A Mulher do Vizinho

A Mulher do Vizinho Fernando Sabino

Resenhas - A Mulher do Vizinho

Marcia 28/02/2023

Minhas impressões sobre o livro
Esse é para descontrair e são histórias curtas. Nesse livro vamos encontrar contos, crônicas, relatos...
Cada história uma diversão e ainda nos chama atenção para o dia a dia, para o nosso cotidiano.
Sabino tem cada tirada que eu nao acredito na idéia dele. Foram vários contos que me fizeram rir.
Adorei e deixo aqui minha dica de leitura.
Leitura deliciosa!
Valeu!!!

Mar 14/10/2011

Cara, que livro gostoso de ler! Derrete nos olhos e no peito como chocolate na boca. Não tem idade pra gostar dessa sutileza que é Fernando.

Julhaodobem 28/07/2022

Um vida de Cotidianos
Ler um livro literário em tempos acadêmicos se tornou uma batalha incansável entre diversão e o estudo, por isso começo logo escrevendo que este Resenhando talvez seja o mais atrasado de todos, como sabem a minha vida mudou de um dia para o outro, não sou mais o leitor romântico que era no passado em um ambiente que a minha vida se resumia em tristeza, êxtase mental e pipoca. Estou me tornando um leitor acadêmico, não sei se isso é bom ou ruim, talvez seja uma mistura de ambos pois o que aprendi neste dois anos pandêmicos é que tudo pode mudar Inclusive a sua perspectiva sobre o cotidiano. Não estou dizendo que só vou escrever resenhas estranhas de metodologia, Max Weber e Maquiavel (até porque existem 20 livros de sebo em romance me esperando) mas logo irei me equilibrar entre Clarice Lispector e Gioconda Mussolini, dois pilares que todo ser humano deveria ter para florar os dons da própria existência.

Comecei contando está pequena e misteriosa parte da minha vida porque no fim tem tudo a ver com este livro, o cotidiano que está presente em cada um de nós meros mortais, A Mulher do Vizinho escrito por Fernando Sabino é um pequeno mas denso livro de curtos contos que foi escrito durante a sua carreira de escritor. Cada conto reflete sobre alguma característica banal da vida de um homem ao que deixa perceber que é o próprio autor contando. En cada um dos pequenos causos temos pequenos momentos humorísticos que deixam a história mais leve e que acaba tirando grandes risadas durante a leitura. Em cada história deste conto existe uma reflexão filosófica sobre a vida ou algo tão bobo que na forma de escrita de Fernando Sabino um objeto tão banal se transforma em algo filosófico, seja na política ou na própria sociedade, não há limites para o tema apenas em si se foca na vivência do homem brasileiro e assim pode se resultar em vários temas que aparecem no mesmo indivíduo ao longo de sua vida.

A Mulher do Vizinho é a minha primeira leitura de Fernando Sabino, durante os meus anos de leitor sempre ouvia falar de um tal de Sabino, escritor nato da nossa literatura brasileira, mas só fui achar um livro seu quando ganhei da coleção de um velho amigo e entre outros de Literatura e Poemas lá estava este exemplar na qual me baseio essa resenha. Sabino foi um escritor, jornalista e editor brasileiro que fez parte da terceira fase do modernismo brasileiro ou pós-modernismo como outros leiitores e estudantes dizem, uma época que se inicia em 1945 e se tornou um marco para a literatura nacional misturando a estética e conteúdos clássicos quase chegando ao parnasianismo, mas com uma liberdade artística. É dessa fase que nasceu Clarice Lispector, Lygia Fagundes e aqui Fernando Sabino que publicou A Mulher do Vizinho em 1988, ano que foi promulgada a nova constituição Brasileira

Este é o livro de transição da minha vida, quando comecei a leitura era um jovem latino-americano sem dinheiro no banco, agora eu continuo sendo um latino-americano sem dinheiro no banco mas agora em uma universidade pública a quilômetros de distância do meu antigo eu. Portanto este cotidiano presente nos contos se conectam a minha vida, tirando risadas e deixando meus dias mais leve enquanto uma nova casa se formava na minha mente agora literário e acadêmico.

Victor.Almeida 26/06/2022

Pelo que me recomendaram esperava melhor. Algumas partes fantasticas mas na maior parte nao me agarraram

Jacke 19/03/2012

A mulher do Vizinho
é assim ... um sueco morava na mesma rua que um oficial do exercito.. e seus filhos jogaram a bola no quintal desse oficial irritado com isso o oficial foia polia e fez um boletim ... o sueco e sua mulher foram a delegacia o delegado os interrogou e deu uma bronca neles na saida a mulher disse ao delegado: fique sabendo que sou brasileira, sou prima de um major do Exército, sobrinha de um coronel, E FILHA DE UM GENERAL.

Carolina.Souza 03/08/2021

muito mais do que eu esperava! eu achei esse livro na estante da minha mãe e o fato de ser composto por contos e crônicas foi o que me chamou atenção, mas eu não imaginava que iria gostar tanto desta leitura! é impressionante como as histórias mesmo que curtas carregam grande significado. com certeza o conto ?Notícia de Jornal? é meu preferido, me impactou muito. adorei!

Sathy 30/03/2017

Absurdamente ruim
Narrativa corriqueira, acontecimentos entediantes. Parece um esboço de novela barata.

Victor 05/11/2009

Sabino ensina a fazer do cotidiano um periódico de humor. O que acontece ao seu redor nunca lhe passa em branco ou é desimportante. Em pequenos acontecimentos triviais, o olhar do ótimo escritor se dobra em agradecimentos pela oportunidade de colocar seu dom em prática. É o tipo de leitura que transforma uma viagem de metrô ou um passeio pelo centro da cidade num exercício de percepção.

Emanuele229 18/05/2024

Uma crônica sensacional
Eu simplesmente amei o livro, são várias crônicas icônicas, reflexivas e até engraçadas.
Foi por causa desse livro que comecei a amar a literatura brasileira. Recomendo pra quem quer começar a ler livros nacionais e precisa de um livro curtinho.

Zelenski 19/10/2012

Como sempre, uma boa coletânea de crônicas
Em A Mulher do Vizinho, encontramos Fernando Sabino em seu estado mais puro: em crônicas rápidas, gostosas de ler, que abordam de coisas do dia a dia. Detalhes, pequenos ou grandes acontecimento, devaneios…

Bom para iniciar no mundo de Fernando Sabino.

Kellbet 05/11/2014

Sempre atual!!!
Esse livro, para mim, apesar de ser antigo em data cronológica, é tão atual como qualquer outro lançamento. A diferença é que os textos de Fernando Sabino serão sempre atuais.
Ele escreve vida, uma vida que pode ser tocada, pode ser sentida, pode ser vivida por qualquer um de nós.
Ler 'A mulher do vizinho' nos faz refletir sobre as coisas simples da vida. Um animal de estimação, uma mudança, um desaforo, um livro que não conseguimos escrever. Qualquer assunto da vida, e vida é sempre atual.
Para quem tiver oportunidade de ler, não a perca. Leia. É sem dúvida um aprendizado lindo, simples e eternamente atual.
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/2020/01/fernando-sabino-mulher-do-vizinho.html

Jak 19/06/2015

Sutileza e simplicidade
Ganhei esse livro na 7°série em um quite de leitura que é distribuido. Apesar da professora de leitura ter utilizado esse livro nas aulas demorei muito para lê-lo inteiro, mesmo ele contendo histórias curtas, ele não conseguia repercutir dentro de mim.
O que prova que o encontro entre o livro e o leitor tem um tempo todo seu para acontecer. Agora 6 anos depois consigo lê todas as histórias e me encantar com cada uma delas. Mesmo as histórias sendo pequenas e cotidianas cada uma transmite uma emoção intensa. Algumas simples, outras engraçadas, outras extremamentes impactantes. Uma que é impossível apagar da memória é "piscina" que é uma situação tão crua que é descrita com uma sutileza e uma simplicidade incrível.

Felipe 18/06/2016

Horrivel
Os piores contos que ja li... e olha q ja li os contos do Mia Couto...
Sathy 30/03/2017minha estante
Pior que Sabino só Dalton Trevisan. Ambos parecem escrever roteiro de novela barata.

Erika 21/03/2018minha estante
Não são contos, são crônicas. Sabino era cronista.

Henrique Fendrich 05/09/2019

Embora faça todo sentido que o nome de Rubem Braga seja mais lembrado do que os outros ao se falar em crônica, é preciso destacar o esforço impressionante que Fernando Sabino fez a favor do gênero. Durante a maior parte de sua vida o escritor se dedicou à crônica – que por muito tempo foi diária – e por isso é dono de uma das maiores produções no gênero, notadamente qualificada. Embora se reconheça como seu estilo os textos divertidos do cotidiano, pode-se dizer que Sabino variou bastante entre as suas crônicas. E livros como “A mulher do vizinho” são bons exemplos da força do seu texto.

Uma boa parte das crônicas do livro são historietas bem humoradas, como aquelas que fizeram a fama de Sabino na crônica, cheias de episódios inusitados e desfechos não previsíveis. Muitas dessas histórias são abertamente ficcionais, bem ao gosto do escritor, enquanto que em outras o cronista se insere como personagem – ocasiões em que faz bom uso da auto-ironia, como feito tradicionalmente pelos cronistas. Há um número razoável de textos que tem como motivação a burocracia e os absurdos das repartições e empregos públicos, coisa que também foi conhecida de perto pelo escritor.

Mas Sabino não é apenas bem-humorado: também é terno e dotado de grande consciência humana e social, bastante preocupado com a realidade de miséria e injustiças ao seu redor (muitas crônicas são exemplo disso, como “Notícia de jornal”, “A culpa é da sociedade”, “Piscina” e “Minha casta Dulcinéia”). De pequenos episódios domésticos o cronista também consegue extrair momentos de profunda reflexão (“A máquina do tempo”, “A pera”, “Reflexões de banheiro”). A beleza de suas observações atinge seu ápice justamente na crônica que encerra o livro, “Dez minutos de idade”.

E isso com aquela linguagem limpa e clara, como poucas em nossa literatura. Fernando Sabino é, assim como Rubem Braga, outro sinônimo para crônica.

site: http://rubem.wordpress.com