A vida secreta dos animais

A vida secreta dos animais Peter Wohlleben

Resenhas -

Tamiris.Medeiros 10/10/2022

Sensível e interessante <3
Amei a leitura, apesar de ter demorado para concluir devido as obrigações do dia a dia. O livro cita vários exemplos sobre como os animais têm sentimentos e até habilidades que nós humanos temos, claro que da maneira deles. Gosto muito desse tema e foi o primeiro livro que li sobre. Não me decepcionei.

Giu sccp 10/06/2023

Bem divertido
Gostei desse livro, ele é bem legalzinho, algumas curiosidades pra quem quer saber mais sobre os animais, mas grande parte das questões abordadas aqui não tem muito embasamento científico, apenas experiências do autor, algumas eu concordo, outras não vi muito achismo, mas o livro é bem legal

Gigio 29/08/2023

Serumaninhos
Compilado de várias pesquisas interessantes sobre os sentimentos dos animais. Pra quem é amante desses serumaninhos, uma confirmação do que já supunham. Mas vai ainda mais além, trazendo fatos e histórias comoventes e curiosas.

gabit 11/01/2022

Conhecimento, sensibilidade, empatia
O autor traz histórias e exemplos de como os animais são parecidos com os seres humanos. Desde os comportamentos mais amorosos, até os mais estranhos. O que me impressiona é na sensibilidade e capacidade de observações do autor ao fazer todas as correlações. É um livro que transmite empatia, amor e acima de tudo, sensibilidade! Recomendo.

Nathiele.Bolzan 23/08/2020

Vale a leitura!
Esse livro é lindo! Todas as mensagens e informações contidas nele realmente fazem a gente refletir e ver as situações e os animais com novos olho, olhos de mais amor, compaixão e respeito!

Greyce 15/07/2023

Incrível!
Se você gosta de animais, você vai amar esse livro! O autor trás diversos estudos e observações que fazem a gente confirmar tudo o que temos em comum. Além de recomendar esse livro, desejo que esse assunto se torne tão grande, que mude para melhor o respeito dos seres humanos por outros seres.

Lu 16/04/2021

Histórias curiosas e interessantes sobre os animais, é um livro que gera em mim a sensação de que o homem é um ser egoísta que prefere manter acima de tudo o seu conforto e para isso submete toda a natureza aos seus caprichos. Deveríamos perceber os animais e a natureza como parte fundamental da nossa vida e não apenas como algo a nosso dispor.

Leonardo.Broinizi 14/06/2022

P olhar os animais com + atenção (não apenas os domésticos)
Este livro segue o caminho do anterior (A Vida Secreta das Árvores, que eu prefiro, inclusive): mostra curiosidades sobre os animais, pesquisas, impressões e opiniões do autor e anedotas da vivência dele com os animais. O conhecimento de caraterísticas dos animais pode ajudar as pessoas a se sensibilizarem mais e não causar sofrimentos desnecessários a eles.

Recomendo o livro, com certeza trará boas curiosidades sobre os animais e uma visão apaixonada e contagiante do autor sobre os bichos.

Bruno.Defaveri 11/11/2021

O entendimento dos animais
Seguindo o livro sobre a vida das plantas, nesse próximo livro o autor nos mostra como os animais tem sentimentos e outras percepções sobre o mundo e nós humanos nem nos apercebemos disso.

AdrielleSantos 25/02/2022

maravilhoso
esse livro só reforçou a minha vontade de continuar sendo vegetariana!

"Quando vejo pessoas negando com veemência que os animais têm sentimentos, fico com a sensação de que isso acontece um pouco por medo de que o homem possa perder a sua posição especial. Ou, pior ainda, por medo de que fique mais difícil explorar os animais. Toda vez que alguém fosse comer carne ou usar qualquer produto de couro teria uma crise moral que o impediria de ir adiante. Quando pensamos que os porcos são animais sensíveis, que transmitem conhecimento a seus descendentes e depois os ajudam a parir, que atendem pelo nome e se reconhecem no espelho, trememos só de lembrar que, apenas na União Europeia, cerca de 250 milhões de suínos são abatidos todos os anos."

romulorocha 25/01/2021

A vida secreta dos animais, de Peter Wohlleben - Nota 9/10.
Do mesmo autor de ?a vida secreta das árvores?, este livro consegue trazer de forma simples e esclarecedora diversos aspectos da vida animal os quais muitos de nós até sabemos, mas não ousamos reconhecer.
Em A vida secreta dos animais a voz de Peter Wohlleben, de forma muito gentil e animadora, é apenas um eco da explosão de possibilidades não compreendidas sobre o que os animais são e representam em nosso planeta. O autor traz diversos estudos científicos e reflexões sobre a forma de ser e de se organizar dos animais que em muito se assemelham com o modo de ser dos humanos. Para além de uma visão romantizada dos animais, Peter encoraja e desafia seus leitores a apenas reconhecerem o que de fato já sabem, os animais pensam! Eles são tão sensíveis quanto nós e podem resolver problemas os quais a mente humana jamais chegou perto de solucionar.
Eu super indico esse livro aos que têm pets em suas casas e se interessam pelo tema, é incrível como o livro consegue conectar com nosso dia-a-dia e nos motivar a ser mais gentis e agradecidos pelo privilégio de ter esses companheiros de vida ao nosso lado.
?E se eu dissesse a você que os animais pensam, possuem linguagem, sentem dor, luto e felicidade e que também são capazes de empatizar uns com os outros, você acreditaria? Se sim, o que os faz tão diferentes de nós??.

#resenhasdoromulo #avidasecretadosanimais #peterwohlleben

Ivanete 08/01/2023

Todos os bichos tem sentimentos
Muito boa leitura! Demorei um pouco devido aos dias corridos, mas vale muito a pena. Todos os seres tem sentimentos e precisam ser respeitados na sua essência. O livro aborda o tema de forma bem ampla e clara.

Minha Velha Estante 28/08/2019

Resenha da Drica Medeiros
Claro que um título como esse não passaria batido por mim, né??? Me encantei com o título, com o fofinho da capa e com todas as boas recomendações que o livro ganhou.

Sou suspeita para falar, mas nunca concordei com essa teoria de que só nós, seres (supostamente) humanos e racionais temos sentimentos e que, os animais (supostamente irracionais) tem todas as suas atitudes controladas por instintos. Me julguem... Sendo assim, um outro motivo para ler A vida secreta dos animais foi tentar encontrar justificativa para a minha própria teoria.

De início é melhor explicar que nem tudo o que é relatado no livro em relação ao comportamento animal é baseado em experiências científicas. Em sua maioria, os relatos são baseados na observação do escritor Peter Wohlleben dos animais com quem convive na fazenda onde mora, sendo algumas comprovadas cientificamente e outras, ainda não.

E são inúmeros casos, cada um mais interessante do que o outro. E, tenho certeza, de que se você tem algum animal com quem convive, seja de qualquer espécie, já observou algum dos comportamentos que o Peter pontua ao longo do livro.

Os capítulos são curtos e escritos em uma linguagem acessível a qualquer público, sem termos técnicos indecifráveis. E cada um deles destaca um comportamento que vai desde o amor abnegado e busca do conforto pelos esquilos, mostra como o parto e as alterações químicas que acontecem no corpo de algumas fêmeas para a produção do leite materno é muito próximo do que acontece com seres humanos, chegando até a fidelidade dos corvos que permanecem sozinhos após a morte de um companheiro (mas fico em dúvida se essa é mesmo uma característica do ser humano).

E o que dizer do castor que abriga os seus filhos até os dois anos de idade em sua confortável toca, mesmo ele já sendo capaz de se virarem sozinhos? Seriam eles exemplos de uma geração ‘nemnem’ parecida com a dos humanos? Como interpretar o possível luto dos cervos que, ao perder um filhote só se afasta do seu cadáver aos poucos e ainda volta ao local da morte chamando pela sua cria mesmo que seu corpo não esteja mais lá? Você seria capaz de explicar a compaixão ou empatia manifestada por ratos ao ver o seu semelhante sofrer?

Fico me perguntando porque o ser humano, em sua grande maioria, se recusa a perceber que essa distância traçada entre nós e o reino animal não é tão grande assim... Será que não é apenas uma justificativa para todas as atrocidades e violências cometidas, ao longo da história, com os animais? Ou seria um certo ego megalomaníaco que não aceita ser comparado a um ser considerado irracional?

A vida secreta dos animais é um livro que corrobora o que muitos acreditam, mas, que também levanta questionamentos e te leva a pensar no mundo que existe à sua volta.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2019/08/a-vida-secreta-dos-animais-peter.html

Natália Tavares 06/04/2020

A vida secreta dos animais - Peter Wohlleben
O autor traz várias informações a respeito das características dos animais, em especial, aquelas que normalmente são atribuídas apenas aos humanos, mas que estão, sim, presente nos animais, como o luto, a vergonha, a capacidade de mentir e a fidelidade, por exemplo. O livro é dividido em 41 capítulos, mais posfácio, e traz informações sobre os mais diversos animais, de insetos a grandes mamíferos. O autor nos dá vários exemplos de experiências observadas e vividas por ele mesmo no contato com os animais numa floresta alemã, onde fica a sua casa. A leitura me agradou bastante, mas minha experiência não foi a esperada, pois criei expectativas altas demais desde que tomei conhecimento da obra. Eu estava passando por uma transição de alimentação vegetariana para vegana e imaginei que a obra fosse mais um livro de sensibilização a respeito dessa causa, mas mesmo não sendo, ele traz informações novas a respeito dos animais e pode ajudar outras pessoas a tomar consciência de que os animais devem ter seus direitos respeitados e serem vistos e tratados como nossos vizinhos no planeta e não nossos subordinados.

site: @queroafome

Wellington.Vidal 05/05/2023

Descubra como funciona o mundo oculto dos animais!
“A vida secreta dos animais” do autor Peter Wohlleben, é uma obra fascinante que nos leva a um mundo oculto e surpreendente: o mundo dos animais. O livro é uma exploração detalhada das vidas dos animais, desde as aves e mamíferos, até as pequenas criaturas que habitam nossos jardins.

Através das páginas do livro, somos levados a uma jornada incrível pelo mundo animal. Wohlleben nos mostra como os animais possuem habilidades e comportamentos impressionantes que muitas vezes passam despercebidos por nós, seres humanos. Ele nos faz refletir sobre a importância de respeitar e proteger a vida selvagem e nos convida a considerar a vida dos animais sob uma nova perspectiva.

Com uma escrita envolvente e informativa, o autor explora os comportamentos dos animais em seus habitats naturais, revelando curiosidades e histórias fascinantes. Ele também aborda questões importantes como a inteligência dos animais, a sua capacidade de comunicação e o seu papel no equilíbrio do ecossistema.

"A vida secreta dos animais" é uma obra importante para todos que se preocupam com a vida animal e com a preservação do meio ambiente. Este livro é uma fonte inesgotável de informações e conhecimentos, que despertará a curiosidade e o fascínio em pessoas de todas as idades.

Em resumo, esta obra é uma leitura obrigatória para todos que desejam aprender mais sobre o mundo animal e se encantar com as surpreendentes histórias que habitam nossas florestas, campos e oceanos. Com uma abordagem cativante e cheia de informações, "A vida secreta dos animais" é um livro que certamente encantará e inspirará seus leitores.