Riacho do Jerimum

Resenhas - Riacho do Jerimum

1 | 2 | 3 | 4

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 05/05/2020

Resenha: Riacho do Jerimum | Jadna Alana | @kemiroxtvliterario
Riacho do Jerimum é um livro de fantasia que foi escrito pela autora Jadna Alana corresponde a Editora Coerência sendo de literatura nacional. Eu baixei o ebook gratuitamente mas já tinha parceria mas com o livro viajante que um dia irá chegar e se você está lendo no bookstagram o livro viajante já chegou, e se você está lendo no blog não dá para saber, só você ver no instagram mesmo.

O conteúdo do livro é sobre o personagem principal que se chama Caíque ele vive uma aventura no Riacho do Jerimum que acontece algo inesperado nas últimas páginas, outro personagem do livro é o Seu Vicente que conta histórias ao Caíque, principalmente esse livro envolve no folclore brasileiro, mitologia, cultura da Paraíba e um trama recheado de fantasia, aventura e magia. Os personagens marcantes desse livro que moram no Jerimum são os calahinos que se alguém falar para eles que magia não existe, eles ficam feridos.

Minha análise esse livro é incrível, pela riqueza de detalhes da fantasia. Eu li na maratona fantastona 2020 organizada pelo @riquereads @queriseralice e @olivatobooks no desafio de ler uma história com elfos ou fadas, eu gostei muito desse livro é minha primeira leitura da autora eu tenho mais livros comigo para ler dela e já entrevistei ela no meu Canal Kemiroxtv super indico se você ainda não assistiu. Portanto esse livro me surpreendeu e se ficou curioso leia, entre no universo do Riacho de Jerimum.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2020/05/resenha-riacho-do-jerimum-jadna-alana.html

Bi.Pavoni 19/09/2023

Demorou para engrenar a história....
Escrita e a história boa, mas os personagens não te cativam, faltou desenvolver melhor. O casal é meio sei lá.... algumas coisas na história são meio confusas.

Fiquei com vontade de ler outros livros dessa autora, mesmo com algumas críticas. Percebesse o grande potencial dela criar algo excepcional.

Isabela 25/12/2021

Riacho do jerimum é uma boa história de fantasia, ambientada no nordeste, com figuras que conhecemos estudando o "folclore" brasileiro.
Porém, o livro teve um desenvolvimento muito lento, teve plot twist interessantes que não foram bem explorados e o final foi corrido, cheio de buracos, como se toda a lentidão do desenvolvimento tivesse que ser compensada na carreira do final.
Mas no geral é um livro bom.

Pamella 07/12/2022

Lá vai eu mais uma vez repetir o que eu sempre falo nas minhas resenhas: a Jady é a maior que temos sim!
É impossível você terminar um livro dela e não querer largar tudo e se mudar pro Nordeste. A escrita dela, o jeito que ela descreve as paisagens... faz tudo parecer extremamente mágico e poético. E eu não duvido nada que exista um riacho com uma plantação de jerimum onde moram fadinhas.
Eu tô completamente apaixonada. A narrativa impecável, os cenários são tão bem construídos que mesmo que você seja péssimo com imaginação, tu consegue ver direitinho do jeito que ela tá descrevendo.
Enfim, mais uma vez venho dizer que os livros da Jady deveriam ser leitura obrigatória pra todo brasileiro. E que não tem lugar nesse mundo mais lindo, mais rico culturalmente e mais mágico que o nosso Brasil.
Cake.Schmidt 07/12/2022minha estante
Lê Se Tu me Quisesse e eu digo se esperava ou não

Pamella 07/12/2022minha estante
Amg eu li se tu me quisesse haknaksksd pra onde vão as sombras tbm
Descobri a Jady esse ano e tô num nível que leio até lista de mercado dela

Cake.Schmidt 07/12/2022minha estante
JDHSJDHSJDHJSS MEU DEEEEEEUS

Aline Anjos 22/06/2022

Que orgulho desse livro ?
Como fiquei feliz de ver um pouco da cultura nordestina misturada com fantasia.
Esse livro prende a atenção do começo ao fim com reviravoltas sensacionais.
Tive o prazer de ler essa história no interior do Pernambuco enquanto o Nordeste está sendo governado pela deusa Emanaci!
Parabéns a autora por essa incrível história, fiquei com o coração quentinho ?

Lice 06/10/2023

Afinal, a única coisa que precisamos fazer é viver
Riacho do Jerimum é uma fantasia divertida que utiliza o folclore nordestino como peças de sua aventura. Possui personagens divertidos e cativantes, além de ter uma trama leve e cotidiana em boa parte da história. Nela encontramos, aventura, romance, um pouco de comédia e pensamentos sobre tradição, vida, tempo e sabedoria.

Acho que o desfecho final poderia ser mais elaborado e demorado para dar mais perigo e emoção ao clímax. Mas recomendo dar uma oportunidade a esta obra e se aventurar com o Caíque, a Aurora e os outros personagens divertidos que participam da trama.

Vaneza | @garotado330 30/04/2021

Fantasia nacional já é uma coisa que chama atenção, mas uma fantasia regional é bonito de ler. A trama misturada com a cultura e a sensação de quentinho no coração quando a gente se identifica com a história. Não tem como ser ruim.

Em Riacho de Jerimum conhecemos Caíque, um rapaz quieto que adora ouvir as histórias do Seu Vicente. Uma dessas histórias deixa o rapaz muito intrigado. Uma lenda sobre a Deusa da chuva e a Deusa da seca que vivem em pé de guerra no sertão. Até o dia em que Caíque descobre que a lenda é muito real, e que Amanaci, a Deusa da chuva precisa de sua ajuda para vencer.

Achei incrível a escrita, a forma com que a fauna e flora do sertão compõe o cenário, e a criatividade com a criação das lendas e criaturas folclóricas deixa tudo muito interessante.

Gai 29/05/2021

Uma fantasia muito gostosa de ler. Me encantei demais com todas as personagens, os costumes, os regionalismos do meu nordeste e tudo que Jadna criou nessa fantasia.

Me surpreendi demais com os plots twist e com a descrição de cada coisinha fantástica. Foi uma aventura incrível!

Neylane Naually 23/06/2020

Uma fantasia muito brasileira
Riacho do Jerimum é uma fantasia linda, com elementos do folclore, tema que me traz muita nostalgia porque sou apaixonada por nossas lendas desde criancinha, então foi gostoso demais ler uma fantasia tão brasileira assim! Se passa no nordeste, região da autora, e traz muitos elementos de lá, tantos os lindos (a vegetação, as festas, os mitos, as culturas) como os tristes (a seca, a fome, a dureza).

A grande trama da história é uma guerra entre a deusa da chuva Amanaci e a deusa da seca Tifana. Além dessas duas criaturas fantásticas, temos também os Calahynos, que são pequeninas fadas que moram dentro dos Jerimuns, a Caipora, os Icás, Sereianos, o Piatã, elfos e muitas outras criaturas! É um deleite pra quem ama seres fantásticos e uma boa história. Indico muito.

A escrita da Jadna é ótima e faz com que as páginas passem voando, sem falar que o livro físico é muito bonito, a capa é linda (e brilha!) e ele é todo decorado por dentro também. Foi minha primeira vez lendo algo dela e já quero ler mais!

Luds 09/04/2021

Livro gostosinho de fantasia ambientado no Nordeste contendo lendas e personagens de nosso folclore.

Apesar de considerar que vale a pena a leitura despretensiosa, tenho algumas questões como a condução de algumas soluções criadas para as adversidades, a construção do texto e a falta de uma revisão mais atenta. O fato da autora falar coisas sobre os personagens que eu não sentia em suas falas ou ações também me incomodou.

De forma geral recomendaria para leitores mais jovens que, com um olhar mais ingênuo, podem aproveitar a leitura melhor do que eu.
Cris 09/04/2021minha estante
Vem aí

Gloria Herondale 13/06/2021

O jerimum nunca guardou tanta magia como nesse livro...
Tinha expectativas muito altas nesse livro, por isso mesmo acho que acabou não alcançando totalmente. Demorei a senti o ritmo da história, e os personagens principais não me conquistaram. Embora outros que não esperava gostar, tiveram sucesso onde eles falharam.
O final então, tenho que falar, embora tenha sentindo que foi rápido, cheio de revelações demais para causar a emoção necessária, foi um final nada clichê e que me agradou bastante.
A ideia como um todo, é bem legal. Amei todo o clima do nordeste inserido na história. Elementos do nosso folclore brasileiro, a culinária nordestina (tapioca!
Primeiro livro que vejo falarem de tapioca. O grito kkk), palavras que só um nordestino falaria. Além de fazer da seca um componente desse mundo mágico. Esses foram motivos mais do que suficiente para concluir a leitura, indicar e seguir indo atrás de outros livros da autora.
Não vou dizer que amei. Mas foi bom o suficiente para esperar bastante da autora.

A.Maia 17/01/2020

Riacho do Jerimum
No povoado do Riacho do Jerimum, Caíque, um jovem sério e turrão, começa a perceber que algumas das histórias fantasiosas que lhe eram contadas são bem reais! Principalmente quando o jovem conhece Aurora, uma calahyna, espécie de fada poderosa, de temperamento forte e impulsivo. A princípio, pensei que um romance poderia ser o maior foco da leitura, mas isso não ocorre. O foco fica por parte de uma guerra iminente! Neste vilarejo mágico, os seguidores de duas deusas distintas estão cada vez mais próximos de guerrearem, o bem contra o mal. Caíque tem um papel importante nesta guerra e curiosos segredos sobre quem ele realmente é estão para ser revelados.

Uma história mística, narrada em terceira pessoa, que começa sem pressa, regada de aventuras e revelações. Em minha opinião, é uma espécie de fábula detalhada. A autora soube aproveitar e usufruir muito bem de todo o local criado com seus respectivos personagens. Ainda conta com o fato de estarem presentes seres do folclore brasileiro; algo muito oportuno, principalmente para que possamos valorizar a cultura local. O enredo toma rumos inesperados, tristes e dramáticos com um desfecho tenso que, infelizmente, não me agradou tanto como o resto da narrativa.

Acontecimentos parecem se estender um pouco, se enrolam pelas páginas; mas tais introduções fazem deste livro uma leitura agradável! Alguns questionamentos sobre a sociedade são pontuados e críticas podem ser percebidas. Muitos personagens fazem parte da narrativa, contudo são inseridos aos poucos não trazendo confusão para seu leitor. Tive a impressão de que Aurora era para ter sido uma protagonista mais calculista, porém a vi como alguém que ainda precisa amadurecer e tomar decisões com mais segurança.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Nina 31/03/2020

Uma história incrível e muito brasileira.
Estou encantada com esse livro. Como a maioria dos livros de fantasia que eu li demorei um pouquinho para me conectar com a história, mas quando me conectei não queria ela terminasse. O fato de trazer a mágia pra um cenário brasileiro, pra uma terra tão familiar, torna tudo muito mais fácil de imaginar.
Em Riacho do Jerimum, conheremos a história de Caíque. Um jovem que vive com sua mãe e sua irmã em um lugarzinho bem simples, no interior do nordeste. Caíque desde muito novo aprecia a companhia de seu Vicente, um senhor que adora contar histórias. Contudo Caíque nem imagina que as histórias de seu Vicente, na verdade são reais, até conhecer Aurora.
Aurora é a líder dos calahynos, seres mágicos que vivem dentro de jerimuns que crescem a beira de um rio. Ela precisa convencer Caíque de que a magia é real, pois somente ele poderá salvar o povo da floresta da deusa da seca. Mas essa não será uma missão fácil.
Esse livro me fez sentir tantas emoções que nem sei explicar. Trazer a tona alguns personagens do folclore brasileiro foi algo que mexeu comigo, pois lembra minja infância quando ainda ouvia muitas histórias sobre esses personagens. Trouxe uma sensação boa, semelhante a de quando somos crianças e realmente acreditamos em mágia.
Recomendo muito a leitura! É uma história muito diferente de qualquer outra que eu já tenha lido. Espero que vocês se encantem com a leitura tanto quanto eu.

Anastácia 09/12/2021

O livro é bom, a ideia é boa, os personagens também, mas o final me deixou com dúvidas, faltou um melhor desenrolar com o plot da história, ficou com um buraco no final como se tivesse que terminar tudo muito rápido e não desse tempo para explicações mais limpas, mas no geral eu gostei do livro e os personagens são lindos (Diana e o Johan especialmente).

1 | 2 | 3 | 4