A garota que não se calou

A garota que não se calou Abi Daré

Resenhas - The Girl with the Louding Voice

Clio0 17/07/2023

Uma menina mal chegada na puberdade é vendida para um homem rico. Ela é repetidamente violentada por ele. Finalmente, foge para longe, amendrotada pela possibilidade ser encontrada e re-entregue... mas algo pior acontece, ela é adquirida por outro homem rico - um estrangeiro - que a imbui de serviços domésticos e, mais tarde, a violenta também. A mulher do homem rico, igualmente destratada, desconta sua raiva na menina. Parece uma história de escravidão no Brasil? É a história de uma mulher na Nigéria no século XX.

Enquanto nos países de "primeiro mundo" e "emergentes" se discute ainda o que é inviolável como expressão cultural e o que é opressão e crime contra os Direitos Humanos, mulheres e crianças ainda são tratados piores que animais em muitos países. Abi Daré reconta nesse livro apenas uma parte do que acontece diariamente na Nigéria.

É uma escrita simples, mas contudente. A criança, semianalfabeta, conta com seus erros gramaticais e expressões de iorubá o que lhe aconteceu e os sonhos que a mantiveram viva e lutando. Não há nada muito explícito, porém é uma leitura pesadas e eu não recomendo a ninguém com menos de treze anos.

Não é uma trama original (o relato foi reconstruído de forma ficcional), há dezenas de livros, coletâneas de contos e entrevistas reproduzindo a mesma história. Infelizmente verídica.

A minha edição é da TAG, com caixa especial, um pequeno folder explicativo e o próprio volume que tem páginas de papel grosso e opaco. A qualidade é boa.

Não sei se recomendo o livro. Pode ser um abrir de olhos para muitas pessoas, mas apenas uma ferida para quem já leu outros relatos... ou apenas estudou a História do Brasil.
Abadia23 15/10/2023minha estante
Ótima leitura,favoritos...perfeito!!!

Maria.Eleci 09/04/2024minha estante
Favoritei para 2024

rfalessandra 05/08/2022

Da vontade de entrar no livro
Adunni inspira em nós a vontade de ajudar, de sair do nosso lugar de telespectador para enfim atuar fazendo algo, e salvando alguém!
Demorei bastante para ler este livro, mas depois de kandija, fiquei curiosa sobre o que aconteceria a Adunni e se alguém mais poderia salvar ela.
Alguém que estivesse dentro da história. Do nosso lado, aqui na realidade, podemos sim ajudar pessoas que passam por essa situação da Adunni, que parece ficção mas imita muitas histórias!
Batatinha 11/07/2023minha estante
TIROU AS PALAVRAS DA MINHA BOCA!!!

Albieri 21/01/2022

O melhor até agora
3?Livro do Ano
??????????
A Garota que não se calou - Abi Daré

Não tenho nem palavras para descrever o quanto esse livro é magnífico, ele me encheu de um monte de emoções e sensações.

Adunni é uma garota doce e forte que passou por tantas adversidades, o desenvolver da personagem foi feito de uma maneira tão natural é tão rica de detalhes que mostra como a autora foi assertiva em suas palavras.

Adorei conhecer um pouco da cultura nigeriana apesar de ser um livro de ficção, fui buscar algumas informações sobre a Nigéria e fico triste em pensar o quão precária é a vida nesse país, por mais que ele seja o mais rico da África.

A autora mostra ainda os maltratos enfrentado por Adunni como uma trabalhadora doméstica, isso não só retrata a realidade em que vivemos, pois não ocorre isso apenas na Nigéria e sim em muitos outros países, incluindo o Brasil.

Definitivamente leiam esse livro!

#livro #book #Agarotaquenaosecalou #thegirlwiththeloudingvoice #AbiDare #ficcaonigeriana #tagineditos #veruseditora #amoler #leitura #minhaestante #biblioteca #literatura

Kira 04/05/2021

Sobre a luz no fim do túnel
"Com um vocabulário popular, Adunni dá conta de nomear, aterrar e ilustrar sentimentos que às vezes nem um dicionário Collins daria conta."

Tirando as partes estritamente culturais, este livro têm tantos fatos semelhantes as mazelas do Brasil.
Desde a desigualdade de gênero, de classes, trabalho análogo a escravidão e um sistema de servidão que perdura há incontáveis anos.

Adunni também é a prova que ninguém se faz sozinho, a sua luta é o seu mérito, mas que todos nós temos alguma pessoa para nos inspirar e colocar no caminho certo ou alguém para nós dar a mão na jornada de alguma forma.
Ela só pensava diferente pois sua mãe pensava diferente e incutiu nela a vontade de estudar.
"A educação é a sua voz, filha. Vai falar por você mesmo se você não abrir a boca para falar."
Idowu foi a força motriz para sua filha, para que ela conseguisse enfrentar e superar todas às inúmeras tragédias que sua vida lhe trouxe, Idowu foi a luz para Adunni.
A pequena Adunni, pois sim, apesar de ter sua infância roubada, ainda era uma criança e com toda a inocência teve de confrontar um mundo tão perverso ao seu redor. Lutar batalhas que não deveriam ser infligidas nem mesmo a adultos...
Contudo Adunni apesar de todos os percalços nunca desistiu de fazer sua voz ser ouvida, essa é a grande lição do livro, que mesmo que todo um sistema enraizado e podre a esmague, ela renasce das cinzas, quebrada e sangrando, mas ainda assim lutando por seus direitos mesmo que ela não saiba que tem esses direitos.
É uma história de dor, sofrimento, luta e perseverança, que tem um final "feliz" e sobretudo impactante e imprescindível de ser discutida.
Com certeza um livro excepcional e brilhante, todos deveriam ler.
Verona 05/05/2021minha estante
Já falei que adoro tuas resenhas? ?

Kira 05/05/2021minha estante
Ah fico muito feliz ???

Luciana 18/04/2021

Gostei da história, mas me incomodou a escrita propositalmente errada. Entendo ser o contexto do livro, mas escritas assim nunca me atraem prossegui com a leitura.
Ísis 17/05/2021minha estante
Aii, é um dos estilos que mais gosto rsrs Acho tão realista *-*

Marcianeysa 16/04/2021

O livro narra as dificuldades de uma menina de 14 anos na Nigéria. Livro forte e potente, que enaltece a importância da educação e toca em temas difíceis, como escravidão, casamento adolescente, pobreza, abuso sexual e educação. Somente a escrita coloquial me incomodou.
João Paulo 16/04/2021minha estante
Perfeito!

Marcel 24/04/2021minha estante
Adorei o livro. Adorei a força da Adunni, apesar de todo sofrimento que passou

Larissa @laridallabrida 21/04/2021

MARAVILHOSO
Livro lindo, onde fez eu me emocionar durante toda a leitura.
Uma das melhores desse ano sem dúvida nenhuma.

umbookaholic 07/04/2021

É um livro realmente muito bom. A escrita é uma boa e os erros de ortografia fazem você se sentir a Adunni, de fato. Amei essa protagonista, apesar de certos vícios na fala (que me irritaram, confesso kkk) e de sua língua maior que a boca. Eu só não dou uma nota maior, pq esses livros de puro drama&sofrimento de pessoas negras definitivamente não são pra mim. Mesmo que o contexto histórico seja muito bom, não consigo tirar proveito de uma história que é 9/10 desgraça e 1/10 de ~bonança depois da tempestade, se é que isso faz sentido. Eu tô real de saco cheio de livro que põe o preto pra sofrer a vida inteira, como se nossa vida fosse isso e apenas isso.

Entendo que a Nigéria, apesar d ter dado a luz à grandes autores, é um lugar terrível, mas, misericórdia, não me faz bem e pretendo dar um tempo desse tipo de livro daqui pra frente.

Jamile157 11/11/2022

Uma mensagem de esperança.
Nem sei como começar a falar desse livro, a história mexeu tanto comigo, me fez refletir sobre tantas coisas. Ser mulher em qualquer lugar do mundo é difícil, e uma mulher preta é ainda mais, todo o machismo e a misogenia vem em dobro, e some isso num país como a Nigéria, a cultura é dura com as mulheres, que sentem na pele cedo toda essa violência.

A autora foi muito sensível ao contar a história da Adunni, o que essa menina sofreu me dói a alma, mas em nenhum momento ela se tornou dura ou perdeu a esperança, é lindo ver como ela sabia que a educação pode salvar vidas e lutou muito para sua voz ser ouvida.

Eu termino com coração quentinho, com esperança de que, um dia as coisas vão mudar e todas as mulheres no mundo, terão suas vozes ouvidas.

Crissandreto 11/11/2021

IMPACTADA, EMOCIONADA, APAIXONADA
Vocês não imaginam o turbilhão de emoções que é ler este livro.
O início é bem arrastado, com uma linguagem coloquial. Depois vamos nos acostumando um pouco com a escrita mas o livro é pesadíssimo, e eu precisei parar várias vezes no meio da história e assistir um stand up do Guilherme Santez para conseguir seguir em frente.
As sensações que o livro desperta são de nojo e ódio de tudo o que acontece, mas de esperança e admiração por Adunni. Que personagem forte. Posso dizer que foi a personagem mais forte que eu já conheci na minha vida literária.
Poderia ter explorado um pouco mais o final, mas não deixou de ser um livro maravilhoso
Eu estou MUITO feliz de ter assinado a TAG e muito grata por várias histórias que estou conhecendo, por culturas diferentes e livros impactantes.

giom0 19/04/2021

A educação é a sua voz
O livro desse mês foi totalmente necessário! A história da Adunni aborda temas importantes e que, muitas vezes, são negligenciados.

A narrativa é simples e acabei estranhando no começo por ser escrita de maneira tão informal, mas foi ótimo para deixar o leitor ainda mais próximo da personagem principal.

A história apresenta momentos muito angustiantes, mas também traz um aprendizado enorme e um ponto de vista diferente para certos pensamentos.

Adunni foi um símbolo de força, coragem e determinação, mostrando que as mulheres deveriam ter seus direitos garantidos e que elas são mais do que capazes de alcançar o que desejam, independente das dificuldades.

Além de ser uma leitura extremamente importante, o livro ainda traz fatos sobre a Nigéria no começo de diversos capítulos, o que achei muito interessante. Enfim, recomendo muito a leitura!!

?Amanhã vai ser melhor do que hoje.?

Roberta 08/06/2021

Adunni significa doçura!!!
Apesar de todas as adversidades, Adunni foi capaz de dar um salto na sua vida. Mesmo sendo doce soube ser forte e acreditou no seu desejo. História de superação.

Nathy @peculiareslivros 09/04/2023

Amei
Em primeiro lugar quero falar que não é um livro fácil. A humilhação e os abusos que essa menina passa são horríveis, apesar de grande parte não ser tão detalhado. Além de todo o machismo e o racismo explícitos nas pessoas que tanto fizeram mal a ela. Realmente não pode ser lido em qualquer momento, recomendo que esteja bem psicologicamente para essa obra. Mas se tiver oportunidade ou se interessar pelo resumo, por favor, dê uma chance. Tem muita realidade e sofrimento nesse livro para passar batido.

Confesso que no início demorei um pouco a me conectar, mas logo percebi que a autora queria trazer as falas como uma pessoa que, apesar de querer aprender, saiu cedo da escola e não tem uma linguagem distinta. Adunni é uma moça que não completou o ensino fundamental, e o livro mostra bem isso, além de trazer uma forma de enxergar o mundo, de ver toda a realidade, em uma linguagem fluida, leve até e surpreendente.

A coragem e a força dessa menina são surreais. Tudo o que eu queria era pegar ela no colo e abraçá-la, e não apenas a ela, mas várias outras personagens, especialmente mulheres, que tiveram vidas muito ruins no livro; vidas que infelizmente são as que a gente vê na realidade e que nos causam tristeza, especialmente quando terminam em tragédia.

Enfim, quero dizer apenas que achei um livro incrível. Não dei 5 estrelas porque acredito que o final poderia ter tido um encerramento um pouco diferente, talvez com um epílogo ou algo assim. Mas em geral foi um livro que merece sim ser lido e indicado!

Ah, quase me esqueço, mas devo ressaltar que adorei as notas de tradução. Com certeza foram essenciais em muitos momentos e complementaram muito bem a leitura!

Recomendo para quem gosta de romances reais e impactantes, se passando em um país africano com protagonistas locais.

site: https://www.instagram.com/p/CXRDAPTr9bX/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Algaier 30/07/2022

História triste que traz diversas reflexões.
Apesar de toda a dificuldade que Adunni enfrentava, ela permaneceu sempre com fé e esperança. Almejava voltar a escola e conseguir uma vida melhor para poder ajudar seus familiares e outras crianças que passaram por experiências como ela. O livro critica a injustiça, o preconceito, o assédio moral e a agressão verbal e física.
É uma leitura curta porém com muita informação; em parte fica um pouco difícil de acompanhar devido aos assuntos pesados, mas isso não deixa a leitura menos interessante.