Tão Ontem

Tão Ontem Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Tão Ontem

Gunnar.Gustavo 17/11/2023

Li a série "Feios" e não pude não lembrar dos que se rebelam contra o sistema pré-estabelecido. em Feios temos os Enferrujados e nesse temos os Arruaceiros.
A escrita é dinâmica e te mantém com vontade de ler.
Tirando algumas partes um pouco exageradas, a essência (tanto da série distópica quanto de Tão Ontem) é a mesma: aqueles que não engolem facilmente o que o rebanho aceita como normal ou necessário.

lavinia.pontes 16/06/2017

Livro passatempo
Me interessei pelo enredo pela sinopse, fui lendo e foi ficando mais instigante todo o mistério, até a parte que Hunter encontra a chefe. É bem pro fim do livro, mas foi a partir dali que pra mim desandou. Eu achei totalmente confundo quem era parte de que, o porque a mulher sumiu e qual era o objetivo final do tal anticliente, ficou tudo muito, mas muito confuso pra mim. E a parte do romance que era bem óbvia ficou faltando desenvolvimento, e cá pra nós, achei a menina bem chata e até meio mandona.

Mas o livro vale como uma leitura passatempo.

Alexia | @livrosdalex 16/01/2017

Resenha (Flores no Outono)
A história é narrada por Hunter, um garoto de 17 anos que tem um emprego secreto um tanto peculiar: ele é um caçador de tendencias. Hunter tem a tarefa de encontrar as coisas mais legais que podem se tornar uma febre na moda. Sua tarefa é observar. Porém, ao conhecer Jen, uma Inovadora, aquela que lança a tendência, Hunter começa se envolver mais do que deveria.

Então algo assustador acontece: Mandy, sua chefe, combina uma reunião com Hunter e Jen, porém ela não aparece, seu celular é encontrado pela dupla de adolescentes em um galpão e toda a aventura para descobrir o que aconteceu com Mandy e o que um par dos tênis mais incríveis já vistos tem a ver com a história se inicia.

A escrita de Westerfeld é envolvente, e isso faz com que a leitura flua muito rápido. Os capítulos curtos ajudam muito com que as páginas passem rapidamente e o mistério no fim de cada um deles faz o leitor se sentir motivado a continuar a história. A narrativa simples feita pelo nosso protagonista não tem nada demais, mas ainda assim é deliciosa e divertida de ler. Hunter é um rapaz comum, do qual dá vontade de ser amigo e Jen é uma garota diferente, divertida e aventureira.

A história é bem trabalhada, enquanto os personagens de fato não são tão bem trabalhados assim. Os acontecimentos tomam a cena e o mistério é o que me motivou muito a ler rapidamente a história, despertando sempre minha curiosidade o livro é bem divertido e me tirou boas risadas.

Uma característica legal é que dá para perceber que a história tem um bom plano, segue um roteiro e isso acaba dando um bom desenvolvimento, nenhuma ponta fica perdida e não restam interrogações ao fim da história.
Eu confesso que não fazia ideia do que esperar do final, por isso apenas me surpreendi. Scott fez uma obra tão bem planejada que eu nunca conseguia acompanhar o suficiente para criar teorias, minha criatividade foi bem limitada e isso não é algo ruim.

Porém, o livro é bem simples. Os personagens são simples e a história se baseia basicamente nessa rápida aventura, dando espaço há uma leve química e um pré-romance que não chega a ser abordado no livro.

É leve, descontraído, cheio de aventuras e aborda um tema diferente, a industria da moda vista de uma forma curiosa e irreverente através de pirâmides onde no topo se encontram os inovadores e logo abaixo os caçadores de tendências. Vale muito a pena ler, principalmente se você busca uma história para se distrair e rir um pouco. Se fosse um filme, daria uma bela sessão da tarde.

site: http://flornooutono.blogspot.com/2017/01/resenha-tao-ontem-de-scott-westerfeld.html

Flavinha 12/06/2013

Um detetive fashion
Historinha boba, bem infanto-juvenil... Um garoto caçador de tendências, uma menina que amarra o cadarço do tênis de um jeito diferente e uma grande confusão graças à aproximação entre os dois!
Comecei achando que seria uma história efetivamente sobre moda, tendências e seu vai-e-vem, mas não passou de uma historinha chata de detetive com um final bem sem graça. Só terminei mesmo porque ganhei de presente de uma querida amiga, em respeito e consideração a ela.

Lu 28/12/2012

Banana Pirata, resenha...
Oi,
Confira a resenha lá no blog!

Bjs, Lu

House of Chick 07/05/2012

A primeira vez que eu vi esse livro fiquei na dúvida se iria ler ou não, mas acabou indo para minha lista de desejados. Minhas duas amigas lindas me deram ele de presente, foi então que depois da fila de livros andar, que finalmente eu consegui tempo para ler, e já vou adiantando: o livro é muito bom. Foi o primeiro livro que eu li do Scott Westerfeld.

"Tão Ontem" conta a história de Hunter, um adolescente que tem 17 anos. Ele tem uma profissão bem diferente, que é ser "Caçador de Tendências", que tem como objetivo sair pelas ruas em busca de algo diferente que tenha tendência em virar moda. O público alvo dele é o Inovador, que nada mais é aquele que quer ser diferente da sociedade, que gosta de criar algo diferente, para ser único. Você pode achar que tipos assim, que o trabalho dele é fácil, é só andar pelas ruas e achar algo diferente, que em um pulo de mágica está em todas as prateleiras do mundo, mas não é tão fácil assim, tem que ser algo diferente com grande possibilidade de ser aceito pela sociedade.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/01/tao-ontem-scott-westerfeld.html

Adriana 02/10/2012

Scott Westerfeld mais uma vez pintando por aqui! E desta vez, com um livro muito doido legal que fala sobre moda e sua influência no mundo moderno. Na verdade o tema não é moda e sim como nos deixamos afetar pelo que os outros ditam como sendo cool. Mas enfim, estou me adiantando…

Hunter é nosso protagonista da vez. Ele é um Caçador de Tendências, o segundo mais importante na pirâmide hierárquica do glorioso mundo consumista. Acima dele, apenas estão os Inovadores, pessoas que repudiam as marcas, mas sem saber definem tudo que será hit na próxima estação. Hunter é um jovem esperto, que se especializou na arte de achar Inovadores com invenções em potencial. E é caçando uma destas tendências loucas que povoam nosso mundo que ele encontra Jen. Ela é totalmente cool sem querer ser, principalmente a forma divertida que encontrou de amarrar seus tênias (sim, vai virar a moda da próxima estação).

Hunter acaba levando a Inovadora até um evento típico de seu trabalho: assistir ao novo filme publicitário de seu cliente e avaliar se ficou bom. Ele é pago para dar sua opinião e ainda ganha muitos “brindes” legais com isso: celulares com tecnologia de ponta, roupas e sapatos de marcas caríssimas que ainda nem foram lançados e muitos outros acessórios irados. Isso porque a função dos Caçadores de Tendência é justamente disseminar o que está na moda para os primeiros consumidores a experimentarem a febre do momento.

No evento em questão, Jen acaba chamando mais atenção do que devia, graças a um comentário muito inteligente sobre o problema do Falta Uma Mulher Negra no comercial. Aliás, um parêntese aqui: o que ela disse faz total sentido para mim! Mas infelizmente só que já leu vai entender…

O fato é que o protagonista e Jen são convidados pela chefe de Hunter, Mandy, a conhecer um novo produto para dar sua opinião. Porém, no local e horário marcados, ela não aparece e eles encontram indícios de que a publicitária foi sequestrada.

Presos em meio a um turbilhão de acontecimentos e com uma grande conspiração contra o sistema tentando detê-los, eles terão que investigar a fundo para encontrar a chave do mistério.

O livro é muito divertido e instigante porque mistura ação e aventura com o contexto urbano ao qual estamos acostumados. Em meio a festas de luxo e acontecimentos bizarros, os protagonistas tentam entender a maluquice toda por trás daquele sequestro.

Como sempre, Westerfeld não teve medo de ousar ao escrever seu livro. A característica mais marcante do autor é justamente a novidade que ele acrescenta a tudo que escreve. Foi assim com Feios, com Vampiros em Nova York, Midnighters e agora com Tão Ontem.

Apesar das minhas ressalvas ao autor, estou cada vez mais apegada à seus livro e me deparo curtindo pra valer a leitura deles. Para quem gosta do gênero jovem-adulto e procura leituras diversificadas, recomendo demais Westerfeld. Além de entreter, seus livros apresentam uma crítica social muito bem colocada e super importante para os jovens.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=5286

Raffafust 28/06/2011

Tão atual , tão bom!
Quando ganhei esse livro em uma promo do fórum da galera confesso que fiquei com o pé atrás, acontece que eu nunca até então havia ouvido falar de Scott Westerfeld, achei a capa fofinha e tal mas só.
Bem..só até ler e me viciar nele, porque gostei do jeito que Scott escreve nesse livro ele mistura muitas coisas mas faz piada com coisas que usamos hoje e que até então ontem eram brega...sabe aquela pochete que hoje rimos dela? Então já foi tendência acredita?
Quem curte moda vai se identificar na hora! E quem se acha "A NA MODA"vai ri muito de sua póprias atitudes!
Então, nesse livro tem OS INOVADORES que são os tais caçadores de tendências e o personagem principal ( Hunter) é um deles, ele é encarregado de achar nas ruas os que há de maior novidade e o que o mercado deve seguir para tornar-se moda. Chato? Não! Scott nos faz rir, nos faz torcer por um amor ( rola um affair entre o personagem de Hunter e Jen!!).
E também tem a pitada de mistério quando os dois se unem e nada do que haviam programado acontece e situações bem estranhas começam a acontecer!Se recomendo? Se você curte moda e histórias bem escritas, esse livro é muito sua cara! Eu espero uma continuação que até hoje infelizmente ainda nao veio ....

Camila 24/07/2011minha estante
Só fazendo uma correção, os caçadores de tendencias sao os CRIADORES DE MODA, e não os INOVADORES.
Sério que o Scott ta pensando em fazer uma continuação? xD Tomara, pq esse livro é realmente muito bem feito, como vc disse.