em bilhões de anos, talvez ainda nem tenha se consumado. Se nos dispusermos a pensar sob esse ângulo, podemos concluir que somos apenas uma centelha do universo e nossa passagem aqui na terra é mesmo um breve momento, como aludiu Jan Olav. Então, o que você está fazendo com o seu tempo? O que está deixando passar?

"... as coisas que [Jan Olav] escreveu não valem só para ele. Valem para todos os seres humanos em todo o mundo, para os que estiveram aqui antes de nós, para os que agora vivem e para todos os que virão depois."

luh lantsov 14/10/2020

Amei
O livro me prendeu do início ao fim, me deixando mais curiosa a cada virar de página, com uma leitura rápida e fluída. A Garota das laranjas fez eu sentir uma sensação boa durante a leitura, me emocionei e refleti muito também.
Recomendo muito esse livro!!!

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Mais um livro do Gaarder que é uma gracinha e esse se lê em uma tacada só já que é bem fininho.
É um livro adulto-infantil. Engraçado isso, né? Ele pode ser lido tanto pelo menino de 8 anos, quanto pelo de 'rapaz' 80, e tenho certeza que ambos acabarão o livro com aquele risinho renovador estampado no rosto.

Isso, é claro, depois de 2 litros de lágrimas.

Larissa 04/01/2024

Livro incrível para ser o 1° do ano
Vim para essa história sem esperar nada e ela entregou muito. Livro que fala de questões humanas profundas de forma leve, na voz de um adolescente lendo uma grande carta de seu pai falecido há 11 anos. Georg entende o porquê e qual o sentido daquilo que leu. Entra na história um menino e sai um homem.

Leitura excelente para jovens de 12 a 18 anos.