Ascensão e queda dos dinossauros

Ascensão e queda dos dinossauros Steve Brusatte

Resenhas - Ascensão E Queda Dos Dinossauros

1 | 2 | 3 | 4

Ogaiht 04/07/2022

Quando os Dinossauros Dominavam a Terra
Esta talvez seja a melhor obra sobre dinossauros que se pode encontrar em português atualmente. Se pesquisarmos num site como o da Amazon por exemplo, a maioria esmagadora da obras sobre este assunto é de cunho infantil. Por isso, a chegada deste livro é, sem dúvida, um frescor para os interessados em dinossauros.
Usando suas experiências pessoais e profissionais como ponto de partida, o autor as intercala com a história dos dinossauros na Terra. À medida que ele conta suas inúmeras incursões a diversas partes do mundo como Polônia, China, Estados Unidos, Argentina e Brasil, Steve Brusatte vai narrando como esses seres surgiram, evoluíram, superaram seus rivais, dominaram o mundo ao longo de milhões de anos e depois foram extintos.
O que é mais prazeroso neste livro é a linguagem objetiva, fácil e didática do autor para falar de ecologia, paleontologia, geologia e biologia, não exigindo que o leitor tenha um grande conhecimento prévio, fazendo da leitura desta obra de fácil entendimento para os leigos.
O autor, que faz parte da geração que cresceu com o icônico filme Steven Spielberg, Jurassic Park, mostra vários mitos que existem no imaginário popular que o filme acabou disseminando, como por exemplo, a visão do mais famoso de todos os dinossauros, o temível Tiranossauro Rex. Muitos acreditavam que esta máquina de matar só era capaz de ver seres em movimento, o que é um terrível engano. Também acreditava-se que este fosse um caçador solitário, mas pesquisas mostram que eles caçavam em grupo. E, o mais chocante, diferente de como ele é retratado no cinema, os T-Rex tinham corpo coberto por penas! Aliás, os dinossauros e as aves tem muito em comum, sendo estas descendentes diretas daqueles.
O único ponto negativo do livro é a falta de imagens. Em inúmeras passagens me peguei verificando no Google imagens dos dinossauros mencionados para ter uma ideia de qual se tratava. Mas de qualquer forma, é uma obra interessantíssima cuja leitura vale muito a pena.

Wagner47 12/12/2020

Não era uma época muito boa de se viver
Incrivelmente surpreso com a qualidade desse livro. Viajamos por toda a Era Mesozóica elucidando de uma forma bem completa os principais fatores que tornaram os dinossauros os reis do planeta, desde antes a sua ascensão (e nada dominantes, o que me causou surpresa diversas vezes) até a sua queda espontânea.
Gostei muito também que o autor dá um bom foco para o período Permiano antes de todo o início, além de frisar por todas as extinções passadas pelos animais dessas eras.

Minha única ressalva é a questão de imagens. Há vários exemplos que eu tive que pesquisar pra se ter uma ideia do que se tratavam alguns dinossauros, além das imagens já incluídas serem em preto e branco, o que dificulta visualizar de uma forma mais clara em alguns momentos.
Foxin 08/01/2022minha estante
Muito perfeito. Me ajudou muito a entender mais sobre as outras eras e seus moradores, e suponho que está leitura me ajudará um pouco na minha futura carreira de paleontólogo, se Deus quiser e assim permitir.

Maxoel 06/06/2022minha estante
A edição nacional fez o favor de remover as belíssimas ilustrações que abrem cada capítulo, feitas por Todd Marshall. Outra coisa que eu acho bem ruim e que não é exclusividade dessa edição é colocar as fotos e outras imagens reunidas no centro do livro, enquanto que nas edições originais elas estão inseridas junto com o texto.

gabriella 07/11/2020

Para os apaixonados pela paleontologia
Livro escrito em uma linguagem acessível para aqueles apaixonados por Paleontologia, mas que ainda não são da área acadêmica, como eu. Recomendo pra quem ama dinossauros!!!! Adorei
WaylonPoncho 07/11/2020minha estante
sabe outros livros das áreas paleontológicas e ou geológicas?

Azev 30/04/2021

Acessível, cativante, um MUST na prateleira de quem se interessa por paleontologia e dinossauros
Este livro é bastante recente, logo todas as informações que contém estão atualizadas, os capítulos são bem estruturados, a linguagem é acessível e adaptada para todos os públicos, de modo que a leitura nunca se torna massuda e o leitor consegue compreender e processar a informação de forma fácil e dinâmica. Este foi sem dúvida o melhor livro cientifico que eu já li, e depois deste com certeza irei ler muitos mais, o autor tem uma escrita muito fluida e detalha como tudo aconteceu, desde o período antes dos dinossauros ao período após a sua extinção, eu só queria que se tivesse alongado mais na parte anterior e posterior aos dinossauros, mas compreendo que esse não era o foco do livro. Só tenho uma crítica: acho que o livro deveria ter mais imagens, um glossário de imagens que mostrasse todos os dinossauros que são mencionados, se tivesse essas imagens estaria perfeito e seria muito mais interessante e didático. Espero que o autor se continue dedicando à escrita, quero ler mais obras dele dedicados a outros períodos históricos.

Marcos.Rodrigues 15/01/2021

Divulgação científica com aventura
É o típico livro de divulgação científica que empolga. O narrador, ele mesmo um caçador de dinossauros (fósseis obviamente), relata, numa narrativa que parece ficcional, as principais descobertas que decifram a vida, a origem, o comportamento e a evolução desses seres tão presentes no nosso imaginário: os dinossauros. Mesmo para quem não goste do assunto, fica a dica como um livro de aventura. Mas ele vai muito além disso, informa, detalha e abre várias luzes no nosso entendimento sobre esses seres extintos que já dominaram o planeta. O livro é dividido em 9 capítulos, com um prólogo e um epílogo. Ele segue uma cronologia da evolução dos dinossauros até o grande evento da extinção e a origem das aves. Minha única crítica é que deveriam ter mais figuras explicativas com cladogramas (árvores genealógicas). Algumas figuras (fotos) também não estão com qualidade de um grande livro. O livro deveria ser lido no ensino médio, pois qualquer um pode entender e compreender o texto. Por isso quatro estrelas. Recomendo a leitura fortemente.

Marianna.Borburema 31/03/2021

A história de um mundo perdido
Nessa narrativa bem detalhada e com nomes de dinossauros (os quais te levam a buscar pelo google imagens desses animais incríveis), o cientista paleontólogo Steve Brusatte descreve com um carisma particular como esses gigantes aparecerem na Terra, como alcançaram seu domínio e, por fim, como se extinguiram.

O texto segue uma trajetória linear e a cada evento histórico mencionado, o autor detalha como a comunidade científica chegou naquela conclusão e quais pesquisadores envolvidos. Ele também salienta sua trajetória de adolescente obcecado a grande e humilde pesquisador na área.

E conclui seu livro com reflexão sobre o que aprendemos com os gigantes que nos sucederam.

Um livro excelente para quem tem interesse em dinossauros, evolução, as grandes extinções e nos períodos geológicos.
Cotta 31/03/2021minha estante
Bela descrição do livro! Você já foi no sítio paleontólogico de Uberaba? Chamado Peirópolis?

Marianna.Borburema 31/03/2021minha estante
Já sim! Inclusive pretendo voltar agora que já entendo mais tanto sobre paleonto quanto sobre biologia!

CaduEdu 27/01/2020

"Então, literalmente em uma fração de segundo, isso terminou."
Um livro que explica de forma simples alguns termos complicados da ciência por trás dos dinossauros.
O autor conta histórias para mostrar como certas descobertas foram concretizadas, bom para nós compreendermos melhor esse universo da paleontologia, mas alguns momentos senti que afastou levemente do foco dos dinossauros.
Senti falta de figuras para ilustrar alguns dinossauros menos conhecidos e coisas complexas.

Fantásticamente fantástico.
Diego Stark 19/08/2020minha estante
A falta de figuras para ilustrar e a falta da sistemática filogenética é muito gritante, faltou muito isso para tornar o livro um excelente livro sobre evolução dos dinossauros.

Clarissa 26/05/2024

Acho difícil avaliar um livro que narra descobertas científicas porque a ciência em si acaba se sobrepondo à obra e eu acabo achando tudo incrível e sem defeitos. Mas esse livro foi realmente muito bom de ler, com uma linguagem super acessível, parece que a gente está escutando o autor contar uma história cheia de personagens interesaantes e muitos plot twists. Que leitura prazerosa. O defeito do livro pra mim é que eu gostaria que ele se aprofundasse mais em cada ponto, tornando-se uma enciclopédia com um número infinito de volumes pra eu passar o resto da vida lendo. Já quero pegar outras obras desse querido.

Andrey 16/04/2022

Amei
Uma leitura prazeirosa e envolvente, meu livro favorito do ano até agora, adorei descobrir informações corretas e muito bem explicadas sobre a era dos dinossauros, Steve escreve muito bem e entrega uma aula com tudo bem resumido e mastigado, não tive como não amar.

Mateus 17/02/2021

Aquela deliciosa obra para quem deseja saber mais sobre dinossauros
Na infância, qualquer filme, livro ou objeto relacionado a dinossauros despertava em mim grande entusiasmo, embora esse interesse tenha esfriado um pouco com o passar dos anos. No entanto, “Jurassic Park” continua sendo um dos meus filmes favoritos e a curiosidade pelos dinos permanece, daí as expectativas terem sido altas quando iniciei a leitura de “Ascensão e Queda dos Dinossauros”, de Stephen L. Brusatte. E as expectativas foram atendidas.

Foram muitos os pontos que me chamaram a atenção na obra. Um deles é quanto ao Tyrannosaurus rex, que não era nem um pouco burro ou lento como alguns estudiosos afirmam. Também foi interessante saber mais detalhes sobre a queda do asteroide ou cometa que matou os dinossauros (e 70% dos seres vivos da época), fósseis brasileiros (após uma visita um tanto frustrada de Brusatte a Goiás) e sobre a incrível relação entre dinos e pássaros (segundo o autor, as aves de hoje são dinossauros, e não simples parentes). Outra curiosidade interessante é que “Jurassic Park” foi um dos principais incentivadores da nova geração de arqueólogos para que entrassem nessa área.

O livro também me ajudou a deixar de lado um certo “preconceito” em relação à arqueologia. Como os profissionais da área se deparam com fósseis e objetos com, muitas vezes, centenas de milhões de anos, nunca consegui assimilar muito bem como eles têm tantas certezas sobre determinadas fatos. A obra deixa esse ponto mais claro, mostrando que, sim, os arqueólogos realmente não têm certeza sobre muitos aspectos (inclusive quase todos os fósseis de dinos não são encontrados inteiros), mas eles partem de elementos mínimos (como uma substância encontrado em ossos) para desvendar inúmeros mistérios. É como um quebra-cabeça montado dia a dia por milhares de arqueólogos de todo o mundo, que cruzam diversas informações para fazer descobertas totalmente embasadas pela ciência.

O único porém da “Ascensão e queda dos dinossauros” é o fato de ser uma obra extremamente técnica em alguns momentos. Brusatte escreve muito bem, de forma envolvente e muitas vezes didática, mas entra em tecnicismos que podem tornar a leitura um desafio. Sei que isso é indispensável nesse tipo de narrativa, mas pode representar uma dificuldade para leitores desavisados. Por isso, indico a obra para quem já conheça um pouco do assunto ou para quem realmente goste de dinossauros, pois a linguagem científica dificilmente vai esfriar o entusiasmo e a curiosidade pelo assunto.

Leonardo.Ribeiro 16/03/2021

Na visão de um paleontólogo um ótimo olhar para toda a ascensão dos dinossauros. Uma ótima narração, contando as aventuras que viveu a procura de fósseis incluindo o Brasil.

Albert 26/12/2020

Despretensioso
Brusatte apresenta um livro de narrativa fluida e despretensioso, frustrando quem procura um livro mais aprofundado dado que, como o título sugere seja sobre a ascensão e queda dos animais e isso nos remete a um livro completo. Não é que não seja completo e nem que tenha sido abordado de forma rasa, mas a forma como o paleontólogo escreve. O autor cita as descobertas dos fósseis, a era dos dinossauros, as espécies, extinção e etc; mesclando numa narrativa com as expedições que enfrentou citando os personagens e funções da cada um e por vezes desviando o foco do assunto em algo que na minha opinião poderia ser minimizado. O leitor se vê algumas vezes pedindo Brusatte para retornar o foco no contexto da dominação de um determinado animal ou nas características de um dinossauro que voa. Mas é aí justamente que dependendo do leitor, pode se sentir agradável ou não lendo dessa forma. Percebe-se que a obra pode agradar aos mais metódicos também caso queria algo modesto. Talvez Brusatte tomou o cuidado de não aprofundar demais para não ficar numa linguagem tecnicista.

Ascensão e Queda dos Dinossauros é ótimo livro e agrada na medida certa. Segura a atenção numa leitura fluida e conta ainda com as aventuras do autor mundo afora em busca de fósseis e citando quem é quem (mas que poderia enfatizar menos). O leitor fará uma ótima viagem no tempo e lendo quase tudo sobre os fascinantes dinossauros.

Dani 08/02/2020

null
Leitura muito interessante, mas teria se beneficiado de algumas figuras ilustrativas para facilitar a compreensão. Tive que recorrer ao Google diversas vezes nesse quesito.
As poucas figuras que tem, são em sua maioria de fósseis e estão todas agrupadas no meio do livro ao invés de contextualizar narrativa.

@carolcstr_ 09/05/2020

Um achado e tanto
Steve Brusatte é um paleontólogo americano que conta sua vida dedicada aos dinossauros no livro "Ascensão e Queda dos Dinossauros". Apaixonado por estes animais desde criança, Steve narra suas histórias e aventuras como pesquisador no campo da paleontologia de maneira a acharmos que estamos lendo um livro de ficção de tão interessantes que são. Ao contar suas experiências pessoais, ele aborda diversos marcos na história do estudo da paleontologia, desde o descobrimento do primeiro fóssil até a explicação de como foi elaborada a ideia sobre a extinção dos dinossauros. Intercalando entre as experiências do autor, explicações científicas e a história da paleontologia, o livro contém nove capítulos que seguem a ordem cronológica de acontecimentos da história dos dinossauros, indo desde seus ancestrais do período Triássico até sua extinção no final do Cretáceo. Descobri esse livro ao acaso e que bom que decidi ler, foi um achado e tanto.

Beatriz 09/11/2021

bastante informativo!
Steve Brusatte sabe como engajar o leitor. Com uma linguagem clara e bastante acessível, o estadunidense entrega conteúdos densos de forma leve e explicativa.

De forma geral, o autor constrói o livro em sete grandes partes, seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos para expor o panorama sobre a ascensão e queda dos dinossauros. Em cada divisão, antes de expor a densidade de suas informações, o pesquisador apresenta introduções bastante imersivas, seja com relatos de viagens ou detalhamento de estudos.

Como não tinha contato direto com o assunto, senti uma leve dificuldade na primeira seção do livro, mas nada que marcadores e anotações não me ajudassem a entender o conteúdo. Em suma, considero que a obra é uma ótima fonte para os interessados em paleontologia ou queiram, assim como eu, começar os estudos.

1 | 2 | 3 | 4