Tempo Estranho

Tempo Estranho Joe Hill

Resenhas - Tempo Estranho

Inalda 27/06/2021

Tempo estranho
O livro é composto de 4 contos, onde o autor fala de memórias, armas, violência, como as pessoas reagem a um determinado acontecimento catastrófico. Gostei bastante do 1 e 4 conto.

Maitê Kp 16/06/2021

Contos
O livro é dividido em 4 contos. O primeiro e razoável. O segundo é bem bom. O único que achei que prestou. O terceiro é muito sem sentido é muito ruim. O último é mais ou menos. No total fica tudo muito razoável.

Campos 02/06/2021

Muito Legal
São quatro contos, sendo o último meu favorito, talvez porque tenha gostado de Mestre das Chamas. O conto sobre armas é muito bom, os outros dois são ok, o primeiro é interessante já o da nuvem é meio parado

Jurandir2 22/05/2021

Tempo Estranho
Joe Hill apresenta quatro romances curtos, bem interessantes, compreendendo temáticas como paranormalidade, racismo e porte de armas, conflito psicológico e ficção científica. Em tempo estranho, autor traz personagens marcantes e dinâmicos e o desenvolvimento da narrativa ao longo do livro é instigante e prazeroso.

Carol 21/05/2021

Tempo estranho
No geral é um livro bom, todos os contos são bem estruturados, uns melhores que outros, só o segundo conto que eu preferia não ter lido, não por ser ruim mas por ter me feito chorar rios

yomaeli 04/05/2021

"Pode ser que venha aí um tempo estranho"
Eu me apaixonei pelo jeito de escrever do Hill em "A estrada da noite" e pensei: eu preciso ler mais coisas dele!

Assim comecei "Tempo Estranho", que conta 4 histórias diferentes. Segundo o autor, são romances curtos que não possuem nenhuma massa, apenas recheio. É interessante ver a construção dessa obra, que ocorreu no intervalo de um grande livro dele e depois ficou largada e esquecida, até ser retomada, revisada e, enfim, publicada.

"Instantâneo" inicia o livro e é uma história com várias nuances, traz tensão, nos aproxima dos personagens e é curiosamente bizarra, o que nos prende. Fala sobre memórias e pincela temas como bullying, família, etc.

"Carregado" foi onde eu estagnei. A partir daí minha leitura ficou arrastada, tanto que durou 4 meses. Acho que não foi culpa desse romance curto, que é muito interessante, e no qual há discussão sobre racismo, porte de arma e justiça. Começamos logo com um caso de violência policial e racismo, depois vamos conhecendo outras formas de violências e preconceitos.

"Nas Alturas" mistura elementos de sci-fi e fantasia. Ou você mergulha de cabeça ou você odeia de cara. No meu caso, o interesse foi gradativo, achei uma premissa boa, mesmo me lembrando outras produções já realizadas por diversos criadores. Conhecemos um rapaz tentando saltar de paraquedas para impressionar alguém, mesmo tendo medo de altura. Num salto forçado, ele acaba caindo numa nuvem. Sim, numa nuvem. O resto é história. Fala sobre nos apropriarmos mais das nossas próprias vontades, sobre as idealizações, sobre respeitarmos nossos limites e não colocarmos os desejos de ninguém a frente dos nossos.

"Chuva" encerra o livro e achei o melhor. Encontramos um mundo comum que é destroçado após uma chuva de agulhas que marcam a cidade com muita morte. O que terá criado isso? Como lidar com a ausência de quem se foi repentinamente? Assim como Carregado, também esbarra em questões sociais e políticas sobre nações em guerra, lesbofobia, fanatismo religioso, etc.

Não foi um livro que me prendeu totalmente, fiquei um pouco decepcionada no todo, mas recomendo por conter aspectos interessantes e estranhos.

Gustavo | @guh_santtoos 01/05/2021

Criatividade é o que não falta!
Um homem com uma máquina fotográfica Polaroid, um segurança de shopping que é fascinado por armas, nuvens capaz de moldar objetos e pessoas e uma chuva de agulhas! Essas quatro estórias compõem o livro Tempo Estranho, de Joe Hill.

É claro que como se trata de um livro de contos, nem todos serão perfeitos. Mas uma coisa eu já lhes adianto, os quatro contos tem temáticas bem interessantes.

Instantâneo (?)

No primeiro somos apresentados a Michael, em que o próprio relembra um caso ocorrido em sua adolescência, quando tinha a idade de 13 anos, e sua antiga babá, Shelly Beukes sofria de Alzheimer. Ao que tudo indica essa grave doença começou quando ela foi fotografada por um homem estranho com uma máquina Polaroid em mãos. Após a foto ser tirada, a pessoa nunca mais era a mesma.

O conto em si tem uma ótima premissa, e a execução de Hill deixa tudo mais melancólico com um toque do Sobrenatural, mas eu ainda acho que ele poderia ter ido além...

Carregado (?)

Um segurança de shopping se vê obrigado a abrir mão de suas armas após receber um pedido de divórcio de sua esposa, que alega ter sido ameaçada por ele, quando colocou uma arma na cabeça do filho caso ela resolvesse abandonar o casamento.

Sem dúvidas o melhor conto do livro... Hill coloca uma carga dramática bem pesada nessa estória, o conto também traz algumas reflexões e críticas persistentes sobre o porte de armas. Quase me esqueci, o final vai te fazer de bobo (?)

Nas alturas (??)

Um rapaz tenta saltar de paraquedas de um avião, para homenagear sua ex-namorada. Mas o que ele não esperava era acabar caindo em uma ilha misteriosa de nuvens, que é capaz de moldar objetos e pessoas, conforme sua vontade e de acordo com o que ele pensa.

Estranho, Estranho, Estranho. Apesar de ser um conto interessante, quanto mais o narrativa avançava a estória ficava mais absurda, no nível hard mesmo, que acaba ficando difícil de imaginar.

Chuva (?)

Uma jovem recebe a visita de sua namorada, Yolanda, e da sogra, quando uma estranha chuva cai no estado do Colorado. Mas ao invés de água, chovem agulhas e pregos dourados e prateados, dizimando a população de inúmeras cidades do estado.

O conto mais ousado e criativo dos quatro na minha opinião. O conto começa super bem, nos deixa investidos na estória e pensando o como aquilo poderia ser irreal, mas possível. O problema é que lá para o meio o autor parece que se perdeu, alguns diálogos ficaram sem nexo e o final deu a impressão de corrido. Aliás, esse conto deveria carregar o título do livro, invés de ?chuva" poderia se chamar: Tempo Estranho.
@ka_and_books 01/05/2021minha estante
Eu pensei em dar nota 4 também hein...??
Descreveu muito bem os 4 contos! Se eu já não tivesse lido, depois dessa resenha leria.
??

Gustavo | @guh_santtoos 01/05/2021minha estante
Mas as notas que vc deu para os contos foram menores, então acho que um 3,5 tá ótimo ?

Victor 26/04/2021

Não tão curto ou raso quanto parece
As histórias são criativas e bem elaboradas. Cada detalhe dado é importante para o desfecho da mesma.

Um destaque especial para o humor das comparações e frases utilizadas pelo autor. Sensacionais! Me via gargalhando em voz alta diversas vezes!

Por fim, ótimo livro!

Francisco 23/04/2021

Quatro novelas para mergulhar em uma atmosfera estranha
Esse livro de Joe Hill é constituído de quatro pequenas novelas (coisa comum em muitos livros de seu pai Stephen King). Dentre tais novelas:

INSTANTÂNEO (Snapshot)
Em 1988, na pequena cidade de Cupertino, na Califórnia, o garoto de 13 anos Michael Figlione vive sozinho com seu pai enquanto sua mãe realiza missões na África. Ele escutou algo sobre o Homem da Polaroid pela primeira vez de Shelly Beukes, a faxineira de sua família de tempos em tempos e também amiga da família com seu esposo Larry. Quando o Homem da Polaroid tira uma fotografia de alguém com sua Polaroid, a mesma perde a memória acerca de alguns aspectos e Shelly também já fôra uma de suas vítimas. Contudo, Michael vê o Homem da Polaroid nesse mesmo dia. Ele possui uma tatuagem em fenício no braço e está abastecendo seu velho Cadillac em um posto de gasolina Mobil. Nesse posto, ocorre um acidente onde Michael molha a Polaroid do homem misterioso e esse o ameaça. Quando Larry pede a Michael para fazer companhia à sua esposa enquanto ele precisa se ausentar de casa, Michael deverá enfrentar seu medo do seu perseguidor e enfrenta-lo.

CARREGADO (Loaded)
Em St. Possenti, na Flórida, Randall Kellaway é um ex-fuzileiro da Guerra do Iraque (afastado com desonra) e trabalha como segurança em um shopping. A guarda de seu filho George está com sua esposa Holly e há uma medida cautelar para que ele não se aproxime dos dois. Quando uma amante rejeitada atira em seu amante na joalheria Devotion Diamonds, Kellaway recebe a falsa informação de que uma muçulmana atirou no proprietário da joalheria. Então Kellaway comete um erro e atira em uma cliente muçulmana que estava com um bebê dentro da joalheria. Então, antes da polícia chegar, Kellaway assassina uma testemunha e retira um dos projéteis da cena do crime. A partir daqui ele é tido por todos como um herói, mas a jornalista Aisha Lanternglass do jornal local "St. Possenti Digest" passa a investigar o tiroteio ocorrido no shopping Miracle Falls e Kellaway se vê confrontado e decide tomar uma atitude violenta.

NAS ALTURAS (Aloft)
Aubrey Griffin e sua amiga Harriet estão próximos de um salto de paraquedas a quatro quilômetros com seus respectivos mestres de salto quando avistam uma nuvem com forma de um OVNI que dirige-se em uma direção oposta às demais nuvens. Inicialmente Aubrey quer desistir do salto de paraquedas, mas o avião Cessna apresenta uma falha no motor e ele é incentivado por Harriet a pular. Ao pular, Aubrey cai, juntamente com seu mestre de salto Axe sob a superfície da nuvem com formato de OVNI e fica confinado. Quando Axe desce e Aubrey fica sozinho ele percebe que aparelhos eletrônicos não funcionam e após passar por uma situação incomum nessa nuvem ao perceber que ela lhe oferece uma vida nas alturas e tem um centro de controle, deve desenvolver um método para descer ao solo.

CHUVA (Rain)
Em Boulder, no Colorado, Honeysuckle Speck leva uma vida tranquila cuidando do filho doente de sua vizinha e aguardando a chegada de sua namorada Yolanda Rusted e sua sogra. Contudo, o que deveria ser uma chuva comum sobre Denver e Boulder se torna uma verdadeira catástrofe: uma chuva de alfinetes cristalinos que lhe tira um pouco de sua tranquilidade. As autoridades pensam que o fenômeno consiste em um ataque terrorista. Honeysuckle decide ir a Denver percorrendo uma distância de 50 km, mas seus planos são frustrados por uma seita de adoradores cósmicos que aguardam o fim do mundo. Mas um estranho que ela conheceu recentemente lhe salva. Posteriormente ela vai a Denver afim de informar a morte de Yolanda e sua mãe ao dr. Rusted, pai de Yolanda. Nessa cidade o clima apocalíptico é mesmo de Boulder. Ao retornar a sua cidade, Honeysuckle deverá desvendar os mistérios por trás dessa chuva mortal.

A organização do livro é semelhante à organização de muitos livros de Stephen King, como "Depois da Meia Noite" e "Quatro Estações", do S. King. A escrita de Hill é bastante atrativa e cativante, o que muito me agradou. No entanto, os desfechos de algumas histórias deixam um pouco a desejar. A primeira história é boa, mas não excelente. A segunda e a última com certeza são as melhores de todo o livro e as que mais gostei. A terceira sem dúvida é a mais ruim de todo o livro. Eis uma leitura mais que recomendada!
Clio0 23/04/2021minha estante
Tá na lista.

Francisco 23/04/2021minha estante
O livro é bom, mas a terceira história é bem entediante. As demais histórias são bem interessantes.

Clio0 23/04/2021minha estante
Você sabe se tem alguma referência a Torre Negra?

Francisco 23/04/2021minha estante
Particularmente não consegui ver nenhuma.

Eder Ribeiro 12/04/2021

Massa
Gosto do estilo literário de Joe Hill, e lê-lo é como mergulhar em águas profundas sem respiradouro, pois o oxigênio está em cada linha da sua narrativa. É viciante lê-lo, pois você é "abduzido" para a história e freneticamente quer chegar ao final de uma vez. Recomendo.

Mika 06/04/2021

Chuva
Foi ótimo ler esse livro, em especial pq amo contos e depois porque adoro o jeito que Joe Hill escreve, ele nos faz realmente acreditar que é possivel chover pregos do céu..
De todos os 4 contos apenas o "Nas alturas" não me prendeu, mas ao todo foi uma ótima leitura e super recomento para quem ama uns contos malucos que te deixam sem folêgo.

Camijuv 25/03/2021

Uma ótima coletânea de romance curtos.

Totalizando 4 romances, muito bem construídos.
E na minha simpática opinião todos são bons.( É um milagre) Recomendo a leitura.

Mackatoo 15/03/2021

Contos de Joe Hill
4 histórias (contos) muito bons...
Enumerando na ordem do melhor até o menos melhor (por que sinceramente sou muito fã desse cara e não consigo ver contos ruins):
- O melhor de todos com certeza é o segundo conto deste livro, "Carregado" é um conto sensacional com um final muito, mas muito bom... Não ficou devendo nada, não é a toa que conaidero um dos melhores contas que eu já li...
- Logo depois vem o primeiro conto do livro, "Instantâneo", um conto de terror (para mim) muito legal, com muito suspense e com personagens muito carismáticos.
- Na posição 3 está o último conto do livro, "Chuva", uma parada bem ficção-científica, com personagens em situações que conseguimos nos ver nelas.
- Já na posição 4, e o "menos melhor" o terceiro conto do livro, "Nas alturas",.com um protagonista medroso em uma situação inusitado para uma pessoa corajosa... Conto bem louco, de certa forma, com um desenrolar mais complicado mas que finaliza com um final legal.

Thomaz.Barros 13/03/2021

Série de contos em que Joe Hill nos faz visitar lugares sombrios e histórias noturnas