História da Sexualidade

História da Sexualidade Michel Foucault

Resenhas - História da Sexualidade - IV

Cesinha 05/04/2021

Este surpreendente quarto volume da História da Sexualidade me brindou com uma interessantíssima pesquisa foucaultiana dos primeiros anos do Cristianismo, um assunto que me é muito caro e sinceramente a última pessoa a quem eu imaginaria procurar informações sobre esse assunto seria Foucault.

Transitando por temas como o matrimônio e relação sexual entre casados; o batismo; a "segunda penitência", oferecida aos cristãos como segundo recurso após o batismo; a virgindade; a concupiscência; o percurso da interdição ao ato sexual para o elogio da castidade; a diferença entre comportamentos prescritos para pessoas com votos sacerdotais e leigos. Todas perpassando o princípio básico de que, muito mais do que o ato sexual dever ser impedido e interdito em milhares de situações, é que em várias situações é o simples pensar no ato que será interditado. Também vale ressaltar que Foucault não coloca no Cristianismo a autoria da atual culpa cristã, mas traz elementos do quanto essa culpa já tinha raízes no paganismo, mostrando que foi muito mais um aproveitamento do que uma criação.

Nica 05/05/2023

Então
Tô feliz que acabou. O Foucault tava assim, no fim da vida quando ele escreveu esse, não teve tempo de finalizar assim direitinho, e não teve a revisão da revisora que tava acostumada com ele.
Além disso tudo, ele meio que foge da proposta dos outros três e essa tradução, galera, não tá legal. Então foi confuso. Tô feliz que acabou.