O Trono Vazio

O Trono Vazio Bernard Cornwell

Resenhas - O Trono Vazio

Patrick.Borges 22/07/2023

Crônicas Saxônicas parte 8
Mais um bom romance histórico de Bernard Cornwell, mas não é o melhor da saga. Achei esse volume mais interessante e dinâmico que o último, apesar de ser inferior que os volumes 3-4. Acho que a história está um pouco enrolada, e até mesmo parece um pouco repetitiva. Sei que é baseado em eventos reais, e que eles acabam se repetindo, mas pelo tamanho da saga tenho dificuldades de lembrar do que cada livro trata. Isso também se deve a eu deixar a saga em stand-by por 2 anos kkkk

É mais um livro em que o Uhtred acaba em uma disputa de território entre os saxões e pagãos. Em meio a isso, a Mércia busca um novo lider para proteger seus territórios de uma invasão norueguesa, e o Uhtred tem uma opção de lider que vai contra os limites definidos pela igreja e pelos homens. É um livro que tem menos batalhas mas tem muito mais política, até pela condição física do Uhtred no início do livro.

Estava preocupado em relação as batalhas, já que o Uhtred está bem velho e machucado da batalha contra Cnut em O Guerreiro Pagão, mas achei muito legal a ideia de já introduzir o filho dele como protagonista para os próximos volumes. Além disso, continuo gostando muito do Finan, quero que ele viva até o final, e nesse livro a Stiorra ganhou meu apreço, que personagem incrível, ela realmente lembra muito a mãe dela.

Vou dar um tempo até o próximo livro da saga, me sinto um pouco cansado dessa história, gostaria de ver logo Uhtred voltando para Bebbanburg e ver a "Anglaterra" de Alfredo unificada.

Wyrd bið ful ãræd.

JoAo 01/07/2023

O TRONO VAZIO
Gostei muito que ele muda um pouco da temática e já o próprio Uhtred começa a entender que a idade chegou ksksskskskskkakakaka

Vagner46 03/08/2015

Desbravando O Trono Vazio
Essa resenha foi feita a partir da versão britânica, intitulada The Empty Throne, em outubro de 2014, data de lançamento do e-book estrangeiro. Depois, foi atualizada com imagens e nomes em português em 12/06/2015, quando foram anunciadas a capa e a sinopse da nossa edição brasileira.

Com a morte de Æthelred pedindo para chegar após ser ferido gravemente na batalha final do último livro, muitas artimanhas se desenrolam para definir quem será o próximo comandante da Mércia. Todo mundo sabe que um trono vazio é sinal de guerras se aproximando, e aqui não é diferente, ainda mais se tratando de um trono tão importante e primordial para que um dia os reinos se unam e formem a tão sonhada Inglaterra almejada por Alfredo, o Grande. Quem deve tomar o seu lugar? Qual pessoa tem mais direito a herdar o trono? Será que uma mulher dará conta do recado? São questões que permeiam todo o livro e trazem alguns debates muito interessantes.

Uhtred ainda está muito (!) machucado depois de ter matado Cnut e quase ter morrido na luta, precisando ficar de repouso sempre que possível e mal conseguindo cavalgar. Um dos objetivos desse 8º livro é fazer Uhtred recuperar-se dos ferimentos e voltar às batalhas, mas o desenrolar eu vou deixar pra vocês descobrirem, não quero estragar a alegria do leitor contando tudo tão cedo.

O livro começa diferente dos demais, com o prólogo sendo narrado pelo filho de Uhtred, provando que é realmente filho de um guerreiro e mostrando um pouco dos seus pensamentos e do seu medo em relação a Æthelflæd, esposa de Æthelred. Aliás, esse livro parece ter sido feito para ela. Æthelflæd torna-se aqui uma das grandes protagonistas para a formação da Inglaterra, num tempo onde mulher nenhuma conseguia se diferenciar e participar tão ativamente das batalhas. E é por ser assim que ela consegue o apoio dos seus subordinados, tornando-se esperança para muitos deles.

Essa obra também foca um pouco em Æthelstan, filho do rei Eduardo e neto de Alfredo, designado a um dia ser rei. Quem acaba tomando conta do garoto é nosso grande protagonista Uhtred, que o ensina a tomar decisões bem difíceis para um garoto de apenas 14 anos e comuns para o futuro rei.

“He needed to know it, see it, smell it, and survive it. I was training the boy not just to be a warrior, but to be a king.”

“He’s a boy who must learn to be a warrior and a king,’ I said, ‘and death is his destiny. He must learn to give it.’ I patted Æthelstan’s shoulder. ‘Make it quick, boy,’ I told him. ‘He deserves a slow death, but this is your first killing. Make it easy for yourself.”

Como vocês puderam perceber até agora com essa resenha, Uhtred acaba ficando em segundo plano em praticamente toda a narrativa, mesmo que a história seja narrada sob o seu ponto de vista. Isso acabou tirando um pouco a graça do livro, pois tudo que Uhtred faz é visando outra pessoa, outro ideal, e pouco é desenvolvido a partir das reais necessidades dele. Ah, aqueles juramentos feitos...

Enfim, somos também apresentados a vários novos inimigos nesse oitavo livro da série, alguns deles dinamarqueses, galeses e, a novidade da vez, irlandeses, todos sedentos por mais terras e sempre querendo aumentar os seus domínios. Uhtred e seus aliados acabam tendo que enfrentar alguns e até, digamos assim, torna-se "parente" de um deles. Leia e descubra por conta própria, earsling!!!

O Trono Vazio não mantém de perto o mesmo ritmo de O Guerreiro Pagão, livro anterior da série, pecando em apenas alguns detalhes. Faltaram batalhas mais épicas, mais reviravoltas, mais SANGUE!! Intrigas são vistas ao monte nesse livro, mas elas tomam grande parte do livro (mais de 60%) e tornam a leitura um pouquinho arrastada, não aproveitando o melhor que Cornwell nos dá, que são suas descrições de paredes de escudos e embates singulares. Mesmo assim é uma leitura obrigatória para os fãs da saga e deixa muitas arestas soltas para o futuro, além de explorar outros personagens, sendo esses os únicos motivos para eu não dar uma nota mais baixa para esse 8º livro.

Wyrd biõ ful ãræd: o destino é inexorável.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2014/10/resenha-empty-throne-bernard-cornwell.html
Ranieri.Mattos 16/09/2015minha estante
Ótima resenha. Mas a grande verdade é essa: um livro fraco do Cornwell é melhor do que livros medianos de outros autores. Abraço!

Carlos 04/12/2015minha estante
Ótima resenha Vagner! Ja acompanho seu blog e suas ótimas resenhas.
Só uma dúvida, nessa parte " Enfim, somos também apresentados a vários novos inimigos nesse oitavo livro da série, alguns deles dinamarqueses, galeses e, a novidade da vez, irlandeses..."
Não seria noruegueses no lugar dos irlandeses?
Acabei de ler e posso ter passado batido, mas eles falam pouco sobre os irlandeses, mas somente em conversas com Finan e Sigtryggr. Vou dar uma conferida de novo.
Abraços!

Vagner46 15/05/2016minha estante
Verdade, Ranieri, Cornwell é sempre acima da média!

Vagner46 15/05/2016minha estante
Opa, bom saber disso, Carlos, gosto muito quando os leitores falam do blog! o/

Cara, vou ficar te devendo essa parte dos irlandeses, mas eu lembro quase de certeza que alguns deles foram mencionados, além dos noruegueses de plantão, é claro. Enfim, no 9º livro tu descobre. haha

Gabriel1994 10/06/2016minha estante
Alguém sabe me dizer se esse é o ultimo livro da saga ou se terão outros pela frente?

Vagner46 29/08/2016minha estante
Gabriel, teremos vários outros, nem o Cornwell sabe quantos. O 9º acabou de ser lançado no Brasil, o 10º sai agora em outubro lá fora e o 11º ele já está escrevendo. Acredito que teremos entre 12 e 14 livros.

Leonardo 11/12/2016minha estante
Você poderia alterar os parágrafos 3 e 4 dessa resenha, pq tem spoilers do livro (ainda bem que eu já tinha lido)

DeiaMolder 28/05/2022minha estante
Excelente ?

Mariane 21/04/2021

É incrível como a história do surgimento da Inglaterra foi contada aqui. Essas Crônicas são demais!

Felipe.Mello 01/09/2023

O trono vazio
Cornwell continua mantendo o leitor preso à trama, embora depois de 7 livros, ela acabe ficando um pouco repetitiva.
Mesmo com esse apontamento, o autor conseguiu ser mais criativo e fez a história sair um pouco da fórmula dos livros anteriores.

Gostei bastante!! Ansioso pelo próximo!

Luan.Brito 17/10/2020

Show!
Ótimo livro, mesmo não tendo tantas batalhas como costumamos ver nos outros livros, este não perde nada para os demais.

Gabriel.Maia 05/12/2022

Uhtred, o pai
Após a luta contra Cnut, narrada no livro anterior, Uhtred quase morre devido a um ferimento causado na costela pelo dinamarquês, e acompanhamos sua recuperação e a ascensão de outros personagens, que prometem ser o futuro da saga. Nesse volume, Uhtred mostra que não foram apenas suas habilidades com a espada e sua liderança nata que o levaram ao patamar em que se encontra hoje, e se mostra um estrategista nato, cheio de sacadas inimagináveis que, com um pequeno auxílio dos deuses nórdicos, acabam sempre dando certo. Apesar de tomar algumas decisões erradas no começo do livro, Uhtred tem muita sorte, e essa sorte (que o protagonista chama de destino) acaba ditando boa parte de suas ações. O primo de Uhtred, Aethelred, está em seus últimos suspiros, após ser seriamente ferido na última batalha contra os dinamarqueses, e o reino mércio entra em profundas dúvidas sobre quem será o próximo detentor do trono, já que Aethelred não deixou nenhum filho homem. A melhor escolha seria entregar a Mércia a Eduardo de Wessex, que já possui muito poder mas que irá acabar com a identidade orgulhosa dos mércios ou eleger algum dos nobres da região como soberano? Uhtred acredita que a melhor opção é Aethelflaed,e fará de tudo para influenciar os senhores da região a acatá-la como rainha.

Esse livro começa diferente de todos os outros. Eu comecei sentindo uma estranheza na narrativa e só depois de algum tempo fui perceber que o prólogo é narrado por Uhtred, filho do nosso protagonista, continuando o processo de expulsão dos nortenhos das terras mércias. Achei estranho no começo mas até que gostei de ter uma segunda perspectiva sobre os acontecimentos, e logo no primeiro capítulo temos de volta nosso narrador original. Acredito que Cornwell tenha feito isso para que nos apeguemos mais ao filho de Uhtred, e tenho quase certeza de que teremos alguns dos próximos livros narrados apenas por ele. Uhtred filho é como nosso protagonista em seus primeiros anos, cheio de força, vigor, inteligência e com muita vontade de construir sua reputação, o que acaba nos fisgando pela nostalgia. Temos um destaque especial nas relações fraternais de nosso pagão, já que o autor usa e abusa de Uhtred filho e de Stiorra, filha de Uhtred que não havia sido explorada nos últimos livros. Descobrimos várias coisas interessantes sobre Stiorra nesse volume, e ela se tornou minha personagem feminina preferida dessa saga. Além disso tudo, vemos o quanto Uhtred se importa com Aethelstan, filho de Eduardo, sendo que o protagonista está sempre defendendo-o dos perigos e ensinando-o sobre seus futuros deveres reais, já que acredita que Aethelstan pode um dia vir a assumir o trono de Eduardo.

Não tenho muito o que dizer sobre esse livro. Cornwell usa a mesma fórmula dos outros livros e isso me deixa feliz, já que é uma fórmula que funciona muito bem para mim. Ele tenta inovar em alguns aspectos, inserindo personagens novos muito carismáticos, como é o caso do nortenho Sitryggr, um jovem sedento pelo tão falado júbilo das batalhas, e que acaba trazendo alguns problemas a Uhtred.
Conseguimos perceber nitidamente que Uhtred está velho, mas também vemos que ele deixou um substituto à altura. Seu filho é um ótimo guerreiro, tão perspicaz quanto o pai, e tenho certeza de que a qualidade da narrativa não cairá em nada caso Cornwell o use para narrar os próximos livros.

Mário Lopes 24/04/2024

Oitavo livro. Ou continuação do sétimo?
Tudo, desde o início até o desfecho, é impecável. Esse sem dúvidas não é o livro mais emocionante e violento da série, mas é uma obra que devorei com MUITO entusiasmo, pois finaliza o mistério do final do livro que antecede esse.
O destino é inexorável.

Rubens Andrei 17/10/2021

O Trono Vazio
Mais um excelente livro!

A cada obra fico mais impressionado com Uhtred!

Uma única certeza, o lado apoiado por ele sempre será o vencedor!

Ronan.Azarias 20/06/2023

Morno mas bom
O livro anterior foi maçante (apesar de não todo ruim) e eu comecei este cético. O prólogo realmente me confundiu, mas depois a história começou de verdade me deixando mais à vontade. O livro é mais movimentado que o anterior mas não chegou a ser tão intenso quanto os anteriores.

Oscar.Valeriano 16/06/2023

Ulthred ainda se recupera do ferimento causado na luta contra Cnut, novos inimigos começam a surgir noruegueses vindos da Irlanda.

Sparr 26/02/2023

As Fiandeiras não descansam!!
Pelo amor das Nornas, aqui não tem spoiler, são considerações de leitura apenas.
As profecias feitas há muito seguem se cumprindo com primazia, e ao contrário de muitos comentários que li, adorei que a história não se foca cem por cento em apenas uma pessoa.
Uhtred sente o peso dos anos, o peso da guerra e de seus juramentos, com tudo isso ele se vê caminhando para as profecias feitas outrora. Vindas de duas mulheres, uma que amou e outra que pouco conheceu, mas que mudarão o curso de seus dias.
Em meio aos pesos, acaba por escolher seu segundo filho como Uhtred, após se decepcionar com o primeiro. É preciso também que ele se preocupe com o futuro de Stiorra, sua filha, antes que outras pessoas decidam por ele.
Esse é um livro sobre muitas viagens para impedir batalhas, um fechamento necessário a alguns assuntos abertos e algumas escolhas inusitadas de pessoas para fazer parte direta da vida do herói.
O foco está, e em algum momento precisava estar, nas pessoas que protege e ama, não necessariamente nele. O que não torna o livro algo menor.
Meu incômodo são com algumas coisas que a edição brasileira apresenta. Como erros de pontuação. A revisão não foi eficaz, mais uma vez, também há sérios problemas com os espaçamentos da diagramação, isso deixa a leitura incômoda, SIM!
Algumas coisas relacionadas à narrativa não me agradaram tanto, o que não torna o livro menos nobre, é só a minha opinião. E que Freyr me ajude, eu tenho muitas, ele bem o sabe.
O destino é o destino. As fiandeiras não descansam, elas guiam os nossos passos ao que deve ser... e será!

Douglas.Castro 14/05/2022

Perfeito
Mais um livro da serie, uma das melhores series ja escritas, recomendo a todos, leitura facil e envolvente.

Cesar Garcia 24/07/2022

Um livro incrível
Uthred é um personagem incrível e a história contada nessa série de livros só melhora. Este em especial é muito bem construído, divertido e envolvente.
Cinco estrelas sem dúvidas.