Não Inclui Manual de Instruções

Não Inclui Manual de Instruções T.S. Rodriguez

Resenhas - Não Inclui Manual de Instruções

Amanda 25/04/2020

Muito fofo!
Em tempos difíceis é sempre bom ler histórias leves e que deixam um quentinho no coração, e foi isso que Não Inclui Manual de Instruções me proporcionou. Gente, esse livro me fez tão feliz, e é tão gostoso de ler, eu terminei em um dia.

A autora abordou a Síndrome de Asperger e o namoro com um portador dessa síndrome de maneira tão responsável e informativa, gostei muito disso. Me apaixonei demais pelo casal, Connor e Aidan vocês são perfeitos e vou levá-los no meu coração. Sério, leiam esse livro lindo!

Isabela 29/06/2021

representatividade autista
livrinho super fofo, com mega representatividade e casal com muitaa química!

"Ao contrário da maioria das pessoas que lêem para fugir da realidade, Connor os usam para dar sentido a ela"
eveey 09/07/2021minha estante
esse livro >>>>>>

eveey 09/07/2021minha estante
perfeito perfeito amo mtt

Diego 22/03/2021

Um romance recheado de clichés e que sobressai por ser de um casal gay e um dos protagonistas ter a síndrome de Asperger.
A leitura é muito agradável e recomendável para todos que precisam de algum alívio durante esses tempos caóticos. Eu Só gostaria que a história se passasse no Brasil.

Angie 29/12/2020

Tocante e incrível
Um dos melhores livros que li esse ano. A história é incrível, a escrita da autora é muito boa.

É incrível ler a evolução dos dois personagens e a aprendizagem que eles tem um com o outro! O desenvolvimento da dinâmica entre os personagens sendo um autista e o outro neurotípico é linda. Tem momentos fofos, engraçados e outros emocionantes.

Apesar de ser um livro curto a história é bem construída e os personagens bem desenvolvidos. Que o mundo azul possa ser introduzido em outras histórias para nós conscientizar um pouco mais. Eu amei!

awminyard 04/04/2021

estou sem palavras!
um dos livros mais incríveis que eu já li e, sinceramente? nunca senti tantas emoções ao mesmo tempo.

dei várias risadas com o conor, chorei (muito) toda vez que mostrava o lado difícil, me emocionei com todos os aprendizados, me diverti com a família do conor, me apaixonei pelos twins, finquei encantada, as vezes frustrada e muitas vezes nervosa com algumas situações.....

mas o mais importante: senti orgulho.

"Quero dizer que poderia ser qualquer coisa, mas escolhi ser escritor. Não permitiria que ninguém me fizesse acreditar que não posso fazer o que escolhi para a minha vida."

Maysa 01/09/2022

Fofo
Eu gostei bastante da leitura, pois amo ler livros que me sinto representada e com esse me senti assim.

O protagonista está no espectro do autismo, assim como eu, e além disso, ele também é apaixonado por literatura e busca conhecimentos nos livros já que tem dificuldades nas interações sociais. E também ele ama clássicos, o que descobri um tempo atrás que eu também amo e se tornaram meus preferidos.

Eu gostei muito do protagonista, os sentimentos descritos realmente são de pessoas estão no espectro, até separei alguns quotes sobre isso que irei deixar a baixo.

Sobre o casal, eu achei o desenvolvimento muito bom, e o casal é extremamente fofo e deixa o leitor uma sensação muito boa, o famoso "coração quentinho".

A relação do protagonista com a família e amigos, especialmente a mãe, achei um tanto abusiva o que, infelizmente, é comum para nós autistas. O amor muitas vezes sufoca e faz mais mal em algumas situações do que bem. A mãe dele é manipuladora, faz de tudo para realizar algo que ela ACHA que o filho precisa, manipulando todos a sua volta e i terceiro do na vida do filho. Eu não gostei dela.

Mas no geral eu gostei muito do livro e recomendo a leitura.

"Porque ele se esforça muito para entender às pessoas, mas a maioria delas não faz o mínimo esforço para entendê-lo."

"Eu pensei que os Autistas não falassem. Que só ficassem montando quebra-cabeças e essas coisas. ? Essa é uma ideia equivocada. Existem níveis de autismo e cada pessoa é afetada de uma maneira. De qualquer forma, a Síndrome de Asperger é diferente. Os indivíduos com SA não costumam ter problemas cognitivos, o que significa que o nível de inteligência é normal ou acima da média, que é o meu caso."

"Às vezes penso que é quase impossível ter Síndrome de Asperger e poder relaxar. Eu sempre estou pensando. Estou sempre hiper consciente de todas as minhas ações. Sempre há algo que me preocupa."

"Não sabe o que é viver em um mundo no qual sente que não pertence."

"uma pessoa com Síndrome de Asperger muitas vezes se sente como um ser humano que vai de visita a outro planeta; mesmo que ele aprenda o idioma e observe o comportamento dos habitantes do lugar, sempre será óbvio que não nasceu lá."

"Gostava de ficar em casa. Não havia nada de errado nisso. Tudo era confuso demais do lado de fora e ele preferia não ter que lidar com toda a confusão."

"Ser Autista me confere uma forma de ver o mundo que é diferente da maioria das pessoas e isso, sem dúvida, faz diferença."

Kau 20/04/2020

Muita representatividade
Esse foi um dois livros mais fofos que eu já li.
O autismo é abordado de uma forma muito informativa e completa.
É um ótimo livro para quem quer ler uma história fofa, cheia de amor e de representatividade LGBT+ e autista.

victor 01/06/2021

meio estressante
não gostei do livro porque tudo se baseia no fato de que a mãe dele acha que pode controlar a vida de um adulto de 25 anos (vinte e cinco anos), com vida financeira estável e autossuficiente, e todo mundo acha isso super certo na história. a mulher chega ao ponto de manipular o namorado, os parentes, fazer terror psicológico e um monte de coisas e isso pra mim é super esquisito.

fora que eu fiquei muito triste com a forma que o connor é tratado. não precisamos de mais reforço de estereótipos danosos na comunidade autista. ficar reforçando que o menino é "uma figura", "um gênio" e usando palavras que fazem parecer que o guri é um alienígena me deixaram desconfortável.

gostei da forma que o aidan trata o connor e como o ex do connor cuida dele também, mas como é tudo calculado pela mãe acaba que a história fica esquisita pra mim.

Will 22/06/2020

Um romance, é romance! Aidan e Conon nasceram um pro outro..
Nessa época, é sempre bom ler um livro leve e que nos tira um pouco da realidade.
Onde possamos torcer e ver coisas boas.

A escrita é super leve e jovem, super fácil de entender. Por ser um romance LGBTQIA+ ganha uns pontos, pois amo e apoio os contos, histórias e livros com essa temática.

A história se desenvolve bem, e consegue ser realista e coerente ao fato de Conon ser autista. Aidan consegue entender e amá-lo, algo que nunca tinha acontecido com Conon até então.

Aos poucos você vai se prendendo a história para saber como eles ficarão juntos e como ambos superarão (ou não) as diferenças.

Na minha opinião, é perfeito! Por ser tão leve, você consegue ler rápido, e nem vê o quando termina. Amei muito, ainda mais por ser chichê, e eu amo hahaha. Então se precisava de um Review positivo, aqui está, pode por na meta de leituras desse ano.

"O amor acontece quando encontramos uma pessoa com quem podemos ser nós mesmo. E ainda que essa pessoa tenha muitos defeitos e seja impossível ignorá-los, sempre a queremos ao nosso lado. Queremos compartilhar tudo com ela.sabemos que encontramos a pessoa certa porque a partir desse ponto, não conseguimos ignorar nossas vidas sem ela. É o que eu sinto por você" Não inclui manual de instrução - T.S. Rodriguez (Posição Kindle: 3480-3481)

duartesamanda 29/04/2020

Fofo e representativo na medida certo
Comecei esse livro como tantos outros ultimamente, sem expectativas. Li um pouco sobre o tema central e então comecei. Sabia que seria um livro curto pela quantidade de páginas, mas não esperava gostar tanto da leitura e da escrita da autora, mas foi uma leitura tão fluída que não consegui largar o livro sem terminar, acabei lendo ele todo em uma manhã. Nunca tinha lido nada sobre a Síndrome de Asperger então não tenho como basear a criação do Conor, mas pelo pouco que sei, acho que foi bem retratado no decorrer da história e com o espaço de tempo pequeno de livro. Esse é o tipo de livro/conto que poderia ter sido muito melhor aproveitado com um tamanho maior para realmente desenvolver a história tão linda desse casal de forma mais calma e com muitos mais detalhes. Sinto que conseguiria ler um livro de 500 páginas sobre esse casal. Conor é extremamente sincero, o que é muito apreciável na sociedade que vivemos hoje, mas também trás toda uma leveza em momentos mais engraçados do livro e da relação dos dois. Aidan é um fofo, o tipo de cara que acho possível ter uma relação de forma fácil e que casou tão bem com o Conor que até assusta, se não fosse um livro sobre o relacionamento dos dois... Gemma poderia ser uma mãe mais tranquila, mas acho que quando você passa a vida toda cuidando de um filho diferente, é difícil entender que ele cresceu e acho que a relação deles foi retratada de forma extremamente bem feita. A irmã do Aidan e a secretária do Conor deveriam ter mais espaço na história, por que o pouco que tiveram foi incrível. Não consigo escolher meu preferido entre os personagens, com isso deixo aqui registrado que sonho com a possibilidade de um livro maior com uma história mais detalhada desse casal maravilhoso.

Huan 29/06/2020

Perfeito
Sem palavras para expressar metade das sensações sentidas, realmente um Livro muito bem escrito, com drama na medida certa, muito bom mesmo.

natan 15/05/2021

aidan e conor ?
tô apaixonado por essa história. aidan e conor são dois personagens incríveis, o jeito que eles se completaram mesmo sendo tão diferentes foi lindo, ainda mais o aidan fazendo de tudo pro conor se sentir confortável. amei o conor e o jeito com que ele via as coisas, os outros personagens também são incríveis. gostei do modo como a autora abordou a síndrome de asperger. um livro muito gostoso de ler

Kingdom Books 16/05/2020

MARAVILHOSO!!
Livro: Não incluí manual de instruções.
Autor (a): TS Rodriguez
Avaliação: 5 estrelas
¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

| RESENHA |

Gemma não quer que seu filho Conor, um premiado escritor no espectro do autismo, termine sozinho e decide assumir a tarefa de encontrar o namorado perfeito para ele.

Aidan o garoto escolhido por Gemma, logo se sente atraído por Conor. Ainda não demora muito para que iniciei uma forte amizade com Conor que também acaba se sentindo atraído por Aidan.

Não demora muito para que os dois declare seus sentimentos um para o outro e acabam entrando em um relacionamento. E quando os dois começam a se relacionar percebem que enfrentarão muitas dificuldades.

O que Conor e Aidam não sabe é que todo esse relacionamento aconteceu graças a sua amada mãe.

Este livro é maravilhoso não só pela a lição de vida que eles nos traz mas também porque ele nos mostra que o amor entre pessoas totalmente diferentes e ao mesmo tempo iguais pode-se existir e que todas as dificuldades podem ser enfrentada quando se há apoio. Você também encontrará neste livro maravilhoso não só um amor lindo, mas, citações de grandes nomes.
Esse livro nos mostra a importância da inclusão dos autistas na sociedade e também nos traz ensinamentos básicos sobre a Síndrome de Asperger.

?Por isso eu recomendo que todos faça uma boa leitura deste livro que é incrivelmente maravilhoso?

Juliana.Magaldi 11/09/2020

sublime!
Terminei de ler “Não Inclui Manual de Instruções” de TS Rodrigues@rodruguezautora com a sensação de que tenho muita coisa para falar, então vamos lá. Primeiro é um livro que, certamente, indicarei para todo mundo. Uma leitura deliciosa e sensível capaz de tocar qualquer coração. O livro é narrado em terceira pessoa e tem como eixo o relacionamento entre Connor um brilhante escritor diagnosticado ainda criança coma síndrome de Asperger, e Aidan o dono de um Pub Red Twins que divide apartamento com sua irmã gêmea.
A mãe de Connor, Gemma, tem papel central na história, pois decide promover o romance, acreditando que o filho precisa desta ajuda. Aisling a irmã de Aidan também se destaca como sua referência e apoio. Por meio deste desenho vemos uma valorização da família de uma forma bela e nada tradicional.
A sinceridade do escritor expõe as agruras de seu passado e a luta diária de viver numa sociedade pouco inclusiva. Aidan também traz seus fantasmas e interação deles vai descortinando possibilidades que ambos desconheciam. O enredo não traz grandes eventos pois o essencial aqui está no plano subjetivo. Cada pequeno passo de cada um é uma grande roda gigante de emoções.
Um elemento que deixou a história mais especial foi o fato dela passar na Irlanda e ser permeada por elementos culturais deste país, temos a música, a literatura, os esportes, a comida e a bebida local dando vida às páginas.

site: www.facebook.com/avessoju

Grailson 31/03/2021

Comecei ler este livro por indicação de alguém no Twitter, confesso que foi uma leitura muito surpreendente de modo positivo.
Amei acompanhar toda a história de Conor e o desenvolvimento ao longo da história. Confesso que a mãe dele me irritou em certos pontos bem no início, mas compreendo sua importante função na história e amei tudo. O Aidan é maravilhoso e eu amei acompanhar todo o crescimento dele aprendendo lidar com o Conor e ver o relacionamento dos dois avançando. É uma história incrível e que flui muito bem. Um desses livros que você pode terminar em um dia, pois nem sente a leitura avançar de tão boa que é. Virou favorito.