O Analista de Bagé

Resenhas - O analista de Bagé

1 | 2 | 3 | 4

Flávia 26/07/2020

Divertido e ácido...
As histórias, em geral, são engraçadas mas, devido à época em que foram escritas, algumas, hoje em dia, podem soar um tanto ácidas e com certo teor de preconceito. Não sei se uma coisa invalida a outra, mas me senti um pouco incomodada.
Apesar disso, foi uma leitura divertida e valeu a pena conhecer a escrita de Luís Fernando Veríssimo.

Sara @desanuvie 13/07/2020

Verissimo é pontual! Ele consegue falar do corriqueiro e das mazelas de uma forma própria, critica os preconceitos, escancara os pudores desnecessários, deixa tudo nas vistas e nas risadas.
Imagino o quão foi incomoda essa leitura leve nos tempos de sua escrita

Vanessa.Bueno 19/05/2020

Rindo...
Que obra. Reler após tantos anos não o tornou menos divertido.

Adla Kellen 14/04/2020

Com doses de bom humor Luís Fernando Veríssimo faz críticas.

Karol 15/10/2019

Esperava mais
É divertido. Dá pra sair umas gargalhadas e talz. Porém, tem muita piada 'politicamente incorreta', se assim posso chamar, que não acho nem um pouco legal. O analista é muito preconceituoso e machista demais. Em muitos momentos ele é bem engraçado, mas de maneira geral as coisas que ele diz e faz contra mulheres, religiosos e homossexuais me deixam sem graça.

Bernardo Brum 03/08/2019

A ironia mordaz de Veríssimo sobre contrastes sociais só não é seu traço mais marcante que sua criatividade quase infinita para criar fios condutores inesperados, tirando palavras e ideias do lugar de hábito e levar o leito a um lugar familiar porém estranho e desestabilizado. Mesmo com algumas piadas um tanto datadas, é tanta tiração de sarro bem sacada que faz por merecer o título de um dos cronistas mais influentes do Brasil.

Marcia 10/03/2019

Psicologicamente incorreto
Um livro divertido que trata de assuntos da vida diária com humor ácido, carregado dos preconceitos da sociedade brasileira, que tenta ser moderna. Ao criar um psicólogo tão preconceituoso e grosseiro, o autor faz uma paródia do que a sociedade quer parecer e o que realmente é.

Antonio Maluco 22/08/2018

Humor
o livro tem varias crônicas de várias coisas que acontece no nosso dia a dia
Janaina Buzinari 22/08/2018minha estante
Me diverti muito com este livro

Mr. Jonas 03/02/2018

O Analista de Bagé
Ele recebe seus clientes de bombacha e pés no chão, nunca deixa de oferecer um chimarrão e o divã de seu consultório é coberto com um pelego. Psicanalista da linha ´freudiano barbaridade´ é acusado de ser grosseiro e machista, mas se defende: ´digo o que tenho que dizer, o último desaforo que levei para casa foi minha mulher.´ Assim é o Analista de Bagé, um dos personagens mais marcantes de Luis Fernando Veríssimo, que está de volta numa reedição atualizada com histórias deliciosas deste clássico do humor brasileiro. Divertido, levemente alucinado e com repertório particular de expressões regionais, o analista mais querido do país informa que já nasceu ´mais atrapalhado do que cachorro em procissão´. A combinação entre psicanálise e o jeito de ser ´desta gente de fronteira´ resultou no crème de la crème do humor nacional.
O leitor vai se divertir com as histórias estapafúrdias e as revelações íntimas deste histriônico psicanalista politicamente incorreto, sem noções mínimas de ética. Com seu humor cáustico, o analista trata os males da alma como quem amansa cavalo xucro, conquistando seus leitores no laço. Impossível resistir ao seu charme. ´Se abanque, índio velho. A sessão está apenas começando´, avisa o amoroso psicanalista.

KARINE 28/11/2017

Algumas crônicas são bem engraçadas, mas algumas piadas são machistas e xenofóbicas, não tem graça. Desvaloriza o livro total!
O skoob tinha que ter um "deslike".

Guynaciria 22/06/2017

O Analista de Bagé é um psicanalista divertido, que criou um tipo de terapia nova, pouco convencional, mas que acaba fazendo sucesso.

Nesse livro, temos algumas história protagonizadas por esse personagem. O livro é curtinho, mas muito engraçado, o que torna a leitura rápida.

O psicanalista criou a terapia do joelhaço, que é constantemente abordada, assim como a relação do personagem e sua secretária, ou os detalhes de sua sala de atendimento, seu diva e alguns objetos.

O personagem se torna tão famoso, que acaba achando necessário criar um método de triagem, em que aceita tratar apenas os casos mais difíceis. Sempre oferecendo chimarrão aos seus paciente e s convidando a se deitarem em seu pelego, ao invés de um diva.

Alguns personagens como o gaúcho, são estereotipados, o que acaba por criar um choque no leitor, afinal de contas nem todo gaúcho é machista, nem ao menos gay. Isso foi de longo o que mais me incomodou, o tom homofóbico e as piadinhas machistas direcionadas as personagens femininas,

Não sei se o livro tinha o intuito de ser uma crítica a esse tipo de visão, ou se era realmente uma exposição da forma de pensar do autor, espero sinceramente que seja a primeira opção.

De qualquer forma, a leitura me agradou, foi fluida, e trouxe elementos do sul do país, que me é pouco conhecido, uma vez que sou nordestina, e ainda não tive a oportunidade de conhecer o sul e sudeste.

Bjos!

site: https://utopialiterariaentreamigas.wordpress.com/

Bianca.Eduardo 13/02/2017

Ri demais

Carla 18/09/2016

O livro remonta à um personagem pouco convencional com fortes raízes gaúchas e métodos nada ortodoxos apontando alguns trechos sobre a psicanálise, regionalismo, machismo e alguns elementos levantados decorrentes da sociedade. É escrito em forma de crônicas e portanto, textos curtos. Embora muito bem avaliado não consegui me conectar ao livro, assim, não está nas lista dos meus favoritos, mas toda leitura é válida!

Samu 02/05/2016

...
O livro é bem interessante, aqui o que deve ser pensado é em ironia para achar o livro bom e engraçado. Do contrario, temos apenas um cara machista, sem respeito pelo outro e se achando dono da verdade querendo fazer piada. Embora considere realmente as histórias de LF Veríssimo bem machistas, tento ver com um olhar irônico.
É bem escrito, leitura fácil de acompanhar e imaginar, bem organizada também.

1 | 2 | 3 | 4