Autobiografia de um Iogue

Resenhas - Autobiografia de um Iogue

1 | 2 | 3 | 4

Fabio Shiva 25/01/2014

Jai Guru!
Hoje terminei de ler, pela quarta vez, este verdadeiro “livro vivo”, que me enche de reverência e gratidão.

É mesmo notável como cada nova leitura da Autobiografia de Yogananda traz novas percepções e preciosos ensinamentos.

A primeira leitura mudou minha vida, ou melhor, a trouxe de volta. A segunda foi uma confirmação e renovação do maravilhamento. A terceira leitura, feita em 2014, foi marcada por muitas risadas, pela descoberta do contagiante senso de humor do Guru, que nas leituras anteriores não ficou tão perceptível por conta de minha intensa concentração para absorver tantos conceitos complexos e desafiadores.

Em dezembro de 2018, preparando-me para uma feliz viagem ao Rio de Janeiro, decidi que era o momento de ler mais uma vez a inestimável Autobiografia. Um pequeno problema: o meu exemplar estava emprestado, sem previsão de retorno. Então, faltando uma semana para a viagem, o querido amigo Marcelo Loka chega com um carro lotado de livros para serem doados ao P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante). Depois que descarregamos os livros na Casa da Música, ele foi ao carro e voltou com um livro de capa laranja, que depositou em minhas mãos, dizendo: “Esse é para você.” Nem preciso dizer que era a “Autobiografia de um Iogue”, e que meus olhos se encheram imediatamente de ardentes lágrimas de gratidão.

O amor de um autêntico Guru é expressão direta do amor de Deus, é o amor de um ser liberto por alguém que ainda se encontra preso na ilusão, é uma promessa que atravessa vidas de sempre estar ali, sempre pronto a ajudá-lo no caminho de sua própria libertação. Como tenho tido a oportunidade de constatar repetidas vezes, esse amor muitas vezes se manifesta de forma escandalosa!

Esta leitura foi marcada pelas lágrimas de profunda emoção. O aprendizado maior que tirei dessa vez foi o quanto o Amor é mesmo o caminho. O que diferencia Yogananda e os outros grandes santos de todas as religiões do homem comum é o seu profundo anseio e amor por Deus. É esse amor que conduz à sabedoria mais alta e à realização da verdade e do sentido da vida.

A leitura da Autobiografia de Yogananda coloca em uma nova e refrescante perspectiva as máximas de Jesus Cristo. “Amai a Deus sobre todas as coisas” é a essência do ensinamento de todas as religiões concentrada em uma única frase, não como uma ordem a ser cumprida sob as penas da lei, mas como uma meta a ser alcançada, tendo como prêmio atingir um estado de consciência semelhante ao do Cristo. E “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” é a expressão prática dessa realização da Sabedoria definitiva. Aquele que ama verdadeiramente a Deus acima de tudo enxerga o templo de Deus em cada ser vivo do Universo.

Jai Guru!

Trailer do filme “AWAKE: A VIDA DE YOGANANDA”

TERCEIRA LEITURA:

Já escrevi mais de 400 resenhas, algumas delas sobre os maiores clássicos da literatura mundial, outras sobre intrincadas obras de filosofia... mas nunca antes senti a mão hesitar como agora, ao resenhar esse livro que tive a grande alegria e gratidão de ler pela terceira vez! Como resumir em poucas linhas todo o maravilhamento diante do tesouro imortal contido nessas páginas?

Não me sinto qualificado para avaliar essa obra, que tanto somou e tem somado em minha vida. Por isso decidi fazer não uma resenha, mas um relato de meu encontro com a autobiografia de Yogandanda.

Há cerca de 15 anos atrás eu trabalhava como analista de recursos humanos em uma empresa grande e repleta de sofrimento, autêntica representante da Grande Máquina de Transformar Seres Humanos em Salsichas... Testemunhei tanta infelicidade nessa época que acabei criando um sério problema cardíaco (hoje felizmente curado) que por três vezes quase me levou precocemente desta para melhor. Alguns dos raros momentos de alívio à pressão constante eram as conversas intelectuais e humanísticas com a estagiária de psicologia, Marcela Veiga, que eu admirava também por sua linda voz de cantora lírica. E me chamava a atenção o carinho e reverência que Marcela dedicava a um livro de capa alaranjada, que ela mantinha sempre em uma gaveta de sua mesa, para imediata consulta em momentos de pânico.

Certo dia, em uma de nossas conversas, Marcela ficou tão espontaneamente penalizada diante de minha afirmação de ser um ateu, seguidor de Nietzsche e Cioran, que não pude deixar de me sentir um pouco envergonhado. E logo Marcela cismou que eu tinha que ler o tal livro laranja, que era justamente a Autobiografia de um Iogue, de Paramahansa Yogananda.

O livro não me despertou a menor simpatia, muito pelo contrário. Senti por ele a aversão instintiva que os muito enfermos sentem diante de uma injeção de benzetacil!!! Aceitei o livro emprestado apenas por cortesia, joguei-o dentro de minha maleta e lá ele ficou, completamente esquecido, indo para cima e para baixo comigo, por cerca de três meses.

Acontece que por essa época eu carregava sempre na maleta um tubinho com pó de henna, pois estava praticando fazer tatuagens de henna a fim de um dia abrir junto com meu irmão o sonhado ateliê de tattoo e piercing que me libertaria da escravidão ao Sistema (mas isso é uma outra história...). E um belo dia o tubo de henna se abriu dentro da maleta, deixando tudo dentro dela irremediavelmente manchado de preto... inclusive o livro tão venerado que fora entregue aos meus cuidados!!! Fiquei desolado, sem saber como encarar minha amiga... mas decidi ao menos ter a decência de ler o livro, antes de devolvê-lo tão maculado.

Pois então. Para encurtar a história, ao término da leitura, percebi que só havia duas posições possíveis: ou eu considerava aquilo tudo que estava no livro um amontoado de mentiras pérfidas além da imaginação... ou então era o caminho, a verdade, a vida!!! Felizmente o próprio Yogananda me salvou do impasse, pois ele jamais exigiu uma crença cega de seus leitores, muito pelo contrário:

Não acredite em nada do que digo, mas antes comprove por si mesmo a veracidade de minhas palavras.

Resolvi fazer o teste. Inscrevi-me como estudante da Self-Realization Fellowship, organização mundial sem fins lucrativos fundada por Yogananda. Comecei a praticar meditação. Recebi a minha iniciação em Kryia Yoga. E passo a passo, com cada vez mais firmeza, comecei a trilhar um novo e deslumbrante caminho em minha vida. Posso afirmar que comprovei por experiência própria talvez menos que 0,0001% das maravilhas descritas por Paramahansaji. Mas esse 0,0001%, não o trocaria nem por todo o ouro do mundo!!!! Pois hoje sei que minha herança divina compreende também esses 99,9999% que alcançarei inexoravelmente, seja no dia de hoje, amanhã ou daqui a mil anos!

Graças a Yogananda, hoje compreendo como é pobre e vã uma religião fundada em dogmas. Foi contra essa falsa religião que me rebelei tempos atrás, pois em meu íntimo sabia que a Verdade não estava ali. O conhecimento só existe quando é posto em prática.

Ainda não falei nem um décimo do que gostaria de dizer a respeito desse livro. Mas não pretendo morrer por agora, e com fé em Deus terei a oportunidade de ler a Autobiografia de Guruji uma quarta vez. Comento apenas que essa terceira leitura foi marcada sobretudo pela percepção do sublime senso de humor de Yogananda! Nas leituras anteriores, inebriado diante de tantas informações espetaculares, não dei o devido valor à inteligência aguçada revelada em cada comentário hilariante em meio tantas e profundas revelações. Dei altas gargalhadas nessa terceira leitura! É rindo assim que se chega ao paraíso!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Helen 08/01/2015minha estante
Lindo seu depoimento!! Li o livro recentemente, mas sempre que o vejo na estante, sinto que chama por mim. Talvez seja a hora da releitura... e nem vou precisar derrubar henna para isso, rsrsrsrs.

Gustavo 01/01/2017minha estante
Bela história, obrigado por compartilhar

Fabio Shiva 07/01/2017minha estante
Valeu amigo!

Rafael Masson 13/01/2018minha estante
Gostei da sua resenha. O que significa Jai Guru e como funciona o Self-Realization Fellowship? Estou lendo essa obra pela primeira vez.

Adjuto 14/03/2018minha estante
Sr. fábio, emocionante o seu comentário.
Estou lendo pela primeira vez e raramente, mas muito raramente, não me emociono a ler este livro. Também quero fazer a inscrição no SRF para iniciar no Krya Yoga. Atualmente, estou nessa máquina de Salsichas e me sinto profundamente angustiado.
Obrigado e que Deus sempre derrame bençãos em você e em sua família

Felipe.Leonin 02/04/2021minha estante
Que legal ler seu relato sobre esse belo livro. Sou fã dos "Mensageiros do Vento".

Fabio Shiva 02/04/2021minha estante
Olá amigo Rafael! Perdoe-me, só vi seu comentário agora! "Jai" é uma expressão em sânscrito que significa "Viva" ou "vitória para", e "Guru" significa literalmente "aquele que dissipa as trevas", então Jai Guru significa "viva o mestre espiritual". Para se tornar estudante da Self-Realization Fellowship basta solicitar a sua filiação, veja detalhes no site:
abração!

Fabio Shiva 02/04/2021minha estante
Salve amigo Felipe! Gratidão pelas palavras e por essa energia boa! Jai Guru!

nicole986 02/12/2021minha estante
Fabio shiva muito obrigada por compartilhar seu lindo relato com todos nós! Fiquei tão feliz que já quero o livro para ontem. ?

Fabio Shiva 03/12/2021minha estante
Oi Nicki! Ler o seu comentário me trouxe muita alegria! Desejo que essa leitura possa somar muito em sua vida!

Daniela 23/01/2022minha estante
Recomendaram-me a leitura desse livro ontem, após ler seu relato fiquei com mais vontade de ler.

Fabio Shiva 06/10/2023minha estante
Oi Daniela! Fico muito feliz em saber disso!

Aluada 11/10/2023minha estante
Estou lendo agora, e tendo a sensação de que já sei de tudo o que ele passa. Achando maravilhoso ??

Mario.Jesus 20/05/2024minha estante
Parabéns Fábio ! Dps da sua resenha, Agora eu quero entrar nesse livro Visceral ! Obg!

Fabio Shiva 24/05/2024minha estante
Oi, Aluada! Gratidão pelo comentário!

Fabio Shiva 24/05/2024minha estante
Oi Mario, que alegria, meu amigo! Jai Guru!

Pedro.Farinha 17/07/2021

SORTEIO
Autobiografia de um Iogue é a autobiografia de Parahamansa Yogonanda publicada em 1946. O livro trata da jornada espiritual de Yogonanda e o seu encontro com diversas figuras espirituais (gurus e santos). O começo do livro trata sobre a infância de Yogonanda na Índia, o encontro com seu rigoroso guru (Yukteswar Giri), e a sua iniciação em Kryia Yoga. Por meio dela, e de seu guru, Yogonanda se desenvolve espiritualmente e muda para os Estados Unidos para ensinar os ocidentais.
O ponto alto do livro são os encontros de Yogonanda com uma série de pessoas extraordinárias. Gurus que nunca se alimentam, que lutam contra tigres, que habitam dois lugares ao mesmo tempo e que se comunicam por telepatia com seus discípulos.Esses superpoderes são chamados Siddhis e, embora pareçam muito tentadores, não devem ser perseguidos na busca verdadeira por Deus, pois eles afagam o ego, criando mais Karma e mantendo a pessoa no ciclo de nascimentos e morte.
Eu descobri esse livro por influência direta de Steve Jobs. Steve lia esse livro todos os anos e, inclusive, tratou de providenciar uma cópia para cada pessoa no seu funeral.
Autobiografia de um Iogue é um livro fantástico e uma boa introdução para a espiritualidade oriental. Porém, é um livro inteiramente sobre fé. O leitor pode encará-lo como uma rara oportunidade de aprendizado ou como uma farsa total.

O sorteio desse livro será realizado na quarta-feira. Comente uma ? e me siga para participar. Uma ? por pessoa.
Alice 17/07/2021minha estante

Carolina 17/07/2021minha estante

Mayara445 20/07/2021minha estante

William LGZ 20/07/2021minha estante

Pedro.Farinha 21/07/2021minha estante
O número sorteado foi o 5. Parabéns Cris Marques. O próximo sorteio vai ser Os Sete Maridos de Evelyn Hugo.

Moitta 14/05/2009

Sensacional
Um dos melhores livros que ja li, completo em todos os sentidos. Divertido e gostoso de se ler, surpreendente e instrutivo, nos ensina a ver a vida por outros ângulos, mostra uma realidade diferente e possivel, o contato com gurus e pessoas "extraordinarias" que alcançaram seus objetivos. A insessante busca por Deus, por melhorar a condição humana atravez do amor e da compaixão, de como melhorar a concentração por meio do Kryia Yoga; A fundação da self realization fellowship.
O relato de um verdadeiro Iogue.

Cecilia.Moreira 06/09/2020

Leitura indispensável
Maravilhosa leitura! Realmente indispensável para o ser humano que deseja encontrar a Deus.

Algumas passagens são tão profundas, que nunca sairão de meu ser. Yogananda deixa um exemplo de devoção e confiança na providência divina ??
Sathy 06/09/2020minha estante
Legal

Erika 10/12/2023

Melhor
Melhor livro do ano, um dos melhores da vida.
Como vivi tanto tempo sem ter lido?
Go go ler, power ranger e de quebra fazer Kriya Yoga

site: http://www.upandoavida.com

Karine 17/10/2021

Não é para todo mundo...
Eu sou uma pessoa bastante cética. Não tenho fé religiosa, mas me interesso pelo assunto, e fiquei curiosa sobre o conteúdo deste livro depois de saber que ele tem uma legião de fãs pelo mundo (alguns até famosos, tipo Steve Jobs, que dizem que o lia uma vez por ano) e depois de ver o documentário sobre Yogananda na Netflix. Mas mesmo eu sendo bastante aberta a outras experiências, não acho que esse livro seja capaz de agradar pessoas que não sejam extremamente crédulas. Veja bem, eu sei que há muitas coisas que chamamos de “sobrenaturais”, mas que na verdade são apenas coisas para as quais ainda não temos explicações científicas. Não acho impossível que muitos desses episódios que ele relata sejam reais, porém acho altamente improvável que uma pessoa qualquer presencie TANTOS eventos, digamos, metafísicos, durante sua vida. Estou falando de homens (e algumas mulheres), chamados de santos por Yogananda, que são capazes de materializar uma cópia de si mesmos para estar em dois lugares ao mesmo tempo, de curar pacientes terminais e até ressuscitar mortos, de viver por centenas de anos, inclusive sem alimentar-se ou dormir, de prever o futuro... Além de algumas habilidades não tão úteis, do tipo criar e materializar perfumes, ou não aparecer em fotografias, sei lá por quê. Em um dos episódios, a “Mãe Divina” intercedeu para que Yogananda não precisasse conversar com um cara chato que ele encontrou pelo caminho. Bom, aparentemente esses santos existem aos montes na Índia e por aí, todos capazes de realizar milagres maiores que os de Jesus (que, inclusive, era um deles).
Com todo respeito às pessoas que adoram esse livro, eu acredito que ele estaria melhor caracterizado como fantasia do que como não-ficção. Esses foram só alguns exemplos, mas eu calculo que uns 70% do livro são relatos de episódios como estes, alguns que pra mim excedem o limite do absurdo. Cada vez que eu lia um deles tinha vontade de desistir do livro, mas sou teimosa, queria terminar pra poder ter uma opinião mais fundamentada a respeito dele. Demorei bastante, terminei, e minha opinião não mudou muito.
Mas o livro não é de todo ruim. O autor até tem algo de cativante, fala de suas falhas com sinceridade e humor, traz em alguns momentos reflexões válidas, e sobretudo traz muita informação sobre cultura e história da Índia. Também entendi que a yoga (que definitivamente não é simplesmente uma prática de exercícios de alongamento, como muita gente pensa) tem muito mais de religião no seu cerne do que eu esperava. Tem um aspecto de idolatria destes homens santos, mesmo em vida, que são retratados em altares e recebem preces de seus seguidores (Yogananda alega ter sido salvo de uma doença mortal quando criança por rezar fervorosamente para a fotografia de um mestre no seu quarto), e espera-se de um verdadeiro iogue que ele dedique sua vida inteiramente a Deus, devendo ser, inclusive, celibatário.
Enfim, eu tive muitas impressões sobre esse livro, mas essa resenha acabaria ficando enorme e provavelmente aborrecendo alguns de seus fãs. Acho que minha nota já está bem justificada.
cid 18/06/2023minha estante
Concordo com você. A todo momento minha descrença me separava da leitura. E depois que o autor disse que a India conseguiu sua independência pacificamente, fiquei estarrecida.

Têco 26/10/2009

Lindo em todos os aspectos! Um brilho de historia, educação, ensinamentos! Despertar espiritual
O livro é muito bonito e trás conscientização, educação espiritual, despertar, o conteúdo é muito bom (o conteúdo teórico é muito bom, em torno do espírito, objetando sobretudo a comunhão com Deus) e vai nesse sentido, das coisas boas (já que revela uma vida bonita, de superação, de aprendizado, de encontro ao seu ser e ao supremo), da vida e do espírito, de acreditar na vida e nas coisas maiores, superiores – além de trazer uma força, experiência e conselhos pra quem trilha um caminho espiritual – transformador o é (fantástico, nesse poder transformador e riqueza de conteúdo, de ponta a ponta, mas um exemplo é o encontro com Gandhi).

O relato é mágico, encantador e de uma beleza suprema, e de lições bonitas, sábias, conquistadas em seu trajeto, e da maior magnitude e divididas com nós. Com algo de “intuição”, de acreditar em si e no supremo, e realmente assim viver, prosseguir, abrir as portas para se realizar o seu devido, e viver dessa fé, espontaneidade, de “buscar quem é”, e assim crescer, estar perto das melhores coisas que podem ser proporcionadas, sendo, tendo paz interior e mais sabedoria, e isso refletindo outras conquistas;

(cumprindo seu papel e o reservado a sua felicidade, conseguida sendo como pessoa, mais perto das coisas corajosas, de força, transformadas, do coração, do espírito, do superior).

Fala muito de energia, cósmica, de expansão da consciência, caminho de transformação mais perto dessa consciência, presença e energia, do verdadeiro espírito Crístico, Ioga, realização dos dons supremos, da sabedoria interna e expansão da consciência e dons inerentes a ela, da força e realização da bondade, dos dons do “espírito”, da intuição, da humildade, desprendimento, compaixão, serenidade, da força verdadeira de transformação e realização da vida, da paz interior, da conduta da verdade e da vida, com a ponte insuperável e indestrutível da sinceridade, numa energia única do sentimento único da verdade, que traz a força, que é natural e espontânea; que trás a serenidade e alegria, que trás também encanto, deslumbramento mas também contentamento com a vida.

Muito bonito também no tocante a transcendência, as questões do espírito, renascimento, e sobre o “mundo” astral.

Muito bonito em relação ao respeito ao mestre e a sabedoria, sobretudo ao divino.

Somos imperfeitos e não conseguimos ter “unidade divina” “para” sermos santos e realizarmos milagres, mas o milagre da divina luz é o maior milagre para nós. O legal é querermos estar próximos “dessa luz” e buscarrmos ser pessoas melhores, sentir o interior perfeito e tentar transformar o imperfeito para mais perto do interno (e também através dessa força, interna), e o livro mostra um caminho bem legal e bonito e que se tirarmos pra nós, e no sentido mais simples, é um “viver pra ser melhor”.

Pedro.Leite 03/09/2023

Espiritualmente intenso
Este livro provou-me duas coisas: a primeira é que somos capazes de ler livros sobre temas que nunca julgamos ler, e a segunda é que podemos ainda assim retirar algo deles apesar de não nos identificarmos tanto com a mensagem passada. Este livro foi exatamente isso para mim. Muito espiritual e com perspectivas muito desafiadoras para alguém como eu que cresceu com uma filosofia de vida e um sistema de crenças diferente. Porém ressalto que há muitas boas mensagens neste livro e que deveriam ser transversais a todos os seres humanos independentemente da sua religião, e isso é algo que ressalvo. Para quem estiver preparado para receber ensinamentos espirituais verdadeiramente revolucionários, talvez este possa ser um dos melhores livros que possa ler.

Joaquim 09/04/2020

LEITURA ESSENCIAL!!!
Um dos melhores livros que já li na vida. Divide a existência do leitor em antes e depois de lê-lo.

Luciana 18/11/2012

A experiência é única ao ler esse livro. Acredito que é ele que escolhe o leitor e não o contrário. As emoções afloram, vários foram os momentos em que tive a impressão de que o autor estava presente, ao meu lado, e não só durante a leitura. Envolvente e profundo!
Roberto Petrúcio 09/01/2018minha estante
Olá, Luciana, encomendei essa obra, e eis que ela chegou à minha casa exatamente na data de aniversário natalício do venerando P. Yogananda. Estou ávido para lê-lo. Grato pelo seu estimulante comentário.

RicXand 03/10/2022

Muito bom o livro. Já vi várias pessoas falarem bem dele e resolvi ler.
Yogananda conta sua história de vida com tantos detalhes que parece que estamos lá com ele. Vários relatos bacanas. O bom é que tem vários termos indianos e ele explica numa linguagem ocidental para entendermos melhor.

Daniel Pellegrino 04/01/2022

Simplesmente perfeito!
A leitura certamente não é para todos. Digo isso pois existem fatos extraordinários no livro, que parecem uma ficção. Mas quem já vive no universo yoga sabe que tudo que foi relatado no livro, de fato é possível.

É reconfortante saber que mesmo Yogananda teve seus momentos de dúvida, de altos e baixos, de buscas equivocadas, até enfim encontrar seu caminho e seu propósito. E a jornada dele a partir desse momento é incrível.

Esse é um livro para ler e reler. Uma leitura eterna que sempre nos trará novas percepções.
Super recomendo!

Julianna 28/05/2022

Em busca da beatitude
Excelente livro, escrito pelo guru Paramahansa no qual teve sua vida salva 2 vezes! Ele nos passa ensinamentos e traça passagens de sua vida que o guiou para o caminho da beatitude, através de vários encontros com personalidades do mundo todo e de ensinamentos passados pelo seu guru. Criador do SRF, nos diz que o caminho para a paz pode ser alcançado pela prática do Yoga e pela sua espiritualidade. Um ótimo livro que nos guia para o bom caminho e controle da nossa mente e corpo. Ler este livro foi uma ótima meditação para mim!

Fabischiavon 28/07/2017

Filosofia de vida, religiões
Após ler este livro, entendi porque o beatle George Harrison disse que a sua vida jamais teria sido a mesma, se ele não tivesse conhecido a filosofia de Yogananda. Mais do que a história deste guru indiano, o livro promove a importância da união das religiões e consegue passar uma filosofia de vida que vai muito além de qualquer fé.
Yogananda conta a sua trajetória de vida que o levou a ser o grande difusor da Yoga no Ocidente. O guru levou esses ensinamentos ao povo americano na época em que ficar em posições estranhas por um determinado tempo era coisa de maluco. Ele foi até considerado maluco mesmo e charlatão, mas cumpriu a sua missão. Hoje, podemos ver estúdios de yoga se multiplicando por aí.
Ele começa a sua história desde a infância, quando ele já sabia que deveria seguir uma vida totalmente espiritual. Por suas buscas, ele narra o encontro com gurus que levitam, materializam flores em suas mãos, preveem o futuro, curam doenças, ou seja, operam verdadeiros milagres. Com bases científicas, histórias e usando a Biblia cristã e a vida de Jesus Cristo como exemplos, Yogananda e seus gurus nos mostram que tudo o que acontece está na nossa cabecinha, ou seja, que a nossa mente é capaz de transformar a nossa vida em um inferno ou nos céus.

site: https://pensamentosdeelevador.wordpress.com/

Helô 31/12/2020

Maravilhoso
Um dia eu vi um vídeo de uma yogini (que inclusive considero minha professora de Yoga rs) indicando livros sobre Yoga e este livro estava na lista.
O que me chamou atenção é que ela conta que foi esse livro que a trouxe para a Yoga. E daí eu pensei: "então deve ser muito bom!". Rs

O livro consegue ser cheio de sabedoria e de histórias extraordinárias, dessas que a gente nem acreditava que seria possível acontecer.
Para mim, o ponto mais especial do livro é que ele une cristianismo e hinduísmo mostrando que ambas as religiões são verdadeiras e têm o mesmo objetivo: a unidade com Deus, a autorrealização.

1 | 2 | 3 | 4