O Lado Certo da História

O Lado Certo da História Ben Shapiro
Ben Shapiro




Resenhas -


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Joabe.Gileade 18/10/2020

O ponto de vista conservador da história ocidental
Ben Shapiro , o autor desse livro, é o principal podcast conservador dos Estados Unidos. É graduado pela Harvard Law School e é judeu ortodoxo.

O presente livro mostra uma perspectiva conservadora da origem do pensamento ocidental. Seus valores e crenças. Apresenta como a civilização ocidental foi construída e moldada tendo como base Jerusalém e Atenas.

No livro O LADO CERTO DA HISTÓRIA , Shapiro detalha com muita profundidade os principais filósofos pensadores que prepararam a maneira ocidental de enxergar a vida, o mundo e Deus. Apresenta também os filósofos que postularam a mudança dos paradigmas e concorreram para a "desordem" do ocidente.

Para mim foi uma experiência muito interessante conhecer o outro lado da história. Indico esse livro para quem porventura tenha interesse em assuntos bem atuais relacionados à direita conservadora versus esquerda.
comentários(0)comente



Victoria 10/10/2020

Uma luz em meio ao caos
No livro, Ben Shapiro explica de forma clara e muito interessante como o progressismo e a mentalidade vitimista buscaram e buscam até hoje afastar toda a sociedade do progresso.

O autor defende que a humanidade chegou até aqui graças às tradições judaico-cristãs e às influências de pensadores clássicos e que a intenção da esquerda e, principalmente da Escola de Frankfurt, é tentar anular essas referências em busca de ?um mundo melhor? que de melhor não tem nada.

Bem Shapiro também traz frequentemente as questões de racismo, sexismo e etc. e aponta as incoerências de movimentos coletivistas.
comentários(0)comente



Marcella.Pimenta 24/02/2022

Razão sem Moral é perdição
Minha leitura foi meio arrastada até mais ou menos o capítulo 5, porque é muita filosofia e História. A partir daí, o autor começa a abordar filósofos do século XX e as ideias ficam mais "palpáveis", mais próximas da nossa realidade.

Esse início, embora chato, vai construir as bases pra todo o resto, porque a intenção do autor é mostrar que a origem da civilização ocidental (filosofia grega e valores judaico-cristaos) deve ser resgatada, para que a sociedade evolua individual e coletivamente.

Nos últimos capítulos, tudo o pensamento que foi construído é aplicado ao nosso tempo, então, do ponto de vista prático, é o que vai fazer mais sentido.

Ben Shapiro fala muito sobre o Iluminismo, critica o culto exacerbado à razão e aponta que uma nação (ou mesmo um indivíduo) que não valoriza a moral está fadada ao colapso.
Claudia.livros 24/02/2022minha estante
Melhor livro que li em 2021




Carlos531 14/10/2023

O Lado Certo da História
Está obra de Ben Shapiro, um conservador de direita norte americano, é quase uma advertência do que vem ocorrendo no mundo hoje. Embora a civilização ocidental com base nas doutrinas judaicas-cristão e gregas que tiraram milhões de pessoas da escravidão e miséria e realizaram um grande desenvolvimento humano e tem como expoente a nação mais rica, democrática e desenvolvida do mundo, hoje vem enfrentando sérios riscos de retrocesso. Doutrinas que renegam o individualismo, o direito a propriedade intelectual e material, o direito a livre expressão e pregam o coletivismo surgem em vários países da América do Sul e Caribe e outras partes do mundo e que fatalmente levam ao totalitarismo como já vimos isso acontecer antes com o fascismo, comunismo e nazismo que na essência são todos iguais. O livro é muito bom e tem um caráter quase didático, quem puder ler deve faze-lo.
Andre Fiks 14/10/2023minha estante
Oi tudo bem? Achei a sua resenha inesperada. Se me lembro bem, foram membros da sociedade judaico-cristã que escravizaram e sequestraram milhões de africanos e criaram os regimes nazi-facistas.


Carlos531 14/10/2023minha estante
Parabéns André, continue lendo só vai lhe fazer bem.




Cicero26 15/06/2023

Três mil anos em trezentas páginas
O Lado Certo da História é uma pancada intelectual. Não sabia que Ben Shapiro tinha essa consistência toda. Ele define os quatro pilares que alicerçaram nossa cultura - propósito moral individual e coletivo; e predisposição para buscá-los, individual e coletiva. A partir daí, ele mostra como a cultura judaico-cristã e a racionalidade grega nos deram esses pilares, como eles foram desenvolvidos ao longo da história ocidental, os movimentos contrários a eles, a destruição desses alicerces desde os iluministas, as consequências dessa destruição, e o mato sem cachorro em que nos encontramos. Esse panorama é escrito em linguagem fluida, de forma clara e compreensível, com muitos exemplos históricos. Suscita milhares de insights, meu livro ficou todo rabiscado e sublinhado. Valeu cada página lida.
comentários(0)comente



denis.caldas 18/04/2020

Jerusalém & Atenas
O autor nos traz o que reerguerá o Ocidente e, consequentemente, o mundo: propósitos morais individual e coletivo, e predisposições individual e coletiva. Traça uma linha de 3000 anos onde os fundamentos da felicidade são pautados pela moral judaico-cristã e pela razão grega, que abriu as portas à ciência, ao bem-estar e ao progresso. Leia e tire as suas conclusões; volte ao clássicos antes de combater quimeras.
comentários(0)comente



Gregori Pavan 06/05/2020

Em síntese, o livro apresenta a "palavra de Deus" como solução para os "problemas atuais”. O livro tenta introduzir a visão de que as conquistas positivas (redução de pobreza, de doenças, igualdade...) da sociedade atual é resultado da Religião (não da ciência ou filosofia), e os problemas “atuais” (supondo não existiam no passado) são resultados da atual falta de Religião. Bem Shapiro percorre o tempo e a filosofia para apresentar que o mundo até ontem era ruim, mas as pessoas eram boas - por seguirem a religião. E, agora, o mundo é bom e evoluído, mas as pessoas são “ruins” - por não seguirem a religião. Quando, no início da sociedade, as pessoas seguiam a Religião - por falta de opção ou cultura - o autor afirma que elas tinham livre-arbítrio, e agora que há mais opções e menos imposição, ou seja, que há o livre-arbítrio a sociedade erra por não seguir a Religião. Uma visão no mínimo preguiçosa, além de insistente e deturpada de um ideal de sociedade. O mundo sem a religião é uma rua sem saída. E é porque é, não apresenta um por que desse ser o caminho certo. E mais, critica todos os pensadores, filósofos e visões de sociedade após e em paralelo à judaico-cristã, mas surpreendente não faz uma análise crítica ou mea-culpa sobre a religião judaico-cristã. Uma visão radicalmente conservadora e negacionista (da realidade).
Almir.Santiago 14/02/2021minha estante
Sua síntese está equivocada. Sugiro que leia com mais atenção.




Gabrielli 27/07/2020

Fascinante
Ben Shapiro, com sua escrita maravilhosa, faz uma viagem histórica pela civilização ocidental e explica como e por que devemos defendê-la.
comentários(0)comente



Claudia.livros 31/12/2021

Melhor livro que li em 2021
Definitivamente, o melhor livro que li em 2021.
"1. Sua Vida Tem um Propósito.
A vida não é uma desordem confusa e caótica. É uma luta, mas uma luta guiada por um sentido maior. Você foi feito para usar a razão e seus dons naturais ? e cultivá-los para cumprir um objetivo maior. (...).Nós nos importamos com o que você faz; seus antepassados há muito tempo mortos se importam com o que você faz; seus filhos se importarão com o que você faz; seu Deus se importa com o que você faz.
2. Você É Capaz.
Avance e conquiste. Construa. Cultive. Você recebeu a habilidade de escolher seu caminho na vida ? e nasceu na civilização mais livre da história da humanidade. Aproveite ao máximo. Você não é vítima. Em uma sociedade livre, você é responsável por seus atos. Seus sucessos são suas realizações, mas também são o legado daqueles que vieram antes de você e dos que estão com você; seus fracassos são apenas seus.
3. Sua Civilização É Única.
Reconheça que o que você recebeu é único na história da humanidade. A maioria dos seres humanos ao longo do tempo viveu na pobreza e na miséria, com sério risco de doenças e morte; a maioria dos seres humanos ao longo do tempo passou por dores mais intensas em seus primeiros anos do que você provavelmente passará em toda a vida. A maioria dos seres humanos viveu sob o controle de outros, sofreu tirania e opressão. Você não.
4. Somos Todos Irmãos.
Não somos inimigos se compartilharmos uma causa comum. E nossa causa comum é uma civilização repleta de propósitos, tanto coletivos quanto individuais, uma civilização que celebra tanto a predisposição individual quanto a coletiva. Se lutarmos lado a lado, em vez de um contra o outro, seremos mais fortes. Mas só podemos ser mais fortes se seguirmos na mesma direção e compartilharmos a mesma visão. Devemos compartilhar a mesma definição de liberdade quando se trata de política e, em termos gerais, a mesma definição de virtude quando se trata de criar e manter o capital social." Ben Shapiro
comentários(0)comente



Sasa 26/08/2022

Controverso
É interessante antes de se ler uma obra, pesquisar ao menos o básico sobre o autor. Ao pesquisar sobre Ben Shapiro você encontra polêmicas que o envolvem. Tido como intelectual conservador dos Estados Unidos, o autor levanta polêmicas por ser supostamente falacioso, palestrar apenas para adolescentes e não se envolver em debates sérios. Em sua obra, ele retrata toda a construção ocidental, mas Shapiro se esquece do essencial: a Igreja Católica. É impossível (historicamente falando) contar a história ocidental sem mencionar a instituição que fez o Ocidente sobreviver. O que seria dessa civilização sem a Igreja para frear os cátaros? Impedir as invasões dos turcos otomanos? Não permitir que outras culturas destruíssem a nossa? Não existe Ocidente sem a base católica, sem Santo Agostinho, São Tomás, Tolkien, Chersterton, São Thomas More, as universidades, os hospitais, o progresso científico, tudo fruto da Igreja. Substituir ela por termos abstratos como "Princípios Judaicos-cristãos" e "Teleologia grega" chega a ser desonestidade intelectual. Ele pegou dois pilares vagos e chamou de colunas da cultural ocidental. Questiono como esses supostos princípios sobreviveriam e como a teleologia grega se divulgaria sem a Igreja Católica resistindo por 2 mil anos e sustentando esses conceitos. Em contrapartida o livro possui uma boa carga de informação, com uma escrita que não é complexa apesar de me parecer confusa as vezes (talvez culpa da tradução). De certo que toda obra leva em conta o ponto de vista do autor, e em uma obra política como essa Shapiro não faz questão de disfarçar. A questão é que talvez o "Lado certo da história" não esteja tão certo assim.
Andre Fiks 28/09/2022minha estante
Esse é o comentário mais lúcido que encontrei. Muita gente pode gostar o livro por reafirmar as suas crenças morais, mas isso não é debate. Agora, para argumentar que essa moral é superior a outras, deve-se confrontar o que mais era defendido por essas mesmas pessoas à época e as implicações dessas crenças.

Os antigos atenienses tiveram ideias incríveis sobre democracia defendiam que algumas pessoas nasceram para ser escravos. Não dá pra simplesmente transplantar essas ideias para o séc XXI, dizendo que são pilares da cultura Ocidental atual, sem considerar as instituições que as transmitiram e transformaram há milênios.




Jack 20/02/2020

Ben Shapiro é de uma lucidez e coerência incríveis. Vale muito a pena ler.
De forma sucinta ele passa pelos principais pontos da história intelectual do ocidente, fornecendo ao leitor a melhor perspectiva possível sobre os fatos.
Shapiro traça 3 mil anos de história intelectual em cerca de 300 páginas, em uma imersão elucidativa e acessível nas principais ideias que fundamentam nossa civilização.
Pensei que seria um livro comum, mas curti MUITO!
comentários(0)comente



Cris 25/12/2021

O lado certo da história
Me surpreendi positivamente com este livro. Havia lido outro do Shapiro que não me agradou muito, mas ?O lado certo da história? é realmente muito bom!
A leitura é fácil, tranquila de entender e bastante clara. Ele explica os seus pontos de forma muito simples e inteligíveis. E o conteúdo do livro é muito bom!! Ao final, concordo com ele!
Eu diria que sua leitura é essencial!
comentários(0)comente



Vincent 31/08/2021

Indispensável [...]
[...] para quem quer entender a história do pensamento Ocidental. De Atenas a.C ao identitarismo do séc XXI. Fazia tempo que eu procurava uma obra generalista deste assunto e esta é incrivelmente completa e compacta. Para ler devagar e fazendo anotações. Brilhante.
comentários(0)comente



Keila Peretto 05/02/2022

Uma verdadeira aula de filosofia
O autor traça uma linha histórica acerca das bases filosóficas que influenciaram a construção do ocidente, responsáveis por terem moldado o pensamento de políticos norte-americanos no passado e por transformarem os eventos sociais de cada época. De acordo com Shapiro, a principal fundação do ocidente encontra-se nos ensinamentos filosóficos de Jerusalém e Atenas, os quais por muitas vezes, especialmente após a modernidade, sofreram tentativas de abolição por pensadores, sobretudo, iluministas - e quais foram as terríveis consequências sociais dessa tentativa de reformulação filosófica (doutrinas que não apresentam um propósito de vida além da saciação imediata dos desejos humanos naturais, focadas no subjetivismo, relativismo, existencialismo e coletivismo - Satre, Freud, Marcuse - que vêm moldando a vida das gerações contemporâneas).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR