Eldest

Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

Matheus M Oliveira 10/04/2021

Perceptível evolução do escritor em relação ao primeiro livro da saga.

Nesse livro o autor explora três personagens alternando a narrativa entre os capítulos. Comparado a outros clássicos do gênero, a história e enredo é simples, mas acho a leitura prazerosa.

Biia 29/03/2021

Saga Ciclo Da Herança Vol. 2 - Eldest
Em "Eldest", o escritor Christopher Paolini escreve a contínua aventuras e desventuras de Eragon e o seu dragão Saphira. Depois dos eventos do último livro, o cavaleiro e o seu dragão partem para Du Weldenvarden, o reino dos elfos, ao norte de Alagaësia, para fins de treinamento. Lá, encontram novos mestres, assimilam conhecimentos inéditos, desenvolvem as suas habilidades, transformando-se a si mesmos. Ao caminho das florestas encantadas, descobrem curiosidades religiosas e históricas sobre os anões.
Enquanto isso Roran sai de Carvahall junto com seus habitantes após serem atacados pelo Império.
Esse livro comparado com o anterior melhorou em partes, não está tão previsível e o final foi satisfatório.
O único grande defeito é que os personagens não são tão cativantes me fazendo não se importa e muito menos se apegar a ninguém na história.

Lua 29/03/2021

Amadurecendo
Nesse novo capítulo nosso herói se ve diante de grandes mudanças físicas e emocionais, o que o leva de encontro ao amadurecimento e a sabedoria.

Iago 22/03/2021

Crescimento.
O menino Eragon continua sua jornada imediatamente após os eventos do último livro, um bocado quebrado e com a perda recente de amigos próximos. Sua busca é por entender o que é ser um Cavaleiro do Dragão e terminar seu treinamento com os elfos. A receita é a mesma do livro anterior e continua funcionando, contando com personagens fortes e carismáticos para o desenvolvimento de uma narrativa envolvente, mas que pode ser um pouco lenta para os leitores mais ávidos por ação.

luccaspe5 21/03/2021

uma boa continuação para eragon. porém confesso que roran tomou para si o protagonismo do livro.

Ana @blogamorporlivros 06/03/2021

E se o cavaleiro fosse Roran e não Eragon?
A minha conclusão é que se o ovo tivesse escolhido Roran e não Eragon, provavelmente não sobraria ninguém para defender Carvahall. Até porque Eragon demonstrou diversas vezes que não é um líder nato, e o vilarejo precisava de alguém como Roran para escapar das garras de Galbatorix.

E apesar de muita gente falar que o personagem é fraco, eu gosto de Eragon ser "mundano". Pelo fato de ele ser um adolescente, de ter sido sempre o "segundo" na sua família e de não ser muito bom na arte de ser um cavaleiro, simplesmente encaixa para mim.

Os heroísmos de Roran já não me convencem tanto. Também achei a parte da narrativa dele um pouco lentas e enroladas demais.

Esse volume é o meu menos favorito de toda a saga, com toda certeza. Mas ainda sim é uma boa continuação :)

site: https://www.amorporlivros.com.br/resenha-eldest-heranca/

Ivan.Paiva 25/02/2021

Ainda bem que decidi dar uma nova chance para Eragon. Não gostei muito do primeiro livro e acabei me surpreendendo em como a continuação melhora, e melhora muito. Vários personagens ganham uma profundidade que no primeiro livro deixa a desejar, o principal exemplo é o próprio Eragon. A trama segue fluida e com alguns mistérios que instigam a curiosidade e a vontade de continuar lendo.

Com certeza pretendo terminar de ler a saga que provou ser muito boa. Se eu não tivesse desvendado a revelação (meio obvia) do final antes teria achado o fim bem mais impactante.

3.5 é uma ótima nota para a boa
continuação de Eragon.

Larissa.Azevedo 23/02/2021

Aaaah, eu amei! Vários momentos de desespero e vários de alegria extrema, foi uma ótima evolução em relação ao primeiro, que já é ótimo, muito ansiosa pro próximo!!!

Leticia.Azevedo 20/02/2021

Muito emocionante! Tive várias surpresas e momentos tensos, uma escrita incrível e não decepciona. O final foi empolgante e preocupante, já estou ansiosa pelo o próximo!

Andre 18/02/2021

Mudança
Esse livro fala claramente sobre mudança: Eragon e Saphira de Farthen Dûr a Ellesméra, de Roran, de elfos, de anões, dos Varden... até de inimigos, numa gradual e constante mudança que acontece com todos ao longo da história. É uma história que nos convida refletir sobre como mudanças embora inevitáveis, podem se tornar motivos para os melhores momentos de nossas vidas.
Destaque para a troca de perspectiva entre personagens a cada certos capítulos, aparentemente inédita na série até então, que ao convergirem num ponto crítico fazem a história fluir mais intensamente.

Folhadpapel 10/02/2021

Um ótimo meio de série
Eldest é sem sombra de dúvidas bem superior ao seu predecessor, Eragon. Aqui a jornada, que antes eu achei lenta e difícil de ser lida, evoluiu para uma divisão assertiva de pontos de vista. As minhas críticas ao volume anterior do Ciclo a herança ficaram em boa parte a cerca do ritmo lento e demorado do meio do livro, nesse segundo volume esse problema é sanado com a introdução dos pontos de vista de Roran, primo de Eragon, e Nasuada, nova líder dos Varden. Sempre que o ritmo de um núcleo ia diminuindo e caminhava para algo maçante e sem acontecimentos relevantes, o autor “cortava” a cena e ia para um núcleo onde de fato estivesse acontecendo algo.

Aqui vemos os desdobramentos dos acontecimentos do livro anterior, não só das decisões do seu encerramento, mas também as consequências das decisões tomadas no início do volume. Isso já fica claro desde o início, pois esse segundo volume possui um resumo do livro anterior, para que o leitor possa entrar nessa nova fase da história com os acontecimentos passados frescos na cabeça, até por que esse capitulo da história se passa pouquíssimos dias após os acontecimentos do livro anterior.

Eragon nos mostra em seu ponto de vista a sua jornada para se tornar um Cavaleiro de Dragões, e consequentemente temos um maior aprofundamento nas relações politicas que esses posto impõe. No ponto de vista de Roran, vemos como a população esquecida, simples e sem poderes, lida e sofre com as decisões de pessoas com poder. Isso nos dá uma sensação de causa e consequência, onde o povo simples sofre sem saber porquê e luta para sobreviver, uma importante adição desse segundo volume. E por fim, temos o ponto de vista de Nasuada, e com ela uma visão da alta política, das relações entres os lideres, as tensões e os acordos que precisam serem traçados.

Quanto ao romance nesse livro posso afirmar que é desestimulador caso você seja um apaixonado por grandes arcos românticos. Aqui ele é forçado de uma forma amarga de ser lida, apenas para que Eragon tenha uma motivação além daquela que já sabemos, derrotar o império. Inclusive aqui entra uma crítica. Os objetivos de Eragon são confusos até pra ele mesmo, chegando por volta dos oitenta por cento do livro eu não me senti convencido de que esse de fato seria o grande objetivo dele, por mais que o autor tente forçar isso, coisa que ele tenta fazer uma hora e tenta confundir em outra.

Nesse livro ainda vemos algumas cenas onde a linha de roteiro é visível, onde o personagem para e fala coisas filosóficas e dá discursos extremamente bem elaborados e com uma eloquência tirada do nada, mas isso me incomodou bem menos do que no primeiro volume, até por que logo em seguida viria o ponto de vista de outro personagem e isso amenizava esse fato.

A expansão do universo foi bem feita e os mapas finalmente foram explorados. Roran percorre quase o mesmo caminho que Eragon e Brom, mas a forma como as cidades são mostradas e o que acontece nelas, deu uma tridimensionalidade e aprofundou bem mais esse mundo, a construção de Roran superou a de Eragon de uma forma gritante. O treinamento de Eragon com os elfos aconteceu de uma forma estranha ao meu ver, as lições e o que foi aprendido não me pareceram ter uma utilidade na hora do combate, mas até teve, em partes. O plot twist do final não me pegou de surpresa, e se você lembra minimamente do livro anterior, também o pegará.

Por fim, esse nesse livro vemos uma evolução do autor e da história, vemos um ótimo meio de série que me fez ficar louco para pegar o próximo volume.

site: https://folhadpapel.blogspot.com/2021/01/eldest-christopher-paolini.html