O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

LetAcia.Coimbra 29/08/2021

Lembro que conheci a Bridget Jones em um filme de sessão da tarde com a minha mãe, achei um típico filme pra passar o tempo.

Logo em seguida, um tempo depois, ouvi dizer que lançaria um filme dela, obviamente não me interessei, achava que era só algo pra fazerem mulheres velhas rir (oq pude comprovar quando fui atrás de críticas dos filmes/livros), mas verifiquei enquanto lia que é para todas as idades, todas as mulheres podem se divertir e rir das maluquices de Bridget e a família Jones (dando ênfase em sua mãe, Pam)

De verdade, é um livro que recomendo para rir, passar o tempo e ver até mesmo como um livro escrito nos anos 1996 ainda reflete hoje em dia, com discussões que temos atualmente, sinceramente, se puderem ter ter a experiência de ler, façam!!! Aproveitem uma leitura leve e fluida.

estrelana 17/08/2021

ela faz com que vc fique tão complexada quanto ela
simplesmente amei a Bridget!!
me vi em minha adolescência com complexos de peso e carência emocional hahah aprendemos com ela que, de fato, a vida, as emoções, lidar com pessoas e relacionamentos são extremamente complexos (o que na verdade já sabemos).

muito divertido

Bart 28/07/2021

O Diário de Bridget Jones
*Helen Fielding*
Editora Paralela, 2016 - 322 pág.
Bora falar de livro!!
????e meia
Que livro gostoso, altas risadas em locais públicos, ainda bem que uso máscara kkkkkkk.
Lendo o livro agora, percebi que não tinha assistido ao filme todo, ou é porque o livro é melhor. Ri muito e hoje consigo ver coisas que me passaram batidas quando assisti ao filme!!
Bridget Jones é uma mulher recém trintona ? , sua solteirice é algo que sempre aflige seu ser kkkkk da forma que é descrito ... é a porta p/fim do mundo, trintona e solteira!! Isso por si só vai empurrar Bridjet nas maiores furadas, situações hilárias. Principalmente quando Mark Darcy, um cara que não está nem aí p/Bridjet mas ela (assim como muitos de nós) se coloca nessa necessidade de ser APROVADA pelo amor dele.
Toooodo capítulo começa com  com um resumo dela naquele momento...
"TERÇA-FEIRA, 3 DE JANEIRO
58,9 kg (rumo à obesidade. Por quê? Por quê?), 6 unidades alcoólicas (excelente), 23 cigarros (muito bom), 2472 calorias."
Você pode acompanhar a obsessão com o peso, se vai caber em determinada roupa... a escritora fez isso até o final do livro... é muito engraçado e interessante, ela pensou em tudo!!
Gracinhas a parte...
????O livro é de 1996, mas fala muito de como estamos hoje (mulher, homem), o quanto a aprovação do outro nos adoeceu, refletindo em nosso emocional, corpos e comportamentos, Bridjet é um arquétipo do "NÃO olhar p/si mesmo", e esse é "o mau e mal" do momento!
Quanto espero do outro, o amor que era p/vir de mim mesmo? Isso é porta p/uma lista de merdas que nos dispomos ... relacionamentos ruins, nunca estar bem consigo mesmo, dependência do outro... tem muita coisa!!????
Se eu pudesse falar com Bridjet... "em 1°lugar, você precisa começar a olhar p/o mulherão que você é,  pare de tentar se achar nos outros e comece a valorizar as suas capacidades, você não precisa da aprovação de ninguém, PARE de se anular perante a pessoa incrível que você já é!! Seja o seu MULHERÃO!!
Caramba dá p/fazer uma roda de debates!! É um Livraço, indico demais!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Nati 29/07/2021minha estante
Você me deixou morta de vontade de ler esse livro.

Bart 29/07/2021minha estante
Eu prefiro que vc esteja viva p/lê-lo kkkkkkkkkkk
Vai rir muito!!!

Nati 29/07/2021minha estante
Eu ri agora do seu cometário. Hahahahaha
Amo livros divertidos.

Bart 29/07/2021minha estante
?????

Anna 25/07/2021

A história envelheceu um pouco mal mas ainda é um livro ok
A Bridget é uma mulher de 30 e poucos anos meio confusa na vida pessoal e um pouco (eufemismo) desesperada por um romance. Ela é irritante e ao mesmo tempo carismática. Acho que envelheceu mal porque se esse livro fosse lançado hoje muita gente ia ver o tanto de close errado que tem nessa história, eu li e fui considerando a época em que a história foi lançada mas ainda assim é chato esses detalhes. Li o livro depois de ver o filme e tenho que concordar com as outras resenhas, o filme é melhor do que o livro. Vou ler o restante da série pra acompanhar a evolução da Bridget (espero que tenha uma evolução.) É um livro legal para ler e passar o tempo.

Nathi 25/07/2021

As pessoas são imperfeitas e isso é incrivelmente engraçado!
Sim, eu li esse clássico do romance e posso finalmente panfletá-loooo.
Antigamente eu achava que esse livro era feito em forma de diário, então não me interessava muito em ler pois eu amo quando o livro tem diálogos. Porém, eu me surpreendi, tem sim partes escritas como diário, mas são pequenas partes intercaladas com os dias deixando a leitura leve e muito, muito divertida!

Bridget é gente como a gente, tem seus defeitos, suas manias e superstições. Acompanhamos um ano de sua vida onde vemos nossa mocinha tentar largar os vícios, emagrecer e arranjar um namorado para finalmente não ser considerada solteirona. Bridget tem uma queda pelo chefe e acha que ele é o cara certo, mas é aí que chega o Darcy (Orgulho e Preconceito? Amei!) e a vida da nossa atrapalhada protagonista se complica mais.

Não, não é um triângulo amoroso clichê. Eu mesma achava que seria assim, mas não precisam se preocupar. É fofo como tudo acontece e de uma forma meio maluca, é real. O amor não tem que ser do jeito que queremos e muitas vezes nossas expectativas são apenas isso: expectativas. As vezes a pessoa que você encontrou por acaso se torna alguém importante, e as pequenas coisas da vida mudam tudo sobre nós mesmos.

O Diário de Bridget Jones apresenta pessoas reais, divertidas e que enfrentam problemas como qualquer um. Os amigos da Bridget me ganharam e é legal ver como eles se ajudam em um momento complicado e embaraçoso.
Eu gargalhei alto das presepadas que a protagonista aprontou, além de que a família dela é bem engraçada (tudo bem que a mãe dela é doida e muitas vezes sem noção, mas a sua excentricidade foi divertida de acompanhar e deu uma certa leveza).

Talvez algumas pessoas não gostem desse livro por conta de alguns estereótipos, ou pelo fato do romance não ser um foco aqui. Mas acho que foi essa a proposta do livro, as pessoas do mundo real vão tirar suposições de você não importa o que fizer, então quando vemos isso ser retratado em algum lugar pode ser um pouco chato. O tópico principal do livro era o desenvolvimento da personagem e acompanhar um ano da sua vida, não era para ser um plot super bem feito em que ela amadurece completamente em pouco tempo. Até porque vamos concordar que ninguém é tão interessante quanto os livros fazem parecer. Além disso, o livro é da década de 90, então é óbvio que muito coisa mudou ao longo dos anos e os pensamentos são outros. É a mesma coisa que julgar as atitudes de Friends quando a época é completamente outra!

Embora o livro seja uma comédia romântica ele pode trazer alguns ensinamentos se você parar para prestar atenção. É uma leitura rápida e super, super, super divertida. Eu amei? Talvez. Sim. Muito? Claro!

Matheus656 20/07/2021

Com certeza era melhor no lançamento
Sabe aquele tipo de livro bastante falado, mas que nunca teve vontade de ler, eis que acha bem barato e pensa "por que não?", bom, esse foi o caso com esse livro. Comecei a ler por ter pago apenas 5 reais nele, e logo de cara a gente já vê muita coisa ultrapassada, que não cabe mais na sociedade atual. Por ser um diário de uma personagem, não temos uma leitura toda detalhada e nem tempo para se apegar em algum personagem, agora sentir ódio... ah, isso dá, Daniel e a Mãe da personagem, são irritantes. Não é um livro que recomendaria, só se gostar do gênero ou quiser ver a versão original do filme que tem cara de sessão da tarde. Se quiser ler bem despretensiosamente só para passar o tempo, talvez sirva, se não se importar com algumas futilidades aqui e umas burrices lá.

Dani 18/07/2021

Divertido
Bridget Jones resolve fazer um diário no ano novo com várias resoluções como: emagrecer, parar de fumar e arrumar um namorado.
O livro é bem divertido, mostrando a vida de uma das protagonistas mais atrapalhadas que eu já vi.
Tem uns assuntos que parecem bobos sobre mulheres de 30 anos, relacionamentos e vida adulta, mas que acabam virando um discurso feminista em instantes.
Escrita e história leves, bom pra passar o tempo e se envolver/identificar com a protagonista.
Aconselho a ver o filme também.

Karol 18/07/2021

Bridget Jones fez parte da minha adolescência. Me identifiquei com as inseguranças e neuroses de uma personagem, talvez pela primeira vez. Até hoje so tinha lido o último livro que não tem adaptação em filme, então sinto que tinha que ?voltar à fonte? pra conhecer por completo essa história.

Encontrei no livro uma narrativa mais focada na história de Bridget com sua mãe, inclusive uma personagem mais dura e antipática, sendo mais perceptível como essa relação influencia no comportamento e inseguranças dela sobre o corpo e seu futuro (casamento, filhos e etc).

Adorei a leitura! Sei que a personagem é conflituosa em vários pontos, mas acredito que isso é o que a nos aproxima de uma mulher real. Quero muito ler o próximo livro. ??

Mayana26 30/06/2021

Um verdadeiro diário feminino
Resolvi ler após 2 anos que assisti todos os três filmes. Trata-se de um livro sobre uma mulher moderna que trabalha em uma editora britânica, tal como sobre todos os reveses da sua (um tanto bagunçada) vida. Solteira, fumante, exagerada nas doses de bebidas, insatisfeita com o próprio peso e com uma família (uma mãe) que lhe dá nos nervos, após o natal, Bridget Jones, disposta a melhorar de vida, resolve escrever tudo que passou depois do ano novo em seu diário: calorias gastas e consumidas, evolução do peso, unidades alcoólicas, conversas com os amigos, caso de polícia e, claro, as desavenças do amor de Bridget. Uma leitura divertidíssima, com uma protagonista humana e um triângulo amoroso em que se torce para que ela não sofra e escolha o cara certo, este Diário com toques de Jane Austen faz rir com as situações em que a personagem se mete, não deixando de nos fazer se identificar.

Victória Guimaraes 25/06/2021

Meu Diário como Bridget Jones
O livro nos conta a história de Bridget Jones, uma solteirona de 30 anos, fumante, alcoólatra e com sérios problemas, era filha única de uma família muito humilde, jornalista e com um emprego belíssimo, a vida perfeita em Londres, mas como já disse... solteirona aos 30 anos.

Em um natal tranquilo Bridget só tinha um plano que era passar com o feriado com uma garrafa de vinho tinto e vários petiscos, porém sua mãe nunca permitiria que isso acontecesse e obriga a mulher a passar as festas na sua casa de infância, uma casa no interior de Londres. Lá ela descobre que sua família está tentando arrumar um namorado para ela, mas aquilo não dará tão certo quanto sua família pensa.

*RESENHA REESCRITA, ORIGINAL ESTÁ NO LINK ABAIXO*

site: https://www.instagram.com/p/CJwcHqGjJGu/?utm_source=ig_web_copy_link

anna 23/06/2021

é bom para a proposta dele
se considerar que o livro não tem o intuito de ser sério, e de que é apenas um diário, você se divertirá mais. o formato é realmente de um diário, você só sabe a história pelo o que ela escreve no diário, então o livro consiste basicamente de textos dela contando o dia dela, nada muito uau, mas dá para passar o tempo. a personagem é meio problemática, do tipo que sempre reclama do peso dela, fuma 200 cigarros por dia e bebe toda noite, então digamos que você não consegue criar grande laços com ela, já que ela nem tenta mudar direito kkkkkk. de qualquer forma, não é um livro ruim, só é meio "bobinho".

Luana.Viveiros 22/06/2021

Então
Não é que eu não tenha gostado, mas o modo como ele é escrito é confuso. Além de que o transtorno de imagem corporal da personagem é sério e precisava ser tratado com maior seriedade, irei ler o próximo livro apesar disso.

Jéssica 07/06/2021

Amei
O livro me prendeu do início ao fim.
Me apaixonei pela história e personagens.
Muito bom mesmo.
Acho que foi o livro que eu li mais rápido hahaha
Recomendo muito!

Leticia.Liesenfeld 05/06/2021

Apenas Frases
2 namorados (até agora um só por seis dias)
1 namorado legal
1 resolução de Ano-Novo cumprida (m. b.)