As intermitências da morte

As intermitências da morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Xuneor 26/12/2023

"Se não voltarmos a morrer não teremos futuro"
Sou uma pessoa que tem muito medo da morte. Sempre tive. Me dá calafrios de pensar que, um dia, tudo acaba. E me desespero mais ainda sem saber o que acontece quando essa fase aqui acaba.

Sendo assim, resolvi tentar ler mais livros que abordem o tema, pra não evitar o assunto e tentar tratar com "naturalidade" aquilo que é, de fato, o mais natural de se estar vivo: a morte.

"As intermitências da morte" explora o que aconteceria caso a morte ? com letra minúscula, importante ressaltar ? parasse de matar as pessoas; os problemas práticos de não existir mais morte.

E o que as intermitências da morte mostram pro leitor é a necessidade da morte para o funcionamento de governos, sistemas de saúde e até mesmo para a vida.

Sem morte, não há vida.

E encarar os problemas práticos que a ausência da morte traz me ajudaram a encarar essa fase misteriosa da vida com outros olhos. Ainda não deixei de ter medo hahahah, mas comecei a pensar diferente.

Sem dúvida nenhuma, essa leituea marciu a minha vida.
mmarialleite 26/12/2023minha estante
lê a trilogia do Ceifadorrrr

Vanessa.Benko 26/12/2023

A propósito, não resistiremos a recordar que a morte, por si mesma, sozinha, sem qualquer ajuda externa, sempre matou muito menos que o homem
É uma obra que desafia as convenções da morte e nos lança em um universo onde esse inevitável destino se torna imprevisível. A trama se desenrola em um país não identificado, onde a morte decide “dar um tempo”, como que tirar férias, proporcionando um cenário intrigante e repleto de consequências inusitadas.
A habilidade de Saramago em explorar questões filosóficas e existenciais é magistral. A ausência da morte desencadeia reflexões profundas sobre a vida, a mortalidade e o significado da existência. O autor nos conduz por uma jornada que transcende o convencional, desafiando-nos a repensar nossas próprias perspectivas sobre a finitude.
A narrativa, marcada pelo estilo distintivo de Saramago, com suas longas frases e diálogos sem pontuação convencional, cria uma atmosfera única. A linguagem peculiar, embora desafiadora, enriquece a experiência de leitura, mergulhando o leitor em um labirinto literário que exige atenção e contemplação.
Uma das grandes conquistas do livro é a personificação da morte. Saramago nos apresenta uma figura que vai além do estigma sombrio associado à ceifadora, explorando camadas emocionais e humanas surpreendentes. A morte torna-se um ser complexo, suscitando empatia e questionamentos sobre seu papel na ordem natural das coisas.
A trama também aborda questões sociais e políticas, expondo como a ausência da morte afeta a sociedade e suas instituições. Saramago, com sua perspicácia característica, oferece uma crítica sutil e penetrante, utilizando elementos fantásticos para iluminar aspectos da realidade.
"As Intermitências da Morte" é uma obra que não apenas desafia, mas também encanta. Saramago, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, mais uma vez revela sua maestria ao criar uma narrativa que transcende o comum. Esta é uma leitura que despertará sua mente para reflexões profundas e revelará nuances da condição humana de maneiras inesperadas.

Thaís 26/12/2023

O começo e o meio do livro são fantásticos. Como sempre o Saramago nos fazendo refletir profundamente sobre assuntos que discutimos apenas de forma superficial no nosso dia a dia. No meio do livro, eu, cujo maior medo da vida é a morte dos meus entes queridos, já estava muito certa de q viver pra sempre talvez seja muito pior do q morrer. Ok, dona morte, vc ganhou essa.
Mas não gostei muito do final, da obsessão da morte pelo músico, etc. Se fosse um conto, seria fantástico. Mas achei q não combinou com o resto da história.

Christine.Jara 26/12/2023

Que nota è esta????
É um livro MUITO bom, me fez rir, refletir, imaginar muito... " já pensou???..." Final maravilhoso... não entendi a nota baixa no aplicativo. Leiam.

Anna.Marciano 25/12/2023

Leitura lenta mas boa
A escrita é difícil e o livro pode ser dividido em duas partes: a primeira tendo a sociedade como protagonista e a segunda tendo a morte como protagonista.
A temática morte é sensível e a abordagem do autor é bem inovadora, principalmente por conseguir retratar de uma maneira bem fiel a forma como a humanidade se relaciona e como reage a situações inusitadas.
É um livro com várias críticas explícitas e implicitas.
Acredito que seja o estilo de livro que gera uma interpretação diferente a cada momento da sua vida em que é lido, o tipo de livro que vale a pena guardar na estante para reler de tantos em tantos anos.

Caio738 21/12/2023

Mistura do interessante com o banal
A premissa do livro é bem intrigante, mas boa parte das discussões e ideias foram mais do mesmo. Penso especificamente nas descrições das reações do governo e de setores econômicos e Igreja, em que o cinismo de Saramago produz diversos clichês sobre os ?poderosos? e o egoísmo (simplistamente retratado) de todos.
Os pontos altos foram as cenas que mostram mais intimidade e sentimentos no trato com a morte. A humanização da própria morte, com boas alegorias, também valeu a pena. Ainda assim, não achei que manteve o padrão das outras grandes obras do escritor português.
Luan488 19/02/2024minha estante
amo suas resenhas caio738 por favor sempre alimente os skoobers com suas críticas pertinentes!!! sempre aprendemos mt com vc

Alan (@coracaodeleitor) 20/12/2023

Eu já li algumas obras de José Saramago mas devo dizer que essa de longe se tornou a minha favorita do autor até o momento.

Aqui na história temos um lugar onde a morte parou de trabalhar. As pessoas simplesmente não morrem mais. E no primeiro momento as pessoas daquela sociedade comemoram e acham isso incrível.

Mas ao longo do livro lidamos com os problemas práticos de não se morrer. Então crises começam a acontecer, hospitais super lotados, crise no comércio funerário, pessoas em estado terminal sem poderem morrer. Então o caos começa a se instalar naquela sociedade.

Então uma família que tem um idoso vivendo seus últimos momentos e um bebê com uma séria doença, ouvem falar que tudo só está acontecendo ali onde eles moram e que se atravessarem a fronteira pode ser que seus parentes tenham o merecido descanso eterno.

Eles atravessam, e de fato o bebê o velho morrem mas ao voltar, os vizinhos dão falta dos dois. O que criará uma nova ramificação na história.

E posso dizer que isso é só a ponta do iceberg porque a história se aprofunda muito mais.

Acho que o autor conseguiu falar sobre um tópico que é um tanto pesado porém de uma forma leve e em certos momentos até divertida.

Toda crítica social que ele coloca aqui me fez achar o livro ainda mais genial e cativante.

Um aviso importante para quem nunca leu nada do autor, é que ele tem uma escrita completamente diferente, com parágrafos longos e sem pontuação, então você demora um tempo pra entender a escrita dele. Mas depois você acostuma.

Enfim, uma das minhas melhores leituras desse ano é apesar de ser um livro de pouco mais de 200 páginas ele super me conquistou.

Rafa 14/12/2023

Uma leitura um pouco complexa, tanto pela língua portuguesa incomum quanto pelo próprio estilo do autor; requer uma grande atenção para facilmente não se perder... Não obstante, genial, de fato! Pôr a morte como uma personagem, de 'carne e osso', por assim dizer, muito inusual. O tom sempre irônico em todos os diálogos e narrações, muito inteligente. E o desfecho, surpreendente e original. Obra maravilhosa!

de.ler.eu.gosto 13/12/2023

Sensacional.
Iniciei essa leitura sem muitas referências além das quais já sabemos todos, Saramago é Sensacional e ponto.

As intermitências da Morte é um livro sem respiro sem pausas, não só na escrita mas em sua linha de raciocínio, vc se adequa de uma forma que é plenamente capaz de ver cada feição de cada personagem.

" E no outro dia ninguém morreu", contada na primeira metade, compartilhamos a primórdio as beneces para alguns de não morrer no entanto para a igreja, filósofos e o estado as demandas de uma superpopulação que não morre, rimos, pensamos questionamos até que na segunda metade sim a ela a própria morte manifesta-se levantando ainda mais nossos questionamentos diante de suas próprias questões, tomando atitudes inusitadas

Difícil é divagar sobre essa obra em um resumo sem dar espoiler.

Mas mas afirmo com todas as letras, que está obra eh simplesmente Sensacional, e todos deveriam ler.

Saramago eh Saramago , inquestionável isso !!!!
Yasmin V. 13/12/2023minha estante

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Juliana2496 12/12/2023

Leitura difícil
Já esperava que ler saramago era difícil, mas é muito confuso, nossa. A história é boa, mas acho que se eu tivesse lido antes seria mais impressionante, hoje em dia esse conceito é tão explorado que não me trouxe novidades, e por ser dificl não me trouxe tanta reflexões. Enfim, saramago não é pra mim, preciso de parágrafos e diálogos claros.

Marcelo Dakí 12/12/2023

Uma história de amor (com a morte)
Neste romance, Saramago trabalha de maneira muito divertida (mesmo com sua escrita sóbria) as diversas instituições sociais que são atravessadas pela morte, desde o Estado até a Igreja. Apesar da frieza na narrativa, a morte enquanto figura encarnada encanta a experiência de leitura de modo que o final do livro deixa saudade da personagem.
Alinealin 26/12/2023minha estante
Imagina o status social "em um relacionamento sério com a ..." kkkk

myhtuck 11/12/2023

As intermitências da morte
Leitura cansativa, arrastada. História legal, diferente, mas o modo como Saramago escreve é desanimador, ao meu ver.

Nota: 3/5

Filipe 10/12/2023

Das profundezas da mente de Saramago surgiu este livro divertido mas profundo, que constrói um cenário fictício mas que ao mesmo tempo é extremamente plausível.

Enquanto a primeira parte do livro retrata o caos, a balbúrdia e desespero geral de forma até acelerada, a segunda parte é mais intimista e psicológica, focando no perfil da figura conhecida como morte de uma maneira mais calma.