Impostores

Impostores Scott Westerfeld

Resenhas - Impostores

@blogleiturasdiarias 23/08/2019

Resenha | Impostores
Impostores traz aquele ar nostálgico do famoso boom das distopias, e o universo incrível criado pelo Scott Westerfeld em Feios. Mais uma vez nos apresentando um enredo maravilhoso do início ao fim, temos o pontapé inicial de uma nova série.

Frey e Rafi são irmãs gêmeas, entretanto criadas de maneiras diferentes. Enquanto Rafi é moldada para ser alguém que agrade o público, que apareça em reuniões, discursos e seja um exemplo perfeito à família que pertence, Frey cresceu sendo uma arma letal. Vivendo escondida e de forma a substituir a irmã em situações de perigo, ela não sabe o que é liberdade. Seu objetivo maior sempre foi proteger a irmã. Quando em um jogo político, planejado pelo pai, Frey acaba tendo que substituir Rafi longe de casa, ela terá que aprender a lidar com a atenção de todos. E se nada sair como planejado? E se descobrirem que ela não é Rafi? E se ela for somente um peão na mão do pai?

Não esperava grandes impactos na história, admito, porém ao contrário do que ansiava, ele me conquistou. Com uma escrita dinâmica, capítulos curtos e um enredo fácil de adentrar, somos apresentados a uma trama cheia de reviravoltas, conflitos pessoais e políticos aliados à um desenvolvimento com o pé na ficção científica/distopia. Sem perder tempo apresentando o universo criado — afinal ele é derivado de uma série anterior onde tudo foi detalhadamente explicado — temos um exemplar que mostrou para o que veio.

Sobre seus personagens principais, são dúbios na minha opinião — que dependendo do ponto de vista é uma qualidade da escrita — o que acabou me atrapalhando um pouco em confiar e acreditar neles. Além da Frey e da Rafia, temos um protagonista que aparece com destaque: Col. Sua extrema facilidade em acreditar e declarar um amor não me convenceu; Rafi também tem uma personalidade que não é fácil de lidar e gostar, sobrando somente a Frey como alguém que pudesse me cativar — o que realmente ocorreu. Encontrei bastante furos na elaboração dos mesmos, explicando talvez esses pontos falhos, por isso almejo que eles sejam melhores trabalhados nos sucessores.

"É ai que meu cérebro, embotado pelo dor, compreende o restante. Rafi esteve por aí, socializando, aumentando seu ranking de popularidade, fazendo parecer que é indispensável para a liderança de nossa pai. Enquanto isso, eu é que estava treinando com armas improvisadas, porque ninguém deixa um refém ficar com um punhal pulsátil." pág. 30

Ainda com essas ressalvas, o final chegou alterando tudo que imaginava e abalando todos os cernes principais, o que adorei. Não foi previsível, deixa um gancho para o próximo muito bem composto e cumpre o prometido na sinopse. Tenho grandes expectativas, até porque nem de longe foi um exemplar ruim, e agrada o modo como se apresenta.

Um adendo, é que apesar de Impostores ter uma interligação com outra série do autor, Feios, não se faz necessário a leitura do mesmo. Terá alguns spoilers do resultado dela — até porque é após todos os acontecimentos — no entanto, não se falta informações para o entendimento do todo.

De uma forma geral, recomendado. Se está a procura de uma nova série de distopia de boa qualidade, indico! Venha se aventurar no mundo de Impostores e descobrir quem é Frey, Rafi e Col. É pequeno, rápido de ler, e a escrita do Scott ajuda enormemente.

Na parte física, a capa foi difícil de decifrar contudo — não consegui conectar com o conteúdo — quando me toquei que faz conjunto com as novas capas da série Feios. Com isso, percebi que não foi uma escolha ruim pois gosto dos tons roxos/lilás usados. Não encontrei nenhum erro de revisão ou ortográfico. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da Frey.

"Durante minha vida toda achei que era a única impostora. Que todas as outras pessoas tinham certeza de que eram reais de uma maneira que jamais compreendi. Mas e se todos, também estão fingindo? Talvez ninguém saiba quem é de verdade." pág. 227

Aguardo que o próximo chegue em breve, e tenho anseio que venha algo bom. Espero que tenham gostado!

site: http://diariasleituras.blogspot.com/2019/08/resenha-impostores-scott-westerfeld-galera-record.html

Thaís @thanoslivros 09/08/2019

Poderia ser melhor
Frey nasceu 26 minutos após Rafia e teve uma criação totalmente diferente da irmã. Enquanto Rafia era a filha criada para ser exemplo, dona de uma imagem perfeita e que muitos idolatram, Frey, desde os 7 anos, treina para ser a guardiã da irmã. Ela foi ensinada a lutar, rodeada de estratégias e técnicas de combate para que Rafia não sofra nada. E tem mais: Shereve, que é governada pelo pai autoritário delas, não sabe que se trata de irmãs gêmeas, pois só conhecem Rafia.
Como Frey nasceu para se sacrificar por Rafia, é enviada a um perigoso acordo entre seu pai e outra líder, como garantia. Agora, ela tem a certeza que é uma impostora e terá que caminhar sozinha, agindo, pensando e sendo a Rafia por todo tempo. Frey será capaz de manter essa farsa e, ainda, conseguir ajudar o pai num plano tão terrível?

Em Impostores temos o mesmo universo de Feios, série conhecida de Scott Westerfeld. Mas, se você leu isso e deu aquela desanimada pois não teve oportunidade de conhecer a série, eu já garanto que não há problema. Afinal, também ainda não li a série e não tive dificuldade em acompanhar a história. Além de se tratar de um novo enredo, os personagens são outros.

Numa narrativa dinâmica, Frey nos conta suas angústias por não ter personalidade própria, por estar sempre à sombra da irmã e por ter sofrido com treinos que a prejudicaram tanto física quanto emocionalmente. Descobre que o pai é manipulador e capaz de fazer qualquer coisa por poder, ao ponto de jogá-la em terras inimigas, forçando-a ser uma impostora. Agora, busca aliados para se revelar.
É certo que o enredo me empolgou, pois me vi presa à história querendo saber o que estava por vir. Mas, alguns pontos me incomodaram, principalmente pela falta de explicação em alguns momentos. Além disso, o romance "rolou" muito rápido e acabei não sendo totalmente convencida. No mais, considero que foi uma boa distopia e já curiosa pra saber se o autor vai sanar as dúvidas nos próximos volumes.

site: www.instagram.com/thathemi_leitoravoraz

Ley 24/07/2019

Uma ficção ótima para iniciar
Impostores é o primeiro livro de uma nova série do mesmo autor da saga Feios. O livro segue no mesmo universo de Feios porém alguns anos depois de toda a história retratada. Frey é filha de um líder de uma das maiores cidades que existem. Ela também tem uma irmã gêmea idêntica chamada Rafia.

A relação das duas é ótima, mas enquanto Rafia foi treinada para aparecer diante de câmeras e saber se comportar na frente de qualquer pessoa, Frey foi criada para ser a guarda-costas de sua irmã, aprendendo formas de se defender, lutar e matar. E absolutamente ninguém sabe da existência dela além de seu pai, sua irmã e algumas pessoas fiéis à seu pai.

A ideia disso tudo foi do pai das duas. Ele queria uma filha perfeita e por isso "fez" as duas para servirem à seus propósitos. Enquanto uma serviria para os holofotes, a outra seria a que se arriscaria para nada sair fora do planejado. Tudo isso parece surreal, mas o livro se trata de um mundo futurístico cheio de abuso de poder. O pai das meninas é claramente um tirano que usa a imagem de sua filha para "amaciar" o povo.

Em uma missão especial Frey, se passando por sua irmã Rafia, viaja para a casa de alguns rivais de seu pai e é a primeira vez em que ela sente que tem liberdade de fazer algo sem que seu pai a monitore. É na casa dessas pessoas que ela conhece Col, que é seu par romântico e que logo nota que ela não se parece em nada com a garota retratada nas mídias.

O livro tem menções regulares à saga Feios e também à sua protagonista, Tally Youngblood. Mas também pode ser lido independentemente de ter lido a saga anterior (eu não li). As ações transcorridas durante a história são extremamente rápidas e sem enrolação. A trama também possui toda aquela bagagem de ficção juvenil com rebeldes, exploração, perda, descobrimento de si mesmo e o romance.

Acontece que achei que o romance ocorreu rápido demais. Mal os protagonistas se conheciam e já estavam suspirando pelo outro, e isso dificulta mais a leitura. A ficção possui alguns termos futurísticos relativamente fáceis para entender, mas que se encaixam direitinho no contexto e assim facilita mais para ler.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2019/07/impostores.html