Amores incertos

Amores incertos Roberta Polito

Resenhas - Amores Incertos

Iris Figueiredo 03/02/2011

Para mais resenhas: www.literalmentefalando.com.br
Não sei como começar a definir uma história cheia de nuances como essa. Antes de tudo, eu quero parabenizar a Roberta por ter conseguido explorar tão bem os conflitos psicológicos e os conflitos amorosos que são expostos no livro. Em segundo lugar, eu gostaria de dizer que me deixa extremamente feliz ver que a cada dia que passa despontam mais e mais escritores brasileiros tão talentosos e com excelentes histórias para contar.
Em dois dias, eu fui do Brasil para várias cidades italianas como Florença, Siena, Veneza... Conheci o Vaticano, fui à Londres e a Paris e ainda na nossa brasileira São Paulo na companhia de personagens como Marina, Eduardo, Luca e outra que vou chamar aqui apenas de "Obsessiva". Não vou dar nomes para vocês ficarem tão intrigados quanto eu no início, querendo ter certeza que era ela mesmo.
O livro não é nada previsível. Alternando a narrativa de Marina com a da outra personagem, nós temos dois pontos de vista de uma mesma história. A temática de uma das personagens não é nada delicada: é o amor obsessivo. Enquanto Marina é uma pessoa tranquila, romântica e preocupada com sua família, a "Obsessiva" não mede esforços para conseguir aquele que ela pensa ser o homem da sua vida.
Esse tema nos leva uma reflexão: até que ponto o amor passa a se tornar necessidade, obsessão? Algo que me chamou atenção foi que o que acontece não é apenas uma história de livro... É uma história que pode acontecer comigo ou com você, onde nós podemos ser Marina ou podemos ser a outra ponta da história. Assim como os homens podem ser Edu ou Luca, ou todos nós podemos ser uma mistura deles todos.
De início, tive muita raiva da outra personagem. Apesar de saber que o que ela fazia era completamente errado e estava acabando com a vida da Marina, do Edu, do Pedrinho (que é um fofo, quando eu tiver um filho que seja feito ele! HAHA) e do Luca, passei a entende-la. Não digo que entender é concordar, mas eu pude ver do ponto de vista dela. Até que ponto eu poderia ser parecida com ela? O que de bom ela tinha? O livro não me fez pensar em como a mocinha estava sofrendo, e sim como a vilã estava. Porque por mais que a gente ignore, amor obsessivo é sim uma doença, que acaba não só com quem é o alvo desse amor, mas principalmente com quem o sente e todos aqueles que estão em volta e acabam sendo alvo. Pois para quem ama obsessivamente tudo é em nome do amor, e tudo que fazem é para atrapalhar.
A visão que o livro me deu foi única. Eu sou apaixonada pela Itália e cada vez que eu lia me apaixonava mais por cada pedacinho. Os trechinhos em italiano são um brinde. Eu arranho um italiano, entendi bem. Mas quem não entende acho que seria bom ter uma espécie de tradução no rodapé.

AniAle 12/07/2023

Amei ler o livro e já reli várias vezes! Um romance moderno, descrevendo em detalhes o cenário incrível da Europa!

LG 25/03/2010

leitura sem interrupções
Acompanhei todo o processo de criação do livro, e posso dizer, que vocês não vão conseguir parar de ler, assim como eu não parei.

ThaisTuresso 12/04/2010

Marina é dedicada à profissão em um hospital psquiátrico ,onde desenvolve a arteterapia com seus pacientes.Mora com Eduardo e é mãe do Pedro,tem dificuldades e anseios como qualquer outra mulher,mas luta por seus sonhos,é apaixonada por pinturas,esculturas e arquitetura .
A narração do livro começa na Itália onde Marina está fazendo um curso voltado à sua paixão pelas artes,ela narra sua passagem pelo país em mínimos detalhes,descrevendo com perfeição lugares turísticos,obras de arte famosíssimas !
O que me impressionou também foi com a desenvoltura que Roberta Polito teve ao escrever esse romance,alternando os acontecimentos em duas narradoras e suas respectivas versões que acrescentou ao romance uma ótima dose de mistério também.
Liz é rica e poderosa,mas sofre de transtorno bipolar,obssessiva e muito controladora ,é a nossa segunda narradora.Em meio aos conflitos na relação entre Marina e Edu,surgem acontecimentos novos,diferentes que farão surgir dúvidas no relacionamento deles. Conhecer Luca pode mudar draticamente a vida de Marina? haverá futuro entre esse novo sentimento?Tem um final surpreendente....Recomendadíssimo!

Tathy 05/06/2010

Amores Incertos por Roberta Polito
Leia a resenha completa no blog Eu sou assim - www.tathy.com.br

Título Original: Amores Incertos
Editora: Europa
ISBN: 9788579600050
Número de Páginas: 242
Ano: 2009
Compre aqui ou aqui
Avaliação: 4 estrelas - Muito bom!

Contra-Capa: Duas mulheres lutam pelo amor em busca de um companheiro que tenha um pouco de romantismo. Essa situação, tão comum ao longo dos tempos, ganha contornos diferentes neste mundo moderno em que mulheres assumem novos papéis, enquanto homens se mostram mais inseguros. Família, jogos psicológicos, paixão e estabilidade marcam esta história que reflete sobre homens e mulheres da atualidade. Um romance com o qual irá se identificar e tera a oportunidade de conferir como tem levado sua própria vida.

Amores Incertos é um livro que me deixou sem fôlego. Em alguns momentos, eu lia muito rápido porque queria saber logo o desfecho da história, em outros eu lia naquela lentidão de quem tem medo que acabe.

Sei que muitas blogueiras literárias comentam sempre do final, que é surpreendente e tal. E quando eu lia, sempre imaginava que seria um final que não iria me agradar. Pelo contrário, eu gostei :) Esse é o único comentário que tenho fazer, sofram! E leiam o livro, rs. Fui maldosa agora né? Acho que aprendi com uma certa personagem do livro.

A narrativa do livro é alternado por duas personagens e eu ficava sempre muito ansiosa para que chegasse logo a vez da narrativa da próxima personagem, para assim conhecer os dois lados da história e entender melhor o que estava acontencendo. Como ponto negativo, eu considero as passagens na Itália, e isso é uma opinião pessoal. Eu, inculta como sou, não vejo graça alguma em arte e cidades históricas que eu não conheço e etc. Nestas partes, para mim, o livro ficou cansativo. Mas se você gosta, vai fundo!

De modo geral, o livro é muito bem escrito, envolvente, dinâmico e surpreendente. Se você acha que o máximo que vai encontrar é um casal que sofre por motivos infantis e uma vilã ou vilão que faz maldades de colegial, está enganada. Esse é um romance adulto, com “maldades” de uma escala elevada… curioso? Leiam, please! E pra te ajudar a matar suas curiosidades, já já vem promoção por ai. Fiquem atentos ;)

Ah, só mais uma coisa. Mesmo com todo o charme do Luca, eu ainda prefiro o Edu… só ainda não descobri se é amor certo ou incerto???

Sobre a autora: Roberta Polito tem 34 anos e é paulistana. É linda, seu maior prazer é em ser mãe, se define como inquieta e seu primeiro beijo foi aos 16 (informação irrelevante mas interessante)

Confira algumas entrevistas realizadas por outras blogueiras:
Garota It – Ediverdade – Viaje na Leitura

Blog | Twitter | Skoob | Formspring

Edi 19/05/2010

Amores Incertos- Meu amor literário mais do que certo!
Santo Dio! Non so come iniziare!
Amores Incertos me conquistou primeiramente pela capa, sem ao menos saber o que realmente me esperava nas entrelinhas do romance. Daí quando comecei com a leitura e vi uma personagem, a Marina Spinelli, apaixonada pela história da Arte e fazendo um curso na Bella Itália, pronto! #Morri! A descrição sobre a piazza della Stazione na primeira página do romance já anunciava que eu teria um passeio maravilhoso pelas ruas italianas, a aula sobre a Renancença então... E quando a aula é sobre a mitologia romana(grega)? O Deus do amor? (Cupido/ Eros). Tutto meraviglioso!
Per favore! O livro não se trata de história da arte em si, pelo contrário. Mas a Arte para mim tem papel importantíssimo. Roberta Polito, foi bastante inteligente ao colocar a arte como "pano de fundo"(?) mais do que isso, me foge às palavras para descrever essa obra retratada tão bem. Amores Incertos é daqueles livros para ficar na mémoria para sempre. Os personagens bem humanos, com seus erros e acertos, alguns com problemas psicológicos tão críticos que chegam a dá medo. Sofri com a aproximação de um ex- paciente de Marina, tive medo por ela. Amores incertos tem duas narrativas, dois olhares de duas mulheres, uma equilibrada e a outra nem tanto...elas se cruzam na mesma estória nos revelando cenas surpreendentes!O amor obsessivo versus o amor sadio são antíteses que irão deixar o romance mais agitado, mas com um final surpreendente.
Amores incertos me surpreendeu não só pela belíssima região da Toscana, pela charmosa Paris, Londres, pelas falas em italiano (incanto). Pelas aulas sobre a história da Arte (sogno!), também me surpreendeu pelo encanto que foi a estória como um todo. Se não fosse a estória em si, nada teria valido à pena. A autora Roberta Polito soube agregar uma estória de amor (ou estórias de amor) perfeitamente bem com cenários reais, lugares reais que ficaram em minha memória para sempre.
Grazie Roberta!
Super RECOMENDO.

LeilaRego 09/07/2010

Encantador
Quando terminei de ler Amores Incertos eu pensei: "Preciso conhecer Florença!"

O livro conta a hitória de duas mulheres que amam o mesmo homem. E de fundo temos Florença como cenário. O que na minha singela opinião deu um charme todo especial para o romance.
Consegui mergulhar na história e não conseguia parar de ler.
O livro tem romance, mistério, suspense e surpresas!
Eu adorei e recomendo.
César 02/03/2014minha estante
ÓTIMO!

Nathi 29/06/2011

Muitooooo bommmm! Final surpreendente... e o melhor de tudo, é brasileiro.

Vanessa Vieira 05/04/2012

Amores Incertos_Roberta Polito
O livro Amores Incertos, de Roberta Polito, nos conta a história da arteterapeuta Marina, uma mulher dinâmica e prática, e que mesmo com todos os afazeres do seu cotidiano, não perde o romantismo. Ela batalha duro para manter a sua família unida, formada por Eduardo, seu marido, e Pedro, seu filho, ao mesmo tempo em que concilia sua carreira profissional, da qual se dedica com afinco. É pensando justamente em sua profissão que ela acaba ingressando em um curso de artes, em Toscana, na Itália, buscando ainda mais especialização em sua área.

Eduardo sente de forma abrupta a ausência da esposa no Brasil, e acaba tendo problemas sérios com seu emprego. Na Itália, Marina conhece o professor de artes Luca, um homem sedutor e sensível, que a cerca de carinho e atenção, buscando conquistar o seu coração. Porém, Luca não é um dos maiores problemas de Marina, e sim Liz, uma mulher compulsiva e doente, que fará de tudo para que ela se divorcie de Eduardo.

Amores Incertos é um romance maduro e que foca em vários problemas de nossa sociedade, sendo um deles a temida rotina. No início, o casamento reluz que nem ouro, mas com o passar do tempo, se não for cuidado como deve, acaba se tornando opaco e frio. Apenas um relacionamento mantido por tradição, e muitas vezes, pelos filhos. E a autora soube abordar esse tema com maestria envolvendo Marina e Eduardo. O casamento deles não foi planejado, e sim antecipado, pois Pedro estava prestes a vir ao mundo. Em muitos momentos, nos deparamos com um Eduardo cheio de questionamentos, e repensando se realmente amou ou ainda ama Marina.

Outro tópico abordado no contexto do livro é a independência da mulher no dias atuais. Há muitas décadas atrás, o objetivo da mulher era ficar em casa exercendo sua rotina do lar e zelando pela criação dos filhos, enquanto o marido trabalhava e garantia o sustento de toda sua família. Hoje em dia nos deparamos com uma realidade totalmente diferente, na qual a mulher também arregaça as mangas e auxilia no orçamento familiar. Essa realidade assusta muitos homens, e Eduardo é um deles, principalmente quando os problemas se agravam na empresa em que trabalha e ele teme depender financeiramente de Marina.

Conhecemos também a obsessão e o egoísmo em demasia, na pele da personagem Liz, uma mulher totalmente desestruturada, e capaz de tudo na busca pelos seus objetivos infundados. Apesar de saber que ela é uma pessoa doente, nutri muita antipatia por ela. Pedro é uma criança extrovertida e amorosa, e contribui dando o ar de sua graça no enredo. Um livro maduro, repleto de escolhas e fatos do cotidiano, mesclado com um bom romance. Recomendo!

Jeanne 01/05/2010

O livro começa com a viagem de Marina à Itália para fazer um curso. Seu casamento com Edu vai bem, sem grandes problemas, a não ser o pouco dinheiro e o emprego que não satisfaz Edu. Enfim, eles têm uma vida normal e amorosa. Até que acontecimentos estranhos e outros personagens começam a surgir e interferir na vida do casal.

Um romance que gira em torno de Marina Spinelli, a médica de um hospital psiquiátrico que adotou a Arte Terapia (processo terapêutico que procura conectar os mundos internos e externos do ser humano) como forma de conseguir melhor retorno de seus pacientes.

Ao ler a sinopse do livro decidi de imediato que teria que ler esse livro. Mais uma autora brasileira para acompanhar o trabalho.

Somos apresentados a várias cidades da Europa com tantos detalhes que é como estivéssemos embarcados juntos nessa viagem.

Não como não se encantar com o livro e querer devorar todas as páginas e se envolver com os personagens que parecem tão reais que é como se formássemos uma única família. E, com um final surpreendente.

Adorei o livro. Recomendo.

Renata 25/03/2010

Li o livro e posso afirmar que trata-se de uma leitura muito agradável. A autora aborda um assunto atual e bastante presente em nossas vidas - a relação a dois e seus inerentes conflitos. Com muito bom humor e sensibilidade nos conduz a uma profunda reflexão sobre os dramas do cotidiano e os papéis que desempenhamos em nossos(nem sempre harmoniosos)relacionamentos. Tudo isso em meio a magníficas descrições de belas paisagens européias e primorosas obras de arte. os amores podem ser incertos, mas a satisfação do leitor é garantida! Confira.

Psychobooks 17/04/2010

Recomendado
O livro é apaixonante, e o Luca mais ainda. A Tata, apesar de ler todos os gêneros e sempre ter deixado clara a sua preferência por livros de fantasia, disse: “O LIVRO É MARAVILHOSO!” E não pensem que foi puxa-saquismo dela. Ela achou a descrição dos lugares muito ricas e detalhadas, sem ser aquela coisa maçante, e sim uma coisa gostosa de se ler, fazendo você viajar mentalmente até a Itália e conhecer os lugares descritos no livro.

Sem contar que além do romance, temos também um pouco de ação e a personagem Ily é um barato, daquelas amigas que fazem você sentir vergonha alheia.

O livro começa contando duas histórias aparentemente distintas, mas que ao longo do livro se tornam uma só.

Gostou? Quer ler mais? Acesse: http://migre.me/xqgA

Dri Ornellas 28/07/2010

O livro Amores incertos, de Roberta Polito, é um livro maduro, um vislumbre de delicadeza. O livro traz Marina como protagonista, intercalando sua narração com a de uma namorada antiga de seu marido. Marina é uma psicóloga especializada em arteterapia, é casada com Eduardo com quem tem uma boa relação, porém com algumas questões abertas do passado. Ela vai à Itália fazer um curso de artes, onde seu professor Luca, acaba se mostrando interessado por ela.

Ao misturar a história de Marina com a da antiga namorada de seu marido, surge um emaranhado de situações que parecem estranhas no primeiro momento, mas aos poucos vamos entendendo os acontecimentos e, quando a história chega ao seu desenrolar, percebemos o caminho que foi traçado para que os personagens chegassem aos seus sentimentos e tomassem suas decisões finais.

Marina é uma mulher madura, com uma profissão definida, na qual tem perspectivas de crescimento, um casamento feliz mas que tem suas escaras, um filho perfeito mas que tem seus momentos difíceis, ou seja, Marina é uma mulher normal, completamente normal. Quando um fato do passado ressurge, acompanhamos suas reflexões, tentando entender os acontecimentos, seus próprios sentimentos e sobre qual decisão tomar. Mas apesar das pequenas decisões que estão ao seu alcance, Marina não é capaz de determinar seu caminho, pois eventos que ela não pode escolher influem em seus relacionamentos. Acredito que essa seja a grande questão que o livro apresenta: apesar de tudo, não podemos controlar o que nos acontece, estamos sempre à merce da interligação dos fatos das nossas vidas com a de outras pessoas.

O livro também traz um outro lado, um lado menos compreensível e cheio de loucura, mostrando que uma pessoa pode ficar totalmente sem domínio de si e, como uma espécie de fuga, construir um mundo perfeito e fazer o que for possível para tornar o mundo real igual ao seu mundo imaginário.

A leitura me fez lembrar de dois filmes que se assemelham em alguns pontos com a história contada: Paixão à flor da pele (um dos meus preferidos) e Bem me quer, mal me quer.

Mais no blog A menina do fim da rua http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/2010/07/amores-incertos.html

AndyinhA 20/09/2010

O livro já me prendeu só na parte da arquitetura, mas o jeito que ela escreveu. Com dois tipos de letras diferentes, indicando que são dois personagens e que óbvio, em algum momento a história iria se cruzar (só precisava saber quando e porque). Me fez ir lendo cada vez mais para saber certas coisas e como tudo isso se ligava.

Mas confesso que mais para o final as coisas depois tomaram um rumo que eu não esperava e confesso que isso não me deixou tão empolgada quanto no início do livro. Mas quando a visão das duas personagens que contam o livro se unem, eu jamais esperei que fosse daquele jeito. Porque simplesmente não dá para imaginar e neste ponto, preciso tirar meu chapéu para Roberta, porque foi simplesmente demais!

mais em: http://www.monpetitpoison.com/2010/09/poison-books-amores-incertos-roberta.html

Dica de Amigas 29/05/2010

LINDO LINDO!!
A história é narrada por dois pontos de vistas diferentes: Marina, nossa personagem principal e o outro ponto de vista de uma mulher misteriosa que não irei contar seu nome, claro.

Marina está em Florença fazendo um curso sobre artes. Ela é uma psicóloga e tem um grande sonho de abrir seu próprio consultório para aplicar arteterapia.

Ela deixa seu “marido” e filho no Brasil, mas ao conversar no telefone, nota que algo estranho está acontecendo.

Na Itália, Luca, seu professor, tem demonstrado algum interesse nela, mas ela o evita. Ao voltar para o Brasil, seu marido diz que ao pensar muito, descobriu que realmente a ama e que lhe pedirá em casamento.

Mas Edu não lhe conta toda a verdade sobre ter ficado estranho no tempo em que Marina esteve fora, dizendo apenas que é um problema com seu chefe. Marina acredita e deixa passar.

Recados começam a aparecer em partes na porta de sua casa e consultório até o último que diz que seu marido a está traindo. Mas a coincidência, é que Edu também recebe um cartão que Luca havia mandado para Marina. Quem o mandou?

Então as perguntas começam:

Quem é essa mulher misteriosa?

Quem envia as cartas?

O que acontece entre Marina e Edu depois de tudo isso?

E o professor? Aparecerá novamente?

E seu filho? O que se passará na cabeça de um garoto em meio dessa confusão toda?

As duas narrações num certo ponto se encontram e nos mostra que as duas tem mais em comum do que você imagina.

Para descobrir sobre tudo, você terá que ler, pois se eu contar, perde toda a graça. ;)

Carla Ferreira

Quer saber mais? Visite o Dica de Amigas: http://dicadeamigas.blogspot.com/