Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Renata CCS 24/01/2013

EVA, a primeira mulher, a primeira mãe. LUNA, mãe indígena, o poder matriarcal.
EVA LUNA é uma comovente biografia, narrada em primeira pessoa, que conta a história de Eva Luna, filha da pobreza e do analfabetismo, que cresce em meio a golpes e ditaduras militares alternados com breves períodos democráticos. Eva é espirituosa, alegre, divertida, filha de uma doméstica e de um jardineiro, nascida nos fundos de uma mansão. Sozinha no meio dos empregados, não teve amigos, não brincou as brincadeiras de criança e perdeu a mãe ainda muito nova. Passou a ser criada pela madrinha, a cozinheira negra na casa do patrão, onde depois ela mesma se tornou uma empregada. Em meio a muito trabalho e poucas alegrias, Eva aprendeu a contar histórias, sempre criando mundos novos, repletos de seres fantásticos e com finais emocionantes. Esse talento conquista a todos ao seu redor, e a pequena Eva, analfabeta e sem grandes perspectivas, vai conseguir, depois de adulta, alfabetizar-se e tornar-se escritora. Sua vida sempre foi preenchida por personagens excêntricos: além da madrinha que enlouquece, ela passa a trabalhar com Riad Halabi, um turco com lábio leporino que lhe ensina sobre o amor, conhece Humberto Naranjo, seu grande amigo de infância com um futuro de guerrilheiro na América do Sul, e finalmente sua grande amiga Mimi, uma mulher presa em um corpo de homem. Em paralelo à história de Eva se desenvolve a história de Rolf Carlé, um jornalista que só conhece Eva mais à frente na história e vivem um grande amor.
Isabel Allende descreve a tragédia, a pobreza, a felicidade em meio a coisas simples, mostrando as inquietações do ser humano sempre de uma maneira magnífica! Sou uma grande fã desta escritora chilena. Eu me apaixonei por Allende após seu romance mais famoso, “A Casa dos Espíritos” e depois dele, não parei mais de procurar seus livros. A narrativa é quente, doce, envolvente e intensa, mostra uma mulher que nunca perdeu a coragem e sempre defendeu com unhas e dentes seus sonhos e sua liberdade. Sua dura realidade mesclada com sua inabalável capacidade de sonhar são transcritas de forma poética. EVA LUNA não é uma história triste ou alegre, eu diria que é, antes de mais nada, uma história de vida e de fé. Desperta nossa força interior, nos faz pensar na vida e na família que temos e agradecer todos os dias por essas dádivas!
10/02/2013minha estante
Este também vou ler!

Renata CCS 13/02/2013minha estante
Oi Su, tenho certeza que vc irá gostar muito! Um abraço!

Renata CCS 22/03/2013minha estante
Realmente Edna, leitura mais que recomendada, principalmente para as mulheres.

Khadija.Slemen 06/02/2024minha estante
Também gostei muito dela, li Violeta, emoção pura. Agora vou ler esse já de olho na casa dos espíritos mas devo passar por Paula antes pois tenho aqui no Kindle. Seu histórico ficou muito bom?

Nado 30/04/2023

Publicado em 1987, o livro segue a história de Eva Luna, uma jovem que cresceu em meio à pobreza e que, apesar das dificuldades, é capaz de encontrar beleza e alegria no mundo ao seu redor.
A narrativa é contada pela protagonista, que nos leva por uma jornada por sua vida, desde sua infância até a idade adulta. Ao longo do caminho, ela conhece uma série de personagens fascinantes, cada um deles contribuindo para moldar sua visão de mundo e ajudando-a a se tornar a pessoa que ela é.
O livro é uma mistura de realismo fantástico e romance histórico.
O que eu mais gostei da obra foi a diversidade de personagens que a autora traz, não pela quantidade, mas pelas características de cada um, que os fazem únicos, e com condições pouco abordadas em livros.
A narrativa tem alguns trechos irônicos com resquícios de humor, que nos faz ficar com a consciência pesada por achar "graça" daquela cena, uma vez que o livro é pesado e carregado de denúncias do começo ao fim.
Meu primeiro contato com a autora e agora quero ler tudo o que ela escreveu ou escreverá.

Bruno Freitas 28/03/2021

Um livro, muitas histórias
Eva Luna, quarto livro publicado pela autora chilena Isabel Allende, é uma das obras mais interessantes que li nos últimos tempos.

O enredo apresenta ao leitor discussões sociopolíticas de um país sul-americano marcado por um processo de construção democrática um tanto conturbado, mas o que chamou mesmo a minha atenção foram as personagens que entram na vida da protagonista. Cada uma delas - com suas próprias histórias, costumes, crenças e verdades - contribuiu para o amadurecimento da personagem principal, que, ao ficar órfã logo na infância, acaba encontrando nessas pessoas histórias, afetos e ensinamentos.

Com o passar dos anos e o crescimento e amadurecimento de Eva Luna, a narrativa vai se tornando mais densa e envolvente, como se a história e nós, os leitores, fôssemos evoluindo com as descobertas da personagem.

O livro trata de vários temas, como repressão política, violência, imigração, sexualidade, transexualidade, resistência, entre tantos outros. Contudo, ainda que tais assuntos sejam delicados, o enredo consegue apresentar ao leitor uma história leve e, por vezes, divertida.

Esse foi meu primeiro contato com uma obra de Isabel Allende e, admito, fiquei bastante instigado e curioso para conhecer os outros livros dessa autora.
Damares Honnef 28/03/2021minha estante
Gostei muito desse livro qnd li.Me parece q tem mais um livro com essa protagonista.

Damares Honnef 28/03/2021minha estante
Recomendo A CASA dos ESPÍRITOS,acho q tu tbm iria gostar.

Bruno Freitas 30/03/2021minha estante
Oi, Damares, tem sim, é um livro de contos! E A Casa dos Espíritos já está na minha lista, estou bastante curioso para conhecer outras obras da Isabel Allende.

@eu_rafaprado 10/05/2023

Eva Luna ? Isabel Allende
5 de 5 estrelas
Isabel Allende é a escritora chilena viva de maior alcance mundial, a mais lida de língua espanhola, entre muitas peculiaridades, desde a ?A Casa dos Espíritos?, seu livro de maior sucesso, adaptado inclusive para o cinema, inicia a escrita de seus livros sempre no dia 08 de janeiro de cada ano.
Isabel é uma das minhas autoras preferidas e Eva Luna, foi a leitura escolhida para o clube do livro ?Lendo mulheres nacionais?, que este ano está se aventurando com autoras de outras nacionalidades também!
Eva cresce trabalhando como empregada doméstica, desde muito pequena, tem o dom de contar histórias e apesar de ter uma vida sofrida, sabe se sair muito bem de situações adversas.
Durante sua jornada, Eva conhece diversas pessoas que são essenciais para fonte inesgotável de imaginação, como sua madrinha, que tem um caixão dentro do quarto, comprado com muito esforço por medo de não ter onde ser enterrada, uma mulher trans que se transforma em artista de novela, um árabe com lábios leporinos, generoso e que acolhe Eva em sua casa, entre tantos outros.
Acompanhar a escrita de Isabel é como mergulhar em um universo paralelo, ela nos transporta para um mundo cheio de elementos mágicos e situações que beiram o absurdo, mas que são factíveis de acontecer.
Mais uma vez, encontrei muitas relações com o espiritismo e com a ditadura do regime militar no Chile, ainda não li toda a obra de Isabel, mas em todos os que li pude encontrar esses elementos.
Eva Luna é um livro gostoso de ler, uma história que facilmente poderia ser transformada em uma série, novela ou filme.
Foi maravilhoso ler na companhia de amigos e poder discutir tanta coisa bacana e pontos de vista diferentes, destaco também a mediação da professora Nilda, que com excelência nos contou um pouco sobre Isabel e suas obras.

edzlke 23/06/2022

Bolero
É como ler Gabriel García Márquez, mas com final feliz.
Talvez seja feliz porque Eva conta seus contos como gostaria que a vida lhe acontecesse. Seus personagens são pessoas que passaram pela sua vida ? ou pode ser totalmente o contrário.
Eu prefiro crer que foi tudo verdade, porque todo mundo merece um amor que conserve a madeira das casas coloniais, e porque a luta encontra espaço proeminente em meio à censura.
Eva me inspirou, me deu os olhos de ver que aventuras sem amor realmente podem deixar triste, mas que não há problema; tudo eventualmente se encontra.

Edilene Freitas 20/11/2022

Eva Luna é uma menina órfã que aprende a viver aos trancos e barrancos em um sociedade que não lhe dá muitas oportunidades de sobrevivência. Rodeada de pobreza e ganância dos homens, Eva encontra refúgio em seu mundo de histórias aprendidas com sua mãe e também com as novelas e filmes. Isabel Allende nos conduz através de um país marcado pela ditadura e pela guerrilha, com personagens cujas vidas se cruzam com a da protagonista e costuram sua vida.

Cristiane 14/11/2022

Eva Luna
Este foi o segundo livro que li desta autora, o primeiro, é claro, foi A Casa dos Espíritos
Eva Luna é a biografia de uma mulher, filha de um jardineiro e uma doméstica. Analfabeta, sem amigos, criada na casa onde sua mãe trabalha. Não conheceu o pai, sua mãe morreu muito cedo. Foi criada pela madrinha, uma cozinheira. Sofreu tudo que as mulheres pobres sofrem. Viu a história de seu país e conheceu (sem compreender) a revolução, o trabalho operário, o amor, a fome. Descobriu seu talento para contar histórias e no decorrer do livro, escrever suas histórias, transformando - as em novelas.
É uma leitura agradável e o fato da autora não definir onde, em que país a história se passa o leitor da América Latina identificará como sua aquela história.

Renan 04/09/2021

Foi uma experiência bem abaixo daquela que tive com Longa Pétala de Mar. Apesar do mesmo cenário latino americano, senti muita falta de mais diálogos entre os personagens.

Viviane 27/03/2022

Achei a leitura bem complicada de início, assim custe a entender o errado. A protagonista passar por muitos perrengues no decorrer a sua infância e adolescência. Mas como sempre no final tudo da certo

Adriana Naves 04/11/2023

É pra aplaudir de pé
Como essa leitura é incrível! Isabel Allende nos conduz com a tranquilidade de um rio calmo pela história turbulenta da Agentina, e de certo modo da própria América Latina. Acompanhamos as lutas, medos e triunfos de seus personagens, que diante do horror e da opressão, dentro de suas possibilidades lutam e vivem, constroem uma vida que valha a pena. Amei demais, ansiosa para conhecer outros trabalhos da autora, como o tão aclamado "A casa dos espíritos ".

Letícia 06/08/2021

Publicado em 1987, o terceiro romance de Isabel Allende é muitos livros em um só.

Antes de mais nada, Eva Luna é um romance de formação: nele acompanhamos a protagonista homônima, uma jovem de origem humilde, desde seu nascimento até a vida adulta. Quase uma órfã dickensiana, ela enfrenta uma infância de carências e abandono, transitando de casa em casa até encontrar seu lugar no mundo. Mas não se engane pelo aparente clichê, a latinidade pulsa em todas as páginas.

Isso porque este é também um romance histórico. Tendo como pano de fundo mais de meio século da história venezuelana, o livro narra três marcos políticos do país: a ditadura de Juan Vicente Gómez, a ditadura de Marco Pérez Jiménez e a atividade da guerrilha durante governos democráticos dos anos 1960. Como em outras obras da autora, aqui encontramos um forte teor autobiográfico: após o golpe no Chile, Allende se exilou na Venezuela durante treze anos.

Além disso, Isabel e Eva compartilham o dom de contar histórias. É por meio da imaginação, da narrativização de vivências pessoais e da homenagem à memória dos vivos e dos mortos que autora e narradora-personagem tornam a realidade suportável. É justamente a metalinguagem, combinada às tiradas cômicas e pitadas generosas de realismo mágico, que torna a trama tão violenta mais leve e divertida.

Como de costume, os holofotes recaem sobre as personagens femininas, que, aqui, evidenciam como a luta de classes não dá conta das opressões de gênero sofridas por mulheres cis e trans. Por meio de um olhar estrangeiro, Allende também descontrói o mito da democracia racial que impera na América Latina.

Por outro lado, mais uma vez me deparei com alfinetadas da autora contra o vegetarianismo, injustificadas e irrelevantes para a narrativa. Outro aspecto negativo foram os inúmeros erros de tradução e revisão, infelizmente comuns nas edições da Bertrand Brasil.

Apesar do incômodo, nada disso comprometeu a leitura, envolvente do início até o fim. E, embora eu ainda considere A Casa dos Espíritos a obra-prima de Allende, Eva Luna já ocupa um espaço especial no meu coração.

site: https://www.instagram.com/pulsaoliteraria/

Marcio 04/12/2021

Eva Luna
Simplesmente fantástico, leitura envolvente, Isabel Allende estará entre minhas leituras favoritas!

Ari Phanie 24/07/2021

“ (...) a realidade não é apenas o que se vê à superfície, tem também uma dimensão mágica...”

Como em todas as histórias de Isabel Allende, Eva Luna tem um magnetismo, uma atmosfera mítica e simbólica. A personagem central é filha de um índio e de uma descendente europeia com uma alma livre que vive cercada de desigualdades. A menina Eva Luna herda da mãe o gosto pela liberdade e o olhar diferente para as coisas. Infelizmente, Eva não tem uma vida fácil. Perde a mãe cedo, é pobre e vive em um país que vivencia todos os males e injustiças de uma ditadura militar. Ela é jogada de um lado a outro, sem pertencer a lugar nenhum e a ninguém, vivenciado sua existência da forma que nenhuma criança deveria. A única coisa que Eva tem é sua imaginação e a facilidade de criar e contar histórias, que acabam por encantar muitas pessoas com as quais seu caminho cruza. E é a sua facilidade em imaginar e contar histórias que leva Eva a encontrar o seu propósito na vida.

Essa protagonista é incrível. Ela é forte e decidida, mas ela não é a única personagem a encantar. Mimi e Rolf Carlé também são meus personagens preferidos. Mimi é uma mulher trans cheia de nuances e conflitos e coragem e poder. Amei ela num grau; a cada capítulo torcia mais por aparições dela. Rolf foi meu queridinho desde o começo com sua família cheia de conflitos. O personagem é um idealista e você torce desde o princípio que ele e Eva se encontrem, mas isso aconteceu bem tarde, o que me deixou frustrada. Eu também gostava muito do personagem de Riad Halabi; ele era um outsider, com problemas de imagem por causa do lábio leporino, muito querido por todos, menos por sua esposa e que se tornou um pai para Eva. Mas Allende incrementou a história com algo, na minha opinião, desnecessário e matou o personagem pra mim. Enfim...

Resumindo, essa é uma história com traços de realismo fantástico, ótimas críticas sociais, alguns dos melhores personagens da Allende e uma narrativa ágil e intensa. Não é um dos meus livros preferidos dela mas, com certeza é um dos melhores.

Jessica Moraes 25/01/2024

Romance de formação, conta a história de eva luna e rolf carlé desde suas infâncias até a vida adulta; onde se encontram depois de passarem por poucas e boas.
com realidades diferentes, a vida dos dois se entrelaçam; a autora coloca bastante fatos históricos durante a narrativa, ligando os personagens ao longo dos acontecimentos.
os primeiros 30% fiquei curiosa com a premissa, mas ao longo da leitura foi se perdendo essa magia; não estava preparada para tudo que acontece, porque o inicio é muito diferente do final da história, não gostei dessa ''quebra''. espero não me decepcionar em Violeta e Casa dos Espíritos.
Isabelle Lins 04/02/2024minha estante
Eva Luna também não me surpreendeu, tive a mesma impressão que você! Mas A casa dos espíritos definitivamente vale a pena! Muitíssimo superior e com um roteiro bem mais envolvente!

Jessica Moraes 06/02/2024minha estante
Que bom ler isso, Isa.. me deixa mais feliz para começar os outros livros da autora.

@livrosdelei 01/03/2021

Obra sobre política, feminismo e amor!
?Eva Luna? de Isabel Allende é um livro único. A obra é leve, mas não deixa de tratar de diversos temas: política, feminismo, sexualidade e multiculturalidade.

Eva Luna é uma mulher que viveu parte da sua vida à margem da sociedade. Ela era tão invisibilizada que sequer tinha uma família ou documentos pessoais. Eva passou a infância toda trabalhando como empregada doméstica em diversas casas, mas o trabalho nunca a impediu de expor o seu talento para todos: o dom de contar histórias.

Eva possui uma criatividade gigantesca e consegue contar um número infinito de histórias. Talvez esse talento seja fruto de seu grande e apaixonado coração, que sempre acaba se envolvendo com um rapaz novo.

A obra nos permite acompanhar essa menina talentosa e apaixonada desde seu nascimento até a vida adulta. A curiosidade e o talento de Eva é o grande protagonista desta obra, pois a leva para diversas situações únicas.

O que mais gostei da leitura: como a Eva possui grande sensibilidade com sentimentos e como ela reconhece o grande amor da sua vida.

No decorrer da leitura, nos sentimos mais próximos da própria Isabel Allende, pois sentimos que ela projetou suas próprias características em Eva.

Concluindo: eu indico essa obra para todos! Em especial, para as pessoas que buscam uma leitura poética, fluída e criativa.
Admel 01/03/2021minha estante
Já foi para minha lista de queeeeeero urgentemente hahaha

Carolina.Gomes 02/03/2021minha estante
Eu amei ! ?