Renato Russo Biografia

Renato Russo Biografia Arthur Dapieve

Resenhas - Renato Russo Biografia

Maria.Batagin 21/04/2024

Biografia
Biografia de um dos ícones da minha adolescência e que por conta da Aids morre aos 36 anos.
Ler e entender o significado das músicas muda todo o contexto e a forma de se ouvir as letras cantadas.

edilson 09/08/2010

Um genioso gênio

Ler este livro para mim foi mergulhar em um mundo intenso e criativo que Renato Russo construiu ao longo de sua breve estadia aqui na Terra. Ele era um supercompositor,cantor, mas tinha uma dificuldade enorme de lidar com os problemas, frustrações e a acidez do mundo em que vivemos. Me deu a impressão de estar me enxergando um pouco nele, porque ás vezes pessoas densas sofrem em um mundo tão raso e essa incongruência de sentimentos pode ser fatal. Impossível não se emocionar com o desfecho do livro que narra de forma primorosa a trajetória desse poeta (ás vezes visto como maldito) tão genial que era um homem atormentado que criava letras inteligentes, consistentes e eternas.O que mais percebi ao ler esta biografia é que Renato era um inconformado e queria que todos saíssem de seus lugares comuns e cômodos e conseguissem criar o espírito de contestação. Ele com certeza entrou para o hall dos grandes músicos brasileiros de todos os tempos. Leitura superbacana. Recomendo.

JJFelix 12/10/2023

" Renato leu como um louco e decidiu se interessar ainda mais seriamente por música. Chegou a criar uma banda fictícia para se distrair no seu quarto de paredes
cobertas de fotos, a 42th Street Band, na qual o cantor/alter ego se chamava
Eric Russell. Esse sobrenome compartilhado por um de seus pensadores favoritos, o inglês Bertrand Russell, e sonoramente parecido com duas outras fontes de admiração, o também filósofo Jean-Jacques Rousseau
pintor primitivista Henri Rousseau, ambos franceses, acabou resultando no 'Russo' que adotaria, alguns poucos anos depois, como sobrenome artístico. Na verdade. Renato Russo seriamais que um sobrenome artístico. Se aproximaria de um personagem, de um heterônimo.
Tanto que, no começo da carreira da Legião Urbana Renato Manfredini Jr. era
quatro anos mais velho que Renato Russo."

Ana Helena 15/05/2011

Sempre fui apaixonada pelo Renato, desde os meus 6 anos, ler essa biografia me deixou ainda mais fã desse poeta(embora ele não achava que era), achei muito bem escrita, e no final fiquei muito emocionada quando ele fala no parágrafo final:
"No dia 8 de outubro, Dado e Fernanda Villa-Lobos foram visitá-lo. O guitarrista estava assustado com um novo boato, de que Renato havia se suicidado. Encontrou seu Renato abatido, mas o filho ainda estava vivo, embora muito fraco e já quase sem falar. Ao vê-lo daquele jeito, Dado teve um ataque de choro. Trancou-se no banheiro até fazer cessar as lágrimas, conseguir se controlar minimamente e voltar ao quarto do amigo. O médico de plantão na cabeceira de Renato tentou chamá-lo a si. “Renato, quem é esse cara que está aí?”, perguntou. O cantor e letrista da Legião Urbana hesitou mas respondeu: “Ahn... É o guitarrista da minha banda.” Dado ficou o quanto suportou ali, deu tchau e virou-se para sair do quarto. Foi quando ouviu Renato se despedir: “Adeus.”"
Quase que não conseguia ler o epílogo de tanto que chorei.

RECOMENDO AOS FÃS DESSE MESTRE DA MÚSICA BRASILEIRA!

jeffmanji 18/06/2017

Renato Russo, O Trovador Solitário. Arthur Dapieve. Rio Arte / Relume Dumará Editora.
Este foi um das primeiras biografias que li / comprei. Lembro que comprei em uma banca de revistas lá no ano 2002 quando fazia faculdade em Sousa-PB.
E é o primeiro dos três livros que tenho que passa pela Legião (outros: O Filho da Revolução e Memórias de um Legionário).
Ele faz uma viagem na vida do vocalista da Legião Urbana. Infância, problemas de saúde, 42th. Street Band, época de Trovador Solitário, Aborto Elétrico, Legião. Drogas, AIDS, agravamento da doença e falecimento. Tá tudo lá.
Trás muitas curiosidades do cantor e da banda. Recomendado para fãs. E não fãs também.