A Outra Rainha

A Outra Rainha Philippa Gregory

Resenhas - A Outra Rainha

Gigi 30/07/2021

Duas rainhas doidas
Maria Stuart, teve a tragédia de sua vida imposta pela própria prima, a rainha da Inglaterra. O direito a ser restituída ao trono da Escócia sempre foi sua bandeira como rainha exilada. Mas sua prima, invejosa e insegura, não foi uma aliada que se esperava. Muitas intrigas e a insurreição do norte marcam a trajetória dessas duas na parte em que suas vidas se entrelaçam.
Livro bom! Leitura rápida!

Raquel 26/11/2021

1568, após 3 casamentos desastrosos, Mary Rainha da Escócia, se vê obrigada a pedir asilo a sua prima Elizabeth na Inglaterra.
Ela foi valente o suficiente para fugir de um cárcere, mas não sabia que estava correndo para outro. Na Inglaterra ela tem a esperança de conseguir apoio para retornar para seu Reino.

Enquanto isso é convidada de honra na resistência de George Talbot e Bess. Esses vem a oportunidade de abrigar a rainha como uma forma de subir no favor de Elisabeth.
Mas, abrigar uma rainha não é tarefa fácil. É necessário vigiar, proteger, espionar e fornece tudo de que uma rainha precisa. Aos poucos o lar de Bess tornar-se a corte da Rainha da Escócia. Porém, sem recolhimento de tributos e sem a ajuda da coroa inglesa.

Bess era uma mulher humilde, fez sua própria fortuna, após casar-se e tornar-se viúva duas vezes. A fortuna adquirida foi o canal para o terceiro casamento com o conde de Shrewsbury, George Talbot.
Mas a animação de subir nas graças a rainha Elizabeth, logo dá lugar as preocupações de origens financeiras. Os gastos da Rainha Mary, são excessivamente maiores do que a renda que as terras dela podem gerar. E não há esperança que a coroa inglesa pague as despesas gastas com a outra rainha.

Em meio a essas preocupações, Mary traça vários planos de fuga envolvidos com assumir o trono inglês, além de seduzir o conde de Shrewsbury.

Detestei a Mary apresentada pela Philipa. Mary com sua preocupação de fugir, perdeu várias oportunidades de ser livre e por fim perdeu a cabeça.
Mas gostei muito da Bess, mulher determinada, que com seus limões fez mais de uma limonada.

@uaitolendo 26/04/2022

Decepcao TOTAL. A narrativa com 3 personagens deixou o livro chato e a leitura ficou arrastada. Levei longos 2 meses pra ler um livro que leria em 15 dias. Mas sigo amando a Philippa. Recomendo a leitura dos livros dela. Mas a narrativa de 1 personagem ou em terceira pessoa , na minha opiniao, deixaria o livro mais leve, menos arrastado. Por que acredito que Mary stuart nao foi tao INSUPORTAVEL!!!