Maria dos Prazeres

Maria dos Prazeres Gabriel García Márquez

Resenhas - María dos Prazeres

Danyelle22 26/02/2023

Fim x recomeço...
Este foi o meu primeiro contato com os textos de Gabriel García Márquez e bateu um certo arrependimento de não ter lido este livro antes.
Apesar da narrativa leve e bem-humorada, trata de aspectos bem pesados da vida de Maria dos Prazeres, que é uma imigrante brasileira.
A passagem do tempo, as memórias, a velhice, uma profissão "muito antiga", a solidão, a necessidade de ser lembrado... são temas que permeiam o texto.
Em meio a tantas provocações, me peguei pensando o quanto é difícil lidar com os fechamentos de ciclo e aceitar o seu recomeço.

AmandaVM 17/07/2022

Meu primeiro contato com Gabriel Garcia Marquez.
E fiquei surpresa com a capacidade de falar de uma maneira simples, sobre tantos assuntos complexos em tão poucas páginas.
Esse conto é uma daquelas estórias (sim, sou dessa época) que deixam a gente pensando por horas, sobre a vida e sobre tudo que nela cabe.

Vanessa.Carla 08/01/2021

Maria dos Prazeres
Na verdade foi uma graça conhecer essa personagem. é uma leitura bem curtinha mais cheia de personalidade.

Simone Brito 07/12/2015

Vivacidade
Adorei esse pequeno relato de Maria do Prazeres que no auge de seus 76 anos e certa de que estava prestes a morrer, prepara sua vida para a morte, e redescobre o prazer. Descobre que ainda é possível ser notada, mesmo que esse alguém possa ter segundas intenções, o que não era um problema para Maria.
Simples, delicado e encantador.

Débora 21/11/2020

A apaixonante Maria dos Prazeres.
Ps: Isso não é uma resenha, são apenas minhas impressões em relação à obra.

Em pouquíssimas páginas, Gabo criou uma personagem apaixonante e inesquecível, sofrida e forte. E mesmo nesse conto, já conseguimos ver elementos do sentimento (ou condição) que permeou várias de suas obras: a solidão.
Uma história que me fez dar várias risadas, mas ao mesmo tempo tem uma aura pesada (talvez esse não tenha sido o melhor adjetivo e a melhor explicação).
Enfim, que gostinho de quero saber mais, quero mais de Maria dos Prazeres...
Que escritor maravilhoso. E olhe que essa nem é a melhor de suas obras, mas é uma obra que merece muito ser lida.

Lari 10/12/2023

Eu amei!!
Eu amei demais este livro. Achei a escrita maravilhosa, como sempre, de Gabriel Garcia Marques, envolvente e rebuscada, o que enriquece meu vocabulário.
O que pensei que seria um livro para crianças, acaba sendo um livro totalmente para adultos, assim como O Verão da Senhora Forbes. Uma história triste com um final que a gente não espera. Recomendo muito!!!

JoiceCoutinho 29/08/2023

Uma senhora se prepara para a própria morte, acreditando partir antes do natal seguinte... Um conto bem escrito, com detalhes que nos cativam!

Poliana 30/09/2021

Um dos 12 contos peregrinos.
Fiquei chocada ao saber que esse é um livro para crianças. O final me deixou com várias teorias na cabeça e com a sensação de que nenhuma delas tá perto do que realmente aconteceu.

Luiz 23/07/2023

Não é infantil
Este livro é vendido como infantojuvenil, mas não é bem assim, vai tratar de temas como prostituição, guerra civil espanhola, abuso sexual, morte etc.
E além do uso liberado de palavrões como puta e 🤬 #$%!& , alguns ficam mais encobertos, como "cuzinho" que tem a intenção de ser cômico, passará despercebido por boa parte das crianças, mas os que eu citei anteriormente não, não recomendo para crianças, mas a história com um olhar adulto é bastante proveitosa, Gabo é sempre maravilhoso, infalível!.

Samu 05/10/2023

Havia valido a pena esperar tantos e tantos anos, e ter sofrido tanto na escuridão, mesmo que tivesse sido só para viver aquele instante
Fiquei interessado em ler este livro após assistir ao monólogo "Dos Prazeres", que foi inspirado neste conto. Fiquei surpreso com a fidelidade à obra original, o que aumentou ainda mais meu apreço por ela.

Esta é uma história que aborda a morte, a discussão sobre a morte e até mesmo como podemos deixar de viver (e viver de verdade) devido a ela. No entanto, a trama é tão rica em acontecimentos que me surpreendeu. Ela alcança uma profundidade que falta em alguns romances de 300 páginas.

O final pode ser interpretado como aberto, e embora eu tenha minhas próprias conclusões, o simbolismo é tão bem utilizado e a construção da personagem principal, nossa Maria, é tão sólida e bem feita que podemos extrair diversos aprendizados e ponderar sobre os diferentes caminhos que esse final, que na minha opinião é lindo e poético, nos conduz.

É importante destacar que li o livro no Kindle, mas mesmo assim, todas as ilustrações são lindíssimas e complementam perfeitamente cada momento da história. No entanto, ainda quero muito encontrar um exemplar físico para apreciar essas ilustrações em cores e impressas.

Embora o livro seja categorizado como infantojuvenil, vi algumas controvérsias e críticas sobre o uso de palavrões e sobre os temas abordados. Considerando que a categoria infantojuvenil abrange pessoas de diferentes faixas etárias em fase escolar, incluindo estudantes do ensino médio, acredito que ele pode sim ser importante e levar temas relevantes para discussão relacionados com assuntos de sala de aula, e quanto mais cedo esses assuntos forem apresentados, mais fácil fica de discuti-los.

Um beijico especial pro meu amorzão, que além de ter assistido o monólogo comigo, topou ler esse conto em conjunto tbm (no nosso super clubinho de leitura de 2 pessoas: jo&samu), eu te amo muito e obrigado por me fazer bem e melhorar meus dias mesmo que de longe ?
João 05/10/2023minha estante
que saudades do monólogo ??

João 05/10/2023minha estante
te amo muito, amei ler esse com você

J. W. Murta 17/02/2021

Não é bem uma historia infantil
A principio adquiri o livro para meu filho, mas vou esperar ele ficar um pouco maior para lhe entregar esse regalo. A história é emocionante e incrível, como praticamente tudo que o Gabo faz, mas trata-se da historia de uma prostituta já idosa, que começa a adestrar o seu cão para visitar onde será seu túmulo. Acaba sendo um pouco pesado para uma criança, mas é perfeita com todo o realismo fantástico que permeia a obra do Gabo. Super indicado para jovens adolescentes em diante.

Barbosa Alves 15/03/2021

Um conto ambientado em Barcelona, em que a personagem principal é uma brasileira. Um relato sobre a solidão, velhice e o inesperado que pode ser o encontro com o amor.

João 05/10/2023

Uma leitura linda e fluida!
Eu descobri que esse conto existia através do monólogo "Dos Prazeres", que assisti no Teatro Sesi recentemente.

foi uma experiência incrível e fiquei curioso pra conhecer o livro.

eu achei que ia encontrar algo diferente da peça, mas não. e ainda bem que não! a peça foi super fiel ao livro, e cada detalhe de ambos é muito bem colocado. ler o livro me ajudou a entender algumas coisas que não estavam muito claras na peça.

e claro, o final aberto é magnífico! eu tenho minha aposta do que acho que rolou, mas vou ficar quietinho pra não dar spoiler. mas foi lindo!! #eu entendi

e super agradeço o meu bookstan favorito por ter lido mais esse conto comigo, te amo demais e amo nossas leituras noturnas (e aventuras teatrais também). ?
Samu 06/10/2023minha estante
Mas convertendo?

Samu 06/10/2023minha estante
Eu te amo muito, obg por me acompanhar em todas as loucuras, desde o monólogo a leituras noturnas

day t 05/09/2020

Singelo
Livro pequenininho com uma história bonita, e algumas referências ao período da ditadura franquista na Espanha. Gostei.