Receita de Ano-Novo

Receita de Ano-Novo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Receita de Ano Novo

Regina 03/01/2021

Melhor maneira de começar o ano
uma leitura ao mesmo tempo leve e profunda, tal como Drummond. põe em perspectiva o final do ano passado (o que me foi extremamente útil, levando em conta as circunstâncias de 2020) e o decorrer do que virá. C.D.A traz reflexões sobre memória e esperança com maestria.
uma indicação incrível pra quem quer começar o ano com calma e poesia.

Fernando 11/02/2020

Poemas para o fim/início de ano
Livro pequeno com poemas que retratam, sem o sentimentalismo comum à época, as festas de natal e ano novo. Considerando que o escritor é o Carlos Drummond de Andrade, leia em qualquer dia do ano, não espere as celebrações de dezembro e janeiro para isso.

Luísa Toresan 11/05/2022

Rápido de ler, pois os poemas são bem curtinhos. Mas estes são, em minha visão, bem sem cor, embora o livro seja todo colorido heheheh

Jaque @lendocomajaque 01/05/2020

Não sou muito chegada em poesias mas este "livrinho" me conquistou.
Pequeno e de leitura rápida contém poesias sobre as festas de final de ano mas acredito que seja para ser lido a qualquer momento.

Giovanna.Trevelin 03/01/2021

Um acalanto
Sou afetada positivamente por poemas, por isso sou suspeita para falar do livro. É como colocar o pé no chão para enfrentar esse 2021 e entender que a renovação parte de dentro pra fora. Não sou muito de curtir o natal, então não fiquei tão apegada a alguns poemas sobre a data, mas o livro, como um todo, toca as sensibilidades.

MahCordeiro*.* 30/12/2022

A intensidade de Drummond
Drummond é semente. Planta em nós uma vontade absurda de seguir. E nessa intensidade gritante nos faz de fato refletir.

E já não somos apenas finitos e sós. Somos uma fraternidade, um território, [um país que começa outra vez no canto do galo [de 1º de janeiro e desenvolve na luz o seu frágil projeto [de felicidade.

Lohan Pedro 11/12/2023

Já veio e já vai
Essa leitura e um misto de sensação do que está indo embora, com o que está por vir. É uma calmaria que lembra um pouco melancolia. Cada um interpreta a maneira que quiser. No natal temos algumas alegrias e vivência, enquanto no ano novo aquela melancolia de sempre: algo que vem novo, mas que não traz nada de novo. É tipicamente mudar um dia pelo outro. Não se deixe enganar, a esperança está ali. Basta acreditar.

julianvaes 02/05/2021

Gostoso de ler e irônico. Mas revomendo não ler a qualquer momento, e sim quando vc tiver um tempinho, estiver com a cabeça vazia e sem sono. Só assim para entender certas piadas do livro. Mas no fim das contas, foi uma ótima experiência.

Malu_zanetoni 01/01/2022

Leía
Ótimo para refletir , cada palavra ,rima ,poema , aquece o coração e nos faz refletir muito sobre fim do ano sobre anos passamos anos que viram , natal e ano novo !

bibliostella 03/01/2022

Coletânea de Natal e Ano Novo
Uma coleção de poemas relacionados ao Natal e ao Ano Novo. Alguns bons e outros nem tanto. Ótimo pra ler nessa época do ano em que estamos renovando esperanças e fazendo planos.

Harumi 07/03/2019

Receita de ano novo
Um livro curtinho de Drummond (89 páginas para ser exata) com poemas curtinhos também. O tema dos poemas gira em torno do Natal e a Passagem de ano. As pessoas podem pensar: ?ah mas deve ser um livro piegas/sentimentalista sobre essas datas comemorativas?, mas lembrem-se, estamos falando de Drummond. Sim, ele consegue colocar em palavras tudo aquilo que sentimos nessa época do ano, porém, ele vai além ; com seu humor ácido, faz críticas à hipocrisia natalina na qual todos nós estamos imersos assim como nos faz uma reflexão do quanto criamos uma fantasia na qual acreditamos que passou a meia noite do dia 31 de dezembro, tudo se modifica como num passe de mágica, todas as nossas angústias somem; acreditamos como se fosse uma verdade incontestável que tudo será diferente, que todos os nossos sonhos serão realizados sem nos movermos um centímetro para fazer com que essas coisas aconteçam. A pergunta que eu endereço a vocês é: o quanto colocamos nas superstições ( o Papai Noel da nossa infância, a Mega da Virada, ou a calcinha que usamos na Passagem do Ano) o destino das nossas vidas?
E o velhinho Drummond tem um bom conselho sobre isso no final do poema ?Receita de Ano Novo?(e que dá título ao livro) (um adendo: já leram? Se não leram, leiam. Bonito que só lendo...)
Este livro de Drummond é pouco comentado. A parte gráfica do livro é linda ( a capa é bem chamativa e muito bonita. Dentro do livro também está cheinho de gravuras)
Adoro o humor ácido que só o Drummond tem; além de toda sua criticidade para as coisas da vida e que nos fazem refletir (vejo muito isso neste livro) como também toda sua criticidade ao falar de questões políticas. Fico sempre impressionada com o fato que ele continua tão mas tão atual, mesmo já tendo falecido há quase 20 anos. Drummond toca na alma de um jeito que só ele sabe tocar.

Jasmim Brito 25/11/2019

Receita De ano novo é um livrinho pequenino com poemas de Carlos Drummond de Andrade voltado para o fim de ano, ou seja Natal e ano Novo, é um livro super fofinho e é um dica para presentear nesse fim de ano.

belle 31/12/2021

receita de ano-novo
5/5
último livro do ano só podia ser do meu bom velhinho.
tenho dificuldade pra ler poemas num geral porque tenho o cérebro de uma ameba quando se trata de interpretar sentimentos de outra pessoa, mas drummond sempre consegue se comunicar comigo.
esse livro pode até parecer clichê pelo nome, mas passa longe das palavras batidas que ouvimos repetidamente todo fim de ano. com humor, ironia e uma amostra grátis da realidade como ela é, esses poemas fáceis de serem lidos se comunicam prontamente com o leitor e expressam exatamente a sensação esquisita que sentimos no fim de mais um ano. hipocrisia de que ao soar do relógio à meia noite, uma nova pessoa nasce juntamente com o ano que se inicia.
drummond meu velhinho, eu te amo por sempre colocar exatamente o que eu penso em palavras e por continuar sendo bizarramente atual.

anna 31/12/2022

uma notícia irrompe nesta árvore e ganha o mundo: verde anúncio eterno. certo invisível pássaro presente murmura uma esperança a teu ouvido.