Negrinha e outros contos

Negrinha e outros contos Monteiro Lobato

Resenhas -

Vicente 25/04/2021

Lágrimas
Até a décima quarta afina eu já havia enchido os olhos d'água, mas acalme, o livro vai ficando mais feliz conforme o passar das páginas. Vale a leitura, tanto pela forma escrita rebuscada, quanto por conhecer o autor e a literatura conterrânea.

torello 06/11/2022

Controvérsias
"Negrinha" é uma tentativa falha e esdrúxula de denúncia aos desafios e segregações que os pretos sofreram após a Lei Áurea e às condições desumanas as quais os imigrantes europeus passaram no Brasil, sem perspectiva de futuro e adaptando sua cultura.
Por ser um livro de época, compreendo que este clássico contenha trechos preconceituosos e termos racistas bem como machistas. Outrora, não consigo ignorar a presença deles no texto, o que acaba me incomodando severamente.
Além disso, a índole duvidosa de Monteiro Lobato é escancarada neste livro, dificultando o aproveitamento do enredo como também o entendimento das diversas tramas em cada um dos contos.
Houveram histórias que me prenderam, outras que me enojaram pela quantidade numerosa de concepções misóginas e coloristas que o autor debruçou em "Negrinha", reflexo de seu mau caráter.
Concluo afirmando que "Negrinha" é um péssimo livro e a abundância de eufemismos para esvanescer a realidade que os pretos e mulheres sofreram na época rebuscam a leitura para um público elitista, sendo assim um livro para as elites intelectuais e não para a compreensão das grandes massas.

Maria3427 06/04/2020

Coleção com contos marcantes
Neste livro estão reunidos 17 contos de Monteiro Lobato. Alguns já conhecia, como "Negrinha" e "O colocador de pronomes", outros foram felizes surpresas. Senti que o início de alguns contos foram difíceis para mim, não sei se foi uma dificuldade pessoal ou se é marca de Lobato fazer introduções prolixas para depois verdadeiramente adentrar o enredo. Apesar de amar alguns contos e a genialidade com que o autor aborta temas do cotidiano, não consegui dar mais de 3 estrelas em decorrência de alguns trechos cujas falas me deixaram bastante incomodada. No geral, foi bom ler mais do autor e conhecer seu estilo, certamente usarei alguns desses contos com meus alunos.

Joao.Victor 10/07/2022

Excelente seleção de Contos!
Esse livro tirou de mim a má impressão que tinha ficado o "Cidades Mortas e outros contos".

Ao passo que naquele o Lobato faz questão do Negro ser sempre uma figura inferior, nesse, ele criou personagens dos quais nós compadecemos justamente por questão do Racismo...

A narrativa é bem dosada entre o cômico e o trágico; em uma redação bem típica do Nacionalismo, mas que não é massante.

Foi uma leitura bacana, que recomendo para quem não está muito afim das prosas longas.

Cada conto é uma história hermética que sempre no finalzinho deixa a maior das curiosidades por um "o que acontece depois?!".

Sensacional

Rutinha100czs 21/08/2022

O meu conto preferido é Negrinha. Doído, triste... Revela muito da hipocrisia de uma sociedade tanto na esfera social quanto religiosa.

EvaíOliveira 31/01/2021

O conto que dá título ao livro é muito triste e reflexivo, assim como outro outros contos dessa obra de temáticas variadas.

Anienne 28/02/2020

Negrinha e Outros Contos
Monteiro Lobato é um escritor que gera muita polêmica quanto a preconceitos, racismo, etc. Os seres humanos são os mais diversos, além do mais, são o que são por uma série de fatores que não cabem aqui, como ancestralidade, educação, meio e época em que viveram, etc. Discutir uma obra literária vai muito além disso. A obra não é o autor e, em tudo o que vi até aqui, de Monteiro Lobato há uma representação riquíssima do seu tempo, que nos proporciona o acesso direto ao que foi e, muitas vezes, ainda é.

Lobato é tão cáustico, tão cruel... sabe usar as palavras de uma forma tão genial para denunciar a sociedade que quebra o nosso coração e não importa se ele compactuava com isso ou não, o que importa é o retrato exposto em prosa.

Esse livro traz vários Contos que são presentes preciosos. Em "O jardineiro Timóteo", é bela a forma como ele constrói a personalidade do personagem. Achei linda a forma que o personagem vê e compreende as plantas. Já "O Fisco (conto de natal)" é uma realidade tão triste, tão triste que se aproxima um pouco de "Negrinha". O(a) leitor(a) termina de ler, literalmente, destruído. A forma crua, dura, sarcástica que Monteiro consegue falar da miséria e o que é pior, da miserabilidade humana, dói nos ossos e até na Alma!

Gente, já levei vários tapas na cara de Machado de Assis, com seu risinho sarcástico, mas não lembro de ter lido antes, um final tão cruel quanto o de "Negrinha". Talvez, talvez... com seu pessimismo, o de "Memórias póstumas de Braz Cubas", mas enfim, o(a) leitor(a) fica tão estatalada(o) com o final de "Negrinha", que não consegue nem chorar... É odioso!

Acho muito interessante a forma que ele põe os pensamentos mais íntimos nos personagens. Coisas loucas que ninguém é capaz de confessar, mas que são reais.

No "Barba Azul" ele se expressa assim: "As criaturas dão-me ar disso ou aquilo por força duma aura que pressinto a envolve-las."

Encantei-me com a criatividade enorme sobre a língua no conto "O colocador de pronomes". E chega ser engraçado, como Lobato é terrível! Cruel. "O herdeiro de si mesmo" também traz um tema curioso e criativo.

A natureza é sempre uma personagem fiel de seus contos, tanto no que tange ao meio ammbiente, como a natureza humana.

Bem encantador e único o olhar que Monteiro Lobato tem para os seus personagens, tanto quanto o olhar que ele constrói para eles terem...

Livro bastante indicado!!!!

@steph.kss 15/07/2020

Comprei apenas de curiosa
Comprei apenas para conhecer a obra "Negrinha" que é bem famosa. Porém, não recomendo o livro completo por sabermos referente a índole de Monteiro Lobato.

carol herondale 13/06/2022

Fui obrigada
A professora me obrigou a ler esse livro e foi o maior arrependimento da minha vida, ainda perdi na prova kkkkk, muito ruim sério, acho que não tenho cultura
Malu (Paradise edition) 13/06/2022minha estante
Ai amg, realmente Monteiro Lobato é tortura pra toda alma viva

Flavio 05/05/2020

LOBATO PARA MENINX GRANDE
LOBATO, Monteiro. Negrinha e outros contos. Jandira: Ciranda Cultural, 2019.160p.

Longe de ser um exclusivo escritor para crianças, Lobato apresenta o mundo real dos adultos com leves pitadas de ficção.
Não é um livro fácil! Algumas histórias são até simples, mas nenhuma dispensa reflexão.
Alguns contos chegam a questionar nossas posturas e convicções.
O tema da negritude é bem presente na obra e gera polêmica: É racista? Confesso que aos parâmetros de hoje sim! Mas para não ser anacronista deixo ao leitor as conclusões.
O conto Negrinha, que nomeia a obra é o mais impactante... É uma metáfora da miséria gerada no pós-abolição.

lulislibrary 16/03/2021

achei chato, entediante, me dava sono ler , fora alguns termos bem problemáticos. nada mais a dizer apenas que odiei!!!

Thais.Guerra 28/04/2020

Um dos maiores escritores brasileiros na minha opinião.
Assim como os outros contos clássicos esse está dividido entre aqueles que são mais críticos e uns que levam uma história mais emocional.Sua escrita passa muito sentimento o que nos faz refletir bastante.

Gi 25/01/2021

Um dos clássicos da literatura brasileira, com uma leitura mais difícil pela forma culta da língua antiga, mas trás vários contos com fins reflectivos.

Helô 25/11/2021

Bem chato?
Negrinha e outros contos, de Monteiro Lobato, foi bem maçante de ler, pois como são vários contos separados sem uma conexão entre eles (mesmo que fosse implícita). Não me prendeu. A linguagem muitas vezes chega a ser complexa demais. Não recomendo.