Kierkegaard

Kierkegaard Stephen Backhouse

Resenhas - Kierkegaard

Mariane 19/06/2022

Excelente biografia, com linguagem muito acessível. Ela é bem prática e no final traz resumos de cada obra dele, com ótimas discussões! Vale muito a pena.

Ricardo 20/01/2021

Contra Hegel e contra a "cristandade"
#umlivroporsemana

Espero ler um livro por semana em média neste ano. Pretendo postar breves comentários sobre minhas impressões destas leituras.

Quando estou em férias gosto de ler biografias. A segunda leitura deste projeto foi esta belíssima biografia de Kierkegaard.
Nela temos muito bem expostas a personalidade, angústias e peculiaridades do maior filósofo da Dinamarca. As influências familiares, culturais e sociais - com destaque para o relacionamento mal resolvido com a amada Regine - são traçadas em um belo estilo.
Dois destaques deste livro, para mim:
1. Os dois capítulos finais trazem um resumo de cada obra do dinamarquês. Já li alguns deles, mas, depois de ler este resumo, fiquei com vontade de ler (e reler) todos!
2. Os dois inimigos intelectuais de Kierkegaard: A filosofia de Hegel e a "cristandade".  Para Kierkegaard, o sistema hegeliano acaba com o "indivíduo singular". Quanto à "cristandade", Kierkegaard a via como o pior inimigo do "cristianismo". A Igreja Estatal Luterana, contaminada pelo hegelianismo e outros sistemas, deixou de ser o cristianismo do Novo Testamento.
Que Deus me ajude a não ceder aos principados deste mundo, abandonando a fé real de Cristo no bendito evangelho!

AnaPaula 23/02/2020

Que livro!!!
Se você deseja conhecer a história de Kierkegaard de forma mais conectada com sua extensa produção literária, esse é um livro que deve ler. O autor foi muito feliz em primeiro trazer quem foi Kierkegaard para depois expor pinceladas de suas obras publicadas.
Termino de ler sentindo-me impulsionada a ler as obras de Kierkegaard.

Bruno 16/10/2021

O material para a obra de Stephen Backhouse, embora não fosse fácil ou palatável, é extremamente favorável a um grande livro.
Escrever sobre Kierkgaard deve ser um dos trabalhos mais árduos para um autor. O homem por trás da filosofia está intimamente ligado a sua produção.
De maneira magistral, Backhouse nos apresenta ambos - homem e produção - de maneira lógica e indissociável.
Um livro essencial para conhecer o braço cristão do existencialismo.

Gr3gm4n 17/08/2020

Contextualizando Kierkegaard
Melhor biografia de Kierkegaard até o momento. Fica um pouco mais fácil compreender a complexidade de sua obra, quando a gente entende o que acontecia na vida do autor enquanto ele escrevia. O autor também se esforçou pra traçar toda a jornada das palavras de Kierkegaard através do tempo e do mundo. No fim do livro tem um breve resumo do conteúdo de cada obra de Kierkegaard, inclusive as lançadas postumamente. Livro necessário.