O Marido do Meu Irmão #01

Resenhas - O Marido do Meu Irmão Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@vcdisselivros 18/03/2021

Fora preconceito
Vou começar a resenha dizendo que essa foi minha primeira experiência com mangás e (tirando o absurdo de ler de trás para frente) sinto que foi a melhor que tive.

A PREMISSA

Yaichi é pai solteiro e ao lado da filha Kana leva uma vida tradicional no Japão. Certo dia a campainha toca e ele se assusta ao ver que Mike, marido canadense do falecido irmão gêmeo, está na porta pronto para uma visita.

Após passar anos afastado do irmão, Yaichi não está preparado para isso e mesmo sendo um pai moderno é carregado de preconceito quando pensa na conjectura de uma relação homoafetiva.

“Só isso não faria com que de repente meu irmão deixasse de ser quem era, mas mesmo assim sentia que algo ficou diferente”.

O TIO LEGAL

Para Mike também não é fácil estar ali, diante de um homem que na aparência é idêntico ao falecido esposo. Ainda assim, uma promessa faz com que ele tente superar a distância e o preconceito dos outros para se aproximar de uma família que até então negava sua existência.

LIVRE DE PRECONCEITOS

O modo como o mangá aborda a visão de uma criança diante da temática é surreal, Kana até então nunca tinha ouvido falar desse tio canadense e de forma inocente faz perguntas que a grande maioria pensa ou não consegue fazer.

“Mike, entre você e o Ryoji quem era o marido e quem era a esposa? ”.

MUDANÇAS

Mike se hospeda na casa do cunhado na medida que Yaichi passa a questionar como era a relação do irmão com o homem e como será se um dia sua filha contar que gosta de mulher.

UMA AULA

Entre alguns capítulos Mike aparece e apresenta ao leitor uma verdadeira aula de cultura, dizendo o que é casamento homoafetivo, o que significa o dia do orgulho, as cores da bandeira LGBTQIA+ e muito mais.

POR FIM

Apesar de ter um visual fofinho O marido do meu irmão impõe grande reflexão. Ao longo dos dois volumes acompanhamos a perspectiva dos três personagens e vemos o amadurecimento de cada um em relação a cultura e sexualidade. Em um mundo ideal, a criação de Gengoroh Tagame deveria servir como guia, já que responde perguntas que a grande maioria pensa ou evita fazer. Em suma uma mostra de amor e de crescimento pessoal.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br
ANDER CELES 18/03/2021minha estante
Perfeita a resenha! Tirando a loucura de ler de trás pra frente, kkkk. É um grande esse mangá ser publicado abordando tantos temas de forma tão orgânica! Merecedor de todo o sucesso ao redor do mundo!

Gleison Marques 18/03/2021minha estante
Eu jurava que eles eram um casal ? mas parece uma história para muito além de un romance. Bela resenha ?

@vcdisselivros 18/03/2021minha estante
Obrigado Ander, eu amei mais do que imaginei esse trio. Foi uma loucura sim, no começo tive dificuldade, mas entendo kkkkk. Merecedor de tudo, uma pena ter só dois, queria mais, principalmente um com pai e filha no Canadá.

@vcdisselivros 18/03/2021minha estante
Eu tb Gleison, fiquei de cara viu. Vou te dizer que ela foca tanto nos ensinamentos que o romance fica em segundo plano, ainda que o amor seja a maior mensagem ;)

Jairo Oliveira 18/03/2021minha estante
Eu to doido pra ler esse. Depois dessa resenha. Já to indo atras pra comprar inclusive

@vcdisselivros 18/03/2021minha estante
Jairo, muito obrigado pela confiança, vc não vai se arrepender. O volume 2 está por um preço ótimo na Amazon, mais barato que na banca.

Joaquim.Davi 25/09/2023minha estante
Quando comecei a ler mangá eu tinha muita dificuldade, hoje eu pego uma HQ para ler e meu confundo

Eloiza Cirne 17/02/2020

O amor acima de tudo
O mangá fala de tolerância, compreensão, saudade e, sobretudo, amor. Lindo

Ziggy7 16/12/2022

Tem explicações importantes e é fofo ao mesmo tempo
Esse mangá tem situações que demonstram como a homofobia surge no dia a dia e, que a partir do momento que percebemos esse comportamento em nós mesmos, que temos a chance de mudá-lo (como o pai da Kana).
Mostra também como crianças podem ser educadas desde o começo para não reproduzir esses comportamentos homofóbicos, por conta de conseguirem compreender com mais facilidade sem botar tantas barreiras iguais os adultos fazem.
Achei a amizade que está florescendo entre essa família muito necessária e que a convivência de todos na mesma casa trará muita alegria e aprendizado, tanto para os personagens quanto para os leitores.
Recomendo muito para quem tem algumas perguntas que podem ter sido feitas por Kana (a filha do irmão gêmeo) à respeito da comunidade LGBTQIA+, que são respondidas com muito carinho e de forma didática pelo seu tio.

Tico Menezes 04/10/2020

Didático e Revolucionário!
Sem dúvidas, uma das obras de arte mais urgentes e revolucionárias que li nesse ano. A fluidez da trama, a beleza da arte, a precisão nas emoções e o necessário didatismo para explicar as questões que aborda tornam "O Marido do Meu Irmão" uma obra singular!

Responde com calma e delicadeza a questão "Como falar sobre homossexualidade para crianças?". E cala a boca dessa onda retrógrada e hipócrita que disseminar homofobia em forma de piadas, mas o faz com classe, com coração e humanidade. Trata tudo de forma realista sem esquecer do cuidado na abordagem, afinal, é voltada para todos os públicos.

Genial, necessário e Revolucionário. Estou muito mais feliz por ter lido esse primeiro volume. E indico fortemente a todos!

Saulo.Fragoso 09/09/2021

Esperei tanto para ler um mangá maravilhoso
O marido do meu irmão é uma leitura fluida, quando você começa a ler parecer não querer mais, a pequena Kana te cativa do início ao fim e demorei muito para dizer adeus para essa menininha fofa, ansioso para o livro 2, sabendo que será o último, mas gostei muito.
Book store 26/01/2022minha estante
Já quero o 3 º

Saulo.Fragoso 26/01/2022minha estante
Também

Book store 26/01/2022minha estante
Será que vai ter ?

Saulo.Fragoso 27/01/2022minha estante
Acredito que não, mas almejo um sim

Book store 27/01/2022minha estante
Kkkkkkkkkkk tmb almejo .

Cássio Cipriano 31/07/2022

O mangá perfeito existe <3
A primeira vez que vi este mangá foi ao acaso, na Amazon, quando estava buscando outros livros, mas coloquei de imediato na lista de desejos, pois me interesso por obras que tratem de paternalidade LGBTQIAP+. Comprei na Black Friday de 2021, mas acabei deixando na estante e só peguei para ler agora, em Julho de 2022. Confesso que sempre imaginei um plot diferente sobre essa história. Olhando para a capa, sempre pensei que se chamava "O Marido do Meu Irmão" porque Kana, a menininha, fosse irmã caçula do Yaichi, e o Mike seria o marido dele. Mas, para a minha surpresa, o plot é bem mais complexo e nada clichê.
A leitura desse mangá foi uma experiência incrível e, para ser mais específico, foi a minha segunda experiência com mangá. Antes, o meu primeiro contato foi com uma duologia que achei péssima, mas com "O Marido do Meu Irmão - Vol. 1" foi totalmente diferente. É uma história fofa, que aborda temas delicados que envolvem família, luto, o choque entre diferentes culturas, bem como a homossexualidade e o casamento homoafetivo são tratados nessas diferentes culturas.
Na história, todos os temas são abordados com muita naturalidade, o que confere ao mangá uma leveza, e tratados de forma responsável pelo autor, chegando a ser bem didático em alguns pontos. É uma leitura muito interessante para quem precisa ou deseja conversas com crianças sobre o tema, mas não sabe como. Essa história dá uma verdadeira aula nesse quesito.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Marcos 24/02/2023

Um mangá que vai te ensinar, te comover e fazer você amar
É um mangá tão bonito e sensível. Mostra como o preconceito está justamente nas coisas que desconhecemos. Às vezes, é só se colocar no lugar do outro que as pessoas entendem que algumas coisas são banais. O mangá não fala apenas de orientação sexual, mas como uma gama de problemas, como um pai solo é visto na sociedade, e como uma mãe é vista ao deixar a filha para viver seus sonhos. Como o preconceito afasta pessoas e como crianças não nascem assim, elas são ensinadas a agirem como a intolerância dos pais. Eu amei, acho que deveria ter mais volumes pois não me importaria de passar vários meses lendo.

Gabriel 28/10/2020

Para mim já é um clássico
Representa seu tempo e ainda aponta o futuro. Sensibilidade em cada risco

FRAN329 03/01/2021

O Marido do meu Irmão 1
Inteligente, divertido, informativo, bem elaborado e livre de preconceito.

Yaichi vivia sozinho com sua filha, Kana, ele era divorciado, dono de casa, responsável, e fazia de tudo para agradar sua garotinha. Até que um dia foi surpreendido por uma visita inesperada de um homem chamado Mike, que havia saído do Canadá para visitá-los no Japão. Para sua surpresa, Mike era marido do irmão gêmeo de Yaichi. Kana ficou louca por Mike e começou a chamá-lo de tio. Meio desconfiado e cheio de pensamentos desconfortantes, Yaichi não podia desapontar sua filha, que estava muito feliz com a visita em sua casa.
No decorrer da história, a percepção de Yaichi em relação ao seu falecido irmão gay, Ryoji, e Mike, seu cunhado, começou a mudar após conviverem em familia por três semanas.

Muito bom!

emmanuel_arankar 02/08/2023

"O Marido do Meu Irmão, Vol. 1" de Gengoroh Tagame

"O Marido do Meu Irmão, Volume 1" (título original "Otouto no Otto") de Gengoroh Tagame é uma obra que explora temas delicados e oferece uma perspectiva única sobre a cultura japonesa e a aceitação da homossexualidade. Este mangá, que se estende por quatro volumes, cativou muitos leitores com sua narrativa envolvente e suas reflexões sobre preconceitos culturais e a evolução das relações familiares.

A história é centrada em Yaichi, um pai divorciado que cuida de sua filha Kana, após a separação de sua esposa Natsuki. Sua vida muda drasticamente quando Mike Flanagan, um canadense, chega à porta de sua casa. Mike revela ser o viúvo do irmão gêmeo de Yaichi, Ryouji, e está em busca de conhecer mais sobre o passado de Ryouji e sua família japonesa. Yaichi, inicialmente surpreso e desconfiado, relutantemente permite que Mike entre em sua vida e em sua casa.

A introdução de Mike na família de Yaichi leva a uma exploração profunda de questões relacionadas à homossexualidade e preconceitos culturais. A história destaca a diferença entre a cultura japonesa e a canadense no que diz respeito à aceitação da homossexualidade, proporcionando uma visão reveladora das complexidades enfrentadas pelos indivíduos LGBT no Japão.

Um dos aspectos notáveis do mangá é o contraste entre a visão de Kana, a filha de Yaichi, e a de seu pai em relação a Mike. Kana, uma criança de seis ou sete anos, aceita Mike com entusiasmo e carinho, vendo-o como seu "tio". Ela não carrega os preconceitos que os adultos podem ter e demonstra uma compreensão mais simples e genuína da aceitação. Enquanto isso, Yaichi lida com sua homofobia internalizada, refletindo sobre sua relação anteriormente tensa com o irmão gêmeo Ryouji e seu processo de desconstrução de conceitos pré-concebidos sobre a homossexualidade.

O mangá aborda uma série de questões importantes, incluindo a resistência de Yaichi em abraçar Kana, um ato que não faz parte da cultura japonesa, e seu próprio processo de luto pela morte de seu irmão gêmeo. Yaichi também é um pai dedicado que enfrenta críticas sociais por escolher cuidar de sua filha em vez de manter uma carreira tradicional. A obra destaca como a paternagem é uma escolha igualmente válida e importante para os homens.

Mike é um personagem notável por sua simpatia e vontade de entender a cultura japonesa e sua família. Sua jornada é marcada por um profundo desejo de conhecer o passado de Ryouji e estabelecer laços com a família de seu falecido marido. Sua abertura e compreensão contribuem para a evolução dos personagens e das relações ao longo da história.

Gengoroh Tagame, o autor, é conhecido por sua contribuição ao gênero Bara Manga, uma forma de mangá homoerótico voltado para o público gay masculino. Sua transição para um mangá mais voltado para o mainstream, com uma narrativa centrada na exploração das complexidades das relações familiares e das questões LGBT no Japão, é notável.

"O Marido do Meu Irmão" é, sem dúvida, um mangá educativo que procura desafiar os estereótipos e preconceitos em relação à homossexualidade e ao papel da família na sociedade japonesa. A obra pode parecer um pouco didática em alguns momentos, com personagens explicando temas relacionados à homossexualidade e à cultura LGBT. No entanto, esse aspecto didático visa a conscientização e a promoção da aceitação.

Um dos elementos notáveis do mangá é sua representação gráfica, com personagens masculinos musculosos e cenas de nudez. Embora esse fanservice seja uma característica do trabalho de Tagame, é importante reconhecer que o mangá vai além disso, explorando temas profundos e relevantes para a sociedade japonesa e global.

Apesar da discussão sobre a série ser predominantemente positiva, algumas críticas apontam para a personagem Kana como um ponto negativo. A criança pode ser vista como irritante e mal-educada por alguns leitores, embora sua representação realista da curiosidade infantil também possa ser vista como uma qualidade do mangá.

Em resumo, "O Marido do Meu Irmão, Volume 1" de Gengoroh Tagame é uma obra que mergulha em questões complexas de homofobia, preconceitos culturais e aceitação da homossexualidade na sociedade japonesa. O mangá apresenta personagens cativantes e uma narrativa envolvente que leva os leitores a uma jornada de autoconhecimento e evolução. Embora haja momentos didáticos, a mensagem fundamental de inclusão e compreensão faz desta série uma leitura relevante e esclarecedora. "O Marido do Meu Irmão" destaca a importância da aceitação da diversidade e da desconstrução de preconceitos, independentemente das diferenças culturais.

Samanta 08/01/2022

Tudinho.
Pitico, leve, trás temas importantes, reflete como o conceito de "cultura" as vezes pode pesar... Vou ler o outro ASAP.

Erick.Prates 31/05/2020

Preconceitos enraizados
Neste mangá acompanhamos Yaichi, que após a morte de seu irmão gay que não via há anos, recebe seu cunhado canadense em casa.
O que ele não esperava era que sua filha Kana fosse olhar pro tio com tanto carinho e naturalidade, fazendo o Yaichi passar a questionar seus valores, posições e próprios preconceitos!
Uma história sensível que mostra como o preconceito afasta as pessoas...

My | @pagesandseasons 30/03/2022

Amei!
Os personagens são cativantes, a história dá um quentinho no coração e tem várias curiosidades do movimento LGBT+.

Kana é uma garotinha incrível, engraçada e carinhosa.

Adorei o "Curso de cultura gay do Mike".

Eric Rocha - Ersiro 20/02/2020

O marido do meu irmão, v. 1
É quase uma literatura didática à cultura gay, especialmente no que tange às páginas especiais dedicadas às explicações de Mike sobre o grupo.

A história trata o assunto de modo sutil, pois usa narrativa simples, acontecimentos corriqueiros do dia a dia e contraste de ideias entre um adulto e uma criança.

Também trata de relacionamento familiar e morte. Por abordar estes outros temas, esperava um mergulho mais aprofundado neles assim como na relação com cada um dos personagens assim como entre eles. Espero que o próximo traga além disso, respostas para fechar o que deixou em aberto desde as primeiras páginas como o relacionamento entre Yaichi e seu irmão Ryoto.

Deixa muito claro a todo momento a diferença entre quem prefere permanecer com preconceitos e com ignorância de informação, e quem está disposto a compreender que há outras culturas e grupos minoritários e o quão simples é essa compreensão.

Ainda que não tenha lido o segundo volume, não entendo o porquê de uma obra como essa ser tachada especificamente como imprópria para menores de 18 anos. Isso não limita o acesso à informação que ela registra sobre comunidade LGBT?

É um mangá que imagino extremamente necessário não somente no contexto do Japão que ainda não permite casamento entre pessoas do mesmo sexo (gerando ainda mais desconhecimento sobre o assunto) assim como nos países onde foi publicado. É um contraste enorme de linguagem e postura dos personagens de um mangá como esse e um shonen (voltado para o público jovem masculino) onde há muitas problemáticas a serem observadas a cada obra lida como hipersexualização da mulher e falta de representatividade além do padrão homem hétero e cisgênero.

raonypimentel 07/03/2020

Uma história encantadora
Baixei o mangá para ler no kindle, e não consegui largar até acabar. História encantadora sobre luto e homofobia dentro de uma família, de um jeito muito construtivo de se desenvolver. Já quero o próximo volume!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6