A Maldição do Cigano

Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Bruna Lima 11/01/2021

Livro tenso e angustiante, pois conforme o personagem vai definhando o leitor entra numa viagem de agonia para querer saber como vai terminar.

O livro narra a história de um advogado de sucesso, Billy, que após atropelar uma velha cigana acaba sendo "inocentado", não satisfeito com a justiça imposta o patriarca cigano e pai da cigana morta lança uma maldição no Billy, "mais magro!". Assim, este começa a entrar num processo de perda de peso radical, a partir disso, acompanhamos uma busca  desenfreada do personagem para tentar colocar fim nesse pesadelo.

A forma como o King conduz a história é fantástica, um terror psicológico incrível, uma leitura que cresce a cada capítulo.

Fehð 29/09/2022

Chocada!
Esse livro conta a história de Billy, um advogado que atropela e mata uma cigana. Vai ao tribunal, mas é inocentado por ter influências. Na saída do tribunal um velho cigano lhe diz 2 palavras e vai embora. Passado isso Billy que era muito gordo começa a emagrecer mesmo comendo muito e isso só vai progredindo. Ele associa o que está acontecendo com ele a uma maldição enviada pelo cigano e sai em busca do velho para tentar reverter sua condição. Muitas coisas vão acontecer durante essa busca e o final é totalmente chocante.!
Vale a leitura!

Perrelli 15/02/2021

A Maldição
Publicado originalmente como a maldição do cigano, a Maldição é um dos livros de Stephen King escrito sob o nome de Richard Bachman em 1984.

Na na obra, acompanhamos a história de Bill Halleck advogado bem sucedido em uma das cidades situadas na região do Maine, que envolve-se em um acidente de carro, após ser inocentado do atropelamento de uma senhora cigana, na saída do tribunal Bill depara-se com um velho que encosta em seu rosto que lhe diz "mais magro".

Em pouco tempo o obeso Halleck começa a emagrecer vertiginosamente até chegar o ponto onde sua saúde estar em jogo e a única alternativa que parece ter resultado é Bill confrontar o velho cigano que colocou a maldição. Começa então uma corrida desesperada para salvar a sua vida.

Com personagens interessantes e um plano de fundo com potencial para boas discussões do ponto de vista social ( no que tange a marginalização dos ciganos) bem como o preconceito e se der um pouco de "licença poética" até relações abusivas a narrativa tem tudo para envolver o leitor.

Porém, com um enredo arrastado em certos pontos, a historia desanima em em alguns momentos, transformando narrativa que tinha tudo para ser "thriller" rápido, dinâmico e envolvente em algo maçante e até mesmo repetitivo.

No entanto, apesar da ressalva o livro foi muito bom. Recomendo principalmente para que quer iniciar a ler o KING.

FRAN329 04/04/2022

A Maldição do Cigano
Publicado pela primeira vez em 1984, sob o pseudônimo de Richard Bachman, nesta obra, Stephen King nos apresenta a história de William Halleck (Billy Halleck), advogado bem-sucedido, feliz ao lado de sua esposa Heidi, e de sua filha adolescente Linda. Eles viviam em Fairview, Connecticut. Billy tinha 38 anos e pesava 111 quilos; digamos que um homem bem corpulento para sua idade, mas nada incomum em seu dia a dia. Até que em um belo dia enquanto dirigia seu Oldsmobile, na companhia de Heidi, sua esposa, que decidira desviar-lhe a atenção provocando-o sexualmente enquanto estavam a uns 55 quilômetros por hora. Fora de controle, Billy acabou atropelando uma cigana, que não resistiu ao acidente e acabou falecendo. Após o julgamento no tribunal, Billy foi inocentado, mas a partir do momento em que encontrou o pai da cigana, o velho cigano lançou uma maldição proferindo apenas "Mais Magro". A partir daí, a vida de Billy nunca mais fora a mesma, ele começou a perder peso absurdamente, viveu momentos de terror, pois nenhum exame comprovou algum tipo de enfermidade em seu organismo. Mas ele sabia que só o velho cigano era capaz de mudar seu destino, nessa perspectiva, ele decidiu deixar sua família e saiu a procura do velho para retirar-lhe a maldição que estava matando-o aos poucos.

Gostei muito desse livro, a cada capítulo, vivi momentos de terror junto aos personagens. Meu personagem favorito foi Richard Ginelli, um gângster e velho amigo de Billy, que o ajudou na busca do velho cigano, a fim de salvar seu amigo da maldição.

Muito bom!

Ana 15/05/2021

Por incrível que pareça, meu primeiro King do ano!
Como já li todos do autor que eu mais tinha interesse, acabei adiando o Kingverso até que me lembrei o quanto sempre achei a premissa de A Maldição (ou A Maldição do Cigano, como publicado anteriormente) muito interessante. A cachola do mestre é criativa demais.

E de fato, nunca li nada parecido com esse livro. Eu sinto que o Steve, ao escrever suspense, ou cria coisas espetaculares - como O Iluminado, que eu achei eletrizante do começo ao fim - ou acaba perdendo a mão e só tornando toda aquela agonia pedante, como em Jogo Perigoso ou A Garota que Adorava Tom Gordon (na minha opinião, claro!). No começo, achei que A Maldição tenderia para o segundo grupo porque ele demora um pouco pra engrenar, mas na metade pro final a leitura engata e eu nem senti as páginas passarem.

A Maldição não é um dos melhores do King, não é dos mais violentos ou assustadores, mas continuo dizendo que possui uma premissa intrigante e original. Valeu a pena a leitura e entra pra lista dos livros que você pode ler caso queira começar a ler SK - já que o livro é curtinho e não muito descritivo!

site: https://www.instagram.com/_literariana/

Larissa.Cifarelli 20/08/2020

Livro bom, fluído, história bem escrita, ótima leitura para se ler em uma sentada.

Valerya insta @leslivres_ 23/08/2020

O que realmente importa....
Mais um ótimo livro do mestre King abordando amizade, consideração, família e preconceito.

Ibagcaetano 13/04/2021

De longe
Um dos menos preferidos do autor.
Apesar de ter amado a premissa, achei que o início prometeu muito mais do que entregou do meio para o final;

Uma pena. De uma forma ou de outra, me apeguei aos personagens

Isabella843 30/05/2022

Altos e baixos
Como fã do King, sempre é uma ótima experiência ler os livros que ele escreve, e com esse as expectativas estavam altas, principalmente porque gostei bastante da sinopse. Porém, tive algumas decepções aqui.

O livro tem muitos altos e baixos, em determinados momentos está bom, em outros é completamente arrastado ao ponto de eu ter tido vontade de abandonar. Não me apeguei com nenhum personagem especialmente (exceto o Ginelli, que achava de certa forma, interessante) e eu queria chegar logo ao final só pra descobrir o que iria acontecer. Claro que existem momentos em que as cenas são boas e descritas de forma envolvente. Porém, acho que o autor não conseguiu manter um ritmo bom nesse livro. As cenas que ele vai perdendo peso são interessantes e também as que ele investiga sobre a maldição, e na reta final o livro têm uma mudança relativa de ritmo, mas tirando isso a maioria das cenas são monótonas.

Não curti o final, achei que foi muito sofrimento e cansaço pra no final acontecer aquilo...mas enfim, não é um livro ruim, só não foi nem de longe um dos meus favoritos do King.
CPF1964 24/06/2022minha estante
Era uma vez uma leitora chamada Isabella.....

Isabella843 25/06/2022minha estante
:/ mistura de final do curso na faculdade/estágio tá me impedindo de ler...

Isabella843 25/06/2022minha estante
:/ mistura de final da graduação/estágio tá me impedindo de ler...

Isabella843 25/06/2022minha estante
fico tentando arrumar tempo pra conseguir ler, mas não tem kkkkkk

CPF1964 25/06/2022minha estante
Parabéns ! Começo de uma nova etapa na sua vida. Te desejo muito sucesso.

Isabella843 25/06/2022minha estante
Ah, obrigada. Desejo o mesmo pra você!

Isabella843 25/06/2022minha estante
Mas estou com saudade das minhas leituras haha

CPF1964 25/06/2022minha estante
Entendi... A leitura não atrapalha o trabalho. O trabalho é que atrapalha a leitura....?

Isabella843 27/07/2022minha estante
É desse jeito! ???

Aline Araujo 24/03/2021

INCRÍVEL
Esse livro foi minha primeira leitura do King, acho que não poderia ter começado melhor. É um livro relativamente curto, com uma escrita muito envolvente, descritiva sem ser cansativa (apesar de eu amar a descrição minuciosa estilo Tolkien).

Willian Halleck - Billy para os íntimos - se envolve num acidente fatal com uma idosa cigana, apesar de ser culpado pela morte ele sai ileso do tribunal por ser amigo do juiz que o julgou e do policial que fez a investigação do acidente. Mesmo que a justiça dos homens brancos da cidade não funcione, Billy vai descobrir que os ciganos caminham pelo mundo há muito mais tempo e têm seus próprios modos de resolver as coisas, acredite você no sobrenatural ou não.

Fantástico!
Entrei pro clube de apaixonados por Stephen King.
Surrender_Nih 24/03/2021minha estante
Foi meu primeiro livro do King também! (Na verdade até agora foi o único). Lembro de me apegar a esse livro e, ao passar das páginas, querer cada vez mais saber o que iria ocorrer no final. Esse livro é ótimo!

Aline Araujo 24/03/2021minha estante
Eu adorei, acho que não poderia ter sido melhor para um primeiro contato

Sandra de Oliveira 16/01/2011

Stephen King escreveu A Maldição do Cigano em 1984, sob o pseudônimo de Richard Bachman. Sua fama de mestre do terror e suspense é incontestável. Sou fã assumida de suas histórias e adaptações para o cinema, embora os livros sejam, sempre, infinitamente superiores.

Aqui, a trama envolta em muita superstição e magia, traz a história de um homem obeso, de vida normal, que vê tudo mudar ao causar um acidente envolvendo um membro do clã cigano e com isso, carregar o peso de uma maldição que o faz emagrecer drasticamente, definhando a cada dia, o que compromete sua vida pessoal, profissional e o torna um homem obcecado em busca da possibilidade de reverter a maldição cigana lançada sobre si.

É uma ideia fantástica, pois envolve muito da imaginação humana, do medo, do limite em acreditar ou não em lendas, mitos e até onde isso deixa de ser fantasia e passa a ser realidade. Um tema bastante fascinante, mas que no livro, perde-se um pouco.

O início é muito interessante, mas no decorrer da história, tudo passa a ser bastante repetitivo, o que pode tornar-se também um pouco cansativo. Mas de forma alguma isso desmerece a história em si. É um bom livro, que aborda a questão da justiça legal e da mesma justiça que, não aceita por parte da maioria das pessoas, desencadeia atos, envoltos em questões místicas, numa vingança pessoal e feita com as próprias “mãos”, ou nesse caso, atráves de uma maldição que tem o poder de destruir uma vida e enlouquecer uma pessoa.

Particularmente, esperei muito do livro e fiquei um tanto decepcionada com alguns trechos, já que minha expectativa era grande. Não se compara a outras obras como O Iluminado e Carrie, a estranha, em termos de terror e suspense, mas é bem construída, com personagens desenvolvidos com detalhes que nos fazem ter uma empatia imediata, ou o contrário, tamanha a riqueza de informações sobre sua personalidade e até caráter.

O final, surpreendente, fecha um livro marcado por bons momentos e que, mesmo com alguns percalços, vale a pena como leitura, especialmente aos fãs de King e suas histórias de suspense e terror.
RaphaellaKaoana 03/08/2012minha estante
Concordo com tudo xD

Ricc 26/02/2024

Genial (mais uma vez)
Bill Halleck é um advogado de sucesso e tem uma linda família. Um dia, em uma viagem em família, ele acaba atropelando e matando uma cigana. Meses depois, ele é absolvido e, ao sair do tribunal, é amaldiçoado por um cigano.

***CONTÉM SPOILERS***

Sou fã de Stephen King e esse livro só reforça mais uma vez isso.

A premissa é simples mas a história é tão envolvente e fluida que fica difícil largar o livro até o término.

Bill emagrece tragicamente até praticamente definhar. Tudo isso porque sua mulher teve a brilhante ideia de fazer uma peripécia sexual bem na hora que ele estava ao volante, o que culminou no atropelamento da velha cigana.

O desenrolar da história é intrigante porque vemos que o personagem se divide entre amor e ódio à mulher enquanto busca desesperadamente uma solução pra se livrar da maldição. Mais tarde, enfim, ele consegue um encontro com o cigano que o amaldiçoou.

Por fim, o desfecho surpreende ao mostrar que maldição foi revertida da pior maneira possível: sua mulher e filha acabaram por absorver a maldição através da torta e, Bill acaba optando por fazer o mesmo.

Original e genial. O Mestre ratificando MAIS UMA VEZ o porquê é tão reconhecido.

Jorisdana 23/01/2024

Me fez perceber q esse tipo de livro não faz mais meu estilo
É o estilo clássico do King. Assunto 'inovador', até interessante. Mas eu achei a escrita chata, muita linguagem direta, muuuitos detalhes sobre coisas inúteis e ruim de ler. Achei perda de tempo, mas você pode gostar.
Gii.assis 23/01/2024minha estante
jesusss, apaga a luz

@isaque_marques 28/07/2010

Talvez o melhor livro de Stephen KING
Depois de matar por atropelamento uma velha(filha do líder de um clã de ciganos)e de ser inocentado.
O obeso Billy Halleck descobrirá que existem outros meios de se pagar por um crime.
Emagrecendo gradativamente.Billy parte em uma jornada para encontrar o velho cigano e pedir que ele reverta o processo.

Neste livro o Tempo é medido pela perda de peso!

Com clima de tensão e um final sensacional este livro não pode faltar na sua estante!!!