Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Thay 12/04/2023

Denso, porém lindo e triste
Brisingr foi o melhor dos 3 livros da franquia. Estou completamente apaixonada pelo personagem Eragon e, a cada capítulo e livro, o amo mais. Ele tem amadurecido tanto e sua relação com Saphira é tão linda!! Fico encantada!

Agora, vamos falar do livro... Realmente é denso. Demorei, pelo menos, dois meses para conseguir terminá-lo. Isso não significa que é um livro ruim, muito pelo contrário. É bastante detalhista (e isso sim, pode cansar um pouquinho) e, assumo que não suporto Nasuada (ainda que tenha gostado muito de alguns momentos dela nesse livro) e não gosto dos dramas da trajetória de Roran (mas também gostei de muitos momentos dele), o que me atrasou a leitura, assumo. Ainda assim, temos uma aventura épica, cheia de guerras, reviravoltas e emoções.

Ansiosa para ler Herança ?

Andre 01/03/2021

Montanha russa
Esse é um típico livro-montanha-russa, que começa com uma caminhada em ritmo constante, seguida de uma lenta subida por uma longa e monótona rampa que se prolonga até pouco mais da metade do percurso, até finalmente cair com a liberação de toda a energia potencial acumulada através de rápidos e repetidos plot-twists, cambalhotas e mudanças chocantes de uma só vez.
Diferente do anterior, em que a evolução de Eragon é clara da primeira à última página, nesse não vemos muita mudança NELE, mas mais COM ele.
O evento que fecha essa parte do ciclo, embora previsto nas entrelinhas de páginas anteriores, deixa cair uma(s) lágrima(s) de nossos olhos e nos faz pensar sobre essa longa odisseia que é estar (ou se sentir) sozinho.

luccaspe5 21/03/2021

meu segundo favorito dessa série. momentos muito mercantes, emocionantes e reflexivos.

Edméia 10/07/2023

*Muitos acontecimentos, muitas emoções !!!
*Minhas impressões :

Neste terceiro livro da quadrilogia ( ou tetralogia ) do ciclo "A Herança " temos inúmeros acontecimentos : a coragem de Roran nas batalhas , a liderança admirável de Nasuada frente aos Varden , a espada de Eragon feita pela feiticeira elfa, a descoberta de uma vulnerabilidade de Galbatorix , a verdade sobre os pais de Eragon e por aí vai !!!
Confesso que comecei a gostar mais dessa história nos últimos capítulos desse livro porque Christopher esclarece muitas situações para nós !!!
Aplaudo o escritor por ter criado personagens femininas tão relevantes , fortes, corajosas !!! Nasuada conduz muito bem os Varden nessa guerra contra o Império !!!
Houve momentos em que parei e fiz uma comparação dos valores da minha religião ( católica apostólica romana ) com os dos elfos !!!
Admiro o valor que tem a palavra , a promessa , o juramento feito na língua antiga !
Entusiasmei-me com a política interna dos anões, os clãs , as lideranças dos mesmos e como em tudo há maldades, corrupção, atos feios, desprezáveis , abjetos.
O capítulo mais maçante para mim foi o da feitura da espada de Eragon , "A Mente sobre o metal " ! Realmente, a colaboração de Leon, Hiroko Kapp e de Yoshindo Yoshihara da "The Craft of the Japanese Sword " ( A arte da espada japonesa ) foi preciosa, como menciona o autor na parte de Agradecimentos e por falar nesse capítulo , confesso que eu não imaginava como se faz necessário o trabalho de tantas pessoas bem capacitadas para a feitura de um livro desse nível ! Não é à toa que essa quadrilogia fez sucesso quando foi lançada !!! Foram muitas as pessoas trabalhando ao lado do texto do escritor Christopher Paolini !!! Pessoas competentes e sérias !!!
Quase chorei em alguns momentos da narrativa !!! Temos aqui momentos realmente tensos e emotivos !!!
O livro parece que não vai nunca terminar porque são muitas as páginas e os capítulos ! Todavia, pense que você está fazendo uma viagem longa e obtendo muitos conhecimentos sobre a cultura dos Varden , dos Elfos, dos Anões ...
Recomendo essa leitura e pretendo daqui a alguns anos, reler essa tetralogia ( ou quadrilogia ).
Dou CINCO estrelas para essa minha leitura.
Agora, vou respirar fundo e iniciar a leitura do quarto e último livro desse ciclo : "A Herança ".

Guaratinguetá , 10 Julho de 2023.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Inlectus 14/06/2009

Bom livro.
É interessante como um autor tão jovem, cria um romance épico-mitologico tão bom. Estória rica e envolvente, vale ler.

27/11/2011

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU NENHUM LIVRO DO CICLO A HERANÇA!

Se Eldest já mostrava um crescimento de Christopher Paolini como autor, em Brisingr a história ganha autonomia. É o grito de independência. Claro que as referências a outras sagas ainda está lá, mas já são mais fracas. E este, por enquanto, é o meu favorito, e o melhor (digo mais quando terminar Inheritance). Brisingr começa umas três semanas depois do final de Eldest. E traz o desafio para Eragon de cumprir (ou pelo menos tentar) todas as promessas que fez nos anteriores. E não são poucas. Aliás, nisso ele é bem parecido com o Artur de Bernard Cornwell: não se sente muito à vontade prometendo lealdade a torto e a direito, mas faz um juramento atrás do outro...

Mais em: natrilhadoslivros.blogspot.com

Rigamont 01/03/2010

Não é o melhor
Esse pra mim foi o mais fraco da série até o momento, não que ele seja de todo ruim, mas o segundo e o primeiro foram melhores

Giovanni 03/12/2010

É um ótimo livro!!! Os Vardens aliados aos Elfos, aos Anões e aos Urgals passam a fazer frente ao império. Roran demosntra seu valor!!
Eragon e Shaphira tiveram muitas vitórias mas perderam seus mestres!! E a saga continua!!!

Rodrigo 04/02/2013

Boa continuação, podemos notar o momento em que ele se toca de que necessitará de mais um volume para completar a história. Excelente exemplo de história que parece evoluir a revelia do autor.

PH 25/03/2013

Está entre os melhores livros que já lí , é o melhor dentre os tres primeiros da serie. Aventura, açao , decisoes , e a guerra chegando , boa leitura a todos !

Paulo 15/04/2013

Veja a resenha completa clicando no link:

Sabrina 19/09/2013

Foi um dos livros que mais demorei para concluir, massante se resumiria ele! odeio burocracia e politica e o livro ficou em torno disso. por outro lado acho legal acompanhar Eragom crescer como disse antes o que gosto na escrita dele e que o principal não se torna simplesmente invencível do dia para a noite como em alguns livros mas o que ele não vez com o protagonista fez com Roram como ele conseguiu derrotar um urgal sem nada?? apesar de gostar muito desse personagem perdeu um pouco seu encanto nesse livro ele só aparecia para lutar porem mostrou um belo estrategista; Nesse livro ele mostrou um pouco mais da personalidade de Saphira (que ela não nos ouça) mas me pareceu muito com um gato rsrsr que se acha um ser acima, pomposo e que poucas coisas merecem sua atenção,gostei de ver um pouco mais dela! mas como livro e gosto esse não foi um dos meus.

Felucy 07/11/2013

Muito bom!
Fazia algum tempo que tinha lido, então algumas partes já tinham sido esquecidas.
Então a releitura foi muito boa, como a primeira. =)