Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado




Resenhas - Os Ratos


136 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Caio933 16/04/2024

Os ratos
Mais uma leitura da fuvest e digo que é bem interessante, a crítica em si é bem feita, porém as repetições dos acontecimentos na história, acaba por tornar a leitura um pouco arrastada e as vezes chata, onde quase sempre se resume ao protagonista Naziazeno planejando de onde tirar dinheiro. É uma leitura não muito extensa, mas que se torna cansativa com o passar do tempo. Enfim, uma leitura até ok.
comentários(0)comente



marina 15/04/2024

Os Ratos
Chato demaisssss queria q nao tivesse conseguido pagar o leiteiro Naziazeno insuportável merecia ficar sem leite
comentários(0)comente



pellegreeno 15/04/2024

Crítica foda, seria mais legal se a leitura não fosse ?
Li obrigada por causa da Fuvest, achei que ia odiar mais do que odiei, meu professor fez uma análise e acho que isso fez eu parar de odiar.

A história trás uma reflexão sobre o capitalismo e a angústia de viver nesse sistema, quando você fica pensando sobre é muito foda pq o livro traz várias camadas mas a leitura não é fácil.

Achei o vocabulário meio complicadinho e ficava meio perdida, tanto que tinha que ler o resumo do capítulo antes do capítulo para ter um rumo, então acho que se fosse uma leitura que eu estou mais acostumada, acho que eu teria gostado mais
comentários(0)comente



Laura2184 07/04/2024

Não entendi nada
Essa história de livro da escola só dá ruim, pura furada. Angústia acabou de passar a coroa de "pior livro que eu já li". Honestamente, eu não entendi absolutamente nada. Simplesmente odiei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bea_who 05/04/2024

Os ratos
Mais uma leitura para a fuvest. Retrata um dia na vida Naziazeno Barbosa e sua busca por dinheiro para pagar uma dívida com o leiteiro. O final do livro se torna cansativo devido a repetição ( Retrata muito bem a angústia e cansaço do protagonista).
comentários(0)comente



Dilso 31/03/2024

Obra-prima...
Obra (prima) inquietante e que ? na perspectiva da teoria do Iceberg, de Ernest Hemingway ? apresenta muito mais do que deixa transparecer. Um clássico que nada deve a nenhum outro romance universal consagrado.
comentários(0)comente



clara 30/03/2024

Muito interessante ler um livro com uma gramática tão diferente da nossa atual. o dyonelio usa muitos recursos linguísticos na escrita desse livro que adicionam à agonia do narrador e, na minha opinião, deixam a leitura muito mais imersiva. a linha do tempo é muito confusa, mas de um jeito bom, porque faz sentido com as características do personagem, e me deixou agoniada e aflita junto com ele
comentários(0)comente



kvso 25/03/2024

?É só a existência vaga e dolorosa duma coisa que ele sabe que existe, como uma vasa, depositada no fundo da consciência, mas que não distingue bem, nem quer distinguir? um sofrimento confuso e indistinto pois? Logo, porém, cortam-se outra vez linhas nítidas, associações triangulares bem definidas.?

Nesta obra é explorada a angústia de um homem que afundado em dívidas se torna refém de uma situação e das suas próprias divagações, Naziazeno dissipa seus pensamentos entre o triunfo da sua (possível) conquista e o medo constante do seu fracasso.
comentários(0)comente



nini.francini 20/03/2024

Os ratos!
Foi uma leitura boa ? demorada ? que retrata a realidade da classe trabalhadora e seus desafios financeiros. ao decorrer do livro percebemos como o dinheiro acaba sendo a principal motivação - dentre outros fatores externos - para o personagem principal o levando a diversas ações.
apenas achei que me perdi algumas vezes na leitura, mas não pelo conteúdo e sim pela escrita! vale a pena!
comentários(0)comente



Lucas.Lima 18/03/2024

Uma busca com reflexões
Os Ratos nos traz Naziazeno em sua busca por dinheiro para pagar uma dívida, submetendo se a humilhações e até mesmo atos ilegais. Conforme Naziazeno vai sofrendo e também nos passando tal angústia vemos muitas críticas e reflexões sobre o mundo que vivemos, principalmente pensamentos sobre o valor do dinheiro. Este livro, com certeza entra para uma das grandezas que é a literatura nacional.
comentários(0)comente



Isa 13/03/2024

Os ratos
FUVEST

personagens:
Naziazeno
Adelaide
Mainho
Duque
Alcides

enredo:
A obra se enquadra no movimento modernista brasileiro, que tem como característica o linguajar simples, coloquial, direto, sem rodeios, nem sentimentalismo. Outra característica é o tempo de ação. A história se baseia em 24 horas de angústia e preocupação em arranjar o dinheiro para quitar a dívida com o leiteiro.
Dyonelio Machado era comunista e critica nessa obra a existência alienada do homem no capitalismo
O tema da obra Os Ratos é a massificação do homem contemporâneo, sozinho na multidão. O autor prima pela análise psicológica que relata o drama financeiro de um homem comum, que trabalha em uma repartição, cercado de pessoas preocupadas consigo mesmas
comentários(0)comente



Maya132 10/03/2024

Teve potencial
Este livro tem uma característica que me deixa muito incomodada, que é a falta de organização na história. Isso, além de atrapalhar a leitura, te deixa vagando mentalmente pelo livro, já que você demora para entender o que está realmente acontecendo no livro.
A história é interessante, mas tiveram muitas situações no livro que não precisavam estar lá, parecia que o autor tava tentando colocar coisa onde não precisava, os desestimula o leitor.
Porém, a metáfora no final do livro te deixar mais interessado na história, só que você só consegue entendê-la se você pesquisar, pois ela não é direta, e sim muito subjetiva.
As únicas coisas que salvam o livro é o potencial que a história tem e a crítica com uma metáfora no final do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



136 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR