As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Bia 04/02/2024

Segundo livro de O Senhor dos Anéis, e esse livro se divide em duas partes, a primeira mostrando o ponto de vista do Aragorn e companhia, e na segunda o Frodo e Sam.
A primeira parte tem como foco principal derrotar o Saruman, e eu particularmente achei essa parte um pouco chatinha comparada a segunda, que é bem mais interessante por ter um pouco mais de emoção, e porque o Sam e Frodo são bem cativantes que os outros personagens, e até mesmo o Gollum dá um atrativo a mais pra história.
O livro é extremamente detalhista e descritivo, além de ter uma linguagem um pouco mais "formal" devido à época em que foi lançado, e isso acaba se tornando maçante em diversas partes, e é a prova de que livros bons também podem ser maçantes. Vale a pena a leitura, mas optar por assistir o filme talvez seja uma melhor escolha.

Amanda 04/02/2024

Que livro maravilhoso
De inicio eu estava com receio de não gosta desse livro
Pensava eu que seria só mais um segundo livro, de trilogia, so pra prolongar a história
Que grata surpresa !
A leitura se provou totalmente o contrario.
Embora tenha lido devagar , em momento algum a leitura ficou chata
Mudei de opinião sobre alguns personagens que eu achava insuportáveis
A escrita do Tolkien é perfeita
Sinceramente foi um enorme prazer finalizar essa leitura

davicezarborges 01/02/2024

Perfeito
Não poderia ser uma história melhor, que te prende do início ao fim. A profundidade de cada personagem.

Contact__saved 30/01/2024

Muito bom, gostei principalmente da primeira parte do livro, da continuação do que ocorreu com o resto da comitiva. Mas da segunda parte o que mais se destaca são os últimos capítulos nos quais a relação entre Sam e Frodo é mais aprofundada e trabalhada.

MillenaSui 29/01/2024

E as pessoas vão dizer: ?Vamos ouvir sobre Frodo e o Anel!?
Nessa parte da obra, passamos a acompanhar a trajetória de cada uma das partes da sociedade que foi, forçadamente, dividida em três. O objetivo de cada uma delas ascende de maneira natural e tem sua parcela de colaboração para a reversão do mal que segue, aos poucos, se instaurando na Terra Média.
Esse livro é cheio de boas surpresas e novas tramas se desenrolando. É apresentado ao leitor mais a respeito dos seres fantásticos que habitam esse universo e demonstradas as suas respectivas importâncias para a sequência da primeira parte da trama. Nada inserido em O Senhor dos Anéis é em vão e isso é só um dos fatores que torna a leitura de toda essa construção, uma experiência tão especial.
A tensão aqui é acrescida com a aproximação da conclusão do objetivo firmado pelo conselho e seus consequentes perigos se tornando realidade, só não mais acrescida que a simpatia do leitor pelos hobbits, criaturinhas que, como muito bem observado por todos os membros da sociedade ao longo da obra, têm muito mais força, sabedoria e capacidade do que transparecem as suas ternas aparências -- especialmente Samwise, o pequeno-grande guerreiro élfico.

Maria 28/01/2024

Impecável! Acho que nunca vou me cansar dessa história ?
Por se tratar do intermédio entre o início da jornada e a batalha final, As Duas Torres pode ser um pouco mais cansativo de ler em alguma partes, mas se trata de uma obra excepcional do começo ao fim. Tolkien tem uma habilidade singular para criar um extenso universo de magia e aventura, instigando-nos para permanecer até o final da leitura.

Con29 27/01/2024

Belíssimo desenvolvimento
Apesar de já ter falado muitas coisas durante os históricos de leitura, vou fazer essa resenha para dar um complemento para minha experiência de leitura.

Foi uma enorme jornada ler esse livro, fazia muito tempo que tinha lido o primeiro da saga, e recordar dos pontos principais no início desse livro foi complicado mas muito divertido para mim, ter que ficar revisitando o mapa para lembrar dos lugares que eles passaram, onde tinham se dividido e etc.
E começar a história foi extremamente intrigante, os primeiros capítulos já foram interessantes e continuou assim por toda metade do livro. Quando chegou no momento que a narrativa mudou o ponto de vista eu demorei um pouco para engatar, mesmo gostando do rumo que a história estava e das novidades dos personagens diferentes.

Porém, não consigo deixar de falar que mesmo com pontos muito interessantes e legais da história o livro é maçante e demorado. Há muitas descrições, e muita movimentação, passam grande parte do livro andando de um lado para o outro.
Não é algo novo na saga, visto que o livro anterior também grande parte foi assim, só que, diferentemente do livro anterior que a sensação de toda a caminhada é um caminho longo percorrido e a ser percorrido pela frente, esse livro aqui passa a sensação que tudo é muito próximo, mesmo as descrições dizendo que eles percorreram milhas e milhas de distância não há sentido e razão física para eles terem percorrido tudo que é descrito, já que eles chegam aos lugares rapidamente e com energia para travar batalhas épicas.

Ademais, os penúltimos capítulos são primorosos, perfeitos em suas narrações e ambientações, mas, o último capítulo peca seriamente no quesito emoção, é um rumo que a história toma sem muito acalento e preparação, algo corrido e desengonçado demais para um livro desta magnitude. Faltou um encerramento e uma deixa melhor para o próximo livro, não gostei muito não. O livro ao todo foi bom e divertido à sua devida maneira, mas o último capítulo acaba com a magia do livro.

Jessica 26/01/2024

?Sim, é isso?, disse Sam. ?E nem deveríamos estar aqui, se soubéssemos mais sobre isso antes de partirmos. Mas acho que muitas vezes é desse jeito. As coisas corajosas nas velhas histórias e canções, Sr. Frodo: aventuras, como eu costumava chamá-las. Eu costumava pensar que eram coisas que a gente maravilhosa das histórias saía para procurar porque queriam
elas, porque elas eram emocionantes, e a vida era um pouquinho tediosa, uma espécie de esporte, poderíamos dizer. Mas esse não é o jeito das histórias que realmente importavam, nem das que ficam na lembrança. Normalmente parece que as pessoas simplesmente caíram dentro delas ? os percursos delas foram traçados assim, como o senhor expressou. Mas acho que eles tiveram montes de oportunidades, assim como nós, de darem meia-volta, só que não deram. E se tivessem dado, nós não iríamos saber, porque eles estariam esquecidos. Nós ouvimos falar dos que simplesmente foram em frente ? e nem todos tiveram um final feliz, veja bem; pelo menos não o que as pessoas de dentro da história, e não de fora, chamam de final feliz. Sabe, chegar em casa e encontrar tudo em ordem, mas não igual ? como o velho Sr. Bilbo. Mas essas não são sempre as histórias melhores de ouvir, apesar de que podem ser as melhores para cair dentro! Eu me pergunto em que espécie de história nós caímos.?
Carine 27/01/2024minha estante
??????

Grazi 25/01/2024

Como sempre, muito suspeita pra falar desses livros hahahaha mas eles continuam beirando a perfeição. Talvez a forma como a história é contada aqui, a primeira metade sendo focada no Aragorn e os outros e a segunda metade no Frodo e Sam, talvez deixe um pouco a desejar no que tange a dinâmica da leitura, mas nada que tire a experiência incrível que é esse livro.

Letícia Rodrigues 25/01/2024

Nunca falei dele
Que eu sou apaixonada pela terra média todos sabemos e pra mim, esse é o mais fraco da trilogia mas mesmo assim é Tolkien e eu leria até a lista de mercado dele

Alesson.Oliveira 24/01/2024

Perfeito!
As Duas Torres continua sendo meu livro favorito da trilogia, é onde são mais marcantes os trechos onde se manifesta a beleza da amizade que Tolkien dá a sua obra.

lu_nasc05 22/01/2024

Não canso de me surpreender com esse universo...
A complexidade da terra-média como fantasia se supera cada vez mais, o desenvolvimento dos personagens, apesar de baseado em uma visão extremamente idealizada, é bem visível principalmente no Frodo e no Sam. Essa saga épica e maravilhosa só me impressiona. A escrita fica melhor a cada livro, além gradativamente ficar mais fácil se acostumar com o modo de descrição do autor.
Tive a oportunidade de ler com mapas e CARAMBA que diferença, melhorou mil vezes mais a experiência e sinto que consegui acompanhar muito melhor a história além de me concentrar e conectar muito mais com os trechos que narram as jornadas.