O Desafio

O Desafio Stéfani P. Paludo

Resenhas - O Desafio

Mari 10/06/2021

Aaa! Amei...
O livro nós envolve muito, os personagens são apaixonantes, corajosos, surpreendentes, encantadores... Amei o enrendo, os caos internos, como solucionarem... Esse livro é surpreendente. Super indico!!

@Colecionando_viagens__
Stefanippaludo 22/06/2021minha estante
que bom que gostou! Obrigada!

Uma Peregrina 10/06/2021

Ameiiii!!!
Meu Deus, estou apaixonada pela escrita, da autora, e que livro meus amigos, ainda estou chocada com o final, eu esperava que Júlio recobrace a memória, mais o Livro me surpreendeu positivamente por que tem muita ação, eu amei, super recomendo...

Ana Mc Bairros 10/09/2020

O Desafio (A Missão #2)
A luta por um país melhor continua. Liss e seus companheiros conseguiram tomar o governo de Tazur dos ditadores, mas o Marechal Gomes não parece querer facilitar para os demais membros da Junta Provisória diante das tomadas de decisões, porque segundo ele o país precisa continuar no modelo antidemocrático.

Além disso, a lavagem cerebral em Júlio e Thomas acabou funcionando, e eles não lembram de fazer parte da junta que tirou Margareth e demais governantes do poder. E para piorar, Júlio acredita que os membros da junta é que são os vilões da história, que ele e Margareth são um casal apaixonado, e não mede esforços para tirar a ex-governante da prisão e fugir sabe Deus para onde.

Assim, Liss e Andrew começam uma longa jornada de problemas para resolver, pois além de ter que ir em busca dos fugitivos e lidar com as loucuras do Marechal, precisarão conter um novo grupo terrorista que está praticando atentados um atrás do outro e matando pessoas, e descobrir as causas de uma nova doença que está afetando a população.

Será que eles vão conseguir conter o caos que se instaurou?

O enredo de O Desafio foi bem construído, a continuação possui uma ligação bastante condizente com o primeiro livro (A Missão) e possui um desfecho bem inesperado. A todo momento fiquei aguardando algo chocante, e de fato isso acontece nos últimos capítulos, quando enfim descobrimos um dos responsáveis pelo grupo terrorista. Foi uma das maiores reviravoltas!

Acredito que a autora conseguiu produzir uma excelente metáfora de como funciona de fato um governo corrupto e inescrupuloso. Os políticos que representam nosso país na maioria das vezes só pensam no bem e nas regalias de uma minoria que já tem seus privilégios intocados.

O Desafio retrata a atual situação do Brasil e de muitos outros países. Júlio, Margareth e o Marechal Gomes caracterizam aqueles líderes loucos, vaidosos e ditadores, que agem apenas em benefício próprio, enquanto Liss e Andrew simbolizam aqueles que desejam mudar e fazer parte da mudança no mundo, mas sentem receio de assumir de fato um governo. Nos mostra que aqueles que deveriam e possuem caráter suficiente para governar não desejam tal poder.

A história é narrada em 1ª pessoa, sob o ponto de vista do Júlio e da Liss, portanto é possível ter uma boa visão dos acontecimentos. Possui uma linguagem prática, sem rodeios, e bem criativa.

Mal posso esperar pela continuação e o desfecho disso tudo!

site: http://vicioseliteratura.blogspot.com/2020/09/eu-li-o-desafio-missao-2.html

@ysalemos 21/06/2021

@umalivresca
Recentemente eu terminei de ler O Desafio, novo lançamento da autora Stefani Paludo, e hoje vim falar para vocês alguns motivos para vocês se aventurarem nesta leitura também (que está em pré-venda, com um precinho top).
⠀⠀
O CENÁRIO. O Desafio é ambientado em um país localizado no meio da Floresta Amazônica. O lugar foi criado para proteger a população de uma epidemia que ninguém descobriu a causa. No entanto, este não é o problema principal a ser resolvido.⠀⠀
UM LIVRO POLÍTICO. Nós acompanhamos a Liss, que faz parte de uma junta que tomou posse de um governo ditatorial, com a intenção de transformá-lo em uma democracia. A questão é que mesmo depois da tomada do governo, um grupo de revolucionários continua fazendo ameaças, dizendo querer um "governo livre", porém, usando de violência para isso. Ao mesmo tempo, um dos membros da junta foi levado para o lado oposto, após ter sido torturado. O problema todo do livro será baseado em cima dele (inclusive, fazia tempo que não tinha tanto ranço de um personagem como tomei dele).⠀⠀
APESAR DA TEMÁTICA, É UM LIVRO LEVE. Toda essa questão política pode dar uma cara muito séria a trama, mas a autora trata do assunto de forma divertida e envolvente. O Andrew (meu novo crush) é incrível e serve como alívio cômico em muitos momentos.
⠀⠀
A leitura foi bem fluida pra mim, me envolvi horrores com os personagens, surtei bastante, quis sair metendo o voadora em geral. Sugiro muito a leitura, até porque faz parte de uma trilogia, então ainda temos muito para saber sobre este universo. O livro encontra-se em pré-venda, com frete grátis e brindes especiais.

site: https://www.instagram.com/umalivresca/

Gabs 28/07/2019

Continuação incrível!
Desde que conheci A Missão, me apaixonei pela história!

Não me arrependo nem um pouco de continuar acompanhando essa trilogia magnífica. Esse segundo livro conseguiu superar o primeiro, há milhões de reviravoltas, mil e um problemas para os personagens solucionarem, bastante ação, emoção, e, claro, a escrita impecável da autora.

Confesso que não parei de ler e pretendo reler quando tiver tempo para garantir que não perdi absolutamente nada dessa história incrível passar. Concluí a leitura em dois dias, por estar muito preso, querendo saber o que aconteceria nos próximos capítulos. Eu roía as unhas, colocava a mão nos cabelos e me irritava com a estupidez de certos personagens.

Valeu a pena cada página virada, cada surto que tive e cada estresse passado. Mal posso esperar para a conclusão dessa trilogia! Não tenho dúvidas de que o terceiro dará um final digno para a série.

Recomendo demais!!!!!!!!

LeiturascomPie 29/07/2021

Vai um nacional aí?!
Alguns meses atrás fui selecionada para ser parceira da nossa querida escritora Stefani Paludo e para ler a continuação de A missão, conhecido como O Desafio.
Por conta da faculdade acabei não conseguindo conciliar os estudos e leituras e por isso demorei um pouco para continuar finalizar a leitura. Infelizmente não consegui ler o primeiro, masss isso não foi um problema para mim, pois consegui entender a história mesmo assim!
Eu amei a ambientação do livro, a autora conseguiu trazer um 'novo' mundo, um país localizado no meio da Floresta Amazônica. Eu consegui imaginar todos os cenários e isso foi muito bom pra compreensão da história.
O livro tem uma contextualização política e por isso, eu acabei tendo uma dificuldade para avançar na história, já que não estava na minha zona de conforto, mas aqui estou né?! :)
A autora nos como personagem principal Liss, que faz parte de uma junta que assumiu a posse do governo procurando então, instaurar a democracia. Porém, mesmo após posse Liss se vê em um péssimo cenário, um grupo revolucionário começa a atacar o governo por querer um mundo "livre". E também, como personagem principal, Julio, que também é participante da Junta Provisória, porém, no primeiro livro, ele acaba sendo torturado pela antiga governante e acaba sendo cobaia de uma lavagem cerebral, onde a antiga governante implementou ideias de que ele era apaixonado por ela e que o inimigo era seus companheiros da Junta.
Como será que Julio lidará com suas emoções e lembranças? Como será que ficará o governo afinal, será uma democracia ou continuará em uma ditadura?
Venham embarcar nessa aventura política comigo e com a Stefani!
Só pelo terceiro livro da trilogia para sabermos o que de fato acontecerá!
Ansiosa!

site: instagram.com/lendocom3.14
Stefanippaludo 31/07/2021minha estante
obrigada pela resenha! Adorei

lais 05/09/2021

Gostei!
?????????O Desafio ? Stefani Paludo (??)

Quando a @autorastefanippaludo abriu vagas de parceria, eu corri me inscrever e fiquei muitooooo feliz quando fui uma das selecionadas a ler "O Desafio", continuação do livro "A Missão".
Em o Desafio, Liss e seus amigos conseguem tomar o governo de Tazur, mas o General parece não ter gostado muito do que aconteceu e quer que tudo volte a ser do jeito que era antes de toda essa revolução. Como eu não li o primeiro, fiquei meio confusa quando o Júlio, um dos personagens principais, parecia não se lembrar de que fazia parte da Junta e que estava amando a sua pior inimiga.
Maaaas, isso é explicado! O Júlio e Thomas sofrem uma lavagem cerebral e é ai que tudo começa a ficar muito interessante. Ataques de uma "seita" começam a acontecer, Margareth, a inimiga/amada de Júlio tem ele nas mãos e o plot no final vão te deixar com um gostinho de "quero o terceiro livro pra ontem".
O livro faz parte de uma trilogia, este é o segundo livro. Confesso que eu fiquei um pouco perdida, já que não li o primeiro, então fica a minha dica pra você ler o primeiro antes! A escrita da autora é muito boa, pra quem gosta de uma história bem detalhada, vai fundo, mete ficha. Porém, devo ser sincera em dizer que, algumas vezes eu me perdi no contexto e tive que voltar alguns parágrafos pra entender o que estava acontecendo, mas sei que foi por conta de não ter lido o primeiro.
Indico muito a leitura! Os livros estão disponíveis no Kindle Unlimited!

Aléh 04/11/2023

Gostei mais do primeiro.
Assim como em A Missão, Stéfani traz nesta sequência, em desenho, a representação dos prédios do complexo governamental e também a distribuição das salas do interior do palácio do governo.
Com a narrativa alternando entre a visão de Liss e a visão de Júlio, assim como o livro anterior, “O Desafio” segue a história, agora com a Junta Provisória – que inclui Liss, Andrew, o Marechal e outros personagens relevantes – no governo. Mostra as dificuldades e oposições que precisam encarar diariamente. Entre reaparições do grupo terrorista; Júlio tendo crises devido às torturas sofridas, sem saber diferenciar suas memórias reais das falsas memórias; e pessoas – militares e civis – sem experiência aprendendo a lidar com decisões governamentais, ainda precisavam encarar dissidências dentro da própria Junta. Envolve uma fuga, quebra de confiança entre amigos, ameaças ao governo e grandes reviravoltas. O final é algo totalmente inesperado e que me deixou bastante atordoada, curiosa e torcendo para que as coisas melhorem no final da trilogia.
Gostei muito da escolha do nome do livro, assim como o anterior, acredito que foi o melhor que poderia ser, condiz completamente com a história contada.

ATENÇÃO: Spoilers de mortes e/ou situações fortes:
Há o assassinato a sangue frio de duas pessoas importantes para a história, quase morte de outra pessoa importante na história e outras mortes, incluindo acidente de avião.

ATENÇÃO: Demais spoilers a partir daqui:
Acredito que a parte que eu mais gostei deste livro foi o começo, a ameaça que aquela caixa que foi deixada no lobby do palácio representava e o seu desenrolar criaram bastante adrenalina e curiosidade ao ler. Também gostei muito da forma como foi explorada a confusão de Júlio neste começo, a dúvida que o beijo em Margareth o deixou, todo o trabalho com Karina para tentar reverter os efeitos da tortura, o plano que ele criou para libertar a mulher que ele acreditava amar e a forma como ele colocou em prática - a invasão de Júlio ao escritório de Liss e o flagrante de Andrew… Porém, senti falta de uma confusão no momento em que ele estava beijando Liss, na hora de conseguir roubar a chave da cela que estava no quarto dela. Teve a questão física, a atração, mas faltou a reflexão sobre ele talvez sentir algo por ela, tanto que era esse o assunto que eles estavam tendo antes – era meramente técnica de distração, sim, mas com toda confusão mental de Júlio acredito que isto poderia ser melhor trabalhado, mesmo que posteriormente. Gostei muito de Andrew chegando no quarto, tendo um novo flagrante, e todo ressentimento por ele sentir algo por Liss.
Outra coisa que gostei bastante foi a maior participação e nosso conhecimento dos demais personagens integrantes da Junta Militar, porém, senti falta de uma criação mais profunda de alguns destes personagens.
Também senti falta, ao longo do livro – principalmente na parte narrativa -, da demonstração de confusão de Júlio. Durante todo período em que ele estava refugiado com Margareth ele sequer questionou se ela era realmente boa para ele, se aquela era a pessoa que ele realmente gostaria de ter ao seu lado. E, tendo em vista que a tortura não foi encerrada, e que Júlio se mostrava bastante idealista e firme antes da tortura, não achei condizente ele falar que “Isso tudo é passado. Agora, Tazur vive um novo momento…” quando Liss e Andrew o confrontaram sobre tudo que a ex-governante havia mandado ele fazer, a tortura pelo qual ele e Thomas passaram por ordens dela, todo assassinato e miséria a que ela foi responsável.
Senti falta de pequenos detalhes, ao longo do livro, que mantivessem a coerência e mostrassem que o sentimento de Andrew por Liss se mantinha vivo, apesar de terem combinado que as coisas seguiriam como antes. Gostei muito quando eles se apoiaram e trocaram carinhos para suportar o momento difícil no velório dos militares.
Por estes motivos, gostei menos deste livro que do primeiro. Porém, não consigo dar quatro estrelas pra ele, apenas não o tenho como favorito, pelos motivos que descrevo a seguir.
Me encantei com Karina, sua garra e idealismo. Fiquei bastante surpresa quando ela foi desmascarada – literalmente – como participante do grupo anarquista, não havia nada que indicasse qualquer possibilidade disso ao longo do livro, mas achei bastante condizente. Gostei de toda narrativa criada em torno da personagem, a infecção causada pela ingestão de água contaminada por petróleo, a forma como ela ajudou a libertar o pessoal que o Marechal havia mandado prender enquanto estava solitário no poder, cada ação e fala dela.
Falando sobre o Marechal, achei muito bem pensada e escrita a narrativa em torno dele e seu grande desejo pelo poder, a forma como ele conseguiu se colocar como único governante de Tazur, o acidente que ele causou, a “comitiva de boas-vindas”. Apesar de me identificar muito com os pensamentos e ideais de Andrew, achei que o assassinato do Marechal foi o melhor caminho. Seria muito difícil conseguirem destituí-lo do poder em vida, e isso era necessário. Além de ter sofrido com o assassinato de Danilo, o desespero de Júlio e as reações de Liss.
Fiquei muito feliz com o crescimento da personagem de Liss, a forma como ela foi aprendendo a se impor como seu cargo exigia, suas decisões, suas interações. Acredito que foi uma das melhores construções de personagem da trama. Neste livro virei fã dela. Não me desesperei quando ela quase morreu afogada, por acreditar que a história não seguiria sem ela, mas fiquei bastante aflita. E voltei a shippar ela e Andrew. Não aceito mais nenhum outro casal nesta história.