Kasato Maru

Kasato Maru Carlos Cornejo...

Resenhas - Japoneses

Cleber 10/06/2022

A alvorada do novo mundo
"O que faz do Brasil um país multicultural e diversificado em comparação a muitos outros é a herança deixada pelos vários grupos imigrantes que para cá trouxeram, junto com a força do trabalho, os sonhos, a vontade de vencer e os costumes. Muitad vezes esses costumes estão tão diluídos que escapam da nossa percepção e sequer nos perguntamos sobre as suas origens."
Gostei de conhecer um pouco mais sobre a imigração dos japoneses para o Brasil. O livro é bem didático, na primeira parte é falado sobre o primeiro navio que trouxe os primeiros imigrantes da terra do sol nascente, o navio Kasato Maru e também apresenta os dados de outros tantos navios que troxeram os imigrantes nas diversas épocas. Na segunda parte, o livro foca mais na parte das dificuldades e desafios enfrentados pelos japonês ao chegarem aqui. O livro tambem destaca o preconceito sofrido e a disputa entre os próprios japoneses após a segunda guerra. Com fotos e dados da imigração japonesa, esse é um bom livro para conhecer mais sobre esse importante marco cultural para a formação do país.