Sandman: Edição Especial de 30 Anos - Vol. 5

Sandman: Edição Especial de 30 Anos - Vol. 5 Neil Gaiman

Resenhas -

André Lucena 06/10/2023

Vol. 5: Um Jogo de Você
A protagonista deste volume é a Barbie, que foi apresentada no arco "Casa de Bonecas". O começo é bem confuso e arrastado, mas no meio começa a ficar interessante e acaba muito bem. Trazendo ótimas reflexões bem à frente do seu tempo relacionadas a identidade de gênero. Além do desfecho satisfatório para todo o arco, serviu também para apresentar a personagem Thessaly, que possivelmente terá outras aparições futuramente.

Davi.Dallariva 08/02/2021

Não é muito fácil colocar em palavras minha admiração por Um Jogo de Você. Eu lembro de ler há muito tempo, quando eu tinha uns 13 ou 14 anos. Lembrava de ser um dos meus arcos favoritos de Sandman. Mas, relendo agora em uma edição física que finalmente possuo, essa história me atingiu de forma ainda mais intensa.

Considero Barbie e Wanda as personagens humanas mais marcantes de todos os volumes de Sandman. Barbie com suas maquiagens estranhas e seus mistérios, Wanda com sua coragem e força. As duas com seu amor incondicional uma pela outra, formando uma amizade muito bonita.

A Wanda merece nota só pra ela, pois acredito ter sido a primeira personagem trans tratada com dignidade em uma mídia mainstream. Talvez eu esteja enganado, mas é bem provável que seja. Essa história foi publicada no despertar da década de 1990. E quando eu digo dignidade, não quero dizer pelos personagens ao redor (ela sofre transfobia várias vezes ao longo da história), mas sim pelo autor. Sei que alguns criticam a HQ nesses aspectos, mas eu acredito, aliás, afirmo que a Wanda foi criada a partir de amor (Gaiman tinha amigas trans que o inspiraram) e não de ódio (como eram praticamente todas as representações trans na época e até muitos anos além). A Wanda é humanizada, não é uma caricatura nem um "monstro" criado para chocar. Ela é "real" e, mesmo com o mundo contra ela, Wanda tem em Barbie uma amiga verdadeira e, por ela, é honrada no final - resultando em uma das cenas mais belas e emblemáticas, ouso dizer, da história dos quadrinhos.

Eu acredito na teoria de Barbie de que todas as pessoas têm vários mundos dentro delas. E concordo que a gente deve se despedir sempre que puder.

Cheile.Silva 17/09/2020

Mulheres
As personagens são mulheres das mais variadas: uma "boneca" (Barbie), uma bruxa, uma trans, um casal, uma sem teto. O volume traz uma história muito delicada, fantasiosa e bonita.
Neil Gaiman não errou em nada ao escrever Sandman.

lucca brasil 15/10/2022

te amo wanda
Essa história...
Li rápido, não foi tão complexa mas certamente foi uma das mais pesadas e emotivas pra mim.
Se não me engano a Wanda foi a primeira mulher trans em sandman, eu achei muito real os pesadelos e a relação com a família mas acho q a abordagem do neil de colocar todo personagem pra ficar reforçando que ele é homem, é um garotO, um sobrinhO, e falando o nome morto dela desnecessariamente... espero que a série mude isso e adapte melhor (sou trans eu sei do q to falando)

Chris108 13/05/2023

Perfeito, chorei muito!!
Nesse livro a gente acompanha um núcleo duas amigas que de forma diferente refletem sobre quem realmente são. A princípio parece uma protagonista só, pois ela é a dona do sonho. Mas a Wanda foi tão marcante nessa história que talvez eu lembre bem mais dela quando pensar nesse livro. A cada livro o Neil se supera, nesse me chamou muito a atenção como ele consegue trazer questões femininas de forma tão sensível, realmente é um excelente escritor. Chorei horrores com a história tão emocionante, me diverti com personagens e cenas cômicas. Recomendo bastante.

Camirota 24/10/2023

Diferente
Aqui temos uma história diferente dos quadrinhos anteriores, com uma história que cruza com o rei dos Sonhos e uma de suas ilhas. Sandman aparece pouco nesse, e já no começo pegamos carinho pela protagonista ?Barbie? e por sua melhor amiga Wanda.
Nessa história Gaiman trata de questões LGBT+ e mostra como as aparências podem enganar, por isso o título ?um jogo de você?.
É um quadrinho avulso, que pode ser lido e revisitado a qualquer momento.

Taci.Souza 20/01/2023

À primeira vista, Um Jogo de você pode parecer uma pausa confusa e totalmente sem sentido nas aventuras mais importantes de Sandman. O foco da trama não está em Morfeus, que aparece brevemente ao longo do quadrinho, mas em personagens secundários dentro da saga, alguns velhos conhecidos, outros novatos. Mas basta seguir com a leitura que percebemos que nada é sem propósito quando se trata dessa série, e não demoramos muito para reconhecer a profundidade escondida por trás da aparente falta de sentido. De maneira peculiar e inusitada, o leitor é convidado a refletir sobre autodescoberta e autoaceitação, chamado que já ecoa no próprio título deste volume.

Jean Silva 22/09/2022

Não esperava nada desse arco, mas ele foi perfeito. Minha admiração pelo Neil Gaiman só aumentou por causa de uma das protagonistas dessa história, dar tanto espaço e representatividade para alguns grupos sociais em uma HQ que foi lançada em 1991 é algo magnífico e eu fico extremamente feliz com isso.
Certeza que o modo de olhar para essa história foi mudando com o passar dos tempos, tem muitas possibilidades de interpretações e problemáticas a respeito de assuntos sérios, e ainda hoje, atuais.
Também não esperava reencontrar personagens de The Doll's House aqui, tem personagens que aparecem aleatoriamente em volumes anteriores e do nada viram peça chave em novos volumes, acho isso incrível.
Esse volume é muito diferente dos anteriores, o Morpheus tem uma participação pequena, embora significativa.
E ainda não consigo aceitar o destino de alguns personagens nessa história...

IDIANE DE SOUSA FREITAS 27/06/2023

A história principal não é muito empolgante. Porém, ele consegue abordar temas que nunca foram deixados de lado.

Não se apegue a nenhum personagem hehehe você irá sofrer.

Yas Boemeke 11/02/2022

Personagens maravilhosas
Esse é com certeza o meu arco preferido da história de Sandman até o momento. Não temos tanto a participação do Morpheus aqui, mas ganhamos personagens maravilhosas como a Barbie, que já tinha aparecido anteriormente, e a Wanda. Eu achei um retrato bem digno essa personagem trans, principalmente dado o contexto da época. Eu me apaixonei por essas personagens ?

Peterson15 24/01/2023

Um bom jogo sobre você
Um jogo de você me pareceu familiar já à primeira vista. Acredito que por trazer à tona algo que, penso, seja comum a muitos: nossas fantasias e ideias de quando criança.

Imagine só: suas criações de infância, aquelas que só você desfrutava, se materializam aqui e agora, pendindo-lhe ajuda para salvar a Terra de onde vem.

E você vai! E descobre um mundo de infinitas possibilidades que é seu, que corre perigo, e seus amigos vão atrás de você pra te salvar.

E a Terra na verdade não é sua, mas um lugar onde você ia pra sonhar, pra se refugiar, para criar. É um mundo infinito, pertence ao grande Morpheus.

Um jogo de você trata de identidade: "Todo mundo, cada pessoa no planeta, não importa o qual chata e tediosa ela seja por fora, tem milhares de mundos magníficos e secretos dentro si."