Livre Para Recomeçar

Livre Para Recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas - Livre Para Recomeçar

analuvilelas 28/02/2023

Histórias que encantam
Que história linda, poética, reflexiva e encantadora!
A autora foi certeira na construção das personagens e do enredo. Amei como me fez refletir sobre soltar as amarras de coisas ruins que aconteceram e transformar estas experiências em coisas boas!
Confesso que em determinados momentos, do meio para o final, a história perdeu o embalo, mas no finalzinho deu para recuperar.
No geral eu amei e já estou curiosa para ler mais livros da Paola, principalmente por acompanhá-la a muuuitos anos nas redes sociais!

Byfeferreira 22/02/2023

Bom, mas faltou algo!
Mais um livro com romance de época que eu não detestei!!!

Esse era um livro que estava na minha tbr há um tempo já e que eu estava curiosa para ler por ser nacional escrito pela Paola que eu acompanho e gosto muito.

De modo geral eu gostei do livro, achei a história interessante, com temas muito importantes e personagens cativantes. Mas achei a narrativa um pouco lenta em alguns momentos e os capítulos que não eram pequenos, não ajudavam também.

Também senti que mesmo gostando da leitura, não consegui me conectar e me importar muito com o que estava acontecendo, não fiquei com aquela sensação de precisar ler para saber o que ia acontecer.

Mesmo assim, achei interessante e gostei muito da escrita da Paola. Quero ler outros dela mais para frente para ver se gosto mais.
Kety 22/02/2023minha estante
??

Débora 20/02/2023

Um livro arrebatador...
De fato, eu não esperava tudo que a autora entregou. O início meio que me colocou em alerta porque não gosto de histórias que contenham fundos de violência doméstica, mas aos poucos a autora foi incluindo leveza e me fez amar os personagens e saber mais da história. Os plot twists durante a histórias, meu pai, foram arrebatadores, e o desfecho então? Quem diria que seria assim? Caraca... assombrada de bom. Vou querer ler mais dessa autora, se em um segundo livro ela entrega tudo isso, imagina nos demais. Parabéns, Paola, sou sua fã.

Dayse.Carla 20/02/2023

Não sou acostumada a ler livros de época, porém me interessei pela autora que já conhecia de muitos acessos em blogs e vídeos. É um livro gostosinho de ler, com assuntos sérios e cheio de emoções. Curti! Vale a leitura!

Gabi 19/02/2023

Favoritado!
Este, sem dúvidas, foi um dos livros de romance de época mais lindos que li! Estou completamente apaixonada por esta obra, especialmente por se passar no Brasil. Amei descobrir parte da cultura carioca por meio desta leitura.

Sobre o romance em si: perfeita a construção do casal. É lindo ver a evolução de cada um, tanto individualmente quanto em conjunto. Anastacia e Benicio têm meu coração.

Quantos aos temas retratados nesta obra: foi impactante, mas construído de uma forma belíssima. Com certeza pode abrir-nos a mente.

Enfim, livro 5 estrelas e favoritado. Muito orgulho da Paola ??

Bianca 11/02/2023

Que livro lindo
Confesso não tinha tantas expectativas por ser romance de épocas e apesar de ter gostado dos que eu li, sempre é um gênero que eu demoro um pouco para pegar no ritmo da leitura.
Esse não foi diferente, demorei para entrar de cabeça nessa história, mas quando consegui, foi uma surpresa atrás da outra.
Achei diferente dos romances de época que eu já li, por não focar tanto no romance, apesar dele estar muito presente, mas sim em uma história de superação, amor e liberdade. Além de se passar no Brasil Império, o que me deixou encantada com os cenários e as descrições.
Amei a história da Anastácia, do Benício e de todas as mulheres deste livro. Sorri muitas vezes e até me emocionei. Amei a escrita da Paola e gastei muito post-it kkkk.
Recomendo muito esse livro!!

Renata Nascimento 31/01/2023

Esse livro me causou inúmeros sentimentos.

Ao iniciar a leitura me encantei com diversos pontos abordados, em especial o contexto histórico. É nítido o trabalho de pesquisa da autora. Amei conhecer mais do Rio de Janeiro do século XIX.

Conforme fui avançando nas páginas, senti a narrativa um pouco lenta e achei diversas cenas arrastadas e desnecessárias.

Com relação aos personagens, confesso que a mocinha não me encantou muito. Me solidarizo com todas as angústias sofridas por Anastácia e me causa repulsa todo abuso físico e psicológico causado a ela. No entanto, faltou um pouco mais de carisma e suas muitas frases de efeito foram um tanto quanto cansativas.

Em compensação, Benício merece seu devido crédito. É um mocinho do jeito que a gente gosta: bonito, fofo, respeitador. Só senti falta de mais detalhes sobre sua vida, como a real história por trás da morte de sua mãe, por exemplo.

Por fim, não posso deixar de citar o quanto eu amei o casal secundário. Se autora resolvesse lançar um outro livro sobre eles, certamente eu leria.

É um bom livro!

ste :) 30/01/2023

Liberdade
Foi o primeiro livro da Paola que eu li, mas não será o último.
Encantada com a sua escrita, com a leveza com que conduz a história e com o tanto que aprendi ao ler o livro. Revivi momentos em que estudava História do Brasil, me coloquei no lugar de muitos dos personagens e membi vivendo naquela época. Me peguei pensando no que faria.
A força e a voz que Anastácia teve marcou profundamente muitas vidas, toda uma sociedade.
Não é apenas um livro de história, é um livro de conhecimentos passados, presentes e futuros.

Sirlei Mendes 30/01/2023

Adorei
Anastácia carrega na pele as marcas deixadas por um casamento odioso. Em sua última noite como uma mulher livre, ela perdeu o controle do seu futuro e acabou presa no famoso hospício para alienados do Rio de Janeiro. Mas agora, três anos após sua internação, Anastácia precisará enfrentar o passado e descobrir como recomeçar. Quem ela escolherá ser longe do peso do título de Condessa De Vienne? Benício de Sá é conhecido como o Bastardo do Café. Lutando diariamente contra a opressão do pai ? um dos mais poderosos cafeicultores do Brasil ? ele encontrou na construção cívil a oportunidade perfeita de mudar seu futuro e deixar uma marca no mundo. Contudo, enquanto a Empreiteira de Sá conquista o cenário carioca, Benício continua preso ao passado e às marcas que carrega na alma. Será que um dia ele conseguirá libertar-se por inteiro das garras do seu pai? Anastácia e Benício se conhecem em meio à ruína, mas é durante a esperança de um novo começo que eles se reencontram. Agora resta saber se estão prontos para recomeçar.

Dani 29/01/2023

E veio a primeira leitura de 2023 ??.

Que experiência boa foi essa com a escrita da Pah, mas confesso que o fato de ter muita narração e pouco diálogo me incomodou um pouco, porque eu senti várias vezes que a leitura ficava muito cansativa, já que havia muita descrição.

Entendo que o foco do livro não era o romance dos protagonistas, e sim em como cada um tinha seus medos e obstáculos a serem vencidos e que somente eles teriam que enfrentar.

Aos 65% é quando o livro deslancha e tem mais diálogo e acaba desenvolvendo um pouco mais o envolvimento do casal, o que me fez ficar apaixonada por eles (Benício você tem meu coração eternamente ?).

Não posso deixar de enaltecer a descrição dos cenários, com absoluta certeza a pah fez uma mega pesquisa histórica, porque a riqueza de detalhes é incrível e você acaba se sentindo dentro da cena de tão realista que é.

O motivo da nota de 3,5 é mais pelo fato de ter pouco diálogo e no final acabar sendo uma leitura bem cansativa, mas de resto é um livro bom!!

CammisFiggueiredo 26/12/2023minha estante
Cara... Eu acabei de ler esse livro e até agora você é a única leitora que notou o foto e teve a mesma sensação que eu. Estava adorando o livro, até a menção da querida e a história da família real ser aversa a escravidão e torturas. Decepcionada com esse final ?

Tereza Cristina 22/01/2023

Cansativo...
A história é boa, mas não gostei da escrita. Muito cansativa, repetitiva e muito melosa. Já estava cansada de ler sobre o "cheiro de lavanda" e dos "beijos em cada uma de suas sardas". As partes mais empolgantes do livro foram escritas sem muito aprofundamento e foram muito breves.

Biancacm 21/01/2023

Temáticas importantes, leitura demorada
O livro trata de temas muito relevantes, com o desenvolvimento de personagens e o romance bem escrito.
Gostei dos personagens secundários, não gostei de alguns "plot twists", mas não quero dar spoilers.
Demorei na leitura, acho que a autora gastou muito tempo com a parte filosófica. Poderia ter mostrado as convicções e pensamentos de outra forma que pudesse deixar a leitura mais fluida, sem tantas repetições.
No geral, foi uma leitura boa, mas demorada.

Isabela Di Ãngelo 20/01/2023

Lento !!!!
Que livro lento !!!! Não precisa de 400 páginas. Achei o tema muito bacana, a escrita da autora é boa. Só que o ritmo do livro é lento. Também não senti tanta química do casal principal. Leia por sua conta e risco.