O Discurso de despedida e a última oração de Jesus

O Discurso de despedida e a última oração de Jesus D. A. Carson

Resenhas - O Discurso de despedida e a última oração de Jesus

Marcio 02/04/2021

Excelente
Certamente esse livro entra na galeria do "vale a pena ler de novo".
A exposição de Carson é maravilhosa.

Lins 18/05/2021

D.a carson faz um análise profundo dos capítulos percorridos, trazendo uma realidade profunda desse acontecimento entre Jesus e seus discípulos

Well 05/11/2022

Resenha
A obra de D. A Carson, O discurso de despedida e a última oração de Jesus, nos traz um conhecimento maior das Escrituras Sagradas sobre o discurso que originou o título desse livro. Ele conduz sua leitura com base nas passagens bíblicas, de forma profunda, levando ao entendimento mais amplo do assunto.

No mesmo viés de profundidade, o autor explanou sobre a mensagem final de Jesus a seus discípulos. Seu conhecimento de domínio amplo torna o entendimento claro àquilo que, por vezes, temos dificuldades de compreender.

A conclusão final da autoria é deixar claro que a partida de Jesus não tem por objetivo abandonar os discípulos ao isolamento solitário. Seu objetivo é trazer a aqueles que o Pai lhe entregou à riqueza do amor que existe entre as pessoas do Deus triúno. Ao mesmo tempo, ele vive no seu próprio povo e entre seu próprio povo redimido por meio da ação do Espírito Santo, o qual ele outorga.

O Dr. Carson descreve sucintamente a última noite de Jesus com seus discípulos e, nessa mesma noite, Jesus profere seu ?Discurso de Despedida?, relatado somente no evangelho de João que o autor dedica sua atenção aos capítulos 14 até aos 17. O livro em questão foi direcionado ao leitor que possui uma boa formação ou para estudantes sérios, sendo disponível em publicações ou em livros que não costumam ser lidos por leitores comuns.

O autor utiliza-se da sua obra como método gramático histórico. Para isso se vale de passagens bíblicas no qual faz uma exegese profunda e esclarece essas passagens, por meio de exemplos e experiências adquiridas, conduzindo o leitor a compreensão do que se fala. Leitores estes que tenham a formação já mencionada.

Além dos textos bíblicos ressaltados, percebe-se que a obra é composta de testemunhos diversos, poemas, canções, dentre outros que o auxiliaram para uma melhor exposição do conteúdo. Seu referencial teórico é por meio de uma exegese rica, esclarecedora de conteúdos bíblicos explanados de forma franca, objetiva, vigorosa e consistente. Uma exegese que se faz de forma primorosa com exposição envolvente, teologicamente profunda, calorosa, lúcida e perspicaz.

Analisando a capa do livro verifica-se uma coroa de espinho, o que reporta aos momentos finais de Jesus, conteúdo este relatado em toda a obra; um copo, que pressupõe-se de vinho, simbolizando o sangue que Cristo haveria de derramar por nós e; pães, significando o corpo de Cristo que também seria entregue em nosso favor. A frase ?DISCURSO DE DESPEDIDA? encontra-se em destaque na escrita em caixa alta. Isto remete a importância da frase para toda obra. A cor escura demonstra um aspecto sombrio, de escuridão e dor: comprova a experiência da cruz. Tais características, um pouco assustadoras, escondem o brilho da essência real.

A coloração avermelhada na frase ?Última Oração? não é acaso, mas totalmente intencional reportando ao sangue de Jesus derramado na sua crucificação. Sangue este que é única forma de purificação dos pecados. Na aba da contracapa uma foto leva o leitor a conhecer o autor, bem como sua biografia.

Uma folha antes do sumário verifica-se os dizeres ?Para David e Joyce Smith?. Não há uma explicação do direcionamento exposto. Percebe-se na biografia que o autor possui esposa e que ela se chama ?Joy?, com a qual tem dois filhos. Todavia não fica claro se a obra é um resultado de pesquisa para responder à sua esposa a alguma indagação, ou se tão somente trata-se de uma dedicatória ou outra intenção do escritor.

Dr. Carson consegue captar o medo dos discípulos, bem como a descrença, acerca da partida de Jesus. Tudo que Jesus havia dito, naquele momento, trazia insegurança, incertezas e uma mistura de sentimentos, por não estarem preparados para ouvir tais palavras. A partir dessa perspectiva o escritor expõe com precisão todos os sentimentos que em uma leitura de rotina não é de fácil percepção. Esses sentimentos vêm por meio de inúmeras perguntas, indagações, incertezas e medos, como bem mencionados.

Mesclando academicismo, exposição sólida e linguagem em prosa ? que em diversos momentos faz com que o leitor se sinta parte dos acontecimentos ?, Carson explica os ensinamentos de Jesus sobre a vida e a obra do Espírito Santo e, por fim, analisa a Oração Sacerdotal contida em João 17, em que Jesus ora por si mesmo, por seus seguidores e, finalmente, por nós.

O autor também procura aflorar a última ceia de Jesus, onde houve a grande traição de um de seus discípulos, Judas, que tornou aquela noite a mais infeliz, cruel e incerta de toda a história cristã. Este livro tem o objetivo de nos mostrar quais eram os ensinamentos de Jesus antes de sua crucificação. Antes de ser preso Jesus proferiu seu último discurso, contado apenas por João

Janaína E. Baptista