Albert Einstein, Por que Socialismo?

Albert Einstein, Por que Socialismo? Albert Einstein

Resenhas - Albert Einstein, Por que Socialismo?

0ots.exe 27/12/2023

Ele é claro e direto, a facilidade que ele consegue explicar o motivo, a estrutura é fácil e simples

Lya 08/12/2021

bom
excelente artigo com vários pontos a serem debatidos, didático, prático e lógico

é importante tomar cuidado para não se perder em pensamentos como foi o meu caso, diversas vezes parei a leitura apenas para pensar, viajei muito, recomendo

emanuelppolar 07/06/2023

Incrivel
Fiquei admirado com a clareza como que ele conseguiu expressar o motivo de achar o socialismo a solução, mesmo sendo um artigo pequeno tem grande didática

bela 07/11/2022

esse mano Einstein sabe muito viu???????????????????????????????????????????????????????????????????

ladysnow 09/11/2023

"Por que o socialismo?" O artigo de Albert Einstein, é curto e objetivo e tem como foco os humanos como seres sociais e como o capitalismo afeta essa sociabilidade. No começo do texto Einstein mostra concordar com a ideia que alguns socialistas tem de que o ser humano pode não ser um ser naturalmente bom, mas ele é naturalmente sociável. Einstein reforça isso quando diz: "O homem é ao mesmo tempo um ser solitário e um ser social. Como ser solitário, ele tenta proteger sua própria existência e a dos que lhe são mais próximos, satisfazer seus desejos pessoais, desenvolver suas habilidades inatas. Como ser social, busca conquistar o reconhecimento e afeição dos seus companheiros de humanidade, compartilhar de seus prazeres, confortá-los em seus sofrimentos, melhorar suas condições de vida." Ele também se demonstra favorável a ideia de que o sistema opressor destrói essa capacidade de ser social quando afirma que: "O indivíduo se tornou mais consciente do que nunca de sua dependência da sociedade mas sua experiência dessa dependência não é a de um bem positivo, e sim a de uma ameaça aos seus direitos naturais, ou até mesmo à sua existência econômica [...] O indivíduo está posicionado na sociedade de modo, que os impulsos egoístas da sua constituição recebem reforço constante, enquanto que os seus impulsos sociais, que por natureza já são mais fracos, se deterioram progressivamente". O texto é finalizado com uma questão que nem o próprio físico respondeu, "Uma economia planejada pode ser acompanhada por uma escravização completa do individuo. A realização do socialismo requer a solução de alguns problemas sociopolíticos extremamente difíceis: como é possível, em face da centralização abrangente do poder político e econômico, impedir que a burocracia se torne todo-poderosa e prepotente? Como se podem proteger os direitos do indivíduo e garantir com isso um contrapeso democrático ao poder da burocracia?" Mas a resposta é simples, nós não podemos, e é por isso que a fase transitória entre o capitalismo e comunismo acaba nós afastando da real conquista da classe trabalhadora, pois enquanto o estado existir, nós não seremos livres.

clara. 27/12/2022

é um artigo maravilhoso de ler, a compreensão dele não é nem um pouco difícil, meu mano einstein sabe muito viu

Ash 21/04/2024

é uma introdução bem boazinha ao tema do socialismo/comunismo pra quem nunca leu nada e só ouviu falar (como eu), mas não pra alguém que nunca viu nada sobre sistemas políticos na vida.

acho que ter lido em espanhol dificultou um pouco o entendimento e a concentração mas nada que um dicionário e ler o mesmo parágrafo duas vezes não resolvesse. recomendo muito!!