Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Caio933 16/04/2024

Os ratos
Mais uma leitura da fuvest e digo que é bem interessante, a crítica em si é bem feita, porém as repetições dos acontecimentos na história, acaba por tornar a leitura um pouco arrastada e as vezes chata, onde quase sempre se resume ao protagonista Naziazeno planejando de onde tirar dinheiro. É uma leitura não muito extensa, mas que se torna cansativa com o passar do tempo. Enfim, uma leitura até ok.

marina 15/04/2024

Os Ratos
Chato demaisssss queria q nao tivesse conseguido pagar o leiteiro Naziazeno insuportável merecia ficar sem leite

pellegreeno 15/04/2024

Crítica foda, seria mais legal se a leitura não fosse ?
Li obrigada por causa da Fuvest, achei que ia odiar mais do que odiei, meu professor fez uma análise e acho que isso fez eu parar de odiar.

A história trás uma reflexão sobre o capitalismo e a angústia de viver nesse sistema, quando você fica pensando sobre é muito foda pq o livro traz várias camadas mas a leitura não é fácil.

Achei o vocabulário meio complicadinho e ficava meio perdida, tanto que tinha que ler o resumo do capítulo antes do capítulo para ter um rumo, então acho que se fosse uma leitura que eu estou mais acostumada, acho que eu teria gostado mais

Laura2184 07/04/2024

Não entendi nada
Essa história de livro da escola só dá ruim, pura furada. Angústia acabou de passar a coroa de "pior livro que eu já li". Honestamente, eu não entendi absolutamente nada. Simplesmente odiei.

Bea_who 05/04/2024

Os ratos
Mais uma leitura para a fuvest. Retrata um dia na vida Naziazeno Barbosa e sua busca por dinheiro para pagar uma dívida com o leiteiro. O final do livro se torna cansativo devido a repetição ( Retrata muito bem a angústia e cansaço do protagonista).

Dilso 31/03/2024

Obra-prima...
Obra (prima) inquietante e que ? na perspectiva da teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway ? apresenta muito mais do que deixa transparecer. Um clássico que nada deve a nenhum outro romance universal consagrado.

clara 30/03/2024

Muito interessante ler um livro com uma gramática tão diferente da nossa atual. o dyonelio usa muitos recursos linguísticos na escrita desse livro que adicionam à agonia do narrador e, na minha opinião, deixam a leitura muito mais imersiva. a linha do tempo é muito confusa, mas de um jeito bom, porque faz sentido com as características do personagem, e me deixou agoniada e aflita junto com ele

kvso 25/03/2024

?É só a existência vaga e dolorosa duma coisa que ele sabe que existe, como uma vasa, depositada no fundo da consciência, mas que não distingue bem, nem quer distinguir? um sofrimento confuso e indistinto pois? Logo, porém, cortam-se outra vez linhas nítidas, associações triangulares bem definidas.?

Nesta obra é explorada a angústia de um homem que afundado em dívidas se torna refém de uma situação e das suas próprias divagações, Naziazeno dissipa seus pensamentos entre o triunfo da sua (possível) conquista e o medo constante do seu fracasso.

nini.francini 20/03/2024

Os ratos!
Foi uma leitura boa ? demorada ? que retrata a realidade da classe trabalhadora e seus desafios financeiros. ao decorrer do livro percebemos como o dinheiro acaba sendo a principal motivação - dentre outros fatores externos - para o personagem principal o levando a diversas ações.
apenas achei que me perdi algumas vezes na leitura, mas não pelo conteúdo e sim pela escrita! vale a pena!

Lucas.Lima 18/03/2024

Uma busca com reflexões
Os Ratos nos traz Naziazeno em sua busca por dinheiro para pagar uma dívida, submetendo se a humilhações e até mesmo atos ilegais. Conforme Naziazeno vai sofrendo e também nos passando tal angústia vemos muitas críticas e reflexões sobre o mundo que vivemos, principalmente pensamentos sobre o valor do dinheiro. Este livro, com certeza entra para uma das grandezas que é a literatura nacional.

Isa 13/03/2024

Mainho
Duque
Alcides

enredo:
A obra se enquadra no movimento modernista brasileiro, que tem como característica o linguajar simples, coloquial, direto, sem rodeios, nem sentimentalismo. Outra característica é o tempo de ação. A história se baseia em 24 horas de angústia e preocupação em arranjar o dinheiro para quitar a dívida com o leiteiro.
Dyonelio Machado era comunista e critica nessa obra a existência alienada do homem no capitalismo
O tema da obra Os Ratos é a massificação do homem contemporâneo, sozinho na multidão. O autor prima pela análise psicológica que relata o drama financeiro de um homem comum, que trabalha em uma repartição, cercado de pessoas preocupadas consigo mesmas

Maya132 10/03/2024

Teve potencial
Este livro tem uma característica que me deixa muito incomodada, que é a falta de organização na história. Isso, além de atrapalhar a leitura, te deixa vagando mentalmente pelo livro, já que você demora para entender o que está realmente acontecendo no livro.
A história é interessante, mas tiveram muitas situações no livro que não precisavam estar lá, parecia que o autor tava tentando colocar coisa onde não precisava, os desestimula o leitor.
Porém, a metáfora no final do livro te deixar mais interessado na história, só que você só consegue entendê-la se você pesquisar, pois ela não é direta, e sim muito subjetiva.
As únicas coisas que salvam o livro é o potencial que a história tem e a crítica com uma metáfora no final do livro.