The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

Leo 15/11/2023

Snow lands on top?
O que dizer desse livro? A gente começa com o ranço já pré-instalado pelo protagonista, daí fazem a gente aquecer o coração e pensar ?hm, talvez ele não seja tão ruim? e no final a gente acaba como no começo.
Uma pessoa nasce como uma tela em branco e ela decide o que quer fazer, não importa quem conheça, quem ame ou o que façam por ela.
O livro é muito bem escrito, todos os personagens tem uma boa profundidade e traz muita luz sobre o que se tornou os Jogos Vorazes durante os anos. Vale muito a pena ler!
Menção honrosa a Lucy Gray Baird e Sejanus Plinth ?? (Tigris também merece)

Lala_12 15/11/2023

O livro é perfeito, só um pouco lento em algumas partes, mas ajuda a entender melhor o universo de Jogos Vorazes e muitas coisas fazem sentido quando assisti novamente os filmes depois de ler.

cams 15/11/2023

Que. livro. incrível.
suzanne collins nunca decepciona e esse livro é tão essencial pra qm é fã desse universo principalmente porque a gente lê a famosa ?villain origin? acontecendo.

não vou falar mtos detalhes pq to escrevendo uma review pro goodreads e queimando todos os meus neurônios e como n tá pronta ainda, n consegui colocar ainda.

mas saiba q ele vale MUITO a pena pra ler e você vai se perguntar o porque de não ter lido antes.

mduque 13/11/2023

Extremely boring
Oh my goosshhhhh. This book is SOOOOO boring!! Nothing like the first three of the series. It?s just exhausting to ?be? in Coriolanus? head. Besides, it seems like the story is about him, but both the songbirds and the snakes clearly refer to Lucy Gray. I really really hope the movie is better bc this was very disappointing.

Becaxzr 13/11/2023

Me encontre na árvore-forca
Que livro bom! A escrita dessa mulher é simplesmente impecável e genial!
A história é sensacional, a sensação de imersão é surreal de boa.
A ponte entre o passado e o futuro, cada detalhe e peça bem encaixada, a mente de titânio dessa mulher me surpreende toda vez!
Favoritado!
"Ela podia voar o quanto quisesse em volta do Distrito 12, mas ela e seus tordos jamais poderiam voltar a fazer mal a ele." Lucy Gray, você nunca será esquecida!
Pamela 13/11/2023minha estante
Siimmm. Livro maravilhoso e o jeito que a Suzanne conseguiu criar a personalidade do Coriolanus tão perfeitamente. Sem palavras. Que venha quarta-feira e que o filme represente tão bem quanto os filmes da sequência jogos vorazes foram fiéis aos livros ????

giovanna 13/11/2023

"Do you hear that? That's the sound of Snow falling."
Enfim terminei essa releitura (dessa vez ouvindo o audiolivro) e acredito que minhas opiniões se mantêm muito firmes nas mesmas que escrevi na resenha de alguns meses atrás. A história é incrível e a Suzanne, de fato, fez um prequel basicamente perfeito!!

Artemis 12/11/2023

"Snow cai como a neve,sempre por cima de tudo"
Comecei a história com uma expectativa morna,até porque Coriolanus Snow não é lá uma figura das mais amáveis, no entanto o livro me surpreendeu da melhor forma possível,a escrita é ótima,tem maturidade embora permaneça franca e simples,adorei a construção da personagem Lucy Gray e o mistério sutil que sustentava sua dualidade. É estranho como há momentos em que torcemos pelo Snow durante a narrativa e outros momentos em que nossa percepção sobre ele volta a azedar,enfim, excelente retorno ao universo que tanto adoro de Jogos Vorazes.

camisss 11/11/2023

You see my face in every place but you can't catch me now
SOCORRO QUE LIVRO BOM

eu amo a política de jogos vorazes
O quão bem o governo foi construído. Como não tem UMA vírgula solta, tudo se encaixa. O universo basicamente duplica quando você para para interpretar uma simples frase que acaba mostrando muito mais do que ela realmente era de inicio, tanto que é por conta disso q eu preciso ir ler as teorias dos povos e o que eles pensam das pessoas nos livros porque eu sou burra lendo distopia e provavelmente entendi muita coisa errada??

Precisamos falar o quão bem construído o snow foi, como desde a primeira página conseguimos ver (por mais que seja bem escondido) o quão babaca e ambicioso que ele é. Ele nunca amou a Lucy, ele amava a capital, a Lucy é algo que veio da capital, era um dever dele vencer os jogos, e seguindo esse mesmo raciocínio ele viu que poderia usar a lucy de uma forma para ele cresce beneficiando a si próprio e se tornar poderoso novamente na capital (no caso do dinheiro, pq nome ele ja tinha) para poder entrar na faculdade que ele queria tanto, e ai sim, se tornar o presidente de panem. Então quando a lucy conseguiu dar para ele o que ele tanto queria, ela se tornou descartável, tanto que pelo amor de deus qual é a pessoa que em sã consciência que mataria quem amava???
Um outro ponto do show é o jeito que ele foi influenciado pela Dr.Gaul, acredito que ela que criou esse bixo que ele é, ela influenciava ele de um jeito terrível e o burro nem percebia, então sim o vilão é o snow, mas a Dr.Gaul é que é a verdadeira vilã.

atenção atenção esse é um momento de apreciação para a melhor personagem
LUCY GRAY EH TE AMO, DIVA VC SABUA QUE ELE NN PRESTAVA MAS FOI LA E UDOU ELE PARA SOBREVIVER ?? a Lucy é incrível, o jeito que ela acreditava no seu ideal e seguia ele fortemente sozinha era belo, meu amor você nn deveria ter passado oor tudo que passou, eu acredito qur você fugiu na mata e viveu feliz oara sempre com os seus pássaros ???
Sejenaus eu te amo, meu outro amor que não merecia ter passado por tudo que passou, ai gente, ele só queria voltar para a casa dele que era o distrito 2?
clammie eu tbm te amo, queria q vc aparecesse mais fica
os Covey são uns divos também, tomara que eles tenham conseguido continuar a banda depois de tudo

adorei esse livro, meu segundo fav da suzanne (em chamas eu te amo!!!!) leiam esse aqui e vão assistir o filme!!! estou muito ansiosa pq pelo trailer está muito fiel e aiii (destaque para can't catch me now da olivia QUE VAI GANHAR UM OSCAR, de tão gênia que ela foi nessa música, palmas para a diva ??????)

07/11/2023

Would?ve, could?ve, should?ve by taylor swift
Resolvi reler esse livro por causa do filme e lembrei o quanto eu AMO a lucy e o quanto eu AMO essa história.
Como no começo o snow consegue fazer q gente gostar dele, achar ele super inteligente até que do meio pro final ele começa a soltar certos pensamentos que faz a gente perceber que ele é um PSICOPATA.

B 06/11/2023

Opinião polêmica: ao meu ver, esse livro é melhor do que a trilogia original. Em termos de história e envolvimento, Jogos Vorazes continua em 1º lugar, mas acho que esse livro cumpriu o papel de trazer a critica social proposta nos livros anteriores com ainda mais força.

Por um lado, temos uma critica escancarada e explícita, mostrando uma edição dos Jogos sem todos os glamures que já conhecemos, com crianças sendo, literalmente tratadas como animais em zoologicos. Esse livro é brutalmente honesto em relação aos horrores causadas pela guerra, pelo capitalismo e principalmente pela ganância do ser humano.

Ao mesmo tempo, quem nos traz tudo isso é um narrador não-confiável que, por mais que questione as vezes, crê nesse sistema. Em diversos momentos, o protagonista "passa pano" para acontecimentos horrorosos, pois isso pode ser conveniente para ele. E nós, como leitores, nos deixamos enganar por sua lábia e carisma e chegamos a torcer para ele em certo momento. Para no final, a autora nos lembrar brutalmente de quem estamos falando e o quão facial é se deixar enganar pelas falsas narrativas de um sistema egoísta.

Se eu já achava Suzanne Collins genial antes, agora eu até perdi adjetivos para descrevê-la.

skuser02844 04/11/2023

Incrível!
Não tinha muita expectativa por ser um livro introdutório, mas lê-lo foi uma experiência incrível.
Ver a história pela visão do Coriolanus, alguém da Capital, que vê os jogos de uma maneira totalmente diferente abriu meus horizontes. Ver como os jogos eram, entender a sua origem e descobrir o contexto verdadeiro de ?The Hanging Tree? foi simplesmente maravilhoso pra alguém que já amava a saga.
Não tive vontade de parar de ler em nenhum momento e mal posso esperar para assistir o filme!