On The Road

On The Road Jack Kerouac

Resenhas - On The Road

H. Gomes 09/12/2022

Esse livro não foi fácil
O comprei há bastante tempo. Um presente para alguém que se interessa no tema. A pessoa que recebeu não gostou, confessou isso depois de algum tempo. Eu o peguei emprestado e fui lê-lo com bastante animo. Afinal, o tema também me interessa.
?Este livro é como ouvir a história de um viajante da estrada. Imagina quantas coisas aconteceram com esse cara!?.
Bem, o livro nos é narrado por Sal Paradise e suas viagens junto a Dean Moriarty e outros tantos loucos que Jack Kerouac descreveu, enquanto estava louco de benzedrina e analgésicos.
Durante a leitura isso é bem perceptível. Uma colcha de retalhos de pensamentos muitas vezes ambíguos e na minha opinião: chatíssimos.
Eu me orgulho de conhecer pessoas que realmente viajaram pelo país e que tem histórias muito melhores que o que Jack Kerouac escreve.
Eu resumiria todo o livro da seguinte forma:
Sal tedioso com sua vida pacata, decide viajar para encontrar Dean, Dean também de saco cheio decide ir para o outro lado do país. Pegam caronas, gente estranha, lugares estranhos, chegam lá. Não dá certo, eles brigam, voltam com o rabo entre as pernas. Sal para a casa da tia e Dean para alguma outra mulher que ele vai estragar a vida. Sal tedioso com sua vida pacata? E assim sucessivamente.
Não recomendo o livro, o que é uma pena.

??1/5

MARCIA 04/12/2022

Triste por ter terminado
As aventuras de Sal, Dean e agregados me fizeram sentir vontade de pegar uma mochila, cair no mundo, conhecer lugares e pessoas, viver experiências e parar de pensar em dinheiro, em bens materiais. Eles sim viveram. Claro que tropeçaram várias vezes e se ferraram muito tentando chegar em algum lugar que nem eles sabiam qual era, mas por fim, sem perceber, mesmo não chegando em lugar nenhum, eles aproveitaram o caminho, e essa é a sacada irmão.

Paola 22/11/2022

o pé na estrada eu vou botar?
É um livro que incomoda nos dias de hoje, assim como a maioria da geração beat.

A mensagem e o sentimento de liberdade do jovem adulto tentando se encontrar no mundo é intoxicante e muito relacionável, mas pra isso você precisa conseguir relevar todos os comentários machistas, sexistas e homofóbicos envolvidos. Vale a pena leitura, apesar e por também.

Li enquanto viajava sozinha por 2 meses em diversos países da europa, e apesar de não ser a Route 66, Sal Paradise e Dean Moriarty foram ótimos companheiros de estrada.

Realtche 19/11/2022

Esperava mais
Na verdade eu não sei o que esperava. Talvez que fosse o livro da minha vida, mas não me pegou. Acho que não tenho o espírito aventureiro que contaminou Bob Dylan e outras personalidades.

Marina 06/11/2022

Tédio
Por se tratar de um clássico e com um tema do meu interesse (viagens, aventura), tentei arduamente ler esse livro por duas vezes. Alguns trechos foram marcantes, algumas frases me acompanham pela vida, mas a verdade é que achei chatissimo.

Heloyse 05/11/2022

Gostei e não gostei
Estou com opiniões controversas sobre esse livro...
Por um lado, gostei muito da narrativa de todas as viagens e o sentimento de liberdade que a história passa, por outro, alguns comportamentos dos personagens me incomodaram muito, a ponto de afetar a experiência como um todo.
Mas no geral, foi uma boa leitura.

Eduardo.Mathias 11/10/2022

Me bata geração beat
On the road inaugurou o que chamam de geração beat, uma geração com desejo de ser livre, de ser hippie, de cair na estrada e procurar incessantemente o conceito de tempo e liberdade
Com uma prosa pra ser lida em voz alta, on the road é datado e apresenta uma visão americana sobre as estradas americanas e mexicanas e os anseios de seus hippies protagonistas

Thais.Jaques 01/10/2022

Esperava mais?
O personagem Dean é muito chato e sem noção. Juro que não consigo entender como alguém conseguia ser amigo desse cara.

Cesar Garcia 25/09/2022

Às vezes bom, às vezes entediante
Esse é um livro com bons momentos e com momentos entediantes. Uma viagem absurda e depois várias repetições dessas viagem com homens loucos e irresponsáveis.
O personagem de Dean é realmente chato demais para que eu goste dele.
Então é apenas um livro ok pra mim.

pierrealmeidaba 24/09/2022

"Para onde ir? O que fazer? Para quê?"
Comecei a ler "on the road" por indicação. Se não fosse assim, provavelmente eu demoraria a entrar em contato com a obra de Jack Kerouac.

Kerouac foi um grande expoente do movimento contracultural da "geração beat". Logo, é um livro que te deixa praticamente imerso nos costumes daquela época. A trama consiste basicamente em relatar a viagem que os amigos Sal e Dean fazem pelos Estados Unidos.

É uma leitura crua, sem comprometimento algum com formalismo. Além disso, é necessário um pouco de atenção, considerando que a história é acompanhada por fluxo de consciência que se não for bem observado, pode comprometer o ritmo da leitura, gerando uma sensação de "desconexão".

Aproveite o caminho, observe a jornada.
Andre234 24/09/2022minha estante
adorei! As vezes o caminho é muito mais importante do que aonde se chega

X Fratura exposta X 21/09/2022

Na estrada
História incrível, mostra como o Jack Kerouac teve relação com o movimento beatnik nós anos 50.

Tendo uma vida livre sem propósito e sempre na estrada, conhecendo amores, amizades e culturas diferentes, questionado sua crença e vida.

A história é basicamente autoconhecimento ou a procura de si mesmo.

Mas recomendo esse livro e procurar saber mais aprofundado o que foi o movimento beatnik, porque graças a ele teve o movimento Punk e Rock.

Gabriel.Soneghet 30/08/2022

Envelheceu mal
Uma das obras que moldou a geração beat e, posteriormente, inspirou o movimento hippie. Repleto de machismo e homofobia, esperava mais deste livro, porém devemos entender que foi lançado nos EUA pós-guerra e o contexto era outro. Logo, para os dias atuais a obra tem pouco a agregar. Não tiro o mérito de que a liberdade apresentada no livro é de fato revolucionária: com drogas, sexo e todo o poder que só os EUA, no início do seu domínio global, poderia proporcionar aos seus habitantes.
Nas primeiras páginas, a leitura empolgava, mas chegando próximo à metade do livro, ficou tão monótona que logo percebi que nada de interessante aconteceria, e assim se seguiu até o final. Finalizei o livro somente pelo fato de que odeio não terminar uma leitura.

Nivia.Oliveira 27/08/2022

Uma leitura imparcial podemos interpretar assim: um bando de jovens estadunidenses, drogados, viajando sem destino pelos EUA, onde nada de extraordinário acontece. Se aprofundamos no contexto histórico, o livro fica interessante.
Jack Kerouac representa o movimento beat: artistas e escritores dos guetos de NYC dos anos 50 que queriam expressar-se livremente inspirados em Jazz, drogas, álcool, sexo. Eram contra a América “careta”.
Em On the Road percebemos claramente as características do gênero:
- Intensidade: Cassady, o amigo-irmão de Jack é intenso em tudo: pega mulheres e homens, fuma tudo, faz loucuras na estrada.
- Escrita compulsiva: O manuscrito de On the Road foi entregue em rolo, 36 metros de papel, para lembrar uma estrada, diferente do livro “quadrado”.
Ele escreveu em três semanas, velozmente, sem parar... não havia parágrafos, nem pontuação.
Isso para representar a contracultura do pós-guerra: agora temos que suar e sermos rápidos. Não dá pra aprender um ofício e executá-lo bem como antes. Queremos ser livres e não censurados.
– Fluxo caótico: Jack conta sua história sem ordem, misturando momentos atuais com passados de sua infância, de seus amigos e de pessoas aleatórias que encontra no caminho. O personagem principal é a estrada.
– Linguagem informal: Eles utilizam o hip talk: palavrões e gírias novaiorquinas em conversas de bar. Falar o que quiser e como quiser. Liberdade individual é defender o próprio modo de vida.
- Empatia à miscigenação: Jack se relaciona com mexicanos, com descendentes de índios, forasteiros, japoneses, negros, cowboys, mulheres... fazendo-nos pensar na importância das trocas culturais para o desenvolvimento dos EUA. Enquanto o país mantinha disputa ideológica de manter o poder global. Pessoas hospitaleiras que viviam afastadas daquela sociedade moderna do Leste, vagando por oportunidades, mas que viviam. Era possível sair do “padrão americano” de ser.
Assim, Jack pega a estrada em busca de algo, que ele nem sabe o que é. Não há atrativos turísticos relevantes por onde passa e sim pessoas diferentes que eles estão sempre dispostos a se relacionar. Ele encontra uma América diferente daquela que ele conhecia. Talvez, sem saber, estava em busca de si mesmo, que após a morte do pai, passou a achar a vida sem sentido. Talvez querendo mostrar uma país sem espiritualidade.

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

May 20/08/2022

?Você não pode ensinar melodias a um velho maestro.?
Incrível. Demorei 8 meses e terminei a leitura do último parágrafo com lágrimas nos olhos. On The Road é intenso e real, Kerouac capta pensamentos efervescentes, os rubros fins de tarde e ânsia pelo mistério da estrada: quais surpresas a vida pode nos oferecer?
Leitura que muda a vida.